+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Ping no servidor, retorna IP externo aleatório

    Olá Pessoal, tudo bem?

    Estou com o seguinte problema, tenho uma rede com 2 servidores samba bem simples rodando em cada um, um banco de dados diferente pro sistema de 2 empresas que estão na mesma rede, porem agora esta acontecendo o seguinte problema:


    Quando a minha rede esta conectada a internet e dou um ping no servidor ele retorna um IP externo

    C:\Documents and Settings\xxxxxx>ping servidor

    Disparando contra servidor.dors.local [200.181.132.67] com 32 bytes de dados:
    (esse IP muda a cada ping dado)

    Engraçado que pingando o outro servidor chamado de servidorx ele responde normalmente na rede interna no IP 192.168.254.252

    Eu desligo a internet (ou no caso o modem) volta a pingar normal no IP interno do servidor, liga a internet volta o problema, pinga e volta o IP externo aleatório a aparecer.
    Eu uso um modem Siemens 4200 configurado com PPPoE. Já zerei ele, já troquei ele, já vi as configurações de DNS do modem, do servidor samba e dos micros da rede.
    Ja analizei, vi e revi os arquivos resolv.conf e hosts do servidor, o arquivo smb.conf... tudo normal...comparei exatamente igual linha por linha dessas configurações do servidorx, que esta funcionando corretamente, com o servidor que esta com esse problema. Tudo exatamente igual, linha por linha (claro que só mudando os nomes para cada máquina).

    Desligo o servidor que esta com o problema e dou um ping nele e novamente o erro, volta um IP externo. Já tirei todas as máquinas da rede só deixei meu notebook formatado, zerado, para tirar a hipotese de ser algum computador que por motivo de virus talvez esteja fazendo com que o servidor se perca, mas nada...mesma coisa... já não sei mais o que testar, até já chamamos um cara tercerizado que manja muito de rede e nada... estamos na mesma...

    Esse problema esta me tirando a paz, pois nossa rede esta lenta, nosso BD tbm, esta tudo uma grande M. Esta dificil pro pessoal trabalhar. Para agilizar um pouco, não adianta muito mas ajuda, setei os IPs para os nomes corretos dos servidores no arquivo hosts de cada windows. Mas ainda assim a rede cai muito, e fica demasiadamente lenta.

    Alguem pode dar uma luz para meu problema? Ou será que umas velas e uma galinha preta resolve? kkk

    Abraços a todos e agradeço desde já!

  2. #2

    Padrão

    me parece ser algo relacionado com o modem Siemens ligado no Linux direto (funciona , mas parece que neste caso está dando conflito com alguma eth ou alguma Rota - route )

    Tenta ligar o modem direto no switch e testar

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evandroks Ver Post
    me parece ser algo relacionado com o modem Siemens ligado no Linux direto (funciona , mas parece que neste caso está dando conflito com alguma eth ou alguma Rota - route )

    Tenta ligar o modem direto no switch e testar
    Sim, na minha estrutura o modem esta ligado diretamente no switch!

    Abraços

  4. #4

    Padrão

    Olá,

    provavelmente, suponho (precisamos mais informações como quem é o DHCP, quem é o login PPOE (Gateway), quando pergunto "quem" refiro-me se o servidor ou o modem(roteador?), switch? Se switch seu servidor ou modem(roteador?) devem ser o login PPoE, precisamos saber), que se o server for o login PPoE pode ser que nele tenha sido instalado também BIND server e uma configuração não apropriada leva a este LOOP que não é adequado.

    Seu IP muda a cada reset do modem ou a cada ping? Se for a cada ping (nunca vi) então não tenho idéia do que é e pode descartar quase tudo que eu disse.

    Outra coisa importante a saber se o servidor for o PPoE, é se ele tem uma ou duas placas de rede, e como estão as configurações de forward sendo ele gateway.
    Última edição por Calabresi; 20-10-2009 às 23:31.

  5. #5

    Padrão

    Quem é o gateway e dns dessa maquina que você ta usando pra pingar? Porque se for o modem(e me parece que é o caso), é ele quem ta respondendo a solicitacao e nele nao tem uma tabela "/etc/hosts" com o endereco/nome de suas maquinas. O que acontece nesse caso é que ele tenta achar o ip na rede externa(usando o gateway default dele pra Internet) e nao acha. Entao ele faz um NAT e procura na interface internar e acha a maquina atraves dessa interface. Na hora de responder pra você quem responde é mesma interface externa que desfaz o NAT anterior, mas responde atravez do ip válido dela, claro. Como o ip válido muda cada vez que você desconecta/conecta o modem, muito provavelmente o ip que ta respondendo pra você é o ip que o modem pegou, o que nesse caso é o esperado. Isso você pode mudar pondo um servidor de dns interno, a quem as maquinas vão perguntar pelos ips antes de tentar resolver o nome/ip na internet ou por uma maquina pra servir Internet depois do modem filtrando todo o trafego. Essa maquina teria proxy/firewall/dns/dhcp e tudo mais que você precisasse. O melhor disso é que você teria o controle de tudo que entra/sai de sua rede.



    Sds,
    Marco Eloy
    R2 - Sistema integrado de Gestão de provedores
    Integrado com Mikrotik

  6. #6

    Padrão

    Vc tem servidor DNS nessa maquinas???? será que vc não esta usando um DNS externos como primário nos clientes e um secundário interno??? ai quando tem internet ele vem por fora da rede e quando não tem internet ele procura localmente....???

    ATt