Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Peripécias de uma rede mesh metropolitana

    Ola a todos.
    Estou iniciando na área das redes mesh. Temos algum experiencia em redes wireless convencionais, P-a-P, P-a-Multiponto, Repetidores, etc. Ao iniciarmos um projeto de uma rede metropolitana, para cobrir pequenos municipios (acredito que dentro em breve poderemos cobrir grandes áreas), nos batemos com algumas questões problematicas de redes wifi... Por exemplo, como extender seu alcance sem q seja necessários trabalhosos e complicados apontamentos de antenas, construção de torres repetidoras, rotas de backup,etc, etc....
    Vendo esses problemas e imaginando pra que lado correr (por que com a gente é assim... ou mato.. ou morro... ou corro pro mato, ou corro pro morro!!!), lembrei de ter lido a algum tempo a promessa dos protocolos MESH, e resolvi correr atrás pra ver onde estava isso e quem eram os player de mercado.... Rapaz.. que susto!!! Praticamente ninguem resolveu investir na tecnologia!!! Num primeiro momento todas as referencias eram para uma solução motorola, baseada em Canopi, linkando os radios a 5.8 e distribuindo a 2.4, mas que nao era mesh puro, depois alguma coisa sobre os Skypilots e Meraki..... tudo uma coisa meio proprietaria... e com um proibitivo para nosso projeto: Custo absurdamente alto. Aprofundando as pesquisas começaram a aparecer novas referencias, agora quase todas apontando pra uma solução da Gi-link. Apos um contato com uma distribuidora nacional desses equipamentos,onde nem eles mesmos tinha muitas informações sobre o produto, sua funcionalidade, etc,etc, etc, resolvemos que era o caminho!! Afiamos o facão e resolvemos abrir a picada no que parecia uma floresta fechada e nao muito explorada.
    Adquirimos inicialmente 10 radios, os 2432, com 85mwatts (coisa q so fui descobrir agora), e com esses radios montamos um hotspot num condominio universitario de 4 andares. Surpresa!!! Em 4 horas todos os radios estavam em pé, e funcionando. Substituimos a antena original por uma antena de 7Dbi interna (absurdamente jaguara!!! nao recomendo pra ninguem... antena tem q ser hyperlink.. o resto.. é dor de cabeça...). Ok tudo funcionando, alguns problemas de cobertura ainda, algumas áreas de sombra, mas agora que sei a potencia dos radios, nada diferente do esperado. O grande problema: A gestão desses usuarios. Após praticamente 7 dias de exaustivos testes com os mais diversos captives portais que vcs possam imaginar, Chillispot, WifiDog, WifiPay, SpotPay, uma dezena que encontramos na net, me dei por vencido (antes q alguem questione, tenho 10 anos de experiencia em linux e redes). Achei que os hotspots nao seriam a solução e tentamos novamente através de autenticação Radius, usando WPA. Até funcionou.. porem requer uma configuração um pouco trabalhosa, complicada de deixar para um usuario leigo fazer e se virar sozinho (detalhe a ser percebido, funcionou muito bem no WINXP, no vista e no Seven, nem a baixo de pancada!!!!, mas nao insisti muito pq vi que nao seria o caminho). As coisas ja estavam feitas e sacramentadas, entao tinhamos q levar a frente. Fizemos a solicitação de mais 50 radios mesh, desta vez com antenas de 8Dbi Hyperlink (quanta diferença!!!). Percebemos que os radios enviados eram um pouquinho diferentes tambem, novamente so descobri o pq dessa diferença ontem, no primeiro contato com o desenvolvedor direto da solução, o radio q foi me enviado na segunda vez foi o 2450, com 500mW (0.o)!!!! Que brinquedinho fantastico!!! De cara ja se mostrou muito mais agil que os 2432. Enquanto os 2432 ficam mais de hora brigando entre si pra estabelecer as rotas e os hops para chegar ao gateway, o 2450 nao leva nem 15 minutos pra estar totalmente online.Primeira experiencia a ser realizada com os novos radios: Substituir totalmente os radios antigos do nosso pequeno hotspot universitário.... O novo radio trouxe tambem integração com uma solução free (pelo menos por enquanto) para controle de usuarios, chamada Coova.net. Bom de bate pronto o impacto foi imediato... usuarios q nao pagavam pelo acesso a alguns meses foram rapidinho acertar sua conta, pois tiveram o acesso sumariamente cortado!!! Otimo, encontrada uma solução, pelo menos temporaria para controle de usuarios, partimos para nossa rede metropolitana, que, ja estava a quase 30 dias atrasada!
    Criamos a rede no dashboard, e cadastramos os macs de todos os radios. Subimos 4 deles, que designamos para serem os gateways, em uma torre com aprox. 50mts de altura. Cada radio utiliza um painel Hyperlink Setorial 90º de 28 DBi (0.o)!!! Otimo, isso nos setorizou a cidade de uma maneira bem interessante. A partir dae vieram os proximos problemas... como distribuir os novos radios pela cidade (fisicamente falando.. onde colocar os bichinhos....). Pensamos que, como tratava-se de um projeto da prefeitura, poderiamos contar com o apoio da empresa de distribuiçao de energia (como estamos no Paraná, trata-se da Copel), pois a prefeitura ja paga a conta da iluminação publica, o que nos permitiria ligar os radios eletricamente ao circuito das lampadas. Ledo engano..... Apos consultar a companhia, ficamos sabendo que nao era possivel "compartilhar" os postes...
    Ok, partimos para outra solução... selecionamos algumas casas na cidade, que teriam a vantagem de ter o radio bem de frente a sua porta, tendo dessa maneira um sinal muito superior... Para isso, bastava nos ceder um pequeno espaço no seu postes de entrada, para pindurarmos a caixinha... e assim o fizemos. Ativamos 8 radios para distribuir o sinal.... que surpreso ficamos ao perceber q com apenas 8 radios cobrimos 20% da area urbana do municipio (tudo bem.. é um municipio pequeno.. menor q muitos bairros de grandes cidades.. tem apenas 11 mil habitantes na area urbana, e a area coberta é de aproximadamente 3km²), com pouquissimas areas de sombra.
    Nada que uma antena "Aquario" direcional de 5 dbi externa usb (acho q muitos devem conhecer essa encrenca), nao resolva.... no restante apenas um pequena omini de 7dbi interna (aquelas com base magnetica), sob a mesa resolve o problema. Na rua é possivel andar tranquilamente com o notebook ou telefone com wifi ligado e conectado constantemente. Apos os testes com esses 8 radios, fui alertado pelo pessoal da squitter para realizar uma atualização de firmware nos radios. A qual estamos executando nesse momento, com previsão de finalização na proxima quarta feira.
    Status Atual do projeto: 5 radios atualizados, faltando 3 dos que estao em operação e os da torre. Isso de ver realizado na terça feira, dia 03/11. Apos isso outros 33 radios devem entrar em operação até o dia 06/11.
    Coisas a testar: O novo painel oferecido pela equipe de desenvolvimento, que parecer ser muito melhor que o Coova.
    Problemas ainda a serem resolvidos: Integrar a rede com um servidor de proxy, para, racionalizar o uso do link, controlar redes P2P, e proibir acesso a sites de conteudo impropio (é uma rede com fins educativos.. mas nao educação sexual....).
    A medida que a rede for crescendo vou atualizando aqui... Duvidas, no meu parco conhecimento, estarei disposto a colaborar. Mais uma vez parabens a equipe de desenvolvimento, pois realmente é um produto muito bom, muito promissor. O equipamento da Gi-link realmente me parece ser o mais promissor (relação custoxbeneficio) para pequenos provedores, ou projetos bem segmentados. Obvio que, estamos falando de uma solução de ultima milha de distribuição, onde cada nó consegue througput de aprox. 4mb. se vc levar em conta que teremos algo em torno de 15 a 20 user no maximo por nó, teremos uma banda de 200k por user... uma coisa bem aceitavel...Outra grande vantagem da solução é possibilidade de descentralização dos links, onde realmente funciona o roteamento dinamico, procurando os caminhos com menos trafego.

    Abraço

  2. #2

    Padrão

    que show cara
    parabéns pelo pioneirismo e meter a cara a tapa!

    sempre quis saber melhor sobre mesh, e vc conseguiu me aprofundar um pouco mais no assunto.

    tenho algumas dúvidas, que talvez você possa responder:

    A rede mesh é só entre os aps? os clientes não fazem parte dessa rede? quer dizer, eles também não fazem papel de um nó? (provavelmente não)

    Como eu acho q eles não fazem parte do nó, será possivel eles fazerem parte do nó? qual os prós e contras? precisa de um software ou protocolo instalado no cliente pra isso?

    obrigado!

  3. #3

    Padrão

    Valeu Rodrigo... Mas tapa é pouco.. foi de bicudão na sambiquira pra cima.. kkkk e ainda to apanhando...

    Sobre os clientes poderem fazer parte da malha.. cara.. com os equipamentos q eu estou usando, os Gi-link, vc pode usar o AP como cliente e ligar uma maquina por exemplo na interface lan dele que ele sai navengado direto... Agora usar a placa de rede wireless do teu note como um cliente e ao mesmo tempo ser um repetidor acho q nao é possivel nao. Apesar de existirem implemantações do OLSR que é o protocolo real do mesh, e parece que do BATMAN tambem, nao existe ainda padronização para isso entende? Um exemplo.. se vc pegar um equipamento da Gi-link e tentar colocar numa rede mexe com equipamentos Skypilot por exemplo, nao funciona... a heterogenia entre equipamentos para rede wi-fi de um modo geral na é saudavel... o ideal é focar em uma solução. A grande vantagem é no caso dos Gi-link (antes q alguem pergunte, nao sou revenda nem distribuidor.. estou defendendo o produto pq gostei dele), é o custo, que permite que vc crie uma grande capilaridade na sua rede. Aliado a facilidade de vc ter várias saidas para internet cria uma rede descentralizada de baixo custo e altissima performance.

    Acho que é por ae....

    Amplexos...

  4. #4

    Padrão

    quanto q foi cada radio? sao todos iguais? nao precisa ter um gateway diferente? tem firewall em cada aparelho ou algo do tipo?

  5. #5

    Padrão

    Vamos la... Primeiro.. eu comprei kitzinhos.. cada kit veio com uma radio + 01 pigtail + caixa hermetica + hyperlink 8dbi externa = R$ 650,00 mais ou menos

    Os radios sao todos iguais sim... unica coisa que quando vc linka um deles numa saida pra internet, ele rasga a roupa, e sai de cueca por cima da calça virando um supeeeerrrrr rádiooooo, hehehe
    Brincadeiras a parte, ele se registra no painel de administração como um gateway, e a partir dae ele passa a controlar a rede. Essa questao do painel de controle é outra jogada legal da Gi-link. Vc nao precisa configurar radio por radio. Basta vc criar a sua rede no painel de controle, que é via web, configura os parametros da rede, como nome, tipo de autenticação, etc, etc, e cadastra os macs dos radios. Quando eles encontram a saida pra net, eles buscam automaticamente a configuração no painel e ficam online. Na verdade vc nao acessa diretamente o radio, e sim um painel de adm geral.Apesar que existe acesso ao S.O. do radio via ssh, mas eu nunca usei.. nem sei pra que usar na verdade.. kkkk


    Abraços

  6. #6

    Padrão

    achei isso, parece ser bom. cada cliente passa a ser um nó. Gi-link Mesh
    » Entendendo a tecnologia Mesh Linkteck Training
    falow..
    Última edição por ThyagoComputer; 31-10-2009 às 02:04.

  7. #7

    Padrão

    Quando surgiu a divulgação com aquelas apresentações do Gi-link mesh em janeiro, parecia que a coisa ia pegar rápido. Mas até agora, voce é o único que testou. E os testes estão batendo com o que a apresentação mostrou.
    Simplicidade!!!

    Mas uma coisa me preocupa nisto tudo é a questão da homologação.

    O Dr Ajax, que é o próprietário da Squitter, disse na época que a homologação sairia logo. Porém até hoje não saiu. A Dinamic Wireless que é uma distribuidora deles, não sabe muita coisa a respeito.
    Eu estou com um projeto deste na cabeça desde que assisti 4 vezes a apresentação.
    A coisa que mais me impressionou, além da simplicidade, é a descentralização.
    Vejo neste modelo de mesh controlado pelo dashboard aliada a descentralização, uma maneira de termos serviços com custo muito reduzido.
    Outra coisa que na época foi prometido é a integração com mikrotik. Afinal, não é muito fácil trocar tudo de uma hora para outra. Com a integração, poderiamos manter uma rede hybrida e aos poucos passando tudo para mesh.
    Mas ultimamente tenho tentado contato com o Dr. Ajax, mas não tive sucesso.

    Os meraki que voce citou, tem uma proposta de trabalho muito parecida, mas tentei comprar algumas unidades com o distribuidor oficial em Curitiba e me informaram que a venda só seria possível a partir de um lote mínimo de peças.
    Este preço que voce pagou, foi aqui no mercado nacional? No site da Squitter.com, na Flórida, fica bem mais barato.

  8. #8

    Padrão

    Parabens, estou impressionado com seu relato, nunca acreditei em mobilidade com os equipamentos que temos disponível hoje em nosso ramo. Gostaria de mais detalhes sobre a mobilidade.

    No caso de um usuário com um NoteBook, a quantos metros do transmissor consegue-se uma conexão perfeita, sem perdas de pacotes?

    O objetivo do projeto é realmente cobrir uma área pora uso móvel?

    O controle de acesso, banda, conexões simultâneas, tudo isso foi feito no radinhos mesmo?

    Os rádios são interligados pelo seu proprio sinal 2,4 Ghz, ou você fez enlaces entre eles?

    Desculpe por tantas perguntas, mais seria o básico que todos querem saber eu acho!
    Última edição por Josue Guedes; 01-11-2009 às 10:08.

  9. #9

    Padrão Mesh

    Ola,

    O painel a que vc se refere eh do gi-link ou do coova ????

  10. #10

    Padrão

    rfmedeiros

    voce poderia fornecer o contato do pessoal da Gi Link

    abraço

  11. #11

    Padrão

    Vou tentar responder em cima da experiencia q temos no atual andar da carruagem.. dentro de 7 dias terei informações mais precisas.. pois essa semana estamos realizando uma operação intensiva para finalizar o projeto.. na proxima semana teremos informações bem mais precisas.

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Parabens, estou impressionado com seu relato, nunca acreditei em mobilidade com os equipamentos que temos disponível hoje em nosso ramo. Gostaria de mais detalhes sobre a mobilidade.

    No caso de um usuário com um NoteBook, a quantos metros do transmissor consegue-se uma conexão perfeita, sem perdas de pacotes?
    Depende muito da potencia da interface wireless do seu esquipamento.. mas com notes convencionais com chipset atheros ou intel (acredito q mais de 90% do mercado), tivemos em campo aberto (no meio da rua mesmo) 150mts sem perda de pacotes.. mais q isso ja começa a perder...

    O objetivo do projeto é realmente cobrir uma área pora uso móvel?
    O uso móvel nao é a principal aplicação... mas pelos testes que fizemos o roaming entre os aps é transparente, sem quedas nem de msn, nem de navegação nem perda de pacotes... o proximo teste sera com um fone wifi usando skype (pra simular ainda mais a realidade, nada de N95, Iphone, BlackBerrys e afins... O negocio vai ser testado na base de um MPtrocentos.. desses que vende em qualquer camelo por 300 reaus....)

    O controle de acesso, banda, conexões simultâneas, tudo isso foi feito no radinhos mesmo?
    Nao.. No modelo da Gilink vc nao tem acesso ao radio .. e sim a um painel de controle onde vc faz essas configurações... uma vez feito isso, o radio faz o "download" dessas confs pra dentro dele.

    Os rádios são interligados pelo seu proprio sinal 2,4 Ghz, ou você fez enlaces entre eles?
    Os radios estao usando a propria rede mesh para criar os hops... ou seja, eles mesmo se enlaçam... apesar do q pode parecer, conseguimos troughput real de até 6mb depois de atualizado o firmware... e como a rede é dinamica, ou seja, no caso de uma rota estar congestionada, o proprio radio procura outro caminho... o q resolve o problema de ter q criar um backhaul parruda pra distribuir.. Obvio que, nao espero um grande desempenho a partir do 5 hop (diferente do que a squitter disse, sobre 15 hops, depois do 6 a latencia sobe muito....) mas mesmo assim, 6 hops é muitaaaaaaaa coisa... permite uma capilaridade da rede fantastica.
    Desculpe por tantas perguntas, mais seria o básico que todos querem saber eu acho!

  12. #12

    Padrão

    Realmente a questão homologação é o meu maior problema no momento. Estamos aguardando um posicionamento para os proximos dias sobre essa questão. O processo ja esta em andamento, pelo que me foi repassado, mas ainda nao finalizado. Como minha região é mais tranquilo, (interior do interior do interior), resolvemos testar a solução aguardando a homologação.
    As distribuições oficiais realmente nao tem conhecimento decente sobre a solução. Essa foi minha principal critica ao Ajax. Antes de realizar a compra, fiz várias pergutas ao distribuidor, que na teoria me atenderam, na hora de botar pra rodar o bicho pegou... Pra vcs terem uma ideia fiquei exatamente 35 dias sendo enrolado pelo suporte do distribuidor (nao vem ao caso qual), para que depois disso, eles assumissem que nao tinham o conhecimento adequado da solução e me passar o contato do Ajax diretamente. Dizer q é um produto novo e que ainda naotem conhecimento nao é feio!!!! Era menos feio... Comercialmente fui muito bem atendido, mas tecnicamente, a coisa andou apenas depois do contato com o ele.
    Tambem questionei a integraçao com Mikrotik, parece que deve sair nas proximas versões do firmware. Para breve. Os custos q eu mencionei foram de aquisição aqui no Brasil sim. Sobre os Meraki, eu vi que a proposta é parecida, mas nao tive um atendimento pré venda descente da distribuição, por isso descartei a solução (como disse antes, na pré venda e no atendimento comercial foi realmente muito bem atendido, o distribuidor que me atendeu pecou apenas no pos vendas, e nao estou cobrando o pleno conhecimento da solução, apenas a pisada na bola de talvez ficarem com vergonha de nao assumir que nao tinham conhecimento completo da solução).

    Acho que é isso. Vou reportando novos progressos.

    Amplexos.



    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Quando surgiu a divulgação com aquelas apresentações do Gi-link mesh em janeiro, parecia que a coisa ia pegar rápido. Mas até agora, voce é o único que testou. E os testes estão batendo com o que a apresentação mostrou.
    Simplicidade!!!

    Mas uma coisa me preocupa nisto tudo é a questão da homologação.

    O Dr Ajax, que é o próprietário da Squitter, disse na época que a homologação sairia logo. Porém até hoje não saiu. A Dinamic Wireless que é uma distribuidora deles, não sabe muita coisa a respeito.
    Eu estou com um projeto deste na cabeça desde que assisti 4 vezes a apresentação.
    A coisa que mais me impressionou, além da simplicidade, é a descentralização.
    Vejo neste modelo de mesh controlado pelo dashboard aliada a descentralização, uma maneira de termos serviços com custo muito reduzido.
    Outra coisa que na época foi prometido é a integração com mikrotik. Afinal, não é muito fácil trocar tudo de uma hora para outra. Com a integração, poderiamos manter uma rede hybrida e aos poucos passando tudo para mesh.
    Mas ultimamente tenho tentado contato com o Dr. Ajax, mas não tive sucesso.

    Os meraki que voce citou, tem uma proposta de trabalho muito parecida, mas tentei comprar algumas unidades com o distribuidor oficial em Curitiba e me informaram que a venda só seria possível a partir de um lote mínimo de peças.
    Este preço que voce pagou, foi aqui no mercado nacional? No site da Squitter.com, na Flórida, fica bem mais barato.

  13. #13

    Padrão

    Para mim isso é a solução em, termos de cobertura não só para os pequenos (ou iniciantes, como queiram) Provedores, mas para os grandes também...
    Acredito que que esta solução da gi-link bem explorado é o futuro da Wireless.... O que nos falta é mais conhecimento sobre o assunto!


  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rfmedeiros Ver Post
    Vamos la... Primeiro.. eu comprei kitzinhos.. cada kit veio com uma radio + 01 pigtail + caixa hermetica + hyperlink 8dbi externa = R$ 650,00 mais ou menos

    ....
    Abraços
    650 por kit?
    mas eh necessario o kit todo para montar a estrutura que vc esta montando?
    na real, quando saio cada ponto?

    Q pena nao ser homologado ainda

  15. #15

    Padrão

    Medeiros

    vc tem alguma foto do projeto mostrando o Kit instalado?
    seria bacana vc postar

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    650 por kit?
    mas eh necessario o kit todo para montar a estrutura que vc esta montando?
    na real, quando saio cada ponto?

    Q pena nao ser homologado ainda

    Aqui está o preço que o Ajax tem lá na Flórida. O mais caro é 65 dolares, já com antena integrada.

    Squitter Electronics, Inc.

    Colocando imposto de importação de 60% e mais icms em cima do imposto fica em torno de R$ 225,00 mais frete.

  17. #17

    Padrão

    Caro RFMedeiros,

    Gostaria de falar com vc em PVT. Caso possível, por favor envie um e-mail para [email protected].

    Desde já agradeço.
    Arilson Pinto

  18. #18
    FZucchi
    Visitante

    Padrão

    Cara, vc sinceramente fez meus olhinhos brilharem... eu só não entendi bem como é que você fez a divisão da sua torre para os pontos e etc... gostaria de entender melhor.

    To querendo abrir um provedor faz tempo já e propor isso ao municipio uma vez que tenho alguns conhecidos na politica aqui... sei lá, uma ajuda vai sempre bem não é?

    Moro tb em uma região alta da cidade o que facilita visadas... ia ser show..

    A sua idéia de colocar nos postes das casas... é nos postes de entrada padrão mesmo? Quanto cada bichinho desse consome de energia por mes em reais? Se for isso mesmo tu foi um genio!

    Vc disse entre 200kpbs para cada user.... e se eu precisar de mais? A banda é dividida ou eu posso alocar mais para fulano e menos para ciclano e assim por diante?

    QQ coisa meu MSN [email protected]

    Grande abraço!!

  19. #19

    Padrão

    E ai ?
    Conte como esta se saindo a sua rede mesh...
    Alguma novidade ?

  20. #20

    Padrão

    Kd as novidades sobre a rede, achei muito interessante...preciso estudar mais, rsrsrs