+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão FAZER WDS ENTRE MK E AP

    Por muito tempo fiquei com um dilema como fazer um WDS entre o MK e o AP, aqui mesmo no Under você vai acha pó kilo tutoriais dicas scripts mostrando com fazer isso, mas eu procurei e não achei um que mostrasse com fazer MK <<<X>>>AP.
    Porque fazer isso ? Seguinte tenho um servidor MK que faz Autenticação controle da Banda DHCP etc. Em um outro ponto coloquei dois rádios um Cliente e o outro AP, todos os clientes que conectam no AP passam pelo radio que e cliente então quando vou ver o IP/HOTSPOT/ACTIVE ou HOSTS só aparece o MAC do radio que é cliente, pra mim tanto fez tanto faz não to nem ai eu uso HOTSPOT com autenticação o detalhe e que eu quero ver o MAC da placa ou do radio do cliente lá, se esse for o seu caso vamos lá, clique no link e faça o downloads do FAZER WDS ENTRE MK E AP.doc pu FAZER WDS ENTRE MK E AP.rar e siga as intruçoes.
    Bom pessoal espero estar ajudando afinal o MISERO conhecimento em Mikrotik que eu tenho foi tudo tirado daqui do UNDER sendo assim espero então estar contribuindo

    Caso encontre alguma falha, por favor, me avisem para que eu faça a correção
    Boa sorte.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  2. #2
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Showtime! Muito bom o tuto...
    Só tenho um problema aqui... Já segui esses mesmos passos, porem em "AP Bridge" no Mikrotik... não posso mudar esse modo, e dai só funciona sem autenticação...
    Para que vc entenda minha situação:
    Tenho um painel com clientes conectados em WPA, não posso mudar isso, e quero conectar ao mesmo painel um Radio por WDS...
    Sei que há limitações quanto a usar WDS com WPA... me parece que WDS (o protocolo) não funciona com WPA... então tentei cria um "AP Virtual" e nele criar um WDS, de modo a não precisar usar o WPA no WDS... mas lembro que não funcionou tmb...
    Consegui fazer o WDS normalmente quando desativer o WPA, igual como vc disse, mas em modo "AP Bridge" e não "Bridge" no mik, mas não posso deixar os clientes sem cripto... dai não resolve meu problema...

    Sua solução é muito boa, já vi ela em outros posts, mas não resolve o problema de conectar um WDS na mesma interface de um AP Bridge com clientes WPA, que é o meu caso, se puder ajudar fico no aguardo!

    Cheguei a seguinte conclusão, me corrijam se estiver errado:
    - Uma interface em AP Bridge com WPA não pode conectar em WDS (o que seria o modo AP+WDS de um Rádio), provavelmente pelo problema do WDS+WPA;
    - A mesma interface, sem o WPA, funciona normalmente;
    - Um VirtualAP não funciona em WDS...

    Se alguem, que teve o mesmo problema (de repassar os MAC) conseguiu resolver, peço por favor que compartilhe ai a solução... Imagino que tenha que, se houver como, teria de ser sobre um VirtualAP com WDS...