+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com a internet!

    Ola, tenho um servidor de aplicação com duas placas de rede:

    ip: 192.168.4.100
    mask: 255.255.255.248
    gtw: 192.168.4.99


    ip: 10.1.1.2
    mask: 255.255.255.0


    essa rede 192.168.4.x são ips válidos fornecidos pela CTBC
    o gatway é o ip do fortgate que faz a vpn.

    os outros equipamentos estão na rede 10.1.1.x se conectam perfeitamente ao sistema, mas nao conseguem se conectar a internet.


    A rede 192.168.4.x tem somente 5 ips validos, os quais ja estao sendo usados pelos servidores, e equipamentos de rede.


    Queria uma sugestão de como passar a internet para a rede 10.1.1.x, pois meus mikrotiks, e todos os computadores da rede wireless estao na rede 10.1.1.x

    Desde ja agradeço a atenção

    tenham um bom dia!

  2. #2

    Padrão

    1º de tudo, este tal servidor de aplicação que entra a rede 192 e sai a rede 10 é qual sistema operacional ele é mikrotik? se for vai em ip => firewall => abra a guia nat => adicione uma regra, chain = srcnat, src. address = 10.1.1.0/8 (ou sua faixa de ips), out interface = "interface da internet" ===> guia action => action = masquerade

    se for outro os vai ter que ver como fazer um nat no sistema, 2003 vc vai em roteamento de acesso remoto, no linux vc tem que criar uma regra do iptables, xp é bom colocar algum programa pra fazer nat, o ics eu não aconselho... e assim vai...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por megaroteadores Ver Post
    1º de tudo, este tal servidor de aplicação que entra a rede 192 e sai a rede 10 é qual sistema operacional ele é mikrotik? se for vai em ip => firewall => abra a guia nat => adicione uma regra, chain = srcnat, src. address = 10.1.1.0/8 (ou sua faixa de ips), out interface = "interface da internet" ===> guia action => action = masquerade

    se for outro os vai ter que ver como fazer um nat no sistema, 2003 vc vai em roteamento de acesso remoto, no linux vc tem que criar uma regra do iptables, xp é bom colocar algum programa pra fazer nat, o ics eu não aconselho... e assim vai...

    Ola, o sistema operacional do servidor de aplicação é windows 2003 server, mas o servidor nao influência para uso de internet, ele tem apenas a aplicação que os computadores usam.

    O problema é que para usar o sistema, tive que colocar mais uma placa de rede no servidor e fazer a rede 10.1.1.0/24.


    e desse jeito so os 5 computadores que ficaram com os ips da rede 192.128.4.x acessam a net.


    Alguem pode me ajudar.

  4. #4

    Padrão

    painel de controle => ferramentas administrativas => roteamento de acesso remoto

    cria uma nat da rede 192 pra rede 10...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por megaroteadores Ver Post
    painel de controle => ferramentas administrativas => roteamento de acesso remoto

    cria uma nat da rede 192 pra rede 10...

    Vc diz pra fazer isso no servidor de Aplicação, onde tem as duas placas de rede???

  6. #6

    Padrão

    eu entendi que neste server tem 2 placa de rede, um da rede 192 e outro da 10, vc tem maquinas na rede que utilizam a faixa 192 e acessa a net normal, e os da rede 10 não, vc tem que fazer um gateway da rede 10... este server ou vc terá que colocar um roteador pra isto, vc pode adicionar a função no 2003 ou pegar qlq roteador e colocar ele na faixa do 192 como wan e faixa do 10 como lan...
    Pura opção.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por megaroteadores Ver Post
    eu entendi que neste server tem 2 placa de rede, um da rede 192 e outro da 10, vc tem maquinas na rede que utilizam a faixa 192 e acessa a net normal, e os da rede 10 não, vc tem que fazer um gateway da rede 10... este server ou vc terá que colocar um roteador pra isto, vc pode adicionar a função no 2003 ou pegar qlq roteador e colocar ele na faixa do 192 como wan e faixa do 10 como lan...
    Pura opção.

    Sim, vejo que vc entendeu perfeitamente, entao para que as máquinas da rede 10 possam acessar a internet, eu tenho que fazer um NAT no Windows Server 2003.

    Não tenho experiência nenhuma com o 2003, vc pode me dar uma luz ou então me indicar algum link que me explique melhor como fazer isso, pois esse server é de uma empresa que tem o sistema aqui da prefeitura, e eu não posso correr o risco de fazer alguma coisa errada e "estragar" o servidor dos caras.

  8. #8

    Padrão

    se quiser fazer e saber o que esta fazendo leia o que a m$ diz... Routing este é o tuto completo de 2003 server... mais se quiser ser prático (eu não aconselho) BABOO > Notícias > Configurando o Serviço de NAT no RRAS (Serviço de Roteamento e Acesso Remoto) no Win2000 Server=