Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Overall Tx CCQ baixo, isso é inaceitavel!!!

    Senhores,

    Como pode 2 ou 3 clientes ferrarem a rede toda causando interferência desse jeito.

    Tenho um servidor com cerca de 40 clientes, e nesse período de chuva, tem 2 ou 3 clientes que vieram de outras redes, onde por sinal o serviço era uma porcaria, e vieram com equipamentos de quinta e com esse período de chuva, descargas eletricas e tudo mais, ferrou mais ainda o equipamento deles (antena, cabo e placa), e ai sobra pra mim e pros outros clientes.

    Tem que haver um jeito de resolver isso, não é possivel que um servidor mikrotik entre em colapso e perda tanta qualidade por causa de 2 ou 3 clientes simultaneos gerando interferência no CCQ.
    Existe alguma versão do Mikrotik que não tenha esse problema, eu tenho a original, mas uso a crackeada, até pq aprendi a mecher nela, mas se alguem conseguiu resolver isso com a mais nova versão é só dizer ki eu atualizo a minha e me viro nas configs.

    Eu ja tirei do meu bolso pra trocar alguns, mas se continuar assim vou falir trocando equipamento danificado dos clientes.

    E sem falar na segurança, pq pensando assim um cliente mau intencionado pode simplesmente conectar em minha rede só pra prejudicar, se ele quiser fazer o mal.

    Tem que existir alguma solução, ninguem conhece algo que eu possa fazer aqui de dentro do servidor que proteja as boas conexões, e bloqueie as más?

    E não adianta bloquear os clientes com mau sinal pq alguns tem o sinal excelente e o CCQ uma porcaria

    Uso Hotspot, com autenticação via MAC

    Vou mandar um screen pra ficar mais claro, vcs perceberão que tem 2 clientes com CCQ alto e tão ferrando a rede com apenas 10 clientes, ou seja pouquissimas pessoas, imagina se tivesse mais.

    Peço ajuda dos que puderem opinar sobre isso, ja vasculhei o forum varia vezes e tem varios topicos sobre CCQ mas ninguem soube dar uma solução para tanta interferência
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         temp.JPG
Visualizações:	1544
Tamanho: 	76,6 KB
ID:      	5985   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         ping.JPG
Visualizações:	862
Tamanho: 	131,2 KB
ID:      	5986  

    Última edição por cleyton19; 06-11-2009 às 10:25.

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Seja bem vindo ao mundo wireless!!

    Não tem mágica não, não tem versão q melhore isso. É inerente à tecnologia, se vc tem alguém mal na rede, prejudica os outros. Ponto. Vc tem que ir lá nesse cliente e melhorar, seja realinhando, seja trocando pigtail, seja trocando antena, etc..

    É um problema físico, não há nada que trocar de 1 versão pra outra irá resolver.

  3. #3

    Padrão

    Troquei o equipamento dos clientes que estavam com o problema, teve um que tive q trocar o kit cliente todo (até o cabo tava oxidado), vamos ver se agora terei paz, mas de cara ja melhorou bastante!

    Num quero placa ENCORE nem se me pagarem, akela placa é uma bosta, gera interferencia d+!!!

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleyton19 Ver Post
    Troquei o equipamento dos clientes que estavam com o problema, teve um que tive q trocar o kit cliente todo (até o cabo tava oxidado), vamos ver se agora terei paz, mas de cara ja melhorou bastante!

    Num quero placa ENCORE nem se me pagarem, akela placa é uma bosta, gera interferencia d+!!!
    Eu aqui estou abandonando as placas PCI. Tenho muitas no provedor ainda, 80%, mas daqui em diante é apenas ap... não guento mais assistência por conta de fuçação de cliente, sem contar que fica bem melhor a instalação com AP.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Eu aqui estou abandonando as placas PCI. Tenho muitas no provedor ainda, 80%, mas daqui em diante é apenas ap... não guento mais assistência por conta de fuçação de cliente, sem contar que fica bem melhor a instalação com AP.
    fica ate mais professional...

    muitos provedores, adoram cobrar do cliente os olhos da cara na instalacao...
    mas... acabam embolsando 150% da instalacao, e colocando equipamentos e pessima qualidade na rede...
    ai, o provedor fica se achando o esperto... ta faturando mto nisso...
    mas se esquece, q ele mesmo esta se prejudicando.

    eu aqui, cobro do cliente uns 50R$ a mais do que gasto na instalacao...
    se todo o equipamento custou 300R$, eu cobro 350R$
    mas so coloco radios.

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    fica ate mais professional...

    muitos provedores, adoram cobrar do cliente os olhos da cara na instalacao...
    mas... acabam embolsando 150% da instalacao, e colocando equipamentos e pessima qualidade na rede...
    ai, o provedor fica se achando o esperto... ta faturando mto nisso...
    mas se esquece, q ele mesmo esta se prejudicando.

    eu aqui, cobro do cliente uns 50R$ a mais do que gasto na instalacao...
    se todo o equipamento custou 300R$, eu cobro 350R$
    mas so coloco radios.
    Eu estou cobrando 190,00, o que dá o custo, fora as ferragens e cabo de rede... mesmo assim eu acho q vale a pena, pois melhora bastante a qualidade da rede. Enfim, estou puxando do bolso cerca de 30,00 por cliente novo, mas acredito que valha a pena.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Eu estou cobrando 190,00, o que dá o custo, fora as ferragens e cabo de rede... mesmo assim eu acho q vale a pena, pois melhora bastante a qualidade da rede. Enfim, estou puxando do bolso cerca de 30,00 por cliente novo, mas acredito que valha a pena.
    Qual AP vcs estão usando, e qual o preço?

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleyton19 Ver Post
    Qual AP vcs estão usando, e qual o preço?
    Estou usando os LT100 da Linktech, que ja vem montado na caixa hermética e com fonte POE. Adiciono uma antena proeletronic com cabo de 1 metro, de 19 ou 24 dbi, dependendo da distância do cliente a base.

  9. #9

    Padrão

    Aqui também não cobro muito da instalacao.....199 com bullet. As vezes coloco a mais do bolso, mais esqueco manutencao. Sem contar a velocidade de reinicializacao dela.

  10. #10

    Padrão

    q tipo de plano vcs usam?
    tipo... fidelidade? seguro equipamento?


    (PS: esse ultimo, pensei em implementar aqui... seria: o cliente paga o custo da instalacao e fica dono do equipamento... porem, como seguro... paga um valor minimo de 5~10% do equipamento por mes... dessa forma, se queimar, o seguro cobre!... o q acham?)

  11. #11
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mascaraapj Ver Post
    fica ate mais professional...

    muitos provedores, adoram cobrar do cliente os olhos da cara na instalacao...
    mas... acabam embolsando 150% da instalacao, e colocando equipamentos e pessima qualidade na rede...
    ai, o provedor fica se achando o esperto... ta faturando mto nisso...
    mas se esquece, q ele mesmo esta se prejudicando.

    eu aqui, cobro do cliente uns 50R$ a mais do que gasto na instalacao...
    se todo o equipamento custou 300R$, eu cobro 350R$
    mas so coloco radios.
    Cara, faço o mesmo, até meus custos são parecidos, com toda a instalação e mais a minha hora não posso baixar de R$ 350,00 o custo mesmo varia entre R$270,00 e R$320,00... e as vezes demora mais dai a hora da instalação vai lá em cima...

    Alguém está conseguindo custos menores???

    - Rádio Zinwell (R$150,00);
    - Antena Aquario 25dbi sma 1m (R$ 60,00);
    - Caixa Hermética 19x14x7 (R$ 21,00);
    - Suporte e Mastro (+/- R$ 20,00);
    - Cabo UTP 10m (+/- R$ 7,00);
    - Cabo Elétrico 10m (R$ 5,50);
    - Elétrica, conectores, parafusos, etc (+/- R$ 20,00);
    TOTAL: R$ 283,50 esse é meu custo sem hora de instalação...

    Como fica o de vcs? é parecido? o que teem feito para baixar? eu não sei mais como fazer para diminuir... só tirando do bolso, mas dai tmb.....

  12. #12
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Cara, faço o mesmo, até meus custos são parecidos, com toda a instalação e mais a minha hora não posso baixar de R$ 350,00 o custo mesmo varia entre R$270,00 e R$320,00... e as vezes demora mais dai a hora da instalação vai lá em cima...

    Alguém está conseguindo custos menores???

    - Rádio Zinwell (R$150,00);
    - Antena Aquario 25dbi sma 1m (R$ 60,00);
    - Caixa Hermética 19x14x7 (R$ 21,00);
    - Suporte e Mastro (+/- R$ 20,00);
    - Cabo UTP 10m (+/- R$ 7,00);
    - Cabo Elétrico 10m (R$ 5,50);
    - Elétrica, conectores, parafusos, etc (+/- R$ 20,00);
    TOTAL: R$ 283,50 esse é meu custo sem hora de instalação...

    Como fica o de vcs? é parecido? o que teem feito para baixar? eu não sei mais como fazer para diminuir... só tirando do bolso, mas dai tmb.....
    Linktech LT100 - R$ 130,00 (Radio, caixa, fonte POE)
    Antena SMA 1m - R$ 55,00
    Suporte e Mastro - R$ 15,00
    Cabo UTP 10m - 7,50

    Esse aí são meus custos, não computo hora de instalação pois não tenho instaladores exclusivos, eles também fazem manutençao. Com o LT100 vc economiza a caixa hermética e o cabo de energia, usando a fonte POE do mesmo.

  13. #13
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Linktech LT100 - R$ 130,00 (Radio, caixa, fonte POE)
    Antena SMA 1m - R$ 55,00
    Suporte e Mastro - R$ 15,00
    Cabo UTP 10m - 7,50

    Esse aí são meus custos, não computo hora de instalação pois não tenho instaladores exclusivos, eles também fazem manutençao. Com o LT100 vc economiza a caixa hermética e o cabo de energia, usando a fonte POE do mesmo.
    Como são esses LT cara??? funcionam bem? e manutenção e etc? Derrepente vou ver algo assim pra mim...

  14. #14
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Cara, faço o mesmo, até meus custos são parecidos, com toda a instalação e mais a minha hora não posso baixar de R$ 350,00 o custo mesmo varia entre R$270,00 e R$320,00... e as vezes demora mais dai a hora da instalação vai lá em cima...

    Alguém está conseguindo custos menores???

    - Rádio Zinwell (R$150,00);
    - Antena Aquario 25dbi sma 1m (R$ 60,00);
    - Caixa Hermética 19x14x7 (R$ 21,00);
    - Suporte e Mastro (+/- R$ 20,00);
    - Cabo UTP 10m (+/- R$ 7,00);
    - Cabo Elétrico 10m (R$ 5,50);
    - Elétrica, conectores, parafusos, etc (+/- R$ 20,00);
    TOTAL: R$ 283,50 esse é meu custo sem hora de instalação...

    Como fica o de vcs? é parecido? o que teem feito para baixar? eu não sei mais como fazer para diminuir... só tirando do bolso, mas dai tmb.....
    - Rádio Engenius (R$90,00);
    - Antena Pro-eletronic 25dbi sma 1m (R$ 49,00);
    - Caixa Hermética (R$ 17,00);
    - Suporte e Mastro (+/- R$ 15,00);
    - Cabo UTP 10m (+/- R$ 7,00);
    - Cabo Elétrico 10m (R$ 6,50);
    - Elétrica, conectores, parafusos, etc (+/- R$ 5,00);
    Total: 190,00

    Ou ás vezes em comodato:
    Nano 2 - R$210,00 (incluindo tudo) [nano sai a R$190,00]



    Alexandre,
    uai rapaz, pensei que você fosse 100% AP,
    aqui minha rede é 90% rádios os 10% que fica é pros clientes que realmente não tem condição fincanceira de comprar a antena que vendo por R$300,00 , e mesmo pra alguns eu faço uns parcelamento doido que é pra vender , como já sou conhecido e conheço os bons de paga pra alguns dá pra fazer..
    e as vezes empresto a antena tambem..
    agora quero porque quero migrar tudo pra 5,8 ou ao menos migrar 50%..
    mas ainda tenho duvida sobre fibra x hpna , ou cabeamento utp ou wimax (3,5ghz).
    tô só aguardando uns meses pra juntar um $$ extra e investir pesado pois provedor o lucro é otimo em relação aos outros comercios

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    uai rapaz, pensei que você fosse 100% AP,
    Ainda chego lá! Mas ta longe hehehe, não sei quanto tempo leva ou se um dia chegará a ser 100% ap.

  16. #16

    Padrão

    Aqui eu cobro 360,00 ... Antena, CX. hermética, Pigtail, Fonte POE, antena aquarios 25 dbi, cano, suporte 10mts de cabo de rede, MO e 1ª mensalidade de 300 kbps. E o povo reclama!

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Cara, faço o mesmo, até meus custos são parecidos, com toda a instalação e mais a minha hora não posso baixar de R$ 350,00 o custo mesmo varia entre R$270,00 e R$320,00... e as vezes demora mais dai a hora da instalação vai lá em cima...

    Alguém está conseguindo custos menores???

    - Rádio Zinwell (R$150,00);
    - Antena Aquario 25dbi sma 1m (R$ 60,00);
    - Caixa Hermética 19x14x7 (R$ 21,00);
    - Suporte e Mastro (+/- R$ 20,00);
    - Cabo UTP 10m (+/- R$ 7,00);
    - Cabo Elétrico 10m (R$ 5,50);
    - Elétrica, conectores, parafusos, etc (+/- R$ 20,00);
    TOTAL: R$ 283,50 esse é meu custo sem hora de instalação...

    Como fica o de vcs? é parecido? o que teem feito para baixar? eu não sei mais como fazer para diminuir... só tirando do bolso, mas dai tmb.....
    aqui adotei diversos kits, exclui placa pci e adapatadores usb, devo ter poucos clientes na rede ainda entre 20 e 30

    os meus kits são:
    kozumi entre 150,00 e 160,00
    nanoloco entre 140,00 e 150,00
    nono entre 200,00 e 215,00
    bullet entre 140,00 e 150,00 + direcional da aquario 58,00
    alguns casos uso placas oen de g-link em caixinha hermética média de 90,00 + direcional + pig tail

    cobro R$ 200,00 a instalação dos meus clientes com equipamento em comodato....

  18. #18

    Padrão Re: Overall Tx CCQ baixo, isso é inaceitavel!!!

    Placas PCI é para provedores amadores eu só uso radios!

  19. #19

    Padrão Re: Overall Tx CCQ baixo, isso é inaceitavel!!!

    Olá pessoal...de volta as origens..rsssss

    Aqui deixei de usar adaptadores USb e placas pci, procuro soluções integradas como a wispbox,kozumi,100FIO (mesma wispbox), quando não há solução ou o ganho dessas antenas ''integradas'' não é o suficiente pela distância ( as antenas são de 14Dbi ) uso antena de grade de 20 a 24Dbi com ap's, o ap para o cliente uso qualquer um, contanto que seja AP, no modo cliente, o AP mais barato que você encontrar funcionará melhor do que a melhor placa/adaptador USB que você conseguir.

    Procuro sempre ap's baratos e aproveito as promoções, tipo:

    Ap zinwell G220N- R$ 100.00 (5 portas LAN)==revendedor
    Ap aquário -R$ 100.00 (5 portas LAN)==revendedor
    Ap tp-link (Mercado livre) R$ 69.00 (5 portas LAN)
    Ap ovislink(mercado livre) R$ 59.00

    Antenas integradas R$ 149.00==revendedor

    Coloco todo o kit por comodato, a muitos anos que tiro do meu bolso de R$ 20 a 30 Reais na instalação, mas como tenho certeza da satisfação e da qualidade do serviço prestado esse dinheiro volta logo, pois o cliente não sai da rede, e se sair o KIt é passado a outro cliente pelo mesmo valor.

    A média das instalações aqui é de R$ 150.00 a R$ 180.00, minha conexão é pré paga, ou seja, o cliente paga pelos 30 dias que vai usar, sendo assim, se não houver o pagamento, o bloqueio é feito e o cliente não deve nada, caso não haja ativação em 30 dias o contrato pode ser cancelado (negociável), já que não tenho ''fidelidade'' em meus contratos, coloco essa cláusula.

    Sempre que houve um problema desses procuramos conversar com cliente e entender o que está havendo, muitas vezes uma boa conversa resolve, e não precisamos cancelar, temos uma flexibilidade enorme com nossos clientes, as vezes nos clientes de baixa renda a coisa aperta e ele não consegue pagar naquele mês, muitas vezes damos o crédito ao cliente e ele continua, e no próximo mês a coisa se regulariza, o bom disso é que o cliente se sente prestigiado, e percebe o quanto a empresa se preocupa com ele, com essa postura, não temos problemas aqui de inadiplência.

    OBS: Na instalação o valor de R$ 150.00 ou R$ 180.00 já está incluído a primeira mensalidade.

    Quanto ao CCQ que o rapaz abriu o tópico, é uma questão de adotar um padrão para as instalações, aqui os cartões em G são travados em 54M em B travados em 11M (data rates) sinal, nem pensar em maior que -65, a grande maioria está entre -55 e -28, é isso mesmo pessoal, tenho clientes com -28 (rsss).

    No ato da instalação é verificado CCQ, sinal, ping, usamos short preamble, travamos também o Ap em 11 ou 54M , uso setoriais na horizontal, e não tenho problema algum em minha rede wireless, adoto também um padrão na instalação, não uso canos vagabundos, é melhor comprar aqueles canos de água em uma sucata e dar um trato neles, do que comprar esses canos vagabundos que quando aperta o suporte eles amassam...Dou sempre preferência a usar um cano pequeno, quanto menor melhor, por que fica mais estável, ((cerro sempre os canos com o tamanho adequado)) e por ai vai...como disse...adotar um padrão de instalações.

    Estou montando um blog com fotos e vídeos desses padrões, logo logo disponibilizarei pra vc's esse material.
    Última edição por Roberto21; 04-09-2010 às 01:16.

  20. #20

    Padrão Re: Overall Tx CCQ baixo, isso é inaceitavel!!!

    Aqui cobramos R$ 350,00 a vista ou 1+2X R$ 145,00 e todo equipamento eh entregue em comodato, com o seguinte diferencial, no equipamento a energia sai do estabilizador do cliente, gastamos um pouco mais de cabo de energia, mas em conpensassão qdo o cliente desliga o PC o radio desliga junto(principalmente em trovoadas ), mesmo assim qdo alguma coisa estraga a gente repõem sem custo a menos que seja comprovado que foi erro do cliente.

    Radio ovislink 5460 R$ 119,90
    Caixa R$ 12,00
    Suporte e ferragens R$ 15,00
    cabos de rede e energia R$ 20,00
    antenas 1 mt SMA 25 R$ 59,00

    R$ 225,00


    OBS: Não uso nem quero usar Placa PCI ou Usb na minha rede
    Última edição por wylow; 04-09-2010 às 01:40.