+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como fazer os clientes trocarem de antena sem perder conexao

    Tenho diversos Mikrotiks (433 e 433ah) com 2 antenas setoriais cada cobrindo a mesma área.

    Gostaria que conforme o cliente se movimentasse no espaço ele trocasse entre os APs sem que haja perda da conexão. Isso acontece naturalmente se o cliente sai de uma antena e conecta na outra no mesmo AP, mas se ele troca de AP a conexão é perdida e caso esteja fazendo algum download, por exemplo, tem que recomeçar.

    Todos os mikrotiks estão configurados como bridge e interligados via cabo ao mesmo switch que fica ligado a 1 servidor.

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    impossivel,
    só é possivel com rede MESH,
    procure no google sobre.

  3. #3

    Padrão

    Vou ler a respeito.

    Sabe se existe alguma perda de desempenho por utilizar esse tipo de rede?

    Obrigado.

  4. #4

    Padrão

    perder a conexão ele perde pelo menos por um momento, mas acho que as setoriais tem que estar com rádios na mesma ssid. isso se estiver utilizando ap se for kit usb vc tem que setar as ssid como preferenciais. mas acho que naum fica muito bom .

  5. #5
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Cara fiz isso com rádios da D-Link, DWL-8200AP se não estou enganado é esse o modelo... Usava o mesmo SSID em todos os rádios e ativava uma função chamada Roaming (assim como nas redes de celular, ou ao menos semelhante, conheço isso muito bem...). Onde eu quero chegar é que talvez no Mik tenha alguma coisa parecida com essa função, e quase certamente usando o mesmo SSID.

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Cara fiz isso com rádios da D-Link, DWL-8200AP se não estou enganado é esse o modelo... Usava o mesmo SSID em todos os rádios e ativava uma função chamada Roaming (assim como nas redes de celular, ou ao menos semelhante, conheço isso muito bem...). Onde eu quero chegar é que talvez no Mik tenha alguma coisa parecida com essa função, e quase certamente usando o mesmo SSID.
    no mikrotik isso se chama MESH

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leocidrack Ver Post
    no mikrotik isso se chama MESH
    Entaum pessoal, vamos compartilhar experiências, leocidrack... esplica pra gente como vc fez!!!
    Como ficou as suas configs do mikrotik, posta ai...
    concertesa será de grande ajuda a todos do forum !

  9. #9

    Padrão

    Tem um tópico sobre isso, recente, usando equipamento de baixo custo Gi-link.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Tem um tópico sobre isso, recente, usando equipamento de baixo custo Gi-link.
    Mas o problemas do Gi-link não repassa as mac's para o servidor Mikrotik, desse jeito fica impossível de gerenciar um provedor com hotspot ou ppoe por exemplo...
    chega no servidor sempre como se tivesse uma mac só!
    To falando isso por experiência própria!

  11. #11

    Padrão

    No meu caso, todos os cartões em todas as APs possuem mesmo SSID com mesma chave de rede WEP.

    Eu fiz um script que roda no MK de 3 em 3 mins banindo qualquer cliente com sinal pior que -85 dessa maneira o cliente automaticamente reconecta na rede wireless mas em um AP que forneça um sinal melhor para ele.

    Só que essa transição em caso de download no cliente o mesmo é interrompido e ele tem que reiniciar tudo novamente.

    Eu fiz testes com 1 unico AP e ficava banindo ele e o cliente se conectava automaticamente na outra antena (mesma routerboard) sem perder conexão alguma. A troca parecia que era transparente para o cliente. Ficava brincando de "ping-pong" com o cliente e o download acontecendo normalmente no cliente.

    Gostaria de tentar isso em todos os APs desde que não houvesse impacto de desempenho na velocidade de transferência que eu consigo atualmente.

  12. #12

    Post Super Omini

    Desse Geito da pra pegar uma rb600 e 4 cartões r52h e botar 120 clientes

  13. #13

    Padrão

    Usa a mesma SSID, a mesma WEP, deixando em canais diferentes.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wifiinternet Ver Post
    Desse Geito da pra pegar uma rb600 e 4 cartões r52h e botar 120 clientes
    Dessa maneira é fácil fazer isso pois no mesmo AP os clientes trocam entre as antenas sem perder conexão em nenhum momento e você não precisa fazer nada especial.

    Só configurar a mesma ssid e a mesma senha wep.

  15. #15
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Vehuel Ver Post
    Dessa maneira é fácil fazer isso pois no mesmo AP os clientes trocam entre as antenas sem perder conexão em nenhum momento e você não precisa fazer nada especial.

    Só configurar a mesma ssid e a mesma senha wep.

    Só da uma olhada nos tópicos aqui do forum sobre problemas com SSID iguais... sei que dependendo podem haver complicações...