+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Problemas com Controle

    Olá, sou novato em mikrotik e gostaria de uma ajuda para controlar melhor a rede de meus clientes...

    PROBLEMA:
    Tenho um servidor linux que utilizo para rede local seu ip 192.168.10.1 ele se conecta via modem link adsl de 8 mb.. Até aqui blzx os pcs que estão na swith navegão blzx...

    Agora comprei um rb 433AH, configurei os ap-bridge tudo ok, os clientes navegam blzx...
    Fiz uma bridge e coloquei as placas wireless e a ethernet que entra o cabo que vem da swith do servidor "192.168.10.1". Servidor DHCP na rb configurado e funcionando, DNS tbm OK, mas ai fiz um queue e ele não controla a banda de quem se conecta nas redes wireless, eles pegam a velocidade da rede local do link de 8 mb.

    Gostaria se pudessem ajudar a configurar para que possa controlar a velocidade de quem se conecta nas redes wireless dentro da bridge.

    Obrigado.

  2. #2
    Avatar de kyanbatera
    Ingresso
    Jun 2008
    Localização
    Vila Velha, Brazil, Brazil
    Posts
    132
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaelrph Ver Post
    Olá, sou novato em mikrotik e gostaria de uma ajuda para controlar melhor a rede de meus clientes...

    PROBLEMA:
    Tenho um servidor linux que utilizo para rede local seu ip 192.168.10.1 ele se conecta via modem link adsl de 8 mb.. Até aqui blzx os pcs que estão na swith navegão blzx...

    Agora comprei um rb 433AH, configurei os ap-bridge tudo ok, os clientes navegam blzx...
    Fiz uma bridge e coloquei as placas wireless e a ethernet que entra o cabo que vem da swith do servidor "192.168.10.1". Servidor DHCP na rb configurado e funcionando, DNS tbm OK, mas ai fiz um queue e ele não controla a banda de quem se conecta nas redes wireless, eles pegam a velocidade da rede local do link de 8 mb.

    Gostaria se pudessem ajudar a configurar para que possa controlar a velocidade de quem se conecta nas redes wireless dentro da bridge.

    Obrigado.
    Tire a porta que ethernet que recebe o cabo do seu SW da Bridge e faça um NAT na RB.

    mais não seria mais viavel vc colocar essa RB só como ponto de acesso e o computador um computador como server fazendo tudo controle de banda firewall etc???

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kyanbatera Ver Post
    Tire a porta que ethernet que recebe o cabo do seu SW da Bridge e faça um NAT na RB.

    mais não seria mais viavel vc colocar essa RB só como ponto de acesso e o computador um computador como server fazendo tudo controle de banda firewall etc???
    Intão é que o server ja ta pronto....
    preciso so que me ajudem a fazer essa regra de NAT que ainda não sei fazer....
    Se souber por favor me ajude preciso muito mesmo..
    desde ja agradesço.

  4. #4

    Padrão

    Amigo Segue a apostila para vc fazer o nat concerteza vai dar tudo certo tá bem detalhada vc vai conseguir se precisar de ajuda volta aew que estamos aqui pra ajudar mesmo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NAT-Mikrotik.pdf
Visualizações:	109
Tamanho: 	249,2 KB
ID:      	6091

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LulaVipNET Ver Post
    Amigo Segue a apostila para vc fazer o nat concerteza vai dar tudo certo tá bem detalhada vc vai conseguir se precisar de ajuda volta aew que estamos aqui pra ajudar mesmo.
    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         NAT-Mikrotik.pdf
Visualizações:	109
Tamanho: 	249,2 KB
ID:      	6091
    Olá amigo, fiz o mascaramento, mas mesmo assim nem sinal de navegar os cleintes...
    resetei tudo... criei a bridge e coloquei as redes wireless dentro, fiz o NAT para o cabo que chega na rb, configurei o DHCP server com o ip da bridge como gateway, fiz o DNS server, fiz a QUEUE SIMPLES e nada... continua navegando a rodo...
    MINHA RB é a 433AH com mk 3.28
    Se puderem passem do inicio que faço novamente...
    so preciso de contror a velocidade dos clientes da access Liste, e dar o dhcp server...
    Obrigado desde ja.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaelrph Ver Post
    Olá amigo, fiz o mascaramento, mas mesmo assim nem sinal de navegar os cleintes...
    resetei tudo... criei a bridge e coloquei as redes wireless dentro, fiz o NAT para o cabo que chega na rb, configurei o DHCP server com o ip da bridge como gateway, fiz o DNS server, fiz a QUEUE SIMPLES e nada... continua navegando a rodo...
    MINHA RB é a 433AH com mk 3.28
    Se puderem passem do inicio que faço novamente...
    so preciso de contror a velocidade dos clientes da access Liste, e dar o dhcp server...
    Obrigado desde ja.

    Amigo na bridge vc não colocou a interfece que recebe o link não né? vc foi lá em ip routes colocou o gataway direitinho vc pinga algum site por o new terminal tenho certeza que tá passando despercebido algum detalhe simples.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LulaVipNET Ver Post
    Amigo na bridge vc não colocou a interfece que recebe o link não né? vc foi lá em ip routes colocou o gataway direitinho vc pinga algum site por o new terminal tenho certeza que tá passando despercebido algum detalhe simples.
    Vou passar detalhado como esta...

    As interfaces.. todas como enable e a bridge como reply-only.

    DHCP SERVER - na bridge passando como gateway o ip da Bridge 192.168.10.3,
    colocando na ARP List todos os que pegam ip.

    LINK que entra na RB em ADDRESSES 192.168.10.2.

    ROUTER ADD gateway 192.168.10.1 que é o servidor linux com net.

    QUEUE com os clientes configurados e a interface colocada como a bridge.

    NAT MASQUERADE SRCNAT na PLACA LINK.

    Não sei o que acontece...juro... se alguem puder me montar um esquema de como resetar a rb e fazer do zero.. juro que vou agradecer eternamente...
    Obrigado pelo esforço.
    abraços