+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Opniao da Galera!!! Ajude-me :P

    Bom é o seguinte irei fazer uma rede entre familia no máximo 6 ou 7 aqui na minha cidade, a rede será para dados e também o compartilhamento de internet. Bom tenho um meio projeto vou explicar pra vcs e quem puder da uma ajuda em que posso melhorar eu ficaria muito agradecido.

    Irei colocar um Omni de 12 ou 15dBi (nao sei ainda). Distancia de no maximo 1km a 1,5km
    Pelo pig tail irei conecta-la em um APRouter para fazer a conexão.
    Pelo cabo de rede levarei até a uma RB MK (para controle de banda) nao sei se uso uma RB 411 ou um RB 433 ou outra. Essa de inicio é somente para controle de banda msm para nao da problema em questao de um usar mais que o outro rsrsrs.
    E na casa do pessoal provavel que será antena direcional de 25dBi com G220 ou EnGenius.

    Bom galera essa é meu meio projeto quem puder opinar ai se ta bom o que devo trocar so lembrando que nao posso gastar muito hehehe mais qualquer ajuda é muito bem vinda!!!
    vlw e t+

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Slyke Ver Post
    Bom é o seguinte irei fazer uma rede entre familia no máximo 6 ou 7 aqui na minha cidade, a rede será para dados e também o compartilhamento de internet. Bom tenho um meio projeto vou explicar pra vcs e quem puder da uma ajuda em que posso melhorar eu ficaria muito agradecido.

    Irei colocar um Omni de 12 ou 15dBi (nao sei ainda). Distancia de no maximo 1km a 1,5km
    Pelo pig tail irei conecta-la em um APRouter para fazer a conexão.
    Pelo cabo de rede levarei até a uma RB MK (para controle de banda) nao sei se uso uma RB 411 ou um RB 433 ou outra. Essa de inicio é somente para controle de banda msm para nao da problema em questao de um usar mais que o outro rsrsrs.
    E na casa do pessoal provavel que será antena direcional de 25dBi com G220 ou EnGenius.

    Bom galera essa é meu meio projeto quem puder opinar ai se ta bom o que devo trocar so lembrando que nao posso gastar muito hehehe mais qualquer ajuda é muito bem vinda!!!
    vlw e t+
    Gostei do teu projeto, geralmente provedores grandes usam assim.

  3. #3
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    o projeto ta legal,
    porém pode usar a RB433 c/ 1 cartão r52h,
    faz o controle e joga o sinal por ela..
    aí depois você esconde o sinal, deixa 63mw..
    usa omni de 8dbi já que é só 1km,
    no cliente pode usar o engenius + antena aquarius de 25db que dá certinho..

    vai da um ping legal na rede, througput bom..
    há, use fonte de 12v que tem saida pra bateria, (mini nobreak)
    nele tu poem uma bateria de 24ah ou 12ah pra aguentar o tranco e oscilações, fica perfeito.

  4. #4

    Padrão

    vlw galera pela a ajuda
    mais tipo qual seria +/- a distancia de sinal das omni de 8, 12 e 15dBi
    entao sera que seria ruim colocar uma de 15dBi??

    aH luizbe como assim esconder o sinal?? 63mw??
    nao entendi

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Slyke Ver Post
    vlw galera pela a ajuda
    mais tipo qual seria +/- a distancia de sinal das omni de 8, 12 e 15dBi
    entao sera que seria ruim colocar uma de 15dBi??

    aH luizbe como assim esconder o sinal?? 63mw??
    nao entendi

    esconder o sinal seria mascarar seu ssdi, depois de vc instalar todos seus clientes vc marca a opção hide ssdi, ai quando alguem escanear para ver as redes disponiveis não vão "enchergar" a sua, e concordo com o outro colega que fala pra vc usar a rb para o controle de banda e enviar o sinal com ela, uma 433 atende bem suas necessidades.

  6. #6

    Padrão

    ah sim entendi.
    em questao do cartao provavel que usarei ele.
    vlws galera brigadao pelas dicas

    outra pergunta nesse esquema eu estarei ilegal perante a anatel?? em questao da licença ou nao??

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Slyke Ver Post
    ah sim entendi.
    em questao do cartao provavel que usarei ele.
    vlws galera brigadao pelas dicas

    outra pergunta nesse esquema eu estarei ilegal perante a anatel?? em questao da licença ou nao??
    se for cobrado pelo serviço estara ilegal, se não cobrar não tem problema

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Slyke Ver Post
    ah sim entendi.
    em questao do cartao provavel que usarei ele.
    vlws galera brigadao pelas dicas

    outra pergunta nesse esquema eu estarei ilegal perante a anatel?? em questao da licença ou nao??

    Só pra constar...

    Além da Anatel vc deverá se preoucupar com a empresa que irá vender o link pra vc, pois provavelmente deve constar no contrato alguma cláusula restritiva quanto à esse tipo de compartilhamento, com previsão de multa ou cancelamento do serviço (ou os dois) em caso de descumprimento.

    Leia atentamente o contrato antes. Se não tiver nada a respeito.. blz então
    Última edição por SantiagoMG; 27-10-2009 às 21:05.