+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    to descendo hoje pros testes amanha posto os resultados...

  2. #22
    Fernando Werner
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hagazin Ver Post
    Salve galera Under.
    Quero compartilhar minha experiência com os cartões R52N e SR71-15. Os dois são praticamente iguais a diferença tah no preço.
    Tenho um enlance de 43 km com uma velocidade TCP real de 40mb. Eu particulamente achei incrível, essa distância com RB433ah e 2 cartões R52N. Se compararmos com o custo benefício dessa solução com os da canopy isso eh maravilhoso. Segue imagens do enlance.
    http://200.199.22.91/central/images/ptp43kmR52N.JPG
    Veja mais ....
    http://200.199.22.91/central/images/ptp43kmR52N_.JPG
    Ae galera quem conseguiu algo parecido com MIMO ou com velocidade maior passa a dica vamos compartilhar a experiencia.
    Vou testar um elance de 46km os novos rocket M da Ubiquiti, assim q estiver pronto vou postar aqui.
    As antenas usadas foram as hyper de 33dbi dupla polarização, prestem atenção nas imagens q o trafégo é tcp.
    Vlw.

    Meu amigo tente deixar em modo simples (sem Nstream) e mude o Antena Gain para 40 e o Hardware Retries para 12... pelomenos nos meus links utilizo estas config.. e com 2.4 ja consegui picos de 60Mbps Half... na media fica 37Mbps Half numa distancia de 24,5Km.. e em 5.8 com sinal bem obstruido antenas de 27dbi grade com sinal de -81 a -89 e distancia de quase 12Km ja consegui 10Mbps full... quem sabe com sinal bom vc nao consegue da um "gas" ai nesse link...


    [email protected]

  3. #23

    Padrão

    fiz os teste com os cartoes r52n.

    Positivo: Me parece que os cartoes se usado de forma dual terá mesmo um bom desempenho.
    Contra: Nos testes tive varias vezes variação da banda, problemas como de um lado ter um sinal -69 e ao fazer os testes do outrolado aumentar para -78, em algumas vezes vi o sinal cair em testes usando both.

    Aki foi feito um enlace de 27km com rb 433 e cartoes r52n e antenas pluton ptx-36 de uma polaridade de 30db, foi usado nstreme simples. Segue fotos dos testes essa semana estarei mudando os pig-tail e vendo se vai melhorar em algo e pra semana que vem vou fazer o mesmos testes usando xr5 e r5h.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tcp_both.jpg
Visualizações:	567
Tamanho: 	28,7 KB
ID:      	6225   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tcp_receive.jpg
Visualizações:	469
Tamanho: 	30,6 KB
ID:      	6226  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tcp_send.jpg
Visualizações:	456
Tamanho: 	29,6 KB
ID:      	6227   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         udp_both.jpg
Visualizações:	516
Tamanho: 	30,8 KB
ID:      	6228  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         udp_receive.jpg
Visualizações:	426
Tamanho: 	30,4 KB
ID:      	6229   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         udp_send.jpg
Visualizações:	434
Tamanho: 	29,6 KB
ID:      	6230  

    Última edição por aprinou; 04-12-2009 às 11:22.

  4. #24

    Padrão

    com algumas configurações especificas ja consegui alcançar 65mb quando terminar postarei os resultados finais.

  5. #25
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aprinou Ver Post
    com algumas configurações especificas ja consegui alcançar 65mb quando terminar postarei os resultados finais.

    faça teste em protocolo TCP .
    e tambem tente usar outros tipos de testadores para ter uma base melhor.
    R52N com antena de 1 polorização não faz nada, porque ele promete é com 2POL.

    =\

  6. #26

    Padrão

    24mb tcp receive, 28mb tcp send, 14mb both tcp.

    Os meus teste estou apenas fazendo pra ver mesmo o desempenho do cartão, claro se usar em dual terei concerteza maior banda pois já consigo uma boa peformace usando apenas uma numa distancia de 27km.

  7. #27

    Padrão

    Vendo as boas experiencias do colegas da pra ficar entusiasmado.

    Na pratica, e o mais correto, mesmo era por um servido ftp de um lado: hospedar neste servidor umas 20 isos de 1 gb, e puxar automaricamente todas.

    Dai teriamos um teste real e pratico.

    Aqui fiz teste usando ferramentas do proprio mikrotik e consegui 10mb.

    Puxando do meu ftp 5 iso de 1 gb cada, ele ficou na casa dos 4,5mb.

    Mas vale a pena.

  8. #28
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão Padrão N...

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    faça teste em protocolo TCP .
    e tambem tente usar outros tipos de testadores para ter uma base melhor.
    R52N com antena de 1 polorização não faz nada, porque ele promete é com 2POL.

    =\
    Meu amigo.. o proposito do padrão N e utilizar 2 ou mais antenas na mesma polaridade e nao uma ou mais antenas de polaridade dupla... alguns amigos tem utilizados Hyperlink P/Dupla, Geenge, etc... mas quando deveriam estar utilizando 2 ou mais antenas de polarização simples... este e o proposito do padrão N.. se vcs utilizarem por EX: duas antenas 30DBi da pluton terão melhores resultados doq 1 antena 30DBi P/Dupla....
    Espero ter ajudado...

  9. #29

    Padrão

    Tá aí uma boa discução.

    No meu projeto, pretendo usar cartões R52N juntamente com duas antenas (uma cada lado) com dupla polarização.
    E agora?
    Será que o mais indicado usar antenas com dupla polarização para o padrão N?
    Ou conseguiríamos resultados muito melhores usando antenas com polarização simples como o nosso amigo anonimo está dizendo?
    Qual é a opinião dos mais experientes.

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Não Registrado Ver Post
    Meu amigo.. o proposito do padrão N e utilizar 2 ou mais antenas na mesma polaridade e nao uma ou mais antenas de polaridade dupla... alguns amigos tem utilizados Hyperlink P/Dupla, Geenge, etc... mas quando deveriam estar utilizando 2 ou mais antenas de polarização simples... este e o proposito do padrão N.. se vcs utilizarem por EX: duas antenas 30DBi da pluton terão melhores resultados doq 1 antena 30DBi P/Dupla....
    Espero ter ajudado...
    No meu limitado conhecimento, não vejo explicação lógica para isso, visto que uma antena de polarização dupla, na verdade são 2 antenas (dipolos) utilizando o mesmo refletor. Mas se você esta falando, deve ter algum embasamento teórico para isso, poderia nos explicar melhor tal afirmação?

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kitorkim Ver Post
    Como ficou o teste dos rocket, já vieram os seus ?

    Opa fiz o teste com o rockets m. Confesso q foi bastante frustante, decepcionante.
    Vou fazer um post e colocar os resultados.

  12. #32

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Fernando Werner Ver Post
    Meu amigo tente deixar em modo simples (sem Nstream) e mude o Antena Gain para 40 e o Hardware Retries para 12... pelomenos nos meus links utilizo estas config.. e com 2.4 ja consegui picos de 60Mbps Half... na media fica 37Mbps Half numa distancia de 24,5Km.. e em 5.8 com sinal bem obstruido antenas de 27dbi grade com sinal de -81 a -89 e distancia de quase 12Km ja consegui 10Mbps full... quem sabe com sinal bom vc nao consegue da um "gas" ai nesse link...


    [email protected]
    Fiz o sugerido e a velocidade caiu para 12mb. A distancia eh um pouco grande tah no limite do cartão.

  13. #33

    Padrão

    Olá Hagazin,

    Vc poderia me dizer onde encontrou o cartão SR71-15? Já procurei esse cartão em todos os principais fornecedores e não encontrei. Depois de muito procurar encontrei os SR71-A que são MIMO 3x3. Comprei 2 unidades para teste, que ainda não recebi. Vou testa-los com duas antenas OIW 33 Dual a uma distancia de 46Km. Depois de instalado, posto os resultados. Porém acredito que o SR71-15 por serem MIMO 2x2, sejam mais indicados para a aplicação. Se vc puder dizer onde comprou, o mesmo se vc tiver disponivel aos menos 2 unidades, agradeço.

    Abs,

  14. #34

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sapucaia Ver Post
    Olá Hagazin,

    Vc poderia me dizer onde encontrou o cartão SR71-15? Já procurei esse cartão em todos os principais fornecedores e não encontrei. Depois de muito procurar encontrei os SR71-A que são MIMO 3x3. Comprei 2 unidades para teste, que ainda não recebi. Vou testa-los com duas antenas OIW 33 Dual a uma distancia de 46Km. Depois de instalado, posto os resultados. Porém acredito que o SR71-15 por serem MIMO 2x2, sejam mais indicados para a aplicação. Se vc puder dizer onde comprou, o mesmo se vc tiver disponivel aos menos 2 unidades, agradeço.

    Abs,
    Opa! tudo bom amigo. Esse cartão eu comprei diretamente EUA. Já testei todos os modelos o sr71-15, o sr71-a e R52N todos são a mesma coisa. O R52n eh mais estável, o sr71-a se usar o 3X3 te dá um throughput maior, mas vc pode configurar apenas o 2X2 tbm. Eu aconselharia usar o R52n pois eh bem mais barato e naum deixa a desejar. Aconselho a usar fontes boas com amperagem bem alta pois exige bastante energia.
    Na hora da configuração se tiver alguma dúvida é soh perguntar.

    Valeu.

  15. #35

    Padrão R52n

    Pessoal, boa tarde!

    Tenho uma RB 433, com 1 cartão r52n com antena setor da hyperlink com apenas 1 saida, e não estou conseguindo funcionar, alguém tem alguma dica???
    Tentei com um cartão r52h e funciona normal...

    Obrigado

  16. #36

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LuizClaudio Ver Post
    Pessoal, boa tarde!

    Tenho uma RB 433, com 1 cartão r52n com antena setor da hyperlink com apenas 1 saida, e não estou conseguindo funcionar, alguém tem alguma dica???
    Tentei com um cartão r52h e funciona normal...

    Obrigado

    Amigo, esse cartão eh mimo ou seja precisa de duas antenas setorias para funcionar adequadamente. Porém vc poderá usar sim com apenas uma antena, mas nesse modo vc perderá a maior qualidade desse cartão q eh o mimo. Para usar somente num antena basta habilitar o campo Band=5ghz ou 2,44ghz b/g de acordo com seu caso e na aba HT habilite apenas a saída q vc for usar. Se vc naum for usar o mimo aconselho usar outro cartão, pois não fará diferença.

    Falou.

  17. #37

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aprinou Ver Post
    com algumas configurações especificas ja consegui alcançar 65mb quando terminar postarei os resultados finais.

    Opa e ai amigo como vão os testes? conseguio manter os 65mb?

  18. #38

    Padrão

    Bom dia pessoal,
    Tenho experiencias não muito boas com antenas de dupla polarização e cheguei a conclusão que essas antenas são para serem usadas em lugares onde o espaço fisico é minimo e voce precisa usar algum tipo de configuração para reduzir a interferencia externa, passar um pouco mais de banda em uma distancia consideravel. No mais é melhor usar antenas separadas e respeitar a distancia entre elas. Com certeza terão resultados muito melhores.

  19. #39

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hagazin Ver Post
    Amigo,
    Esses cartões são iguais aos que vc tah acostumado a trabalhar no mikrotik, a diferença eh q ele eh mimo. Utiliza as mesmas frequencias 2,4gh e 5,8ghz e os canais saos os mesmos tbm. Para essa distancia eh aconselhavel vc usar em 5,8ghz, se tiver visada perfeita e usar antenas de excelente qualidade como as hyperlink, com certeza vc alcançará 60mb em tcp real. 60mb garantido.
    Em bancada consegui 103mb, no ar a essa distancia de 43km ele tah operando em 40mb.
    Vlw


    Amigo como vai passar mais de 40 megas, se os rbs são limitados a 40 megas ... se vc der um band teste pro proprio rb em tcp so da no maximo 40 megas, com picos de 55 e 35 megas?

  20. #40

    Padrão

    isso ta ficando interessante e bem acessivel!!
    achei na ultrawireless a rb433 por R$275,00 e o r52n R$149,00, so as antenas de dupla polarizaçao é que estao uma facada beirando os mil reias cada, bom seria se desse pra usar 4 antenas de grade 2.4 (2 de cada lado). alguem ja fez teste com essas antenas simples?
    .
    outra coisa, como fica a banda N com visada comprometida? se comparada com a banda B, a banda N, sofre mais perca de throughput com zona fresnel prejudicada?
    to com um ptp aqui de 2km com zona fresnel muito prejudicada (predios e telhados), praticamente nem tenho visao direta,mas to conseguindo 4mbps em B de forma estavel, e precisava passar aqui 12mbps (em apenas 1 direçao). eu ate consegui passar isso em G, mas nao ficou estavel, dava ping alto e perca de pacote.
    Última edição por lelyrock; 19-01-2010 às 22:01.