Página 2 de 9 PrimeiroPrimeiro 1234567 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    Esqueci de um fato.

O modelo que tenho visto é o 22 e no seu exemplo é o 21.

Onde voce encontrou a informação de que seria esse modelo e o porque. Voce poderia me responder isto?

Abraços,

Pode usar os dois, mas o que estou usando é mais flexível de trabalhar, basta comparar os modelos.

2. Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    Kleber,

Por acaso as notas fiscais serão numeradas sequencialmente, correto?

Se voce for emitir atraves de algum sistema próprio, como fica esta autorização estadual de emissao, ou voce esta emitindo um bloco de notas fiscais de folhas soltas e depois imprimindo em impressora?

Estou pensando nisso até porque no sistema da minha empresa o módulo de faturamento poderá emitir as nfs diretamente e eu estou com dúvidas ainda.

Como nao cheguei nessa fase já estou pensando até em consultar a sefaz daqui pra ver como isto pode ser feito.

Abraços.
    Eu uso bloco de notas, estou negociando com a receita para emitir NFe.
    Abraços

3. Tambem concordo que o tipo de nota é o modelo 22

Modelo 21 - Serviço de Comunicação (Adequado pra Provedor de Internet Discada que não precisa de licença SCM e a Telecomunicação é feita pela empresa de Telefonia)

Modelo 22 - Serviço de Telecomunicações (Adequado para Provedor que tem SCM e faz por conta propria a ligação entre o provedor e o Cliente seja através de Radio ou Cabo ou seja como for... se usar estrutura propria é Telecom e precisa de SCM e a nota é o modelo 22, se emitir 21 quando for visitado por um fiscal vai esta em uma enrrascara daquelas.

Outro detalhe é que o provedor de Internet Via Rádio, faz as duas coisas, ou seja, Comunicação e Telecomunicação. Pesquise uma forma de dividir na nota fiscal os serviços em 2 partes, discriminando por exemplo, 50% como "Comunicação de Dados - SCM" e 50% como "Acesso a Redes de Comunicação - SVA (Provedor)"

Outra correção é quanto ao nome da nota Eletronica pra telecom que não é NFe, para Telecom consulte a portaria 115/03 que trata da Nota Fiscal "Via Unica" que não é a mesma coisa que "NFe".
    Última edição por easchien; 15-11-2009 às 19:30.

4. Citação Postado originalmente por easchien Ver Post
    Tambem concordo que o tipo de nota é o modelo 22

Modelo 21 - Serviço de Comunicação (Adequado pra Provedor de Internet Discada que não precisa de licença SCM e a Telecomunicação é feita pela empresa de Telefonia)
    Não é bem assim... Ambos - modelos - servem para a atividade SCM, mas dúvidas podem ser tiradas na secretaria de fazenda do seu estado.

Citação Postado originalmente por easchien Ver Post
    Modelo 22 - Serviço de Telecomunicações (Adequado para Provedor que tem SCM e faz por conta propria a ligação entre o provedor e o Cliente seja através de Radio ou Cabo ou seja como for... se usar estrutura propria é Telecom e precisa de SCM e a nota é o modelo 22, se emitir 21 quando for visitado por um fiscal vai esta em uma enrrascara daquelas.
    Compare os Modelos e veja qual se adequa melhor à sua empresa:

Modelo 21 = http://www.fazenda.mg.gov.br/empresa...cao_mod_21.pdf

Modelo 22 = http://www.fazenda.mg.gov.br/empresa...oes_mod_22.pdf

Citação Postado originalmente por easchien Ver Post
    Outro detalhe é que o provedor de Internet Via Rádio, faz as duas coisas, ou seja, Comunicação e Telecomunicação. Pesquise uma forma de dividir na nota fiscal os serviços em 2 partes, discriminando por exemplo, 50% como "Comunicação de Dados - SCM" e 50% como "Acesso a Redes de Comunicação - SVA (Provedor)"

Outra correção é quanto ao nome da nota Eletronica pra telecom que não é NFe, para Telecom consulte a portaria 115/03 que trata da Nota Fiscal "Via Unica" que não é a mesma coisa que "NFe".
    Postei essa portaria acima, li e entendi sobre as pequenas diferenças, são apenas detalhes, o que muda é a portaria, a essência é a mesma.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos nota_fiscal_de_servico_de_comunicacao_mod_21.pdf   nota_fiscal_de_servico_de_telecomunicacoes_mod_22.pdf  

5. Bom Kleber,

O problema é que a caracterização do serviço SCM é telecomunicaçoes e portanto voce teria que usar o modelo 22. Por isso fiz a pergunta a voce.

Quanto a possibilidade de voce emitir com a nota 21 pode até ser uma determinação de cada estado, já que serviço de telecomunicações é pertinente ao recolhimento de ICMS, mas já no caso do SVA o recolhimento é pelo ISS o que diferencia em muito os valores de tributo pagos.

Eu procurei muito a informação de nota fiscal via única como citou outro forista porque essa é a essencia das notas emitidas pelas autorizatarias e outorgadas pelo sistema.

Agora na nota fiscal do modelo 22 voce recolhe o icms e ainda pode acrescentar o SVA distinguindo o valor de imposto que deve ser recolhido (no caso o iss).

Vou procurar um profissional dessa area para me esclarecer melhor porque até para parametrizar o sistema tenho que saber disto, mas valeu pelas respostas.

Abraços,

Tópicos Similares

1. Respostas: 23
    Último Post: 08-11-2016, 13:03
  2. Respostas: 11
    Último Post: 09-02-2015, 14:02
  3. Sistema para emissão de nota fiscal modelo 21 e 22
    Por Evilazio no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 41
    Último Post: 05-01-2012, 17:06
  4. SCM MODELO DE PROJETO BÁSICO
    Por Celusat no fórum Redes