+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Nanostation2 com Mikrotik

    Olá amigos! Esta é minha primeira participação no fórum, mas acompanho ha 6 meses.
    Me desculpem se eu mandar este post pro lugar errado, se isso acontecer por favor me corrijam!
    Eu estou iniciando um provedor de internet via rádio, Nunca tive experiências com Wireless e nunca tinha ouvido falar de Mikrotik, Setorial, Ap, Pig tail e outras palavras que eram de outro mundo para min! E todo o conhecimento que tenho até hoje, uma grande parte devo a este site maravilhoso. Bem, como a maioria dos iniciantes tenho muitas dúvidas, dificuldades e pouco capital! Mas tenho muita vontade de seguir nesse caminho e acredito que vou conseguir com a ajuda de todos.
    O negócio é o seguinte, tenho olhado várias matérias sobre o nanostation2 e me parece ser uma alternativa quando se trata de custo benefício, será mesmo que ele funciona com um computador como servidor usando o Mikrotik? A minha idéia é usar três nanostation2 com três setoriais de 120°, todos ligados a um Hub Switch de 8 portas lá em cima da torre, lá de cima descer somente o cabo de rede e o de energia, esse cabo de rede chega até o computador servidor Mikrotik que vai fazer o controle de tudo.
    Eaí amigos? Será que tem como dar certo isso? Ou alguém teria alguma solução parecida, porque a intenção é de não colocar equipamentos e caixa hermétrica na torre para que facilite o trabalho e eu não precise fazer manutenção nas alturas.

  2. #2

    Padrão Boa alternativa

    è uma alternativa otima, estou trocando todos meus aps, por ubiquitis e estou muito satisfeito, eu uso o nano 2 e em uma das repetidoras estou usando o 5.8, potencia boa, facil instalacao, e baixo nivel de ruido, por enquanto nao tenho o que falar mal deles.

  3. #3

    Padrão

    Amigo iafury, está certo da forma que citei, os nanos podem se comunicar com o computador servidor Mikrotik, passando por um hub switch primeiro e descendo somente 1 cabo de rede?
    Outra coisa, será possivel um sinal bom sem antena externa em um ráio de até 1,5 KM de distância entre a torre e o cliente com visada total e parcial?

  4. #4

    Padrão ...

    Citação Postado originalmente por tommoreira Ver Post
    Amigo iafury, está certo da forma que citei, os nanos podem se comunicar com o computador servidor Mikrotik, passando por um hub switch primeiro e descendo somente 1 cabo de rede?
    Outra coisa, será possivel um sinal bom sem antena externa em um ráio de até 1,5 KM de distância entre a torre e o cliente com visada total e parcial?

    Sim pode usar assim, eu faço o sequinte, tenho varios aps enviando o sinal todos cadastrados com uma faixa de ip assim, 10.31.154.x e meus clientes e o servidor teem a faixa de ip 192.168.200.x, ligo os aps no hub e o hub no servidor, oque acontece é que os aps fazem a rede e o servidor gerencia a internet.

    Eu tenho dois aps ubiquiti de 5.8 a 8 km de distancia sem antena eterna funcionando em uma repetidora, e o sinal e muito bom, mas o recomendavel é que utilize sim antena externa

  5. #5

    Padrão

    Dica:
    Compre 6 nanos e feche o ring pois o nano é de 60º graus.
    Larga mão de painel de 120º, usa só o nano pois ele atende 2 km com boa performance.
    Veja em sua cidade se a maioria dos provedores trabalham na vertical ou na horizontal, opte por trabalhar na que menos tiver interferência.
    Faça excelentes instalações de antenas nos seus cliente, todo com visadas e etc, canos altos para evitar o ACK alto.
    Atualize os Nanos para a versão atual.
    Trabalhe com 17dbm para não forçar o Nano.

    Faça isso que conseguirá atender em média de 100 usuários. Tenho essa estrutura em uma torre.
    06 nanos - Switch Encore - Server Mikrotik - Load balance pcc 2 Adsl 4Mb
    Pings inacreditáveis de 1ms - no max 10ms.
    Abraço
    Última edição por fasseabra; 29-10-2009 às 02:56.

  6. #6
    Rezer
    Visitante

    Lightbulb Conf Nanostation2

    Comprei e instalei um nanostation2 para usar em modo AP. Porém o sinal em meu notebook esta fraco mesmo perto da antena. E quando tento conectar em minha casa que fica aproximadamente 50m da antena o sinal é ruim e só consigo conectar quando estou na sacada. Alguém pode me passar alguma dica?

  7. #7

    Padrão Re: Conf Nanostation2

    Descreva melhor o objetivo que deseja usufruir do equipamento pois talves esteja utilizando o equipamento errado para a aplicação

  8. #8

    Padrão Re: Conf Nanostation2

    Utilizo essa estrutura e pretendo aumentar ainda mais, pois o custo e bem mais baixo do que usar setoriais, pig tails, cartões, lembro quando comprei meu primeiro nano2 para testar, tinha uma estrutura que cada cliente tinha sua chave wep ( que pode ser usada wpa tb ), tive de abandonar esse esquema porque o nano utiliza uma única chave pra todos os clientes, onde antes consultava no radius, o q fiz foi colocar uma chave wpa em comum pra todos os clientes em modo bridge e fazer o mk de concentrador pppoe, onde faço controle de banda, firewall e afins, ficou otimo, preste atenção no nano em horizontal ou vertical pode estar um de um jeito e outro de outro..

    Espero que sirva a experiencia.