+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nano2 20mhz ou 10mhz?

    Amigos, na config da largura de banda no Nano2 tem opção para estreitar a banda. Em consequencia vai diminuir um pouco o tráfego passante.
    Mas o que eu quero saber é se selecionar 10mhz, abre mais opções de canais, pois a largura é menor.
    Então, eu posso usar 10mhz na base, diminuindo assim a possibilidade de sobreposição dos canais, e continuar usando nos clientes com aprouter os canais normais, desde que a frequencia central de cada um coincida com a do Nano? Não vai haver perdas de pacotes, já que o nano manda com 10mhz e recebe com 20mhz?
    Ou tem que ser tudo com 10mhz?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigos, na config da largura de banda no Nano2 tem opção para estreitar a banda. Em consequencia vai diminuir um pouco o tráfego passante.
    Mas o que eu quero saber é se selecionar 10mhz, abre mais opções de canais, pois a largura é menor.
    Então, eu posso usar 10mhz na base, diminuindo assim a possibilidade de sobreposição dos canais, e continuar usando nos clientes com aprouter os canais normais, desde que a frequencia central de cada um coincida com a do Nano? Não vai haver perdas de pacotes, já que o nano manda com 10mhz e recebe com 20mhz?
    Ou tem que ser tudo com 10mhz?
    Tem que ser tudo em 10mhz...

  3. #3

    Padrão

    sempre tive duvida de como isso funciona na realidade, alguem sabe?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    sempre tive duvida de como isso funciona na realidade, alguem sabe?
    a transmissão padrão em wi-fi é 22mhz. Quando tem opção no firmware, como o Nano, dá pra selecionar 10 ou 5 mhz. Com isso estreita a banda. e aumenta o número de canais, e consequentemente evita a sobreposição de canais.
    o tráfego baixa.
    Mas essa de todos os clientes terem rádio com este recurso, fica complicado.
    Só se colocar dir-300 com dd-wrt que tem também esta opção.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    a transmissão padrão em wi-fi é 22mhz. Quando tem opção no firmware, como o Nano, dá pra selecionar 10 ou 5 mhz. Com isso estreita a banda. e aumenta o número de canais, e consequentemente evita a sobreposição de canais.
    o tráfego baixa.
    Mas essa de todos os clientes terem rádio com este recurso, fica complicado.
    Só se colocar dir-300 com dd-wrt que tem também esta opção.
    o interessante então no caso de uso comum dos ns2 é melhor usar 20mhz?

  6. #6

    Padrão

    Interessante!
    bem que... ao testar ele pela primeira vez essa semana... fiquei curioso com essa opcao.
    agora deu para entender melhor.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    o interessante então no caso de uso comum dos ns2 é melhor usar 20mhz?
    Sim, 22mhz é o padrão de fábrica.
    Eu é que estava curioso para saber se podia misturar, apesar de estar já desconfiado que não podia.
    Bem como o Froyer já esclareceu.

    Então é assim: se tem problemas de interferencias, se está precisando de mais canais para não interferirem uns nos outros, bota 10mhz, mas aí tudo em 10mhz.

  8. #8

    Padrão

    Mas, e se a tia ana bater? Isso seria considerado uso irregular?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LeonardoMaciel Ver Post
    Mas, e se a tia ana bater? Isso seria considerado uso irregular?
    Neste caso ela terá que ser uma irmazinha e não tia, hehehe!!

    Pois apesar de abrir mais canais, continua dentro da faixa permitida.
    É diferente no caso de colocar o Oswave no Nano, por exemplo. Neste firmware ele tem opção para abrir canais abaixo e acima da faixa liberada.