+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida em equipamentos wifi

    Bom pessoal sou um pouco novo em sistemas wireless, mas já tenho uma noção de como as coisas funcionam, e gostaria de tirar umas duvidas...
    Primeiro vou passar a minha topologia de rede...
    Tenho o link de 2MB da Velox, que chega no modem que esta em bridg, e um PC com Mikrotik instalado que disca o modem e gerencia o link, esse PC com o mikrotik está com mais uma placa de rede que eh minha LAN, e esse meu PC com o Mk, esta com web-proxy e hostpot para gerenciamento de usuário. Daí o lan vai para um switch que distribui para meus usuários da rede cabeada, e uma das portas desse switch tem o que vai para um roteador (wr-254) como Ap, mais uma antena aquário de 15DBi, que esta em cima do meu prédio jogando o sinal Wifi, daí em 3 prédios próximos do meu +ou- 500m, estão com uma antena grade de 24dbi, com radio wr-254, como cliente e jogando para um switch com uma aproximadamente 10 usuários, cada prédio,com velocidade de 256k em cada usuário, e esta tudo funcionando perfeitamente, só que quando tem muita gente conectado fica um pouco lento os clientes wifi. E o numero de usuários esta crescendo, já tenho pra instalar outro prédio com mais 15 clientes,
    Daí esta chegando aki a GVT, com velocidades de 3mega a 100 mega, daí ainda não tem disponibilidade na minha área, mas no prédio da minha tia que fica 1500metros do meu já tem essa disponibilidade, e sei que vai demorar a chegar no meu por ser um bairro “pobre” esse prédio tem visada limpa do meu, um prédio de 20 andares e o meu de 4 andares, daí estava querendo colocar lá e jogar pro meu prédio, por enquanto só os 20 megas mas já visando a de 50mega ou a de 100 dependendo do numero de clientes, daí como tem alguns concorrentes aqui, queria oferecer um serviço de boa qualidade...

    Minhas duvidas?
    1 – Quis equipamentos devo colocar no ponto a ponto do prédio da minha tia pro meu, sabendo que tem 1500m de distancia, visada limpa, e pretendendo colocar uma conexão de 20mb a 50mb?
    2 – Qual equipamento seria melhor colocar para jogar o sinal no lugar do meu Ap wr254 com uma aquário de 15dbi? Estava pensando em colocar uma Bullet M5 com uma antena de 12dbi omni da hyperlink?
    3 – Quais equipamento coloco nos prédios pra receber o sinal?

    Não precisar ser equipamentos poderosos não, mas o que atenda minha rede citada.
    Agradeço desde já

  2. #2

    Padrão

    amigo recomendo vc usar para os PTP, 1 rb433 em cada ponta, com cartões 5.8, e direcionais 5.8, recomendo tbem trocar o seu ap que esta na omni por uma rb e cartao mini pci, sua rede pode estar lenta pelo fato do seu ap não estar conseguindo passar todo o trafego dos predios...

  3. #3
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    amigo recomendo vc usar para os PTP, 1 rb433 em cada ponta, com cartões 5.8, e direcionais 5.8, recomendo tbem trocar o seu ap que esta na omni por uma rb e cartao mini pci, sua rede pode estar lenta pelo fato do seu ap não estar conseguindo passar todo o trafego dos predios...
    Bom, acho que não há mais o que escrever, o amigo acima disse tudo o que eu ia dizer... cada palavra... hehe

  4. #4

    Padrão equipamentos para uso

    ola fabinhonsouza

    cara como a distancia e perto basta vc usar uma nano5 de cada lado nem pressisa de antena externa nao as propias nano5 tem antenas de 14dbi que nessa distancia passa 20mb tranquilo

    na omni para os clientes coloque uma bullet2.4 e suficiente ....


    custo total disso tudo entorno de 1.300,00


    com rb vc tera um custo muito alto

  5. #5
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Fabinho,

    Tens duas opções, uma em torno de R$1.500,00 e outra em torno de R$3.000,00
    a PRIMEIRA utiliza nano5, com antenas internas, passa até 25mbps se usar canais a 40mhz.
    A outra seria com rbs+antenas OIW + cartão xr5.

    É só escolher.
    Qualquer duvida me mande mp que faço projeto pra vc gratis.

  6. #6

    Padrão

    Bom dia!
    Meu nome é Sérgio Roberto ou Gerente de Negócios Telefonica-Canais.
    Trabalho com venda de Links Dedicado com Protocolo BGP e Full Duplex,talhamos com progeto especiais, para a verificação de viabilidade e portas disponíveis.
    Maiores informações entre em contato:
    Msn:[email protected]
    Email: [email protected]
    Fone:11 99345300
    Desde já agradeço e fico no aguardo de umbreve retorno.