Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Tenho aqui a seguinte estrutura

Na torre tenho uma RB 433 AH com 3 cartões 8602 e 3 setoriais tsm
    PTP com Nano 5 passando 24 megas
    No meu escritório tenho a seguinte estrutura:

Servidor MK + Servidor Linux com Cache

Ja tentei usar o mk para cache porem o seu desempenho fica insatisfatório, depois que tirei p proxy cache do mk o desempenho dele melhorou 100 %.

To pretendendo no inicio do ano dar uma modificada pois meu link ta chegando no topo.

Vou montar assim:

MK RB 450 G - para load balance por PCC
    MK RB 1000 gerenciando toda a rede
    Server Linux - com cache

Vou montar tudo dentro de um rack e acho que vai ficar bom.

E dependendo vou substituir os nanos por rbs com XR 5

Mas mesmo com a estrutura atual meus servers são super estaveis.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         up central.jpg
Visualizações:	78
Tamanho: 	8,8 KB
ID:      	5914   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         up torre.jpg
Visualizações:	71
Tamanho: 	11,4 KB
ID:      	5915  

2. Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Tenho aqui a seguinte estrutura

Na torre tenho uma RB 433 AH com 3 cartões 8602 e 3 setoriais tsm
    PTP com Nano 5 passando 24 megas
    No meu escritório tenho a seguinte estrutura:

Servidor MK + Servidor Linux com Cache

Ja tentei usar o mk para cache porem o seu desempenho fica insatisfatório, depois que tirei p proxy cache do mk o desempenho dele melhorou 100 %.

To pretendendo no inicio do ano dar uma modificada pois meu link ta chegando no topo.

Vou montar assim:

MK RB 450 G - para load balance por PCC
    MK RB 1000 gerenciando toda a rede
    Server Linux - com cache

Vou montar tudo dentro de um rack e acho que vai ficar bom.

E dependendo vou substituir os nanos por rbs com XR 5

Mas mesmo com a estrutura atual meus servers são super estaveis.
    Olá fernandodeDeus,

Você mencionou que o proxy de cache do MK não estava tão robusto, gostaria de saber o que vc acha que aconteceu para tal isso ocorrer.

Tipo: Qual a configuração da maquina que o MK estava instalado, quanto de espaço em disco vc setou para o cache....

Valeu!!

Efren Langsdorf Júnior
    Analista/Consultor JAVA
    MEG@NET - Serviços em desenvolvimento de software e telecomunicações.
    Site: http://www.assinesuatv.net
    Última edição por efrenjunior; 28-12-2009 às 13:37.

3. eu acho que é o calcanhar de aquiles do mk é o proxy cache ....na minha opinião é a unica coisa que não roda 100 % , num sei te dizer por que mas tava com 10 gb setados no proxy num p4 com 1 gb mem quando chegava no 6 gb dava lentidão no carregamento e consumia memoria do mk . Até hj num descobri o porque. depois disso troquei o hd por cf de 2 gb e coloquei cache separado e mudou da agua pro vinho.

4. Olá amigo!

Olha, não tive boas experiências com o MK como cache... E vejo isso nos provedores que conheço também!

A melhor configuração, no meu ponto de vista é:

RB que fará a parte dos rádios.

PC com mikrotik fazendo roteamento, queue, etc...

PC com linux fazendo cache (squid)

Essa inclusive é a forma que eu trabalho hoje e tem sido muito estável.

Se bem que eu fiz uma vez PC-AP com placas da D-LINK, não ficou muito bom e parti para RBs. Porém agora vc pode colocar as minipci nos PC-AP com adaptadores que não existiam na época que eu usei o PC como AP. Conheço quem tem PC-AP dessa forma e está muito feliz.

Em todo caso, sempre procure deixar o cache numa máquina sepada, com Linux e Squid! Cache não é o forte do MK!

Abraço!
    Fabrício

5. Obrigado até o momento pelas respostas.

Mas resolvi postar essa mensagem, pois no intervalo de tempo em que abri este post eu montei um mini laboratório em minha casa e simulei as duas opções, e de acordo com o que a galera mencionou até o momento fui realizando modificações.

O que mais me chamou a atenção foi após ter colocado o web-proxy do MK no mesmo HD onde estava instalado o SO, o FernandodeDeus mencionou que utilizou dois HD's e gostou do resultado resolvi fazer o mesmo. A mudança foi gritante, realmente o MK trabalha melhor usando um HD pra ele e outro para o cache. Mesmo o FernandodeDeus ter usado um CF, que sabemos que a velocidade de transferência é inferior a um HD, comigo usando dois HD's foi muito bom. Mas vale lembrar que este teste foi realizado in-door, por apenas 4 maquinas simulando clientes. E foi feito em uma semana, pois sabemos que agente realmente vê a estabilidade de um sistema após algum tempo em funcionamento continuo.

Mas como nem tudo é maravilha, realizei o teste com o linux, baixei o Ubuntu e pelo Synaptic instalei o Squid. A diferença de velocidade é imperceptível, mas quando temos uma grande quantidade de acesso, o delay entre a requisição e envio de pacote, o Squid obteve maior êxito. Mas esse mesmo delay ainda é menor se comparado ao da internet sem o proxy. Como foi um teste vale lembrar que este esquema, quando está em produção, possui muitos clientes. Então não sei dizer se o MK vai aguentar.

Se alguém tiver algo a acrescentar, por favor, escreve ai...

Efren Langsdorf Júnior
    Analista/Consultor JAVA
    MEG@NET - Serviços em desenvolvimento de software e telecomunicações.
    Site: http://www.assinesuatv.net
    Última edição por efrenjunior; 28-12-2009 às 13:37.

Tópicos Similares

1. PCAP ou RB, qual melhor usar
    Por jhfaria no fórum Redes
    Respostas: 74
    Último Post: 30-07-2011, 09:18
  2. Firewall RB mikrotik em modo bridge
    Por adrianofante no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 23-04-2009, 08:44
  3. rb bridge nao repassa ip valido?
    Por francistomba no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 13-03-2009, 20:28
  4. RB 153 com 3 cartões em AP Bridge lento.
    Por magnusrk8 no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 21-07-2008, 08:37
  5. RB Bridge Transparente
    Por EdilsonLSouza no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 27-05-2008, 12:50

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L