+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Duvida em equipamentos

    Bom pessoal sou um pouco novo em sistemas wireless, mas já tenho uma noção de como as coisas funcionam, e gostaria de tirar umas duvidas...

    Primeiro vou passar a minha topologia de rede...

    Tenho o link de 2MB da Velox, que chega no modem que esta em bridg, e um PC com Mikrotik instalado que disca o modem e gerencia o link, esse PC com o mikrotik está com mais uma placa de rede que eh minha LAN, e esse meu PC com o Mk, esta com web-proxy e hostpot para gerenciamento de usuário. Daí o lan vai para um switch que distribui para meus usuários da rede cabeada, e uma das portas desse switch tem o que vai para um roteador (wr-254) como Ap, mais uma antena aquário de 15DBi, que esta em cima do meu prédio jogando o sinal Wifi, daí em 3 prédios próximos do meu +ou- 500m, estão com uma antena grade de 24dbi, com radio wr-254, como cliente e jogando para um switch com uma aproximadamente 10 usuários, cada prédio,com velocidade de 256k em cada usuário, e esta tudo funcionando perfeitamente, só que quando tem muita gente conectado fica um pouco lento os clientes wifi. E o numero de usuários esta crescendo, já tenho pra instalar outro prédio com mais 15 clientes,
    Daí esta chegando aki a GVT, com velocidades de 3mega a 100 mega, daí ainda não tem disponibilidade na minha área, mas no prédio da minha tia que fica 1500 metros do meu já tem essa disponibilidade, e sei que vai demorar a chegar no meu por ser um bairro “pobre” esse prédio tem visada limpa do meu, um prédio de 20 andares e o meu de 4 andares, daí estava querendo colocar lá e jogar pro meu prédio, por enquanto só os 20 megas mas já visando a de 50mega ou a de 100 dependendo do numero de clientes, daí como tem alguns concorrentes aqui, queria oferecer um serviço de boa qualidade...

    Minhas duvidas?
    1 – Quis equipamentos devo colocar no ponto a ponto do prédio da minha tia pro meu, sabendo que tem 1500m de distancia, visada limpa, e pretendendo colocar uma conexão de 20mb a 50mb?
    2 – Qual equipamento seria melhor colocar para jogar o sinal no lugar do meu Ap wr254 com uma aquário de 15dbi? Estava pensando em colocar uma Bullet M5 com uma antena de 12dbi omni da hyperlink?
    3 – Quais equipamento coloco nos prédios pra receber o sinal? visando em oferecer velocidade acima de 256k.


    Não precisar ser equipamentos poderosos não, mas o que atenda minha rede citada.
    Agradeço desde já

  2. #2

    Padrão

    tem que ser routerboard com cartões mini pci, antenas 5.8 ghz...

  3. #3

    Padrão

    e ae mano eu recomendo vc colocar em todos os seus predios que vc que integra com sua rede usar RouterBoard com cartoes 5.8, no caso de 100 megas vc vai ter que usa o sistema de uma antana down e a outra de up . . .