+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Cartão queimando toda hora.....

    Amigos, tenho uma torre de 25mts, com para-raio instalado no topo, uma antena para rádio amador no alto da torre, 3 metros abaixo tenho uma RB 433 com cartões engenius 8602 fazendo ponto a ponto 12km sem visada e uma omini 15dbi, 1 metro abaixo outra antena para rádio amador e foi justamente quando foi instalada esta antena (abaixo da RB) o cartão que faz a distribuição do sinal queima constantemente sua potência, é a terceira vez que troco o mesmo.
    A relação antena para rádio amador + mikrotik pode estar queimando o cartão, ou simplesmente as chuvas estão causando tais danos?????

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederjc Ver Post
    Amigos, tenho uma torre de 25mts, com para-raio instalado no topo, uma antena para rádio amador no alto da torre, 3 metros abaixo tenho uma RB 433 com cartões engenius 8602 fazendo ponto a ponto 12km sem visada e uma omini 15dbi, 1 metro abaixo outra antena para rádio amador e foi justamente quando foi instalada esta antena (abaixo da RB) o cartão que faz a distribuição do sinal queima constantemente sua potência, é a terceira vez que troco o mesmo.
    A relação antena para rádio amador + mikrotik pode estar queimando o cartão, ou simplesmente as chuvas estão causando tais danos?????
    Cara, pela experiencia que tenho com mini-pci e omni, é só chover que queima mesmo, isto voce pode procurar aqui no forum mesmo para comprovar, agora se a sua queima até sem chuva deve ser por causa da radiação causada na transmissão dessa nova antena.

    Mini-pci é muito mais sencível do que pci. Já tive muitas PCI com omni, mas mini-pci já me deram muito prejuizo com omni.

  3. #3

    Padrão

    amigo aqui nunca tive problema nenhum, nem com chuva, nem com nada uso pelo menos uns 15 cartões iguais aos seus, acredito que seja falta de aterramento ou algo assim...

  4. #4

    Padrão

    Cara pode ser potencia do radio amador vazando e dando carga nos seus equipamentos. O que te aconselho fazer é isolar todo seu equipamento da torre e fazer uma experiencia. Tenta com borracha de camara de ar.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    amigo aqui nunca tive problema nenhum, nem com chuva, nem com nada uso pelo menos uns 15 cartões iguais aos seus, acredito que seja falta de aterramento ou algo assim...

    Algum desses 15 cartões esta sendo usado com omni?

  6. #6

    Padrão

    bom temos um punhados de cartoes queimados aqui

    os engenius sao os que mais queiman

    o que foi observado que quase nao queima na hyper de 15, mas teve um caso

    as de 8 dbi queima facil facil

    queima geralmente onde a omni esta perdo de caixas de agua e arvores

    aqui usamos ubiquiti nos interiores q parou de queimar

    e na cidade onde quase nao queima r52 (o de 100mw)

    e tem dado uma parada de encomodar

    mas tenho uns 20 na colecao

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lgiudice Ver Post
    Algum desses 15 cartões esta sendo usado com omni?
    2 deles com ideal telecom de 15 dbi

  8. #8

  9. #9

    Padrão

    não sabia disso, será que não é a energia estática que está se concentrando da antena para o cartão? seria interessante um aterramento entre o cartão (na base metálica do cartão) e o pc e o pc aterrado também .

  10. #10

    Padrão

    colega ja q tas gastando tanto com cartao, compra um XR2 e instala o aterramenta do mesmo, q acaba tua bronca.

  11. #11

    Padrão

    Os seus equipamentos estão aterrados na torre e os equipamentos de rádio-amador também?

    Para opinar precisaria de informações técnicas das instalações e dos equipamentos de rádio amador.

  12. #12

    Padrão

    Como o Marcelo diz temos poucas informações, mas tecnicamente isso só e falta de aterramento pois temos RBS com cartão 52H em vários tipos de torre ou seja junto com transmissor de TV com potencia alta junto a repetidores de radio VHF e nunca tivemos problemas.
    Usamos torre bem aterradas com resistência abaixo de 5 ohms,todos equipamentos aterrados(Rb,antenas) e a alimentação e feita através de bateria o qual esquema elétrico se encontra aqui no fórum.

  13. #13
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Bom teria que ver tambem a potencia que estes cartoes estao ficando, como muitos sabem aqui esse engenius tem o fator de potencia errado no mk, se vc colocar ele em 20 dbm na verdade estara operando em 30!! pode ser isso.
    Sobre a antena do radio amador estar ai em cima tem que ver se a ROE esta abaixo de 1.5, o ideal seria deixar 1.1, e ver se nao esta usando amplicicador de potencia no radio amador (botina)