+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ping ruim para MKT, ajuda!

    è um seguinte, quando instalo em meus clientes e vou fazer teste de ping para meu servidor MKT, sempre perde pacotes quando envio pacotes pesados, Ex: ping -t 10.10.0.1 -l 40000

    mas eu tenho uma máquina que uso para meu sistema financeiro cujo IP é 10.10.10.10 e quando executo o teste para esta máquina o ping vai bem melhor que pára meu próprio servidor,
    alguem sabe me dizer pq isso acontece? seria minha placa de rede? tenho em torno de 900 clientes nesse MKT, seria isto o problema?

  2. #2

    Padrão Load

    vai em system e resources, ve em quanto tá o cpu load do seu mk...
    Outra dica, ve o mtu da conexão.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarcosNTP Ver Post
    è um seguinte, quando instalo em meus clientes e vou fazer teste de ping para meu servidor MKT, sempre perde pacotes quando envio pacotes pesados, Ex: ping -t 10.10.0.1 -l 40000

    mas eu tenho uma máquina que uso para meu sistema financeiro cujo IP é 10.10.10.10 e quando executo o teste para esta máquina o ping vai bem melhor que pára meu próprio servidor,
    alguem sabe me dizer pq isso acontece? seria minha placa de rede? tenho em torno de 900 clientes nesse MKT, seria isto o problema?
    Amigo tenho este mesmo problema, não tenho certeza mas acho que é o controle de banda do MK que fica descartando pacotes quando a banda setada para determinado cliente chega no topo.
    Solução para isso não encontrei ainda.

  4. #4
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por magnusrk8 Ver Post
    Amigo tenho este mesmo problema, não tenho certeza mas acho que é o controle de banda do MK que fica descartando pacotes quando a banda setada para determinado cliente chega no topo.
    Solução para isso não encontrei ainda.
    Eu noto que sempre que o link chega ao máximo do próprio link ou ao máximo do controle de banda do mikrotik a latência (ping) sobre muito, não perde pacote nenhum, mas sobre bastante mesmo tipo 600ms... mas sempre achei que fosse assim mesmo... que é porque o link não aguenta mais ou, no outro caso, que é a forma que o controle de banda usa para controlar a banda... Não é isso? Achei q deveria funcionar assim mesmo...Tenho algo errado aqui? Fiquei preocupado agora...

  5. #5

    Padrão Queue

    Se suspeita do controle de banda suspende as queues pra testa, não esqueça que wireless não é full duplex... é HALF... se vc tem muitos clientes utilizando a mesma conexão para alguns vai ficar lento, nos provedores que instalo normalmente coloco 1 setorial pra 100, dependendo do consumo dos clientes baixo pra 50, entre as torres utilizo somente nsteme, a maioria linco direto de pop onde esta o link full...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por megaroteadores Ver Post
    Se suspeita do controle de banda suspende as queues pra testa, não esqueça que wireless não é full duplex... é HALF... se vc tem muitos clientes utilizando a mesma conexão para alguns vai ficar lento, nos provedores que instalo normalmente coloco 1 setorial pra 100, dependendo do consumo dos clientes baixo pra 50, entre as torres utilizo somente nsteme, a maioria linco direto de pop onde esta o link full...
    vou lhe explicar como é minha rede:

    tenho torres com painéis setoriais, todos os pops são direcionados para apenas 1 mikrotik, que uso como servidor, esse total de 900 clientes é de toda minha rede,
    Agradeço a ajuda, mas se puder me explicar melhor agradeço...

    abraços

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por megaroteadores Ver Post
    vai em system e resources, ve em quanto tá o cpu load do seu mk...
    Outra dica, ve o mtu da conexão.

    oi, fiz oque vc disse e fica ocilando, as vezes baixa, mas normalmente fica em 99 e 100 %,
    deve ser isso? se for oque posso fazer pra resolver?

  8. #8

    Padrão

    Você tem muitas regras de firewall (filters, mangle) ? Pela quantidade de clientes talvez você deva otimizar algumas regras para diminuir o custo de processamento, outra coisa qual o hardware utlizado por este servidor central e como é feito o acesso (IPxMAC, PPPoE, Hotspot) ? Outra coisa é que se sua rede é toda em bridge, é hora de se pensar em rotear ela toda e dividir o processamento pelas rbs.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    Você tem muitas regras de firewall (filters, mangle) ? Pela quantidade de clientes talvez você deva otimizar algumas regras para diminuir o custo de processamento, outra coisa qual o hardware utlizado por este servidor central e como é feito o acesso (IPxMAC, PPPoE, Hotspot) ? Outra coisa é que se sua rede é toda em bridge, é hora de se pensar em rotear ela toda e dividir o processamento pelas rbs.
    eu uso hotspot, e minha rede é toda em bridge,ja usei RBD como ap, usei 3 cartões para 3 painéis, e o sinal + ping dos clientes ficou baixo, qnd troquei para g-220 com firmware da wappro melhor e muito.

  10. #10

    Padrão

    o ping esta auto na maioria dos clientes? vai no powerpoint ou no visio ou no smartdraw e faz um desenho +/- de como é sua rede e +/- quantos clientes por celula tem, veja no seu mk servidor principal, em quanto tá o processamento e uso de memória, em system ==> resources, poste aqui em quanto esta o processamento, ai vc tem duas possibilidades de problemas, 1 - muitas regras em um unico servidor, em algumas empresas que me contratam eu faço o seguinte, coloco um servidor para corporativo e um pra domestico, cada server com 3 placas de rede, 1 entra link, 1 sai link, 3 vai pro switch do proxy, monto com cache full e servidor squid paralelo para não ter muito consumo no server mk...

    Existe tmb a possibilidade de ser excesso de trafego no link, vou fazer a img da rede de um cliente como era e como ficou pra explicar melhor... daqui a pouco posto!

  11. #11

    Padrão

    http://www.megaroteadores.com.br/redeerro.jpg
    A internet saia do p1, somente saia a internet, nenhum cliente conectado lá, todos concentravam no p3, até o p2 já gargalava, no p2 tinha mais umas par de clientes ligados, ficava muito trafego do p2 para o p1, pedia muito ping e quanto mais conexões mais lento ficava pra todos...

    http://www.megaroteadores.com.br/redeok.jpg

    tornei a empresa, p1 como ponto de saida de link, linkei em full duplex em 3 pontos que são os que tem visada pra base, do p2 tem duas saidas, estão em half mesmo pq no total entre p7 e p6 são apenas 15 clientes, entre o p3 e o p5(antigo p2) tmb é full pq tem muitos clientes, pouco mais de 80... nunca mais deu problema de ping nem lentidão...

    passei um orçamento, caso o pessoal aprove vou colocar o projeto no meu site, uma rede de redundancia, cada ponto se liga a no minimo 2 pontos, se um cai o outro está ok..

    faça uma img da sua rede +/- assim e explica... assim fica mais fácil... caso tenha entendido aplique na sua rede...

  12. #12

    Padrão

    amigos, estou também com problemas de ping alto, na rede interna, de qualquer terminal que mando pingar no servidor, o ping fica variando muito das maquinas fica enorme, 300 , 400 , 1000 ms, ( isso na rede interna) e diante disso a internet nem se fala ..
    testei agora o ping no terminal do mk e vi variações, onde o certo seria 1ms, pois to apenas pingando na placa de rede, testei nas 3 placas de rede e continua da mesma forma, alguém ja passou por uma situação desse tipo ?

    obs: figura no anexo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping.JPG
Visualizações:	86
Tamanho: 	106,8 KB
ID:      	5936  

  13. #13

    Padrão

    Comecei a ter problemas com ping na rede interna quando migrei para o MK 4.2....

  14. #14

    Padrão

    quanto maior o trafego na rede wireless maior diferença faz em ser half e full, o trough entre os pops faz grande diferença, a configuração dos rádios, eu ainda não testei a versão 4 em pop em uso, somente em laboratório e percebi que todos, 4.0, 4.1 e 4.2 dá muito pau e aumenta o uso do processador das rbs, principalmente a serie 400, na serie 600 tmb da pau, muito menos mais da pau... eu utilizo em todos os rádios que eu tenho em todos os clientes neste momento a 3.30... faz o seguinte, desativa um bom numero de clientes e testa novamente, provavelmente vc tah com excesso de trafego...