Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mascara 255.255.255.255

    Tenho varias duvidas com relação a essa mascara /32
    sei que ela so pode ser usada no ppoe ou via dhcp

    comecei usando mascara /24 (muinto ip duplicado na rede)
    Address: 192.168.0.1
    Netmask: 255.255.255.0 = 24
    Wildcard: 0.0.0.255
    Network: 192.168.0.0 (Class C)
    Broadcast: 192.168.0.255
    HostMin: 192.168.0.1
    HostMax: 192.168.0.254
    Hosts/Net: 254

    mas ja vendo problemas no futuro estou migrando para /30 (achei muinto bom uma rede para cada cliente)
    Address: 192.168.0.1
    Netmask: 255.255.255.252 = 30
    Wildcard: 0.0.0.3
    Network: 192.168.0.0 (Class C)
    Broadcast: 192.168.0.3
    HostMin: 192.168.0.1
    HostMax: 192.168.0.2
    Hosts/Net: 2

    Hoje estou testando mascara /32
    Address: 192.168.0.1
    Netmask: 255.255.255.255 = 32
    Wildcard: 0.0.0.0
    Network: 192.168.0.1 (Class C)
    Broadcast: N/A N/A
    HostMin: N/A N/A
    HostMax: N/A N/A
    Hosts/Net: N/A

    1 qual vantagem vou ter na rede com relação a mascara /32?
    2 vai melhorrar o desempenho da minha rede em que aspecto?
    3 qual a desvantagem?

  2. #2
    Seu chefe
    Visitante

    Padrão ok

    muiNto lecau! Se eu fosse seu chefe te daria um ban!

  3. #3

    Padrão Melhora

    Hoje estou testando mascara /32
    Cliente: 192.168.0.2
    Netmask: 255.255.255.255 = 32
    Wildcard: 0.0.0.0
    Gataway: 192.168.0.1 (Class C)
    Broadcast: 192.168.0.2
    Hosts/Net: 1



    1 qual vantagem vou ter na rede com relação a mascara /32?

    O que vai acontecer é que a rede do cliente vai ser ele mesmo. como descritao acima Broadcas 192.168.0.2/gataway 192.168.0.1. A rede faz broadcast para verificar onde é a saída(tem mais coisa), ele faz o broadcast nele mesmo 1892.168.0.2 se ele não achou a saída nele ele vai para o nexthop no caso o gataway 192.168.0.1, ao inves de sair em 254 endereços procurando o endereço de saída.

    2 vai melhorrar o desempenho da minha rede em que aspecto?

    Menor processamento, tempo de reposta, consumo de memória

    3 qual a desvantagem?

    Bom até agora não vi desvantagem, deixo para os mais experiêntes responderem


    Abraços

    Bruno Queiroz



  4. #4

    Padrão

    Só pra eu entender, se eu tiver por exemplo 200 computadores conectados em um unico servidor hotspot por exemplo com a mascara 32 não vai me gerar um alto trafego de broadcast?

  5. #5

    Padrão

    Uma das desvantagens que tem nesta máscara, é o fato de alguns rádios, configurados em pegar ip automático, não configuram o gateway.
    O Alexandre falou disto em outro tópico e estou esperando a resosta dele sobre a solução, por enquanto vai ter que no caso botar na mão mesmo.

  6. #6

    Padrão

    Faz tempo que estudo essa mask e ainda nãop coloquei em ação por causa desse medo dos radios terem problemas na hora de pegar o ip.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gulinhaster Ver Post
    Só pra eu entender, se eu tiver por exemplo 200 computadores conectados em um unico servidor hotspot por exemplo com a mascara 32 não vai me gerar um alto trafego de broadcast?
    se vc tiver 200 computadores em um hotspot, de qualquer forma tera um alto trafego de broadcast...
    mas, com mascara /32, aumenta a seguranca da sua rede.
    ja que... um cliente nao ira receber o broadcast de outro cliente... e nao vai enchergar outro cliente tbm.

  8. #8

    Padrão Broadcast, radinho

    Broadcast - gulinhaster

    Brother para uma rede funcionar tem de ter o broadcast, se não, não haveria como navegar. Vai ter um broadcast consideravel dependo da sua rede a diferença que boa parte dele não vai ficar no Roteador(Mikrotik) e sim na máquina do cliente. Não vai precisar tentar se comunicar com o restante da rede como acontece no /24.

    radinhos - Fernando, Jardel

    Bom quanto aos radinhos nunca tive este tipo de problema, utilizo eles em bridge porém com o dhcp ativado para os clientes (Utilizo PPPoWireless) em minha rede então elimino o problema de fica com rede nula ou limitada na maquina deles. Bom utilizo os radinhos TP-LINK Tl 501/601G e uns gatos pingados edimax.

    Caso venha à aconetecer este problema

    route add -host 192.168.0.1 dev wlan1
    route add default gw 192.168.0.1

    Simples

    Abraços

    Bruno Queiroz

  9. #9
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ferreirajr630 Ver Post
    Tenho varias duvidas com relação a essa mascara /32
    sei que ela so pode ser usada no ppoe ou via dhcp
    Lá no primeiro post foi dito isso, bem no começo. Então quer dizer que rede /32 não funciona com IPs Estáticos? Não vejo porque não funcionar...

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Faz tempo que estudo essa mask e ainda nãop coloquei em ação por causa desse medo dos radios terem problemas na hora de pegar o ip.

    mas ai é só colocar no radio a porta wan para fazer pppoe com o servidor ...fiz os testes aqui e da certo vc pode deixar o ap como bridge ou cliente isp...tenho certeza que ele pega o gateway do server...abraços
    Última edição por WWANInternet; 05-11-2009 às 21:31.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Lá no primeiro post foi dito isso, bem no começo. Então quer dizer que rede /32 não funciona com IPs Estáticos? Não vejo porque não funcionar...
    no Windows Não agora Linux acho que da sim !!!

  12. #12

    Padrão

    radinhos - Fernando, Jardel

    Bom quanto aos radinhos nunca tive este tipo de problema, utilizo eles em bridge porém com o dhcp ativado para os clientes (Utilizo PPPoWireless) em minha rede então elimino o problema de fica com rede nula ou limitada na maquina deles. Bom utilizo os radinhos TP-LINK Tl 501/601G e uns gatos pingados edimax.

    Citação Postado originalmente por caicarabruno Ver Post
    Broadcast - gulinhaster

    Caso venha à aconetecer este problema

    route add -host 192.168.0.1 dev wlan1
    route add default gw 192.168.0.1

    Simples

    Abraços

    Bruno Queiroz

    Amigo como implemento isto no Mikrotik ? não uso ppoe e sim dhcp com hotspot

  13. #13

    Padrão Teste

    Brother indico você fazer uns testes antes.

    Crie um virtual ap, ou use uma plaquinha na qual não esteja em produção.

    crie um dhcp, indique a interface (virtual ou disponivel).

    depois de criado va em network se não me engano no dhcp abra o dhcp que você criou e então troque a máscara

    em netmask, como na imagem esta em 24 substitua por 32, pronto.
    http://img30.imageshack.us/img30/5962/redez.jpg

    faça uns testes interno depois faça testes em alguns clientes.

    Abraços

    Bruno Queiroz

  14. #14

    Padrão

    Amigo meu problema não está no mikrotik ( inclusive a foto ilustrativa acima foi postada por mim em outro tópico), mas com os rádios que não pegam o gateway, um super ap gts que tentei configurar agora não pegou o gateway e não navegou mesmo eu botando na mão

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jardelalmeida Ver Post
    Amigo meu problema não está no mikrotik ( inclusive a foto ilustrativa acima foi postada por mim em outro tópico), mas com os rádios que não pegam o gateway, um super ap gts que tentei configurar agora não pegou o gateway e não navegou mesmo eu botando na mão

    amigo ja tentou colocar esses radios como pppoe para discar no Servidor ..creio que assim ele vai pegar o gateway

  16. #16

    Padrão Outro

    posta as configurações dele porém avisa que não sou muito familiarizado com a crinça. tem algum Firm online para testes ??

    Abraços

    bruno Queiroz

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por WWANInternet Ver Post
    amigo ja tentou colocar esses radios como pppoe para discar no Servidor ..creio que assim ele vai pegar o gateway
    Assim eu sei que vai, porém se ele utilizar masi d eum cliente abaixo do rádio ??

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por caicarabruno Ver Post
    Assim eu sei que vai, porém se ele utilizar masi d eum cliente abaixo do rádio ??

    se ele quer ter um contole individual ele deixa o radio em bridge ou ele passa o radio para cliente ISP Ativa o Nat e deixa o radinho fazendo o roteamento interno da rede

  19. #19

    Padrão Condições

    Mikrotik veio para facilitar!

    Se derrepente um cliente deixa de pagar, Vai ter de acessar o rádio e bloquear o mac, e se este rádio esta na tomada do cliente bloqueado e de raiva ele desliga o rádio (rsss)

    então existem n fatores e só citei 2, qeu podem vir a prejudicar o bom funcionamento nos demais clientes, por isso evito ao máximo utilizar-me deste tipo de solução.

  20. #20

    Padrão

    Eu tenho uma rede hibrida ou seja cabeados e wifi juntos na mesma rede usando autenticacao hotspot e estava tendo muitos problemas de broadcast gerada pelos clientes cabeados sem falar na falta de seguranca pois apesar de configurar os clientes para nao aparecerem na rede qdo eles formatavam a maquina sem eu saber comecava a pipocar todo mundo na rede ai eu resolvi passar de /24 para /32 e hj estou aliviado, a seguranca agora é total e acabou o problema com o broadcast, nao tenho mais nenhum problema e tudo anda tranquilo na minha rede.