Página 7 de 7 PrimeiroPrimeiro ... 234567
+ Responder ao Tópico

1. Como dizia meu professor: "A eletricidade é preguiçosa, prefere caminhos mais fáceis, com maior condutibilidade." Por isso que o bom aterramento é importante, a descarga preferirá passar por ela, apesar de dificultar, isso não exime a possibilidade de atingir os equipamentos em caso de raios.

2. Kleber, realmente a descarga procura o caminho mais fácil. Mas o que quis dizer é que mesmo tendo aterramento e mesmo o raio caindo no para raios e não caindo nem proximo dos equipamentos a indução vai torrá-los. Com aterramento e para-raios você protege a estrutura física da sua torre ou casa mas JAMAIS garante proteção de seus equipamentos contra o raio. Eles torrarão e nem precisa o raio cair perto da torre. Basta a indução ser suficiente para torrá-los. A abordagem de proteger equipamentos é outra: blindagem.

Um avião não tem aterramento e mesmo assim raios atingem aviões e esses têm seus sistemas protegidos pelo efeito de blindagem do avião. Procurem um vídeo no youtube: algo como "raio avião". Não é aterramento que salva equipamento.

Sds,

Citação Postado originalmente por kleberbrasil Ver Post
    Como dizia meu professor: "A eletricidade é preguiçosa, prefere caminhos mais fáceis, com maior condutibilidade." Por isso que o bom aterramento é importante, a descarga preferirá passar por ela, apesar de dificultar, isso não exime a possibilidade de atingir os equipamentos em caso de raios.

3. Concordo contigo Gabriel e esse fator também pode ser amenizado, usando conduítes de metal para a descida dos cabos (dados e energia) ou cabos blindados e utilizar caixas metálicas para acomodar os rádios. Eu tenho usado muito cabo blindado aqui, pois é barato, resistente e tem esse fator de proteção.

Tópicos Similares

1. Entenda o Pára-raios (Pararraios)
    Por Magal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 0
    Último Post: 28-01-2009, 21:45
  2. Preciso instalar um para raio?
    Por denin no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 02-01-2009, 10:18
  3. Para Raio Para Torres
    Por diox no fórum Redes
    Respostas: 37