Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Será que fecha 38Km sem visada?

    Isso mesmo pessoal quero fazer um enlace usando o XR1 da UBNT de 38km sem visada, que opera em 200 Mhz, se alguém tem experiências sobre este cartão, gostaria da opinião,

    Ps. Sei que não é homologado.



    Abraços

  2. #2

    Padrão

    Quer passar quantos Mb? 200MHz deve passar alguns Kb eu acho.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Quer passar quantos Mb? 200MHz deve passar alguns Kb eu acho.
    Obrigado por responder, mas segundo o pdf da ubiquiti esse cartão trabalha com OFDM, veja:

    http://www.ubnt.com/downloads/xr1_ds.pdf

    eles mesmo dizem que passa dos 50km

    Ubiquiti Networks, Inc. - Products


    Será que é apenas kbits?

  4. #4

    Padrão

    amigo vc deve conseguir entre 01 e 06 megas.

  5. #5

    Padrão

    passe a localizacao do link que eu vejo pra vc no radio mobile

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jorgilson Ver Post
    passe a localizacao do link que eu vejo pra vc no radio mobile
    Já fiz isso no linkplanner. Veja ai a foto do enlace.


    http://img510.imageshack.us/img510/6013/constantino.jpg

  7. #7

    Padrão

    No site não fala quando de banda passa nessa frenquencia, só faltou isso.

  8. #8

    Padrão

    naquele morro que esta atrapalhando não vale apena colocar uma repetidora 5.8 com paineis solares?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    naquele morro que esta atrapalhando não vale apena colocar uma repetidora 5.8 com paineis solares?
    Pensei nisso tb, vamos ver o custo desse equipamento da UBNT, se for caro vou por energia solar.

  10. #10

    Padrão

    Olá,

    pela descrição do equipamento o mesmo trabalha em até 54Mbps e é bem potente (28dBm=600mW). Devido a frequência ser bem baixa provavelmente fechará. A incerteza deve-se ao fato de que uma das pontas está bem atrás de uma serra bem alta e a distância de 38KM é bem considerável. Caso fosse uns 15KM até valeria à pena.

    O correto mesmo é pôr uma repetidora. Assim evitará alguma possível "dor de cabeça". Além disso é uma frequência que terá problemas em utilizá-la, pois se a Anatel "pegar" estará enrascado. Não aconselho.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olá,

    pela descrição do equipamento o mesmo trabalha em até 54Mbps e é bem potente (28dBm=600mW). Devido a frequência ser bem baixa provavelmente fechará. A incerteza deve-se ao fato de que uma das pontas está bem atrás de uma serra bem alta e a distância de 38KM é bem considerável. Caso fosse uns 15KM até valeria à pena.

    O correto mesmo é pôr uma repetidora. Assim evitará alguma possível "dor de cabeça". Além disso é uma frequência que terá problemas em utilizá-la, pois se a Anatel "pegar" estará enrascado. Não aconselho.
    Marcelo já links de 400 Mhz operando em NLOS, numa distancia de 18 Km, dava troughuput full duplex de 18Mbits, mas o equipamento era o olho da cara (cerca de 9 mil reais). Ainda não consegui o valor desse cartão da UBNT, mas acho mesmo que vou de repetidora.

  12. #12
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Concordo contigo Marcelo. Com largura de banda de 40 MHz, se esse rádio for colocado em 180 MHz vai sujar de 160 MHz a 200 MHz. Isso é crime, desrespeito com quem tem suas frequêcias licenciadas em VHF. Serviços importantes como aviação, segurança, etc, são prejudicados por esse tipo de solução. Caso instale isso, tomara que seja autuado pela Anatel.



    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olá,

    pela descrição do equipamento o mesmo trabalha em até 54Mbps e é bem potente (28dBm=600mW). Devido a frequência ser bem baixa provavelmente fechará. A incerteza deve-se ao fato de que uma das pontas está bem atrás de uma serra bem alta e a distância de 38KM é bem considerável. Caso fosse uns 15KM até valeria à pena.

    O correto mesmo é pôr uma repetidora. Assim evitará alguma possível "dor de cabeça". Além disso é uma frequência que terá problemas em utilizá-la, pois se a Anatel "pegar" estará enrascado. Não aconselho.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    ... Caso instale isso, tomara que seja autuado pela Anatel.
    obrigado pelo seu incentivo...
    Última edição por DSSS; 03-11-2009 às 08:50.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Marcelo já links de 400 Mhz operando em NLOS, numa distancia de 18 Km, dava troughuput full duplex de 18Mbits, mas o equipamento era o olho da cara (cerca de 9 mil reais). Ainda não consegui o valor desse cartão da UBNT, mas acho mesmo que vou de repetidora.

    Sim,

    como eu disse: se fosse uma distância menor, 15KM por exemplo, até fecharia, mas 38KM é uma distância considerável, pois há uma montanha "na frente'' de uma das pontas. Eu também iria de repetidora.

  15. #15

    Padrão

    Exatamente,

    solução mais indicada para aviação, bombeiros, empresas de TV's e outras frequências licenciadas... rsrs

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Concordo contigo Marcelo. Com largura de banda de 40 MHz, se esse rádio for colocado em 180 MHz vai sujar de 160 MHz a 200 MHz. Isso é crime, desrespeito com quem tem suas frequêcias licenciadas em VHF. Serviços importantes como aviação, segurança, etc, são prejudicados por esse tipo de solução. Caso instale isso, tomara que seja autuado pela Anatel.

  16. #16
    engenheiro eletricista
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    182
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Essa foi sua resposta que você editou depois que viu a besteira que você falou:

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    obrigado pelo seu incentivo...
    Essa foi a resposta origial que chegou no meu e-mail (incluindo a besteira que você falou):
    _________________________________________________________________________
    ---Citação (Originalmente por motacosta)---
    .. Caso instale isso, tomara que seja autuado pela Anatel.
    ---Fim da Citação---
    Cara, eu não disse que vou usar esse equipamento! veja o tópico: "Será que fecha?", achei interessante este tipo de equipamento pois o fabricante diz que ele opera em OFDM. Mas agora pelo seu incentivo, irei testá-lo, para ver como se comporta. Desculpe a sinceridade, mas tenho influência o suficiente para não ser autuado.
    ***************
    _________________________________________________________________________

    Continuando:

    Também não falei que você iria usar, apenas desejei que se você cometesse esse crime fosse autuado (e continuo desejando). A lei é para todos amigo e o coronelismo acabou já tem um tempo. Se eu fosse gestor de algum serviço interferido pelo seu "teste" eu queria ver se sua influência na ANATEL era boa o suficiente para você não ser autuado ou no mínimo desligar essa gambiarra.

    Sds,
    Última edição por motacosta; 03-11-2009 às 13:53.

  17. #17

    Padrão

    O bom seria fazer um repidor em cima dessa será e usar xr5, usando energia solar um amigo meu ja fez um repeditor parecido com o seu e usou o painel solar só que ele usou 2.4 agora vai trocar para 5.8 e usar xr5 pra evitar dor de cabeça...

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por motacosta Ver Post
    Essa foi sua resposta que você editou depois que viu a besteira que você falou:



    Essa foi a resposta origial que chegou no meu e-mail (incluindo a besteira que você falou):
    _________________________________________________________________________
    ---Citação (Originalmente por motacosta)---
    .. Caso instale isso, tomara que seja autuado pela Anatel.
    ---Fim da Citação---
    Cara, eu não disse que vou usar esse equipamento! veja o tópico: "Será que fecha?", achei interessante este tipo de equipamento pois o fabricante diz que ele opera em OFDM. Mas agora pelo seu incentivo, irei testá-lo, para ver como se comporta. Desculpe a sinceridade, mas tenho influência o suficiente para não ser autuado.
    ***************
    _________________________________________________________________________

    Continuando:

    Também não falei que você iria usar, apenas desejei que se você cometesse esse crime fosse autuado (e continuo desejando). A lei é para todos amigo e o coronelismo acabou já tem um tempo. Se eu fosse gestor de algum serviço interferido pelo seu "teste" eu queria ver se sua influência na ANATEL era boa o suficiente para você não ser autuado ou no mínimo desligar essa gambiarra.

    Sds,

    Não costumo fazer gambiarras, só pra vc ter uma idéia, a pessoa que quer que eu faça esse link é só um "senadorzinho." Já havia falado para ele sobre a questão da frequência a possibilidade de ser autuado pela ANATEL, ele me disse que com a ANATEL ele se resolvia. Uma coisa, no Brasil infelizmente o que manda são políticos. Como vivo no meio deles (não sou político), já vi a ANATEL fazer coisas que só mesmo para políticos, acredite ou não. E só esclarecendo, resolvi mesmo por a repetidora, pelo fato de que esse cartão é sob encomenda e de um custo bastante elevado.

    E coronelismo disfarçado é o que mais existe ainda nesse país. E por enquanto nada podemos fazer para mudar essa triste realidade.


    []´s

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jdas2007 Ver Post
    O bom seria fazer um repidor em cima dessa será e usar xr5, usando energia solar um amigo meu ja fez um repeditor parecido com o seu e usou o painel solar só que ele usou 2.4 agora vai trocar para 5.8 e usar xr5 pra evitar dor de cabeça...
    É o que eu pretendo fazer. Consegui um kit de energia solar por 800 reais de 60W. A essa distância consigo passar uma boa banda em 5.8. E com certeza me livrará de vários tipos de poluição que existe nas frequências mais baixas.

  20. #20

    Padrão

    Não concordo com a sua linha pensamento. Basta uma boa denúncia embasada e com divulgação na imprensa que esse seu "senadorzinho" aprende a lição ou, no mínimo, recua. Só existe "senadorzinho" porque pessoas como você tem medo dele e diz "Sim, senhor".

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Não costumo fazer gambiarras, só pra vc ter uma idéia, a pessoa que quer que eu faça esse link é só um "senadorzinho." Já havia falado para ele sobre a questão da frequência a possibilidade de ser autuado pela ANATEL, ele me disse que com a ANATEL ele se resolvia. Uma coisa, no Brasil infelizmente o que manda são políticos. Como vivo no meio deles (não sou político), já vi a ANATEL fazer coisas que só mesmo para políticos, acredite ou não. E só esclarecendo, resolvi mesmo por a repetidora, pelo fato de que esse cartão é sob encomenda e de um custo bastante elevado.

    E coronelismo disfarçado é o que mais existe ainda nesse país. E por enquanto nada podemos fazer para mudar essa triste realidade.


    []´s