+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Duvida - Sobre estrutura

    Boa tarde amigos do forum, primeiramente gostaria de agradecer ao forum pela ajuda a min prestada nesses ultimos dias, fiz varios testes aqui com mikrotik e acho que agora é hora de colocar a mão na massa, então vamos lá.

    Estou com algumas duvidas agora na parte de estrutura, e de como confirurar a RB.

    Minha estrutura vai ser a seguinte.

    01 Servidor para mikrotik 3.3 N6, com 3 placas de rede
    02 Link adsl isso (na verdade fiz o pedido de 2 links FULL OI balanceado)
    01 RB 433 com 3 cartões 630mw
    03 Antenas oiw de 90º setorial
    01 Servidor que pretendo rodar um thundercache3+squid
    01 Hub swith 3com 10/100/1000 8 portas

    Dúvidas
    1ª - Como devo fazer a configuração no mikrotik e na RB, porque pelo que sei a antenas é ligada na rb nos cortões
    2ª - Alguns amigos meus que usam via rádio reclama de não entrar no msn, como resolver isso
    3ª - O servidor cache como ele é ligado, devo colocar mais um placa no servidor mikrotik, ou posso colocar no swith direto
    4ª - Com uma estrutura desses vcs que tem bem mais esperiencia do que eu quantos clientes posso ter
    5ª - Quais tipos de segurança devo usar mac/ip, ou pppoe

    Desde já agradeço muito a ajuda de vcs, e se tiver falando alguma bobagem acima por favor me corrija.

    att,

    Clayton

  2. #2

    Padrão

    Bom, vou relatar um pouco da minha experiencia:
    Problema do msn, nunca tive, isso é problema classico de adsl com limites de conexões, aqui sempre usamos link dedicado.
    Com tres antenas de 90 vc não vai cobrir legal não, segestão, duas RB 433AH com dois cartões cada e 04 paineis de 90.
    Qto a quantidade de clientes é muito relativo e complicado de explanar, pois vc não disse qual o total de MB disponivel q vc terá, e varia muito dependendo da velocidade que será entregue ao cliente.
    As configs, deixo para os experts aqui do forum opinarem.

  3. #3

    Padrão

    já configurou access point??

    na rb crie uma bridge em modo rstp, coloque as 3wlan e a porta lan que vc for utilizar, ou até as 3 se quiser;
    nos cartões configure em modo ap bridge coloca o ssid e frequencia que tiver mais livre, deixe o tx power em default, não acione o wds, coloque uma fonte boa, estes cartõezinho consomem muito, aconselho 18v 6 amperes,
    Se as antenas forem ficar a menos de 1 metro de cada, faça uma proteção com uma chapa de zinco pra uma não dar interferencia na outra,
    de preferencia a utilizar cabo LMR 400 pra ligar do pig até a antena,
    nunca fiz o balanceamento de carga no mk, normalmente utilizo o peplink,
    o proxy normalmente deixo uma placa de rede exclusiva pra ele,
    tenta colocar os clientes ip com mascara /32, eu normalmente utilizo entre 172.16.0.* até 172.30.255.*, são os menos utilizados residencial,
    normalmente limito a 100 clientes por antena,
    adicione em ip = firewall = filter as portas padrões de firewall, procura firewall mikrotik no google que tem as portas e como configurar,
    utilize controle por mac e no wireless usa o access list e o wpa2, eu uso o tkip em meus clientes, é bom fechar por todos os lados,

    vc precisa da receita de bolo?