Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão eu posso coloca 2 antenas em um cartao ?

    na opçao do mikrotik no cartao rh52 350 mw tem uma opçao assim rx-a/tx-b e tx-a/rx-b e no cartao tem 2 saidas pigtail MAIN E AUX eu posso pow antena omini na main e uma direcional na Aux ????


    uma recebe o sinal e omini distribui

  2. #2

    Padrão

    não pode, se vc quer que uma receba e outra distribua 2 cartões

  3. #3

    Padrão

    parceiro vou te deixa 2 cartao ? uma so com a direcional e outro com a omini ?

  4. #4

  5. #5

  6. #6
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Dever, não deve. Mas tem como colocar um divisor. Sendo assim, ja vi colocar 2 transmissor 1 antena e 2 antenas em 1 transmissor. Fazem de tudo !

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por interhome Ver Post
    Dever, não deve. Mas tem como colocar um divisor. Sendo assim, ja vi colocar 2 transmissor 1 antena e 2 antenas em 1 transmissor. Fazem de tudo !
    Nossa! 2 tramissor numa antena soh com um divisor!

    Putz fazem de tudo mesmo pois eu mesmo ja vi cada absurdo...

    Mas o que vira issu uma bomba ????.... O que o cara esperava que ia acontecer fazendo issu ?

  8. #8

    Padrão

    se vc coloca divisor não irá resolve seu problema, pois vc não consegue trabalhar separado, ou seja ponto a ponto com 1 antena e ap com a outra, ficaria tudo igual se vc quer que fiqe tudo igual configura sua omni como ap+wds que é melhor que usar divisor

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    se vc coloca divisor não irá resolve seu problema, pois vc não consegue trabalhar separado, ou seja ponto a ponto com 1 antena e ap com a outra, ficaria tudo igual se vc quer que fiqe tudo igual configura sua omni como ap+wds que é melhor que usar divisor
    isso mesmo faz o que o amigo falow seta para ap+wds assim vc terá o envio para os clientes e ao mesmo tempo pode receber por esse mesmo local

    Omni >>ap+wds>>> <<<<wds>>seu link ou server.

  10. #10

    Padrão

    poder pode, existem divisores de 2, 4 ou mais saidas.. nunca utilizei..

    mas o conselho que te dou eh, um cartao para cada antena.. sai mais barato e o serviço fica melhor :P

  11. #11

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por calangonet Ver Post
    pode sim ...
    amigo explica i pra nós como faz então,o nosso colega quer usar o main para apcom uma omni e o aux para fazer um ponto a ponto, como faz isso então? fikei curioso agora....

  13. #13
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    É cara, para coisas separadas, cartões separados...
    Imaginei aqui uma ganbiarra que funcionaria do jeito que vc falou, mas não vou nem dar a idéia, porque no final das contas só vai dar problema...

    Agora, tmb queria saber como o cara ligou 2 transmissores em 1 antena... pensando por um lado poderia funcionar até... mas não imagino que isso ia dar de resultado... seriam 2 sinals na mesma antena... ela conseguiria reproduzir isso direito? e outra, o sinal do transmissor 1 vai para a antena e para o rádio 2 e do rádio 2 para a antena e o rádio 1... não dá merda nos rádios??? cara... isso é que é locura... não faria nem pra testar... vai que queima as saidas dos rádios ou coisas assim... cada loco... heheh

  14. #14

    Padrão

    por isso q eu perguntei .. o ideal é 2 cartoes msm .. um recebe outro distribui .. mas para que ser o Aux do cartao ?

  15. #15

    Padrão

    Segundo um tópico antigo, para ter dois rádios na mesma antena precisa de um duplexador.
    Mas no MLivre tem um vendedor vendendo um filtro que tem 3 conectores, e segundo ele, dá para combinar dois rádios numa antena ou duas antenas num rádio.
    O filtro está calibrado para o canal 1 e 13.

    Agora eu gostaria de saber o motivo de um cartão ter duas saídas. Em que situações são usadas as duas? Qual a diferença entre main e aux?

  16. #16

    Padrão

    Se for pensar na tecnologia N um cartão faz a divisão para 3 antenas. No entanto se utilizar o cartão apenas como ap, acho que daria pra fazer uma divisão de antenas.

  17. #17

    Padrão

    Como já foi citado anteriormente, num cartão, ou num AP, pode ser colocado duas antenas na mesma saída. Para isso basta usar um divisor. Ele vai dividir a potencia irradiada pelo cartão pelo número de antenas conectadas. Daí o nome Divisor de Potência.

    Eu tenho aqui, pois no passado queria usar isso, mas acabei não usando. Uns divisores bem pequenos para conector SMA, que seriam conectados diretamente no SMA do AP, criando assim duas saídas SMA.
    Quem me indicou isso, usava e diz que tinha bons resultados.
    Por ex, se colocasse duas antenas de 60º, abrangeria uma área de 120º como se fosse uma só antena. Mas teria que elevar um pouco a potência do rádio, em 3dbm para compensar a divisão.

    Naquela época usava radinho 8186 para distribuir. Mas acabei não usando estes divisores, pois os Nanos vão tão bem na célula e além disso não tem espaço dentro para colocar um divisor.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Por ex, se colocasse duas antenas de 60º, abrangeria uma área de 120º como se fosse uma só antena. Mas teria que elevar um pouco a potência do rádio, em 3dbm para compensar a divisão.
    mas neste naso a melhor solução não seria uma antena de 120º direto? pois assim no meu entender tanto faz a abertura da antena, isso vai da quantidade de clientes que vc pretende atender quando faz um projeto exemplo: se vc vai pegar 4 paineis de 90º e ligar todos eles em 1 unico cartão com divisor, vai estar limitado a capacidade de um unico cartão então melhor solução nesse caso seria colocar uma omni atenderia os mesmo 360º...

    eu acredito que os paineis são para setorizar mesmo, colocando 1 cartão para cada ai tendo uma capacidade de atender mais clientes...

    Bom isso é oq eu penso sobre os divisores.

    agora sobre as duas saidas do cartão, main e aux

    numa configuração interna tem uma opção antenna mode, tem 4 opções: antenna a, antena b, rx-a/tx-b, tx-a/rx-b.

    bom se eu ligar a antena em main e setar antena a, tudo funciona perfeito, se eu setar antena b, cai um pouco o sinal, ai eu auterei o pig para a aux e volto o nivel de sinal, então acredito que main=a, aux=b.

    agora as opções rx-a/tx-b, tx-a/rx-b eu vo chutar, isso eu tive duvidas logo no inicio, pesquizei mas não encontrei uma explicação, bom no meu entender, eu poderia ligar 2 antenas, uma para receber o sinal dos clientes e outra para enviar de volta, mas ai não sei oq ganharia com isso...

    vou esperar explicação dos nossos colegas mais experientes....

  19. #19

    Padrão

    Concordo, Max.
    Este foi um dos motivos de eu acabar naõ usando estes divisores.

    E vamos aguardar mais explicações sobre main e aux.

    E o meu neto, conseguiu configurar o MK?

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Concordo, Max.
    Este foi um dos motivos de eu acabar naõ usando estes divisores.

    E vamos aguardar mais explicações sobre main e aux.

    E o meu neto, conseguiu configurar o MK?
    Configuro como ap bridge, vamos marcar uma hora pra ele vir aki pra ele ver algumas regrinhas para montar o servidor e os ponto a ponto.... mas acho que ele vai se sair bem....