+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs down Enlace 30Km em 2.4GHz! Sugestões, experiências?

    Tudo bom galera! É o seguinte gostaria de fazer um enlace de 30Km em 2.4GHz, bom sei que não vou ter baixo Throughput, mas isso não é muito importante, dando 1 a 2mbps seria mais que suficiente. É apenas uma solução para levar internet para outra casa em zona rural. Tenho visada e já usei o Linkplanner para checar visada e zona de fresnel, além dos cálculos pra saber do ganho necessário pra antenas e potência do AP. A dúvida é que não tenho experiência com links, e como sempre o cálculo e a realidade são duas coisas que em teleco geralmente não se pode assegurar. Li vários dos posts aqui e sei que vou ouvir que deveria fechar com 5.8, mas como disse não vou distribuir (e $$) é apenas para um usuário. Bom depois de ler bastante aqui no Under-Linux e refazer os cálculos, além de achar dois posts aqui de os caras fecharam um link de 32Km com uma antena de 31,5dbi em uma ponta e outra com 25dbi. E outro com duas de 31,5dbi. O problema como vcs já sabem é o tamanho dessa antena de 31,5dbi, 1,5m de diâmetro, e colocá-la a 10m em uma torre seria difícil já eu teria que montar a torre de 10m, com 20kg lá em cima em um vendaval seria queda na certa. Bom a solução seria arrumar uma antena com ganho alto mas de grade, mas qual? não consegui encontrar nenhuma acima de 27dbi de grade? Alguem conhece? Ou alguém se abilita a outra solução viável do ponto de vista econômico tb. Quanto aos AP's pensei em SENAO 400mW dos dois lados, não que eu queira os 400mW mas quero evitar aquecimento se por exemplo utilizá-lo em 200mW. Alguém sugere outro?? Obrigado pela ajuda ai!!

  2. #2

    Padrão

    ola caro ricardo
    vc quer uma solução com baixo custo , mais so q com essa distacia e impossivel vc ter sucesso com equipamentos de baixo custo o idela ae seria vc fechar em 900 mais esse equipamento fica em custo de R$ 1400 acabei de fazer um aqui , outra opção q sairia para vc por uns 600 a 700 conto e 1 par de nano loko c/antena de disco amplificando sua potencia , para economizar vc pode ate usar antenas na sky diretv q teje ae paradas portanto q as as duas fossem iguais , e pode ate tentar 1 com o disco e outra sem o disco , eu ja fiz aqui não com 30 mais com 24km , amsi o bom mesmo e com as 2 no disco , e o mais barato e o mais duvidoso vc chegar ao sucesso e com 1 par de antena de grade da aquarios de 25 dbi ( o ideal seria a hiperlink de 27dbi mais ela e 5.8) polarização vc escolhe ae de acordo com seu ambiente recomendo na "h" e um angulo mais fechado mais preciso , os ap's vc pode optar pelo senao ou ovislink usado boas fontese deixando eles bem ventilados so a placa dele dentro da caixa e ele tem um bom rendimento . agora tudo vai depender dos fatores climaticos etc..

  3. #3
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Thumbs up

    Pra 30km ou mais , primeiro tem que ver se tem mínimo de visada.Não esqueça que a partir de 30km tem problema de curvatura da terra, influenciando bastante na hora de calcular o enlace.
    Fora isso, é usar antenas de alto ganho.
    Pra isso recomendaria duas zirok 31db disco ou duas geenge .
    Não recomendo aquario de grade pra esse enlace se quiser alto troughput.
    A não ser que use amplificador nas duas pontas e seja em uma região rural, senão o uso de amplificador não é recomendado.

    Rádios podes usar ovislink, senao 200mw. se usar ovislink use firmware Aprouter, é a melhor.

    Muito importante pra essa distância , é você utilizar somente pigtail de alta qualidade.também deve ter cuidado nas conexões isolando muito bem tudo.

    Abraço.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leandrolopeswifi Ver Post
    Pra 30km ou mais , primeiro tem que ver se tem mínimo de visada.Não esqueça que a partir de 30km tem problema de curvatura da terra, influenciando bastante na hora de calcular o enlace.
    Fora isso, é usar antenas de alto ganho.
    Pra isso recomendaria duas zirok 31db disco ou duas geenge .
    Não recomendo aquario de grade pra esse enlace se quiser alto troughput.
    A não ser que use amplificador nas duas pontas e seja em uma região rural, senão o uso de amplificador não é recomendado.

    Rádios podes usar ovislink, senao 200mw. se usar ovislink use firmware Aprouter, é a melhor.

    Muito importante pra essa distância , é você utilizar somente pigtail de alta qualidade.também deve ter cuidado nas conexões isolando muito bem tudo.

    Abraço.

    Cara usando essas antenas que você citou, acha que ficaria bom utilizando o bullet também?

  5. #5

    Padrão

    Valeu pelos posts galera, bom é isso mesmo estou procurando uma solução de baixo custo, será que esse link de 30km fecha em 5.8GHz com o Edimax 7210 e antenas de 27dbi? no calculo fecha e na prática? A potencia de saída do edimax é um pouco baixa 50mW... alguém já montou essa ai??

  6. #6

    Padrão

    tudo blz Elymaiads! bom cara vc tá conseguindo quanto nesse link em 900Mhz... todo o equip ficou em R$1400??

  7. #7

    Padrão

    kara melhor gastar 1 vez somente e nao se encomodar!

    pense nisso!

    eu ia de disco 29 hyp mais xr5, e acho que fecha ainda com a 24 dbi ou grade de 27

    tenho link aqui de 25 km com xr5 + grade hyper27 sinal de -70 show de bola sem nunca me encomodar

    se fazer em 2.4 ! vc nao vai ter esse 2mb e ainda daqui uns tempos vai querer mais velocidade e dai tem q gastar denovo!

    vai por min! tenho o estoque cheio aqui de bagulho! de coisas que era bom hj e amanha era uma merda jah! e nao pertava pra nada!

  8. #8

    Padrão

    Cara... em 2.4Ghz eu já fechei um de 27Km, mas utilizando Mikrotik e cartão Engenius de 600mW, antena de grade...é ! eu falei de grade msm.. aquario aquelas de 24dBi sem visada e me rendeu 18mbps tranquilo... graças a Deus ficou bom... isso já tem 3 meses, o cara viva chorando prq não tinha internet e tudo mais.. tudo bem q seria bom 5.8Ghz mas naum tinha visada....
    Como o velho amigo ae em cima citou ... melhor gastar somente de uma vez, tudo bem que vai sair um pouco mais caro, mas você não precisará ficar se preocupando !!

  9. #9

    Padrão

    Bom dia Ricardo,

    quando citei o Edimax 7210 e Zirok em conversa no Skype não sabia que você já havia pensado nessa solução. É a mais barata, não vai encontrar outra com preço mais acessível. Entretanto, alinhar uma Zirok a essa distância é preciso ter "olho de águia", alinhamento eletrônico (GPS, bússola, etc) e persistência para quem não tem costume com alinhamento de antenas Zirok. Em vez de 26.5 dBi, como você citou, ponha antena Zirok de 30dBi. Caso decida por Hyperlink pode ser a 28 ou 29dBi. Dependendo da visada até mesmo a de grade de 27 dBi fecha, mas com Ovislink 5000 ou com o AP 5.8GHz da Senao.

    Citação Postado originalmente por RicardoFabar Ver Post
    Valeu pelos posts galera, bom é isso mesmo estou procurando uma solução de baixo custo, será que esse link de 30km fecha em 5.8GHz com o Edimax 7210 e antenas de 27dbi? no calculo fecha e na prática? A potencia de saída do edimax é um pouco baixa 50mW... alguém já montou essa ai??

  10. #10
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Citação Postado originalmente por elymaiads Ver Post
    ola caro ricardo
    vc quer uma solução com baixo custo , mais so q com essa distacia e impossivel vc ter sucesso com equipamentos de baixo custo o idela ae seria vc fechar em 900 mais esse equipamento fica em custo de R$ 1400 acabei de fazer um aqui , outra opção q sairia para vc por uns 600 a 700 conto e 1 par de nano loko c/antena de disco amplificando sua potencia , para economizar vc pode ate usar antenas na sky diretv q teje ae paradas portanto q as as duas fossem iguais , e pode ate tentar 1 com o disco e outra sem o disco , eu ja fiz aqui não com 30 mais com 24km , amsi o bom mesmo e com as 2 no disco , e o mais barato e o mais duvidoso vc chegar ao sucesso e com 1 par de antena de grade da aquarios de 25 dbi ( o ideal seria a hiperlink de 27dbi mais ela e 5.8) polarização vc escolhe ae de acordo com seu ambiente recomendo na "h" e um angulo mais fechado mais preciso , os ap's vc pode optar pelo senao ou ovislink usado boas fontese deixando eles bem ventilados so a placa dele dentro da caixa e ele tem um bom rendimento . agora tudo vai depender dos fatores climaticos etc..
    Amigo o Nano loco nao tem saida para antena externa não, apenas o Nanostation normal possui a saída para antena externa. Da uma olhada no Link.

    https://under-linux.org/f131794-nano...station-2-loco

    Att,

    Renato Costa
    Última edição por renatocostas; 21-10-2009 às 09:23.

  11. #11
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Como o Marcelo disse se vc nao tiver costume de alinhar antenas off-set (como a maioria da Zirok), vc vai ter dor de kbça para aprender, porque são chatas, agora antenas focal point é bem melhor de alinhar é só apontar e correr para o abraço.

    De uma olhada neste post do Magal e vc vai entender um pouco melhor o alinhamento das anteas off-set.:

    https://under-linux.org/f118479-ante...a-como-alinhar

    Att,

    Renato Costa.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    kara melhor gastar 1 vez somente e nao se encomodar!

    pense nisso!

    eu ia de disco 29 hyp mais xr5, e acho que fecha ainda com a 24 dbi ou grade de 27

    tenho link aqui de 25 km com xr5 + grade hyper27 sinal de -70 show de bola sem nunca me encomodar

    se fazer em 2.4 ! vc nao vai ter esse 2mb e ainda daqui uns tempos vai querer mais velocidade e dai tem q gastar denovo!

    vai por min! tenho o estoque cheio aqui de bagulho! de coisas que era bom hj e amanha era uma merda jah! e nao pertava pra nada!
    ainda mais pela a distancia, tb concordo em usar bons equipamentos, 2.4 é fogo, atravessar sem interferencia uma área dessa é pouco provável, investe um pouco mais e deixa tudo com 5.8ghz, usa antenas pluton ou oiw ou hyperlink de disco, e uma rb ou se quiser arriscar um par de ns5 com as antenas de disco.

  13. #13

    Padrão

    amigo link bom e barato, duas antenas 25 dbi aquarios 5.8, duas rb411, dois cartoes r5h fica show de bola ja fiz com 54 km.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    amigo link bom e barato, duas antenas 25 dbi aquarios 5.8, duas rb411, dois cartoes r5h fica show de bola ja fiz com 54 km.
    quanto passa ese ptp ?????

  15. #15

    Padrão

    eu tinha 23km em 2.4, pci g-510 e antena aquario de grade, passava 2mb, mas quando ficava muito alto o trafico, o ping ficava orrivel...
    me atendeu por quase 2 anos...

  16. #16

    Padrão

    alex o sinal sinal ficou em menos -70 mas foi so pra teste e a bateria do notebook descarregou, essa semama vou colocar em definitivo e ver quanto vai dar de banda.

  17. #17

    Padrão

    legal, vou esperar pra ver no que da..

  18. #18

    Padrão

    Blz Elymaiads!

    Cara, vc fechou em 900MHz? ta passando quanto? quais equip vc utilizou? vlw!!!

  19. #19

    Padrão

    eu já fiz um enlace desse e justamente pra atender 1 cliente residencial,
    não use zirok.. nem pense.. dor de cabeça na hora de alinhar,
    rapaz tem umas antenas 2,4 com 25db focal se não me engano da abt..
    tu usa um par dela, com ap+cx hermetica +pigtail de 40cms..
    esse ptp nao vai passar de 400 conto..
    é so alinhar, usar o canal 13 do rádio..
    1mb vai susssa..
    ahh, o segredo mesmo é deixar os radios em modo WDS..
    todos os dois e configurar os macs..
    fica bom..
    pode ir sem medo com antenas de 25 26 ou 27db.. que vai fechar!