+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Qual cabo usar ? [AJUDA]

    Bom vou dar uma resumida, pra ver se alguem pode me ajudar.
    - Em uma cidade onde estou sozinho, trabalhando em 2.4 Ghz, tenho 2 antenas setorias de 17 dbi 90º e uma omni de 15 dbi, tds Hyperlink, a Omni foi a primeira antena a ser colocada, tenho uma RB 333 com 3 cartoes R52H, em uma caixa Hemertica de ferro com os cabos RGC213 de 2 metros cada, porem esta muito cheia de clientes essa torre, deixando tudo lento, o que eu qro fazer, essa torre te uns 25 metros, e pra subir e descer caixa hermeticas de ferro é um saco, pq é só eu que faço, e é pesada pra kct, pois tem cooler, reguas de tomadas, etc.... Muita dor de cabeça ! To querendo colocar 4 paineis Setorias Hyperlink de 17 dbi com 2 RB 433AH e 2 cartoes r52h em cada RB, porem gostaria de usar esses Ap´s no pé da Torre, com esse Cabo Cellflex que eu andei lendo alguns pots aqui, minha duvida seria a Bitolagem desses cabos, Tipo um cabo de 20 metros Cellflex para essa torre, teria que ser 1/2, 3/4 ou teria que ser o 7/8 mesmo ? como calcular isso ? Ou alguem que ja tenha experiencias com isso ! que ja tenha uma torre montada assim, se puder me ajudar.
    Qualquer ajuda sera bem vinda !
    Obrigado
    T+
    Bom final de semana.


    OBS: Abri um topico igual em Calculos de RF, abri errado, se algum Moderador puder fechar eu agradeço, Obrigao denovo !

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sp41k3r Ver Post
    Ninguem ?

    Amigo vc sabe a resposta de todos pra isso......vc só esta querendo ouvir uma coisa que ninguem vai te dizer.....


    Mais so pra abrir uma discussão, eu usava cabos rgc 213, e por falta deles acabei usando rgc58, advinha não senti diferença nenhuma!

    nunca uso esses cabos com mais de 2 metros!!!

    boa sorte!

  4. #4

    Padrão

    primeira coisa!

    pq vc acha que esta lento?

    quandos clientes vc tem? se possivel por painel e omni!

    essa lentidao ocorre em algum cartao somente?

    nao use o rgc58! coloque a rb ate numa caixa de plastico la em cima, mas caixa boa, dai desse um cabo de rede ate la em baixo , coloca um poe e uma fonte boa, etc, etc, gasta bem menos que os cell-flex que sao muito boms mas eh carissimo!

    teus paineis sao Horizontal ou vertical? caso for vertical eliminar a omni , talves teu problema seja interferencia de vc mesmo! tente deixa as potencias em 12 dbm e cada antena no minimo uns 3 mts entre elas.

    teus clientes sao com ap ou placa? se forem aps reduza potencia para 12 dbm

    acho que eh por ai

    poste os resultados!

  5. #5

    Padrão complementando....

    teus planos sao de quantos kb?

    acima de 230k aqui colocamos 5.8 no cliente! senao quando o cara resolve usar de voltade fica tudo lento

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    teus planos sao de quantos kb?

    acima de 230k aqui colocamos 5.8 no cliente! senao quando o cara resolve usar de voltade fica tudo lento
    concordo que 5.8 seja melhor....mais aqui tenho um pc-ap com 3 placas smc networks....media de 15 clientes por placa, todos com sinal abaixo de -68...... em 2 paineis e 1 omini....aquarios...... todos com links de 300k.... funcionando muito bem viu!!

    vou montar outro pc-ap agora so que com 4 placas SMC.....estou estudando quais canais vou usar!!
    sei que 1,6,11 nao se sobrepõe queria saber em qual canal vou usar o 4 painel!!!
    achei os paineis de 12 bdi 90° da aquarios uma maravilha!!!!


    grande abraço

  7. #7
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sp41k3r Ver Post
    Bom vou dar uma resumida, pra ver se alguem pode me ajudar.
    - Em uma cidade onde estou sozinho, trabalhando em 2.4 Ghz, tenho 2 antenas setorias de 17 dbi 90º e uma omni de 15 dbi, tds Hyperlink, a Omni foi a primeira antena a ser colocada, tenho uma RB 333 com 3 cartoes R52H, em uma caixa Hemertica de ferro com os cabos RGC213 de 2 metros cada, porem esta muito cheia de clientes essa torre, deixando tudo lento, o que eu qro fazer, essa torre te uns 25 metros, e pra subir e descer caixa hermeticas de ferro é um saco, pq é só eu que faço, e é pesada pra kct, pois tem cooler, reguas de tomadas, etc.... Muita dor de cabeça ! To querendo colocar 4 paineis Setorias Hyperlink de 17 dbi com 2 RB 433AH e 2 cartoes r52h em cada RB, porem gostaria de usar esses Ap´s no pé da Torre, com esse Cabo Cellflex que eu andei lendo alguns pots aqui, minha duvida seria a Bitolagem desses cabos, Tipo um cabo de 20 metros Cellflex para essa torre, teria que ser 1/2, 3/4 ou teria que ser o 7/8 mesmo ? como calcular isso ? Ou alguem que ja tenha experiencias com isso ! que ja tenha uma torre montada assim, se puder me ajudar.
    Qualquer ajuda sera bem vinda !
    Obrigado
    T+
    Bom final de semana.


    OBS: Abri um topico igual em Calculos de RF, abri errado, se algum Moderador puder fechar eu agradeço, Obrigao denovo !


    usa o 7/8 mesmo, vai dar 1db de perca, e vai funcionar bacana..
    vÊ na rf.com.br que tu acha.. conectores e etc!
    e poem tudo no pé da torre.. tem fotos do alexandrecorrea fazendo isso..
    só tu procurar na galeria,
    no mais é preparar pra gastar um pouco, porem os equipamentos fica no pe da torre.
    o que já ajuda e muito na manutenção

  8. #8

    Padrão

    Gzanatta00

    1) pq vc acha que esta lento?
    R: Acho que os cartoes estao carregados com muitos clientes simultaneo.

    2) quandos clientes vc tem? se possivel por painel e omni!
    R: 170 clientes nessa torre ! uns 75 em uma setorial, mais uns 75 em uma Omni e uns 20 em outra setorial.

    3) essa lentidao ocorre em algum cartao somente?
    R: Esta mais lento nos cartoes que tem 75 clientes cada.

    4) teus planos sao de quantos kb?
    100 kbps, 200, 300, 350, 400, 512, 600 !

    Tenho 4 Megas em uma LP de dados com um servidor Slackware que faz controle de Banda, Proxy, Squid !

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sp41k3r Ver Post
    Gzanatta00

    1) pq vc acha que esta lento?
    R: Acho que os cartoes estao carregados com muitos clientes simultaneo.

    2) quandos clientes vc tem? se possivel por painel e omni!
    R: 170 clientes nessa torre ! uns 75 em uma setorial, mais uns 75 em uma Omni e uns 20 em outra setorial.

    3) essa lentidao ocorre em algum cartao somente?
    R: Esta mais lento nos cartoes que tem 75 clientes cada.

    4) teus planos sao de quantos kb?
    100 kbps, 200, 300, 350, 400, 512, 600 !

    Tenho 4 Megas em uma LP de dados com um servidor Slackware que faz controle de Banda, Proxy, Squid !
    eh kra eh bastante cliente por cartao! e com bastante velocidade ainda

    essa omi nao consegue trocar por duas setoriais?

    se fosse eu tentava colocar esse clientes acima de 350 kb em 5.8 podendo ser com omni e nano5 no cliente! aqui a gente coloca essa velocidade ou acima para empresas e em 5.8! pois sabemos 2 3 clientes a 512 praticamente mata um cartao, e pode escrever, um dia ou outro vc estara gastanto e fazendo isso.

    se for colocar mais setoriais! se elas forem verticais compre as horizontais para nao ter problemas futuros