+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de banda em AP+WDS

    Olá pessoal queria saber se tem como fazer controle de banda de cada cliente num ap em modo AP+WDS?

    Obrigado....

  2. #2
    Analista de Suporte em Ti Avatar de rpclanhouse
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    Suzano SP
    Posts
    409
    Posts de Blog
    10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rtflmeganet Ver Post
    Olá pessoal queria saber se tem como fazer controle de banda de cada cliente num ap em modo AP+WDS?

    Obrigado....
    Vc pode controlar a banda pelo proprio Mk se vc estiver utilizando, se for de Ap para Ap, depende de cada software, coloque mais detalhes ai de seu ap e sua estrutura

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rpclanhouse Ver Post
    Vc pode controlar a banda pelo proprio Mk se vc estiver utilizando, se for de Ap para Ap, depende de cada software, coloque mais detalhes ai de seu ap e sua estrutura

    entaum aqui eu naum toh usando servidor central toh controlando banda e liberando os macs para conectarem, tudo no proprio ap, esse ap estah em ap+wds bridge e firmware aprouter 7.3, queria controlar a banda dos clientes por mac nesse ap.... tende?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rtflmeganet Ver Post
    entaum aqui eu naum toh usando servidor central toh controlando banda e liberando os macs para conectarem, tudo no proprio ap, esse ap estah em ap+wds bridge e firmware aprouter 7.3, queria controlar a banda dos clientes por mac nesse ap.... tende?
    Ola Amigo..

    Primeiramente atualiza o teu Aprouter para 8.3, é um firmware bem melhor..

    quanto a sua duvida, se vc utilizar o AP principal em modo AP-WDS, o controle de banda nele não funciona, caso vc queira deixar sua rede em ap+wds, vc teria que ter um outro AP, que estaria em modo GATWAY, que ficaria abaixo do seu AP principal em AP+WDS, ai sim o controle de banda seria feito sem problema.

    abraço.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rtflmeganet Ver Post
    entaum aqui eu naum toh usando servidor central toh controlando banda e liberando os macs para conectarem, tudo no proprio ap, esse ap estah em ap+wds bridge e firmware aprouter 7.3, queria controlar a banda dos clientes por mac nesse ap.... tende?
    ola amigo
    vou deixar uma dica...

    tente deixar somente o radio q esta na torre em modo AP (independente de estar em wds ou nao)...
    pois em modo AP, facilita a instalacao de novos cliente, ja q vc podera ver o SSID.

    nos clientes, nunca coloque em modo AP, pois com o tempo vc tera problemas.
    ja q vc mesmo esta gerando interferencia em vc
    nos clientes, deixe em modo cliente (independete de estar em wds ou nao).

    Citação Postado originalmente por xakaboy Ver Post
    Ola Amigo..

    Primeiramente atualiza o teu Aprouter para 8.3, é um firmware bem melhor..

    quanto a sua duvida, se vc utilizar o AP principal em modo AP-WDS, o controle de banda nele não funciona, caso vc queira deixar sua rede em ap+wds, vc teria que ter um outro AP, que estaria em modo GATWAY, que ficaria abaixo do seu AP principal em AP+WDS, ai sim o controle de banda seria feito sem problema.

    abraço.
    so existe firmware ate o 8.2
    nao existe o 8.3

    de qualquer forma...a aprouter fez um bom firmware agora, porem, fez uma grande burrada
    se vc atualizar seu equipamento, ele simplesmente perde a licenca
    ai, vc tera que perder horas entrando em contato com os mesmos para gerar uma nova licenca para vc

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xakaboy Ver Post
    Ola Amigo..

    Primeiramente atualiza o teu Aprouter para 8.3, é um firmware bem melhor..

    quanto a sua duvida, se vc utilizar o AP principal em modo AP-WDS, o controle de banda nele não funciona, caso vc queira deixar sua rede em ap+wds, vc teria que ter um outro AP, que estaria em modo GATWAY, que ficaria abaixo do seu AP principal em AP+WDS, ai sim o controle de banda seria feito sem problema.

    abraço.

    No caso e se eu deixar assim: LINK----------AP PRINCIPAL[AP GATEWAY]((((()))))CLIENTE[BRIDGE]----------AP BRIDGE

    Funcionaria o controle de banda para o ultimo ap (AP BRIDGE)?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    ola amigo
    vou deixar uma dica...

    tente deixar somente o radio q esta na torre em modo AP (independente de estar em wds ou nao)...
    pois em modo AP, facilita a instalacao de novos cliente, ja q vc podera ver o SSID.

    nos clientes, nunca coloque em modo AP, pois com o tempo vc tera problemas.
    ja q vc mesmo esta gerando interferencia em vc
    nos clientes, deixe em modo cliente (independete de estar em wds ou nao).


    so existe firmware ate o 8.2
    nao existe o 8.3

    de qualquer forma...a aprouter fez um bom firmware agora, porem, fez uma grande burrada
    se vc atualizar seu equipamento, ele simplesmente perde a licenca
    ai, vc tera que perder horas entrando em contato com os mesmos para gerar uma nova licenca para vc
    Opa companheiro é que eu tinha atualizado esses dias..

    e lembrei que era a minha terceira versão do 8.XX
    só que na verdade é
    8.2c




    No caso e se eu deixar assim: LINK----------AP PRINCIPAL[AP GATEWAY]((((()))))CLIENTE[BRIDGE]----------AP BRIDGE

    Funcionaria o controle de banda para o ultimo ap (AP BRIDGE)?


    Se vc utilizar assim o controle de banda vai funcionar.
    agora tem um problema que o AP cliente em Bridge não vai repassar o MAC do pc do cliente para o AP principal, vc vai poder controlar pelo MAC do AP do cliente, ai nesse caso mesmo que ele tenha 10 pcs nele se vc cadastrar no ap principal.

    MAC do AP cliente com 512 de down e 256 de UP.

    ele não vai passar disso, o controle de banda funciona bem.

    Abraço..

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xakaboy Ver Post
    Opa companheiro é que eu tinha atualizado esses dias..

    e lembrei que era a minha terceira versão do 8.XX
    só que na verdade é
    8.2c




    No caso e se eu deixar assim: LINK----------AP PRINCIPAL[AP GATEWAY]((((()))))CLIENTE[BRIDGE]----------AP BRIDGE

    Funcionaria o controle de banda para o ultimo ap (AP BRIDGE)?


    Se vc utilizar assim o controle de banda vai funcionar.
    agora tem um problema que o AP cliente em Bridge não vai repassar o MAC do pc do cliente para o AP principal, vc vai poder controlar pelo MAC do AP do cliente, ai nesse caso mesmo que ele tenha 10 pcs nele se vc cadastrar no ap principal.

    MAC do AP cliente com 512 de down e 256 de UP.

    ele não vai passar disso, o controle de banda funciona bem.

    Abraço..

    no caso e se eu utilizar o ap principal em ap+wds e o segundo ap em vez de cliente, colocar WDS e no ultimo ap bridge? serah que funciona melhor do que o jeito que eu disse?

  9. #9

    Padrão

    O AP principal tem que ser em AP GATWAY, se for controlar banda nele.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xakaboy Ver Post
    O AP principal tem que ser em AP GATWAY, se for controlar banda nele.
    eu queria controlar banda no ultimo ap, no caso o ap bridge....

  11. #11

    Padrão

    Esse ultimo seria o AP Principal?

    no caso vc vai usar como?

    Modem rotado >> AP Bridge >> Antena Omini

    é isso?

    eu aconselho usar

    Modem Bridge >> AP Gatway >> Antena Omini

    Ai vc usa o controle de banda perfeito, por ip, mac, grupos..

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xakaboy Ver Post
    Esse ultimo seria o AP Principal?

    no caso vc vai usar como?

    Modem rotado >> AP Bridge >> Antena Omini

    é isso?

    eu aconselho usar

    Modem Bridge >> AP Gatway >> Antena Omini

    Ai vc usa o controle de banda perfeito, por ip, mac, grupos..

    Vou esclarecer melhor:

    LINK----------AP PRINCIPAL[AP GATEWAY]((((()))))CLIENTE[BRIDGE]----------AP BRIDGE

    AP PRINCIPAL: Seria o ap que vem logo depois do link (vou usa-lo como ap+wds)

    CLIENTE BRIDGE (vou usa-lo somente como wds)

    E O AP BRIDGE: eu iria controlar a banda dos clientes conectados nele.... esse eh o ultimo ap no caso. fim da rede

  13. #13

    Padrão

    Ok ..

    então do
    )))))CLIENTE[BRIDGE]----------AP BRIDGE

    O cliente bridge vai receber sinal via Wireles em WDS.

    passar o sinal para o 3 AP que vai jogar sinal via cabou ou wireless correto??

    se for assim.. quem passou o IP foi o primeiro rádio então ele teria que controlar a banda. e estando em AP+WDS não vai funcionar.

    dessa forma oq vc pode fazer é:
    no ultimo AP.

    ao invez de AP Bridge

    ele seria outro AP GATWAY.

    ai ele faria uma nova tabela NAT.

    no caso ele recebe o IP

    192.168.2.3 = pela porta WAN dele,

    com isso ele ja estaria com a internet, repassada pelo seu AP principal em AP+WDS.

    e ai ele faria uma nova tabela Nat
    na qual o ip dele seria

    192.168.3.1 e passaria ips até 192.168.3.254 por DHCP por examplo.

    ai agora nesse 3 radio vc pode controlar banda dele perfeitamente, e todos os pcs que tiverem conectados nele vai ta passando os MACS. tando por rede cabeada como wireless.

    abraço.

  14. #14

    Padrão

    entendi muito obrigado pela informação....

  15. #15

    Padrão

    Blz..

    espero que de tudo certo..

    abraço..

  16. #16

    Padrão Re: Controle de banda em AP+WDS

    ola, aproveitando o tópico, to com uma duvida...to querendo montar um provedor aqui, dai eu ia mandar o sinal de outra casa, com um radio configurado em ap+wds com uma anteda de grade, mandando pra outro radio funcionando em wds com uma antena omni. a pergunta é o seguinte. da pra controlar a banda somente do segunda radio, ou o controle tem que ser no primeiro radio? ou entao colocar o segundo radio em repetidor universsal seria melhor? e controlar a banda pelo primeiro radio?