Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão PtP 43km Tirando leite dos cartões R52N MIMO

    Salve galera Under.
    Quero compartilhar minha experiência com os cartões R52N e SR71-15. Os dois são praticamente iguais a diferença tah no preço.
    Tenho um enlance de 43 km com uma velocidade TCP real de 40mb. Eu particulamente achei incrível, essa distância com RB433ah e 2 cartões R52N. Se compararmos com o custo benefício dessa solução com os da canopy isso eh maravilhoso. Segue imagens do enlance.
    http://200.199.22.91/central/images/ptp43kmR52N.JPG
    Veja mais ....
    http://200.199.22.91/central/images/ptp43kmR52N_.JPG
    Ae galera quem conseguiu algo parecido com MIMO ou com velocidade maior passa a dica vamos compartilhar a experiencia.
    Vou testar um elance de 46km os novos rocket M da Ubiquiti, assim q estiver pronto vou postar aqui.
    As antenas usadas foram as hyper de 33dbi dupla polarização, prestem atenção nas imagens q o trafégo é tcp.
    Vlw.

  2. #2

    Padrão

    Pow show de bola amigo....
    - Quanto de potencia esta os cartões?
    - A visada é 100% ?

  3. #3

    Padrão

    hagazin, pq usou antena de dupla polarizacao?

    vc ligou a antena nas 2 saidas do cartao foi? nesse caso usa as 2 polarizacoes porem na mesma frequencia?

    voce ta usando nstream? poderia postar as configuracoes do cartao? vi um monte de coisa nova na configuracao de cartoes N porem nao tenho ideia do que se trata.


    fez a experiencia ligando a antena em apenas 1 saida? mudou muita coisa?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Pow show de bola amigo....
    - Quanto de potencia esta os cartões?
    - A visada é 100% ?
    A potencia eh de ateh 24 dbm, porem está configurado com default o tx-power=17 dbm
    A visada eh 90% tem algumas árvores um altas quase na metade do caminho.
    Fica estável há 40mb 18 horas do dia as outras 6 horas fica em torno de 25 e 30 mb. Estou tentado descobrir o pq.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anjunior Ver Post
    hagazin, pq usou antena de dupla polarizacao?

    vc ligou a antena nas 2 saidas do cartao foi? nesse caso usa as 2 polarizacoes porem na mesma frequencia?

    voce ta usando nstream? poderia postar as configuracoes do cartao? vi um monte de coisa nova na configuracao de cartoes N porem nao tenho ideia do que se trata.


    fez a experiencia ligando a antena em apenas 1 saida? mudou muita coisa?
    anjunior,

    pq usou antena de dupla polarizacao?
    Dupla polarização pq os cartões são mimo, ou seja, para funcionar a todo vapor precisa usar todas as saidas do cartão. Ele eh um mimo 2x2 duas saídas para antenas, por isso usei as dp da hyperlink.

    vc ligou a antena nas 2 saidas do cartao foi? nesse caso usa as 2 polarizacoes porem na mesma frequencia?

    sim nas duas saídas. ele pode trabalhar com mesma polarização tmb se vc usar 2 antenas separadas e usa a mesma frequencia. Vc sóh tem de tomar o cuidado na hora de ligar as antenas nas saídas, se tiver usando dp, pois a saída 1 soh se comunica com a saída 1 do outro cartão e virce-versa.

    voce ta usando nstream? poderia postar as configuracoes do cartao? vi um monte de coisa nova na configuracao de cartoes N porem nao tenho ideia do que se trata.

    Sim estou usando nstream simples, o motivo eh q na bancada somente no modo N em 20mhz ele num passava de 30mb quando habilitei o nstream ele foi a 101mb, então pensei são duas saídas e antenas duplas pq naum ligar o nstream e me dei bem pois no ar sem nstream ele numa passa de 9mb. Bom o que há de novo são as abas (HT e HT MCS) onde HT=configuração das antenas, vc pode configurar apenas 1 as duas ao mesmo tempo e HT MCS= o data rates, as velocidades para a configuração N, pois no DATA RATES normal soh vai ateh 54mb.

    fez a experiencia ligando a antena em apenas 1 saida? mudou muita coisa?

    Fiz sim. O redimento caiu pela metade.

    Obs. para quem algum dia pensar em fazer um ponto a ponto com nstream simples e for fazer bridge deve lembrar q com nstream vc deve ligar o equipamento 1 como MODE=bridge e habilitar o wds e no equipamento 2 setar MODE=station-wds e habilitar o wds, isso para brigde transparente. Em hípotese alguma faça regras de NAT e roteamento pois o processador naum aguenta, fiz isso e começou a dah pau.
    Bom eh isso se tiver alguma dúvida pergunta ae!!

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    Parabens pelo feito, estou curioso para testar os novos cartões M também.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Parabens pelo feito, estou curioso para testar os novos cartões M também.

    Mas este teste em tcp ip é feito em half duplex e não full duplex é por isso que voce conseguiu essa perfonmance, ou vc so manda ou somente recebe, tente mudar a opção receive para both para vermos em quanto fica.

  9. #9
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Citação Postado originalmente por hagazin Ver Post
    Salve galera Under.
    Quero compartilhar minha experiência com os cartões R52N e SR71-15. Os dois são praticamente iguais a diferença tah no preço.
    Tenho um enlance de 43 km com uma velocidade TCP real de 40mb. Eu particulamente achei incrível, essa distância com RB433ah e 2 cartões R52N. Se compararmos com o custo benefício dessa solução com os da canopy isso eh maravilhoso. Segue imagens do enlance.
    http://200.199.22.91/central/images/ptp43kmR52N.JPG
    Veja mais ....
    http://200.199.22.91/central/images/ptp43kmR52N_.JPG
    Ae galera quem conseguiu algo parecido com MIMO ou com velocidade maior passa a dica vamos compartilhar a experiencia.
    Vou testar um elance de 46km os novos rocket M da Ubiquiti, assim q estiver pronto vou postar aqui.
    As antenas usadas foram as hyper de 33dbi dupla polarização, prestem atenção nas imagens q o trafégo é tcp.
    Vlw.
    Parabens,

    Logo estarei fazendo testes também.

    Att,

    Renato Costa.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por geba3uer Ver Post
    Mas este teste em tcp ip é feito em half duplex e não full duplex é por isso que voce conseguiu essa perfonmance, ou vc so manda ou somente recebe, tente mudar a opção receive para both para vermos em quanto fica.

    Realmente amigo, o teste foi em half. A própria Mikrotik não recomenda fazer teste de velocidade utilizando bandwidth test no full pq gera erros e o resultado não eh claro. Para fazer o teste em full, teria q ao mesmo tempo alguem no ponto A fizesse um download do ponto B e o Ponto B fizesse um download do Ponto A. Agora é uma maravilha o feito pois a velocidade eh real, nessa distância soh vejo equipamentos parrudos fazerem isso, como os Canopy ptp 600 e ptp 500 e outros. Olhe que eles tbm trabalham no modo half e custa uma fortuna. Outra coisa tbm, o uso da aplicação eh para internet, ou seja o mais necessário eh o download. O valor agregado eh de 40 mb se for solicitado 30mb para down e 10 mb para up tah bom demais.

    Vlw.
    Última edição por hagazin; 11-11-2009 às 13:05.

  11. #11

    Padrão

    interessante amigo parabéns por postas seus resultados tb estou quenredo fazer teste de bancada do mesmo mais ainda nao tenho os equipamentos.

  12. #12

    Padrão

    so pequena pergunta qual o link maximo que eu posso mandar a 20 km e qual seria estes cartoe tem outra frequencia pra obeter mais como que é ?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por doideraro Ver Post
    so pequena pergunta qual o link maximo que eu posso mandar a 20 km e qual seria estes cartoe tem outra frequencia pra obeter mais como que é ?
    Amigo,
    Esses cartões são iguais aos que vc tah acostumado a trabalhar no mikrotik, a diferença eh q ele eh mimo. Utiliza as mesmas frequencias 2,4gh e 5,8ghz e os canais saos os mesmos tbm. Para essa distancia eh aconselhavel vc usar em 5,8ghz, se tiver visada perfeita e usar antenas de excelente qualidade como as hyperlink, com certeza vc alcançará 60mb em tcp real. 60mb garantido.
    Em bancada consegui 103mb, no ar a essa distancia de 43km ele tah operando em 40mb.
    Vlw

  14. #14

    Padrão

    amigo! já recebeu seu equipamento Rocket? se sim! já fez algum teste em campo? estou aguardando um equipamento para tentar fechar 45km com boa visada!

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jaos_caxias Ver Post
    amigo! já recebeu seu equipamento Rocket? se sim! já fez algum teste em campo? estou aguardando um equipamento para tentar fechar 45km com boa visada!
    João,

    Vou receber na segunda-feira, devo colocar nas torres na quarta e na sexta eu coloco os resultados aqui.

    Vlw.

  16. #16

    Padrão

    Como ficou o teste dos rocket, já vieram os seus ?

  17. #17

    Padrão

    começo meus testes hj com cartoes r52n e antenas pluton ptx26-58 de 80cm vamos ver como fica e ponto os resultados.

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kitorkim Ver Post
    Como ficou o teste dos rocket, já vieram os seus ?

    Ainda naum pude colocar nas torres, tah chovendo mto aqui na região. Estou esperando o tempo abrir p colocar em produção. Confeço q estou bastante ansioso para ver os resultados.

    vlw

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aprinou Ver Post
    começo meus testes hj com cartoes r52n e antenas pluton ptx26-58 de 80cm vamos ver como fica e ponto os resultados.
    Naum se esqueça de testar com o nstream simples. aumenta bastante o throughput.
    vlw.

  20. #20

    Padrão

    Conseguiu testar os Rocket, encomendei 2 Kits , antena e rocket, mas ainda não chegaram.