+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Gateway nao Funciona !!!!!

    bom dia a todos

    Eu uso aki no meu provedor um aprouter(wr254) e link adsl
    com dhcp ativo no moden adsl

    tenho 9 clientes na lan e 13 clientes wlan

    eu conecto o moden na porta wan do aprouter
    que trabalha no modo bridge com dhcp disligado,
    controle de acesso wlan ativo por mac e
    controle de banda ativo por mac


    O problema:

    o controle de banda funciona legal tanto na lan quanto
    na wlan, so q quando
    alguem da lan conecta um pc q nao tem o mac cadastrado
    no controle de banda, fika aberto pra ele toda a banda da rede
    (gvt 15 mega dow 1 up) sem nenhum limite

    ....ai me falaram pra mim deixa o aprouter em modo gateway com nat e dhcp
    ativo q o problema acabaria, ai eu troquei o modo configurei ele e fiko
    tudo lindo na lan, so conecta a internet q tem o mac cadastrado no controle de banda
    se nao tive o mac la nao navega,

    so q ai a wlan q nao funciono mais, tenho 5 cliente, por exemplo, conectado em um unico ap
    (modo cliente isp com dhcp desligado, e ip do ap fixo) so que ninguem consegue navega, eles ate
    recebe o ip do aprouter so q nao navega na net

    Ai vai minhas pergunta >

    1 - Deve coloka o ip do APcliente( que e fixo e esta 192.168.1.2) em cliente para recebe o ip do APservidor
    e deixa o dhcp da lan dele ativo para os 5 clientes e fazer o controle de banda nesse APcliente?

    2 - Devo cadastra no APservidor o mac do ap cliente ou das placa de rede dos clientes conectado no ap?

    ...se alguem poder me da uma ajuda ai Agradeço muitoo
    Última edição por Magal; 29-10-2009 às 22:29.

  2. #2

    Padrão

    bom, eu recomendaria vc montar um servidor,ou comprar uma rb 450g para usar como servidor, bom até uma 433 comum serviria, ai vc controla todos seus usuarios, autentica o modem e evita quedas do mesmo pois estara em bridge, tera um controle de banda muiito melhor q do seu ap, conseguira atender mais clientes já que vai tira bastante carga do seu ap....

  3. #3
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Bom cara, posso te passar o link de umas video aulas do APRouter, são boas.
    Posso te dizer tmb que tem uma checkbox na parte de controle da banda do APRouter que serve para que os clientes não cadastrados não tenham acesso (é alguma coisa com "Firewall" o nome dela), nas video aulas fala bastante dessa opção.
    Sobre o modem, mesmo que vc use o APRouter e não uma RouterBoard que o amigo acima recomendou e eu assino em baixo, sugiro que use o modem em modo bridge sempre, fazendo o APRouter autenticar a ADSL... Nesse caso seu APRouter teria que ficar em modo Router, e carregaria ele mais um pouco, mas descarregaria o modem, é de analizar o que fica melhor no seu caso, mas posso te garantir que esse APRouter não vai aguentar muito tempo sem abrir as pernas... Usei um APRouter em modo router com controle de banda para controlar uma LAN e ele não aguentava mais de 15 clientes simultâneos... então... acho que o negócio é começar a pensar seriamente em uma routerboard!
    Ahh ainda sobre o APRouter, tem um modo de operação que ele não funciona a porta 5, acho que é WDS... mas tem que dar uma testada faz tempo que não uso os ARPouter wr254, aliás, eles não são mais homologados né... pelo menos é o que eu vi no site da ANATEL... fui verificar a licença e dizia que tinha sido cancela... Até hj não sei porque, gostaria de saber...
    Espero ter ajudado ai! Abraço,

  4. #4

    Padrão RESOLVIDO!

    ai galera valeu pela ajuda...eu consegui resolve aki

    coloquei o ap dos cliente pra rescebe o ip do Apservidor e deixei o dhcp nele ligado.

    ....mais eu vo troca o meu provedor , vo coloka um mk 433ah aki com uma xr2 ja to comprando agora e so fika de olho no forum pra configura ele certim.

    obrigado