+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Talking MESH Gi-link + Servidor Mikrotik + Squid e thunder cache

    Bom pessoal, estou estudando a possibilidade de montar um provedor de internet aki em minha pequena cidade, gostaria de fazer tudo em MESH, para assim poder oferecer um serviço diferenciado, e de melhor qualidade, podendo assim oferecer planos de internet para Laptops, tipo assim, as pessoas sentadas na praça, ou em frente sua casa navegando no seu laptop, sem necessidade de instalar antenas!
    Sei que parece meio loca esta minha ideia, mas é das loucuras que se fazem os gênios ... hehehe
    Entaum ... tenho um pequeno conhecimento em redes mesh, mas o que mais me preocupa é que vi um pessoal comentando que com estes radinhos da gi-link naum é possivel usar um servidor mikrotik por traz deles por que eles naum repassam as macs dos clientes que se conectam a eles, dificultando assim o controle da minha rede!

    OBS:. Antes que vcs me falem, eu sei que estes aparelhos não são homologados pela anatel, mas como aqui é interior do interior, creio que naum vou sofrer com fiscalização, pelo menos até a homologação destes sairem!

    Tenho algumas duvidas em relação a isso e gostaria que vcs me ajudassem:

    1- Existe alguma possibilidade de colocar um server mikrotik por tras desta rede para gerencia la?

    2 - consseguindo fazer a rede se integrar ao mikrotik, existe a possibilidade de ter um link em cada ponta da rede, como promete a gi-link?

    3 - consseguindo fazer a rede se integrar ao mikrotik, não geraria um trafego muito grande nestes radinhos até chegarem ao servidor para fazer a autenticação!?

    4 - mesmo tendo um link em cada ponta da rede, Os clientes buscariam o proxy primeiro antes de usar o link ?



    Estou em busca de soluções pessoal .... espero que possam me ajudar!


  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por newsete Ver Post
    Ninguem POw?!?!?!
    Tchê, ísto aqui é que nem pescaria. Se coloca isca no anzol e se espera. E como toda pescaria, tem dia bom e dia ruim, hehehehe!!!

    Mas indo na questão do Gi-link. Eu assisti 4 vezes a apresentação sobre estes rádios.
    Coisa muito linda na teoria, mas parece que a prática ainda não está consolidada.
    Em janeiro, o Dr. Ajax, que fez a apresentação, prometeu para breve a homologação e a integração com mikrotik.
    Mas até agora nada.
    No entanto se voce quizer mais detalhes, eu tenho o email dele.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Tchê, ísto aqui é que nem pescaria. Se coloca isca no anzol e se espera. E como toda pescaria, tem dia bom e dia ruim, hehehehe!!!

    Mas indo na questão do Gi-link. Eu assisti 4 vezes a apresentação sobre estes rádios.
    Coisa muito linda na teoria, mas parece que a prática ainda não está consolidada.
    Em janeiro, o Dr. Ajax, que fez a apresentação, prometeu para breve a homologação e a integração com mikrotik.
    Mas até agora nada.
    No entanto se voce quizer mais detalhes, eu tenho o email dele.
    Hehehe.. pois é .. ta lenta a coisa aki mew... acho que o pessoal naum tem muita experiência neste tipo de aplicação...
    Mas quanto ao e-mail, eu gostaria sim do e-mail dele .. se for possível, poste ele aki no fórum!
    to no aguardo ... abraços!

  5. #5

    Padrão

    Mandei em mensagem privada.

  6. #6

    Padrão

    amigo o processo é o mesmo para o hotspot. coloca autenticação via http e desabilita por mac e ip.

    A conexão é criada no navegador ou seja, assim que o cliente por traz de uma rede mesh abrir a pagina, por mais que tenha um monte de usuarios por traz de um unico IP ou MAC, ele vai receber a solicitação de autentição via browser e tenta instalar certificados para a rede ficar mais segura tambem e um servidor VPN.

    Em relação ao thudercache ele vai ter que ficar na frente do mikrotik.


    internet >>>thunder>>>mikrotik>>>rede mesh


    O legal é que a rede mesh funciona legal sim, mais tem que ter o firmware atualizado e procurar usar um unico protocolo de roteamento (OLSR ou o BATMAN).

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por balisteri Ver Post
    amigo o processo é o mesmo para o hotspot. coloca autenticação via http e desabilita por mac e ip.

    A conexão é criada no navegador ou seja, assim que o cliente por traz de uma rede mesh abrir a pagina, por mais que tenha um monte de usuarios por traz de um unico IP ou MAC, ele vai receber a solicitação de autentição via browser e tenta instalar certificados para a rede ficar mais segura tambem e um servidor VPN.

    Em relação ao thudercache ele vai ter que ficar na frente do mikrotik.


    internet >>>thunder>>>mikrotik>>>rede mesh


    O legal é que a rede mesh funciona legal sim, mais tem que ter o firmware atualizado e procurar usar um unico protocolo de roteamento (OLSR ou o BATMAN).

    O porque do VPN amigo... ?? e em relação aos multiplos links em cada ponta da rede .... fucionara na pratica mesmo assim ?!

  8. #8

    Padrão

    VPN para poder dar mais segurança ao acesso de seus clientes...


    Em relação a multiplos links, sinceramente eu não sei lhe responder mais acredito que não tenha problemas não..

    Pois os IPs são armazenados na tabela de roteamento e isso acontece em toda a rede, olhando por este ponto acredito que não tem problema multiplos link não

  9. #9
    FZucchi
    Visitante

    Padrão

    Newsete, você colocou a rede mesh ai na sua cidade? Qts habitantes ela possui? Qual o valor que vc investiu? Tem uma média de quanto saiu por km²?

    Abração!

  10. #10

    Padrão Re: MESH Gi-link + Servidor Mikrotik + Squid e thunder cache

    tb queria mto saber a respeito pois tenho interesse

  11. #11

    Padrão Re: MESH Gi-link + Servidor Mikrotik + Squid e thunder cache

    Hj a gi-link conta com rádios mesh (chipset atheros) homologados que permitem fazer mesh em modo bridge (usa o batman advanced). Com isso vc pode ter um mikrotik com um hotspot ativo no roteador de borda e repassar todo o tráfego da rede pelo nós mesh e receber normalmente o mac do cliente no seu MK. Normalmente nenhum equipamento rodando em modo cliente permite o repasse do mac. Isso acontece pq no padrão 802.11 não existe implementação para o repasse de mac em modo bridge sendo que a maioria dos equipamentos faz um ARP NAT que é um NAT para tabela mac. Voltando ao mesh a gi-link tmbm tem um equipamento dual band que permite fazer mesh em 5.8Ghz e uma outra interface em 2.4Ghz para fazer hotspot ao cliente. Esse equipamento faz tmbm um controle (certificação) na ponta do cliente como se fosse um hotspot tradicional mas usando um discador. A vantagem disso é que o discador controla todo o tráfego de upload reduzindo assim o broadcast na rede e prevenindo o AP contra inundação. Este equipamento conta com duas antenas omni de 9DBI, usa a powerstation como plataforma base e os cartões ubnt.

  12. #12

    Padrão Re: MESH Gi-link + Servidor Mikrotik + Squid e thunder cache

    Citação Postado originalmente por aheringer Ver Post
    Hj a gi-link conta com rádios mesh (chipset atheros) homologados que permitem fazer mesh em modo bridge (usa o batman advanced). Com isso vc pode ter um mikrotik com um hotspot ativo no roteador de borda e repassar todo o tráfego da rede pelo nós mesh e receber normalmente o mac do cliente no seu MK. Normalmente nenhum equipamento rodando em modo cliente permite o repasse do mac. Isso acontece pq no padrão 802.11 não existe implementação para o repasse de mac em modo bridge sendo que a maioria dos equipamentos faz um ARP NAT que é um NAT para tabela mac. Voltando ao mesh a gi-link tmbm tem um equipamento dual band que permite fazer mesh em 5.8Ghz e uma outra interface em 2.4Ghz para fazer hotspot ao cliente. Esse equipamento faz tmbm um controle (certificação) na ponta do cliente como se fosse um hotspot tradicional mas usando um discador. A vantagem disso é que o discador controla todo o tráfego de upload reduzindo assim o broadcast na rede e prevenindo o AP contra inundação. Este equipamento conta com duas antenas omni de 9DBI, usa a powerstation como plataforma base e os cartões ubnt.
    Opa, amigo, fiquei surpreso em saber da homologação.

    Até então eu já tinha "brigado" no bom sentido com o Dr. Ajax e o pessoal da Squitter pois estavam promovendo um produto mas não estavam preocupados com a homologação.
    Procurei no site da Anatel e não encontrei esta homologação.
    Poderia passar o número para a comunidade?

  13. #13

    Padrão Re: MESH Gi-link + Servidor Mikrotik + Squid e thunder cache

    O número é 2271106361.

    Abraços,


  14. #14

    Padrão Re: MESH Gi-link + Servidor Mikrotik + Squid e thunder cache

    Citação Postado originalmente por aheringer Ver Post
    O número é 2271106361.

    Abraços,

    Obrigado.

    Já está homologado desde setembro de 2010.
    E nem a Squitter e nem a Dinamic Wirelless que promoveram uma série de palestras sobre este equipamento não divulgaram a homologação. Na época da palestra, em fevereiro de 2009 o que mais se cobrava deles era a homologação.

  15. #15

    Padrão Re: MESH Gi-link + Servidor Mikrotik + Squid e thunder cache

    aheringer você pode me informar qual o nome desse novo equipamento da gi-link que é dual band? gostaria de fazer un teste com eles, pq motorola nem pensar!!! mais uma duvida os equipamentos single band da gi-link estão repassando mac? você sabe se ainda é necessario usar o dasboard deles para levantar a rede?

    desde já muito obrigado