+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Impressionante!!!!!!! - Rh5 e Engenius em link de 18 km

    Pessoal já trabalho com wireless a 12 anos e o que está acontecendo aqui é algo nunca visto, nunca esperado, parece até coisa de filme de ficção rsrsrsrsrs. Eis o relato:

    Tenho um enlace em 5.8Ghz usando cartões r5h da mikrotik. Fiz o enlace de 18,8 km e consegui um sinal de -64 passando 18Mbits em TCP, um dos cartões r5h queimou, como não possuía outra unidade coloquei o polêmico engenius em 5.8, para minha surpresa o sinal continou o mesmo sem qualquer alteração -64 . Depois de alguns dias o sinal caiu para -90. Dai para frente começou a minha luta em tentar resolver esse problema. Troquei o cartão por outro r5h, cabos, pigtails, antenas, troquei novamente por engenius, troquei para outra torre, e o sinal não passa disso. Já usei antenas Geenge, Zirok, e Aquarios. Depois de alguns exaustivos testes, percebi que aqui tenho um ganho de sinal quando uso a frequencia 5600, aumentei o sinal para -81, o impressionante é que quando seto o cartão em outras frequencias (5180, 5205, 5800, 5805 etc) não aparece sinal. Eu só tenho sinal aqui nos canais 5.500 e 5600, se eu muda desses canais não tenho sinal algum. Gostaria de ouvir os amigos sobre isso. Um detalhe, a potencia está setada em default, fiz testes aumentei, mas o sinal continua mesmo.

    Abraços

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Pessoal já trabalho com wireless a 12 anos e o que está acontecendo aqui é algo nunca visto, nunca esperado, parece até coisa de filme de ficção rsrsrsrsrs. Eis o relato:

    Tenho um enlace em 5.8Ghz usando cartões r5h da mikrotik. Fiz o enlace de 18,8 km e consegui um sinal de -64 passando 18Mbits em TCP, um dos cartões r5h queimou, como não possuía outra unidade coloquei o polêmico engenius em 5.8, para minha surpresa o sinal continou o mesmo sem qualquer alteração -64 . Depois de alguns dias o sinal caiu para -90. Dai para frente começou a minha luta em tentar resolver esse problema. Troquei o cartão por outro r5h, cabos, pigtails, antenas, troquei novamente por engenius, troquei para outra torre, e o sinal não passa disso. Já usei antenas Geenge, Zirok, e Aquarios. Depois de alguns exaustivos testes, percebi que aqui tenho um ganho de sinal quando uso a frequencia 5600, aumentei o sinal para -81, o impressionante é que quando seto o cartão em outras frequencias (5180, 5205, 5800, 5805 etc) não aparece sinal. Eu só tenho sinal aqui nos canais 5.500 e 5600, se eu muda desses canais não tenho sinal algum. Gostaria de ouvir os amigos sobre isso. Um detalhe, a potencia está setada em default, fiz testes aumentei, mas o sinal continua mesmo.

    Abraços
    Eu tenho esse problema com cartões XR5, tenho varios canais, mais so alguns funcionam!

  3. #3

    Padrão

    como todas as antenas acontece isso?
    aqui soh percebi esse tipo de oisa com a antena 5.8 aquario! que para min funcionou razoavel somente acima de 5700

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    como todas as antenas acontece isso?
    aqui soh percebi esse tipo de oisa com a antena 5.8 aquario! que para min funcionou razoavel somente acima de 5700
    Com todas as antenas q testei aqui. Hoje coloquei dois CM9 que eu tenho e o sinal continuou a mesma coisa. vai entender?

  5. #5

    Padrão

    pessoal procure ver qual versão do MK na RB se encontra e atualize .

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pitboyrn Ver Post
    pessoal procure ver qual versão do MK na RB se encontra e atualize .
    Versão 3.30 nas duas RBs

  7. #7

    Padrão

    Senhores é bom analizar corretamente a indicação de faixa de frequência que a antena funciona,

    Exemplo:

    Tem antenas que funcionam bem abaixo de 5400GHZ. Limite da antena

    Tem antenas que funcionam bem acima de 5600GHZ. Limite da antena

    Tem antenas que funcionam bem acima de 5700GHZ.Limite da antena.


    Asim como já vi antena funcionarem bem antre 5180GHZ até 5825 GHZ, estas ultimas são ninja.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wimigasltda Ver Post
    Senhores é bom analizar corretamente a indicação de faixa de frequência que a antena funciona,

    Exemplo:

    Tem antenas que funcionam bem abaixo de 5400GHZ. Limite da antena

    Tem antenas que funcionam bem acima de 5600GHZ. Limite da antena

    Tem antenas que funcionam bem acima de 5700GHZ.Limite da antena.


    Asim como já vi antena funcionarem bem antre 5180GHZ até 5825 GHZ, estas ultimas são ninja.

    Amigo a antena que estou usando nesse momento é a Geenge de 27 dBi que segundo o site do fabricante opera desde 5.1 a 5.8

  9. #9

    Padrão

    Não dá para entender, pois estava funcionando bem... Será alguma interferência externa, dê uma olhada no que mudou por fora também... Pois se o equipamentos estava funcionando e você já revirou tudo, então porque mexer neles? A vezes acontece coisas loucas e a gente mexe, mexe e nada. E depois descobre que não tem nada ver e o problema está em outra parte. Tenta desligar tudo que está externo e testa somente com um note em uma ponta e outro note em outra ponta para fazer testes. Derrepente construiram uma usina hidrelétrica no caminho do enlace (bricadeirinha)...

  10. #10

    Padrão

    Bom, lembrando que, quanto maior a frequencia, menor o comprimento de onda.
    Nesse caso, até um mísera árvore que cresca no meio do enlace poderia provocar isso.
    300 : 5.800 = 0,051
    300 : 5.600 = 0,053
    Nesse universo de valores tão ínfimos tem que ser considerados qualidade da antena, infiltração de umidade no cabo e nos conectores...

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tony130666 Ver Post
    Não dá para entender, pois estava funcionando bem... Será alguma interferência externa, dê uma olhada no que mudou por fora também... Pois se o equipamentos estava funcionando e você já revirou tudo, então porque mexer neles? A vezes acontece coisas loucas e a gente mexe, mexe e nada. E depois descobre que não tem nada ver e o problema está em outra parte. Tenta desligar tudo que está externo e testa somente com um note em uma ponta e outro note em outra ponta para fazer testes. Derrepente construiram uma usina hidrelétrica no caminho do enlace (bricadeirinha)...
    Eu também não entendo...!!! E o pior é visada 100% com uma luneta é possível enxegar a torre.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jadirorza Ver Post
    Bom, lembrando que, quanto maior a frequencia, menor o comprimento de onda.
    Nesse caso, até um mísera árvore que cresca no meio do enlace poderia provocar isso.
    300 : 5.800 = 0,051
    300 : 5.600 = 0,053
    Nesse universo de valores tão ínfimos tem que ser considerados qualidade da antena, infiltração de umidade no cabo e nos conectores...

    Arvores que crescem do dia para noite rsrsrsrsrsr! Não choveu, e tudo foi trocado. Mesmo quando estava funcionando bem, fiz uma teste em cima de outro morro e mesmo assim não funcionava em outras frequencias ao não ser as que eu mencionei. Isso ai ta me cheirando a firmware da RB, pois até isso eu troquei (a Rb) mas estava com a mesma firmware. 3.30

  13. #13

    Padrão

    Bom dia,

    mas você reviu as instalações nas duas pontas ou somente na que você "acha" que esta´ com problema?

    O problema pode estar na outra ponta. Pode estar ainda tendo problemas com interferência, aterramento ou com alguma fonte (baixa corrente ou defeituosa).

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    mas você reviu as instalações nas duas pontas ou somente na que você "acha" que esta´ com problema?

    O problema pode estar na outra ponta. Pode estar ainda tendo problemas com interferência, aterramento ou com alguma fonte (baixa corrente ou defeituosa).
    Vi e revi na duas pontas! Não sei mais o que fazer. A última coisa que vou tentar agora é substituir fonte que por sinal é excelente para um repetidor (2 AMP, e 23 volts).

  15. #15

    Padrão

    Bem,

    não há fonte "boa" quando a mesma está com algum defeito. Além disso, 2A não são muito caso tenha mais de 1 cartão R5H.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bem,

    não há fonte "boa" quando a mesma está com algum defeito. Além disso, 2A não são muito caso tenha mais de 1 cartão R5H.


    Troquei e coloquei uma de 4AMP e de nada adiantou.

  17. #17

  18. #18

    Padrão

    Não era alinhamento, quando coloquei o XR5 em cada ponto o sinal foi para -65. Resolvido ta passando 20 mbits.

  19. #19

    Padrão

    amigo nessa historia toda vi uma coisa que vc escreveu "tx defaut" isso intrigou-me, não seria mais prudente usar uma potência setada? um tempinho atrás estava eu fazendo um enlace grandinho e depois de tanta canseira de descer e subir torre esqueci de "subir" a potência, estava usando os R5H e Offset da Zirok, acredite ou não em defaut o enlace não fechava nem ferrando, só fui eu setar a parafernalha A e B para 20dbi pronto! fechou o bendito enlace, era RB433 Ros 3.28.

  20. #20

    Padrão

    Eu ia falar que éra fonte, mas como nosso amigo MarceloGoias já mencionou isso, então só poder ser aterramento ou qualquer coisa referente a parte elétrica, pois já tive um enlace de 6km que não fechava nem com reza BRABA!!!, visada 1000%, só á noite quando meu ar-condicionado tava dando uma doideras e fui com o multimetro medir a energia e vi que a tomada que estava realizando o teste o aterramento não existia e nisso me bateu a curiosidade de testar a tomada do Nobreak e vi que tava uma merda o aterramento, foi só arrumar e o enlace que dava -73, passou para -49 oscilando para -51. Bom... pode ser isso veja ai. Abraços!!!