Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    fmn127
    Visitante

    Padrão Dicas para gerenciamento de energia

    Boa noite, Pessoal.

    Hoje possuímos 01 nobreak da APC de 1200W e sua autonomia para 01 servidor Athlon XP, 2GB de memória, 8GB de memória flash, 2 Switchers Dlink está entre 01:00 e 01:30 hs.

    Porém sempre quando chove bastante, a energia no local acaba.

    Gostaria de saber de alguma solução para melhorar a performance do meu gerenciamento de energia. O que vocês usam hoje, marca dos equipamentos, fornecedores, etc.

    Obrigado a todos.

  2. #2

    Padrão

    Voce poderia montar um banco de baterias estacionarias de 150amp.

  3. #3
    Não Registrado
    Visitante

  4. #4

    Padrão

    Um amigo (dono de um provedor) sugeriu para mim, substituir as baterias do nobreak por bateria de carro. Afirmou que funciona por até 7 dias dependendo da amperagem.

  5. #5

    Padrão

    se faltar energia por muito tempo, seria interessante usar um gerador a gasolina pequeno com partida elétrica automática, está em torno de R$:3.000 a R$:4.000, além dos nobreaks.

  6. #6

    Padrão

    Caro,
    Ontem visitei uma ERB de um amigo e ele está usando uma solução que me pareceu bem interessante:
    1 Bateria estacionária de 70Ah e um inversor de 12VDC (da bateria) pra 127VAC, que alimenta as fontes das RouterBoards dele.
    Pra recarregar a bateria, ele usa um carregador de baterias, vendido em lojas de eletrônica.
    Assim, enquanto tem energia elétrica vindo da operadora local, este carregador recarrega a bateria. Pelo que ele me disse, este esquema consegue se manter ativo por mais de 12H.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    se faltar energia por muito tempo, seria interessante usar um gerador a gasolina pequeno com partida elétrica automática, está em torno de R$:3.000 a R$:4.000, além dos nobreaks.
    beirsdorf, você sabe onde posso encontrar (site, endereço ou tel) geradores deste tipo ?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ArilsonWestLink Ver Post
    Caro,
    Ontem visitei uma ERB de um amigo e ele está usando uma solução que me pareceu bem interessante:
    1 Bateria estacionária de 70Ah e um inversor de 12VDC (da bateria) pra 127VAC, que alimenta as fontes das RouterBoards dele.
    Pra recarregar a bateria, ele usa um carregador de baterias, vendido em lojas de eletrônica.
    Assim, enquanto tem energia elétrica vindo da operadora local, este carregador recarrega a bateria. Pelo que ele me disse, este esquema consegue se manter ativo por mais de 12H.
    Fale para seu amigo que não há necessidade desse conversor... ele pode ligar as RouterBoards diretamente na bateria, fazendo assim ele vai aumentar consideravelmente a autonomia, pois o conversor e a fonte da rb desperdiçam energia.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por araujoprog Ver Post
    Fale para seu amigo que não há necessidade desse conversor... ele pode ligar as RouterBoards diretamente na bateria, fazendo assim ele vai aumentar consideravelmente a autonomia, pois o conversor e a fonte da rb desperdiçam energia.
    existe uma maneira de desmontar um nobreak e retirar o inversor e deixar ele somente carregando as baterias ? Desta maneira ligo as rbs direto na bateria externa dele, pois acredito que mesmo não ligando nada nas tomadas, deve ser consumida alguma energia só pelo fato do inversor estar lá.

    Agora olha só uma curiosidade, no início das operações, ainda não tinhamos nobreaks nas torres, apenas para os servidores, roteador,etc, um certo dia um caminhão bateu num poste perto da torre e parou tudo, como iria demorar para voltar a energia, pois a energia acabou somente naquela rua, os clientes estavam reclamando, foi quando eu resolvi usar meu veículo pessoal para alimentar a torre, fiz uma ligação no carro, utilizando um inversor automotivo de 150w (não liguei direto na bateria, pois a voltagem tende a oscilar quando se liga a ventoínha) e fiquei lá umas 6h +-, ao custo de aprox.1/4 de tanque de alcóol (+- 15 reais).

    Vou comprar um carro velho e deixar ele como gerador ao lado da torre, talvez bem mais barato que um gerador profissional....rsrsrsrsrsrs

  10. #10
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    existe uma maneira de desmontar um nobreak e retirar o inversor e deixar ele somente carregando as baterias ? Desta maneira ligo as rbs direto na bateria externa dele, pois acredito que mesmo não ligando nada nas tomadas, deve ser consumida alguma energia só pelo fato do inversor estar lá.

    Agora olha só uma curiosidade, no início das operações, ainda não tinhamos nobreaks nas torres, apenas para os servidores, roteador,etc, um certo dia um caminhão bateu num poste perto da torre e parou tudo, como iria demorar para voltar a energia, pois a energia acabou somente naquela rua, os clientes estavam reclamando, foi quando eu resolvi usar meu veículo pessoal para alimentar a torre, fiz uma ligação no carro, utilizando um inversor automotivo de 150w (não liguei direto na bateria, pois a voltagem tende a oscilar quando se liga a ventoínha) e fiquei lá umas 6h +-, ao custo de aprox.1/4 de tanque de alcóol (+- 15 reais).

    Vou comprar um carro velho e deixar ele como gerador ao lado da torre, talvez bem mais barato que um gerador profissional....rsrsrsrsrsrs
    heheh muito boa essa!!!

    O único problema seria fazer o carro ligar automagicamente quando acabar a luz... ehhe

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    existe uma maneira de desmontar um nobreak e retirar o inversor e deixar ele somente carregando as baterias ? Desta maneira ligo as rbs direto na bateria externa dele, pois acredito que mesmo não ligando nada nas tomadas, deve ser consumida alguma energia só pelo fato do inversor estar lá.

    Agora olha só uma curiosidade, no início das operações, ainda não tinhamos nobreaks nas torres, apenas para os servidores, roteador,etc, um certo dia um caminhão bateu num poste perto da torre e parou tudo, como iria demorar para voltar a energia, pois a energia acabou somente naquela rua, os clientes estavam reclamando, foi quando eu resolvi usar meu veículo pessoal para alimentar a torre, fiz uma ligação no carro, utilizando um inversor automotivo de 150w (não liguei direto na bateria, pois a voltagem tende a oscilar quando se liga a ventoínha) e fiquei lá umas 6h +-, ao custo de aprox.1/4 de tanque de alcóol (+- 15 reais).

    Vou comprar um carro velho e deixar ele como gerador ao lado da torre, talvez bem mais barato que um gerador profissional....rsrsrsrsrsrs
    Sim existe essa possibilidade, mas é dor de cabeça, é melhor comprar um carregador de bateria pronto, e sim, só pelo fato do inversor está ligado na bateria o mesmo consome, imagine o seguinte as melhores fontes tem eficiencia de cerca de 80%~85% ou seja são de 15% a 20% da energia desperdiçados, isso nas melhores fontes, as comuns tem eficiência de 60%, então se sua RB tem uma fonte a la paraguay ela pode estar jogando fora 40% da energia da bateria.

  12. #12

    Padrão

    A conta e simples...

    Vc pega o seu consumo em Watts.. (somando memoria, mb, processador + hub e etc) considera-se um rendimento de 82% de um no-break então fica mais ou menos assim a conta...

    X = consumo real do no-break
    200w = consumo do pc + perifericos
    0,82 = rendimento médio de um no-break sms

    então:

    X = 200 / 0,82 = 244 watts de consumo

    dae vc pega o Ah da bateria e multiplica pelo volts dela.
    ex.:
    Bateria de 150Ah = 12 V (akelas grandes de caminhão)

    150ah x 12v = 1800 wh

    Dae agora pra vc saber qto tempo vai durar o no-break com essa bateria ligado estes equipamentos nele faça o seguinte:

    y = wh / watts (real)
    y = 1800 / 244
    y = 7,37 (7 horas e 37 minutos aproximadamente)

    Tem tbem a bateria interna do no-break tbem é pouco mas por exemplo se for 2 bateria (como em um SMS de 1.4 va) com este consumo vai dar mais aproximadamente uns 60 minutos...


    Mas são calculos teóricos e leva-se em consideração:

    - vida útil da bateria
    - temperatura ambiente
    - carga minima da bateria
    - varia-se devido a consumo real no equipamento

    Então para um bom sistema de no-break, veja o seu consumo e escolha um no-break da potencia adequada e quanto a autonomia faça essas contas e veja pra qto tempo quer o sistema.

    Tem alguns no-break que trabalha em 24 V então tem q mudar...

    E se for colocar mais bateria que o no-break consegue carregar (q normalmente é de 45ah) então é recomendado colocar um carregador auxiliar para fazer a carga lenta e flutuante na bateria.

    QQ dúvida estamos ae...

    Abraço a todos...
    Última edição por olivionet; 11-11-2009 às 18:02.

  13. #13

    Padrão

    Achei interessante este tópico, são problemas que nás enfrentamos no dia a dia.

    Os geradores a gasolina que geram 2500w,funcinaom por 12 horas custam em torno de 1200 reais e são com partidas automatica.

    O grande problema que é caro mesmo é o painel automático para o gerador, caso venha acabar a luz o mesmo liga sozinho.

    Se alguem conhece alguem que desenvolva o painel automatico para o gerador, por favor me indiquem.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fmn127 Ver Post
    Boa noite, Pessoal.

    Hoje possuímos 01 nobreak da APC de 1200W e sua autonomia para 01 servidor Athlon XP, 2GB de memória, 8GB de memória flash, 2 Switchers Dlink está entre 01:00 e 01:30 hs.

    Porém sempre quando chove bastante, a energia no local acaba.

    Gostaria de saber de alguma solução para melhorar a performance do meu gerenciamento de energia. O que vocês usam hoje, marca dos equipamentos, fornecedores, etc.

    Obrigado a todos.
    Amigo vc pode trocar esse seu servidor por Uma RB 1000. Com certeza o custo será bem menor e vai triplicar a sua autonomia. Outra solução é usar baterias de GEL que tem uma vida duradoura e uma amperagem lah em cima.


    E no mercado livre tem gerador a partir de 400 reais. É só vc pesquisar !

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...or-bateria-_JM

  15. #15

    Padrão

    Eu estou mudando os meus PC´s (mikrotik) para RB450g redusindo em uns 70% o meu consumo, com certeza usando uma rb 1000 ou uma rb450g vc reduz bastante.

    A idéia de um gerador c/ módulo de acionamento automatico do gerador é uma boa...

    Mas se fizer um dimencionamento para o sistema impecável, tendo umas 10 hs de autonomia com certeza é a solução, pois mais q 10 hs sem energia dae é o fim dos tempos... hehe (pelo menos aki)

    Abraço

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    existe uma maneira de desmontar um nobreak e retirar o inversor e deixar ele somente carregando as baterias ? Desta maneira ligo as rbs direto na bateria externa dele, pois acredito que mesmo não ligando nada nas tomadas, deve ser consumida alguma energia só pelo fato do inversor estar lá.

    Agora olha só uma curiosidade, no início das operações, ainda não tinhamos nobreaks nas torres, apenas para os servidores, roteador,etc, um certo dia um caminhão bateu num poste perto da torre e parou tudo, como iria demorar para voltar a energia, pois a energia acabou somente naquela rua, os clientes estavam reclamando, foi quando eu resolvi usar meu veículo pessoal para alimentar a torre, fiz uma ligação no carro, utilizando um inversor automotivo de 150w (não liguei direto na bateria, pois a voltagem tende a oscilar quando se liga a ventoínha) e fiquei lá umas 6h +-, ao custo de aprox.1/4 de tanque de alcóol (+- 15 reais).

    Vou comprar um carro velho e deixar ele como gerador ao lado da torre, talvez bem mais barato que um gerador profissional....rsrsrsrsrsrs
    Vendo um fusca velho 1300, acabado .... IHEIiehiHEIHhieh

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por agpnet Ver Post
    beirsdorf, você sabe onde posso encontrar (site, endereço ou tel) geradores deste tipo ?
    aqui na minha cidade tem a maqbombas e no comercial dima (em são luís-ma), mas você acha muito no mercadolivre.

  18. #18

    Padrão

    Pessoal, incrivel..........pensei nisso ainda hoje. Tenho aqui um carro muito bem conservado e desejo vende-lo e trocar por um novo. Mas quando fiu ver o preço dele de mercado, não compensa. Ai tive uma ideia face a este problema que tivemos.

    To pensando em pegar o motor dele 1.8 gas mandar o serralheiro fazer uma especie de gaiola com os encaixes certinhos dos coxins. Vou cotar a parte de quadro de painel eletrico e da parte da geração e vou registrar um site e vender as peças do carro e o chassi vendo por kilo. Eu acho que assim posso economizar com a compra de um gerador , pois eu acho que com um motor desses eu consigo manter todas as maquinas do meu escritório e pelo menos as lampadas da minha casa que ficam juntos.

  19. #19

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por beirsdorf Ver Post
    Criatividade é tudo , hehehehehe.
    Né... lembro-me que na época em que morei no interior, utilizava-se motor de fusca para furar poços semi-artesianos.