Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NOBREAK, QUAL MELHOR SOLUÇÃO?

    Olá galera, esse é meu primeiro post no under mas já sou visitante há um tempo, gostaria de compartilhar a experiência que vocês tem no provedor de vocês com nobreaks, estou com um grande problema de autonomia, quero uma dica de um nobreak para segurar 5 Server, 6 Modens, 4 Switch, 5 RB, 3 Roteadores e 1 monitor, preciso de uma autonomia de pelo menos 1hr e 30 minutos.


    Vou ficar agradecido a dica de todos que deixarem seu post.

  2. #2

    Padrão

    para 3 servidores, 3 modens, 1 router, 5 ap, mais alguns switchs utilizo um nobreak d 2kva, 1 bateria 150amp estacionaria e 1 de 60amp
    autonomia de 3 horas.

    eu acredito que um nobreak de 2 kva seja pouco, talves 3 kva para vc
    + 2 bateria de 150amp estacionaria deve segurar umas 3 horas.
    elas so demoram para carregar, entao se tiver muito problema de queda de luz nao vai segurar muito...

  3. #3

    Smile

    OPa! Primeiramente agradeço a atenção.

    Você tocou no ponto muito importante a energia, a verdade estou até com problemas de energia aqui, mas isso já está sendo solucionado, atualmente estou usando esse nobreak infinium digital wide 2.2kva estou usando com 2 baterias de 45a, e não tá suprindo as necessidades, mas como essas baterias demoram pra carregar, observei uns dias que a noite o nobreak entra muito em modo bateria, acho que não está nem dando tempo pra carga das mesmas, por isso que estou providenciando logo o conserto da rede elétrica, pretendo fazer como você citou por um banco de baterias maior, mas mesmo assim pretendo colocar outro nobreak, pois passei por um aperreio dos grandes, esse nobreak apagou de vez, ele está até na garantia, por isso o motivo da minha súplica, quero adiquiri outro nobreak com especificações para durar um tempo maior.
    Última edição por viveiros; 12-11-2009 às 20:49.

  4. #4

    Padrão

    Compre um "no-break" senoidal de pelo menos 3KVA. Esses "no-breaks" que a maioria compra na verdade são "short-break", um paliativo barato e acessível. Não possuem muitos dos requisitos necessários em sistemas de telecom. Um equipamento de 2.2KVA de fato leva horas para carregar duas baterias de 150HA. Quanto maior é a potência real do no-break maior é o poder de recarregamento da bateria.

    Para que fique mais tranquilo compre um gerador elétrico de 1.2KV pelo menos. O seu custo é relativamente baixo e o deixará tranquilo quando a energia faltar por mais de 1 hora.

  5. #5
    Santos
    Visitante

    Post Não usa Short-Break

    Amigo;

    Pela pouca experiencia na area de suporte de informatica quase 25 anos de estrada, não aconsenho voce comprar short-break. E mais barato! sim! e. Adquira um no-break com saida senoidal pura, porque? Hoje existe equipamentos como Servidores de tecnologia de ponta no mercado que as fontes redundantes não suporta short-break forma de onda de saida quadrada( vamos dizer assim). Durante uma queda de energia os Servidores desligaram devido a um sistema de proteção circuito interno nas fontes para garantir uma melhor performance, desempenho, para que possa ter um funcionamento sem enterrupção por variação de energia ao longo do periodo.
    Com relação a autonomia horas de apagão, deve realizar um levantamento de toda carga para poder calcular o numero de baterias e quantos KVA voce vai precisar de consumo. Aconsenho deixar um margem de 30% para futuros upgrades de equipamentos.




    Citação Postado originalmente por viveiros Ver Post
    Olá galera, esse é meu primeiro post no under mas já sou visitante há um tempo, gostaria de compartilhar a experiência que vocês tem no provedor de vocês com nobreaks, estou com um grande problema de autonomia, quero uma dica de um nobreak para segurar 5 Server, 6 Modens, 4 Switch, 5 RB, 3 Roteadores e 1 monitor, preciso de uma autonomia de pelo menos 1hr e 30 minutos.


    Vou ficar agradecido a dica de todos que deixarem seu post.

  6. #6

    Padrão

    No seu caso eu aconselho um gerador mesmo.

  7. #7

    Padrão

    OLá, vou deixar aqui alguma experiencia que ja tive, compartilho as mesmas ideias acima, esses "quase nobreak" que se existem no mercado, não seguram muita coisa não, e mais, eles não foram feitos para uso com grandes baterias, seu carregador é de baixissima capacidade.
    Caso vc tenha alguma grana no bolso e queira realmente investir em grandes soluções, sugiro dar uma olhada aqui: Nobreak Sinus Double II Black SMS, mas isso é uma mera dica, existem "n" marcas no mercado muitos boas, eu uso aqui um sms 6kva on line, ele segura 5 servers, 01 cisco 3600 series 02 switches 3 com e varias rbs alem dos modems par metalico por mais de 6 horas, apenas com o banco de baterias interno, e vc ainda pode por outro banco externo, mas custa o olho da cara.
    Outra solução seria investir em nobreaks de baixo custo e um gerador, automatizado para partida sozinho em caso de queda de energia, talvez saia mais barato que um nobreak de grande porte. Neste caso o no break precisaria segurar por apenas alguns minutos, tempo para a partida do gerador e estabilização do mesmo.

  8. #8

    Padrão

    caro fernando de deus,

    Vou te dar uma dica de um site que voce pode simular para ver a capacidade do nobreak que é o site da APC que voce pode acessar ai. UPS Selector Sizing Applications. No site tu escolhe qual a configuração do servidor e outras caracteristicas e autonomia que precisa ai ele vai te dar um relatorio do que é mais viavel. E lembre-se que o barato sempre sai caro depois.

  9. #9

    Post

    Marcelo,esse no break eu sei que ele não é um senoidal, ele trabalha na forma senoidal por aproximação, como vc deixou bem claro a demora de carregar as baterias, acho que é o motivo fundamental da minha pouca autonomia mesmo com um banco de bateria externa, foi muito bom você ter destacado isso.

    Santos, é o que estou procurando um nobreak que atenda minhas necessidades e não me deixe na mão, por sinal gostei muito da indicação do modelo que o luiz mencionou, li vários relatos sobre esse modelo e me agradou, luiz se possivel mencionar o valor quando você o adquiriu eu agradeço.

  10. #10

    Padrão

    Olha,

    além disso a autonomia de suas baterias é baixa. Na verdade um equipamento de 2.2KV consegue recarregar suas baterias razoavelmente bem (2 de 45HA). Ocorre que para pôr baterias de 150HA precisará de um "no-break" melhor e com maior capacidade de recarregamento de baterias, senão terá um bom banco (de baterias), mas o equipamento não conseguirá manter um bom nível de carga.

    Quanto à senóide em no-break permite um fator de correção de onda perfeita (por isso senoidal). A carga "sainte" será estável (sem oscilação devido a curva perfeita da onda) o que dará segurança aos equipamentos e ao sistema como um todo. Problemas de oscilação elétrica danifica equipamentos, deixa o sistema instável (e até reiniciando), além de causar danos eletrônicos/elétricos. Equipamentos "short-break" fazem correções sem nenhuma precisão e por isso não há garantia de estabilidade da carga "sainte".


    Citação Postado originalmente por viveiros Ver Post
    Marcelo,esse no break eu sei que ele não é um senoidal, ele trabalha na forma senoidal por aproximação, como vc deixou bem claro a demora de carregar as baterias, acho que é o motivo fundamental da minha pouca autonomia mesmo com um banco de bateria externa, foi muito bom você ter destacado isso.

    Santos, é o que estou procurando um nobreak que atenda minhas necessidades e não me deixe na mão, por sinal gostei muito da indicação do modelo que o luiz mencionou, li vários relatos sobre esse modelo e me agradou, luiz se possivel mencionar o valor quando você o adquiriu eu agradeço.

  11. #11

    Padrão

    Concordo com tudo que foi dito ate agora mas no meu caso consegui resolver da seguinte forma.
    Tenho
    (5 servidores,2 sw,1 roteador ,1 conversor de mídia,2 rb 433 ah(esta ligada direto na bateria),1 pabx).
    3 nobrack MCM 1000I
    Banco de baterias. 2 de 150 amperes automotiva(autonomia de 8 horas).
    Carregador externo de 20 amp automático, ou seja, carregou flutua a bateria.
    Se houver constantes quedas de energia nenhum nobreack vai conseguir carregar a bateria devido a sua carga ser bem lenta por isso o uso de um carregador externo.

  12. #12

    Padrão

    Penso que o ideal seria mesmo a compra de um bom Nobreak Senoidal e por trás desse nobreak um gerador alimentando o tal nobreak, acredito eu que dependendo do gerador, teria uma autônomia maior e consequentemente um sono mais tranquilo!

    Abraços!!!

    Viveiros na área!!!

  13. #13

    Padrão

    Bom acredito eu que comprando um bom nobreak senoidal que venha a suportar toda a carga necessária para o funcionamento do provedor e por trás desse nobreak colocar um gerador para alimentar o nobreak, seria a solução ideal!


    Abraços!!!

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por viveiros Ver Post
    [...] por sinal gostei muito da indicação do modelo que o luiz mencionou, li vários relatos sobre esse modelo e me agradou, luiz se possivel mencionar o valor quando você o adquiriu eu agradeço.

    OLha, na epoca foi pago em torno de R$ 8000,00, hj estou por fora de preços, mas precisamos trocar o banco de baterias interno dele, a pouco tempo de ficou em R$ 2800,00 ( materiak + mão de obra) mas vale a pena

  15. #15

    Padrão

    Estou pensando em colocar um mini-gerador no meu servidor.

    Aqui tenho uma energia estável, tenho 4 servidores e uso 02 No-Break SMS 1.4Kva para segurar a rede.

    Pesquisando no Mercado Livre achei vários modelos de gerador.... preços baixo (em torno de 450,00 - 500,00) será que estes servem para fornecer energia para o provedor?

  16. #16

    Padrão

    amigos a solução é um nobreak senoidal puro isolado, alem de aguentar autonomia de até 200amp, carrega a bateria(s) em menos de 2h, ex: engetron, sistab dentre outras marcas top.

  17. #17

    Post E as baterias

    Sabe,

    Fico preocupado com o pessoal falando de baterias de 150AH. Pelo pouco que entendo de baterias uma dessas para ser carregada na sua totalidade deve drenar do sistema algo como 15A como carga mínima e levariam 10 horas para a carga total.

    Dependendo do sistema de carga eu acho que se pusessem baterias de menor porte seria mais eficiente para o sistema, sem contar que se uma célula dessa bateria entrar em curto durante a carga dificilmente o nobreak suportaria o pico de corrente necessário.

    Um bom banco de baterias seladas com capacidades menores e correntes idem serial mais eficazes tanto na autonomia como na recarga sem a perda da vida útil delas.

    Lembre-se que baterias podem ser configuradas (serie-paralelo) para fornecer a potencia e autonomia que desejamos.

    Abraços,

  18. #18

    Padrão

    A cada dia a gente aprende mais... acompanhando o tópico.

  19. #19

    Padrão

    Mudando um pouquinho o foco, para torre com 3 RBs 433AH, qual retificador vcs recomendam e quantas baterias seria o ideal, para uma autonomia de em torno 5 horas.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Estou pensando em colocar um mini-gerador no meu servidor.

    Aqui tenho uma energia estável, tenho 4 servidores e uso 02 No-Break SMS 1.4Kva para segurar a rede.

    Pesquisando no Mercado Livre achei vários modelos de gerador.... preços baixo (em torno de 450,00 - 500,00) será que estes servem para fornecer energia para o provedor?

    servir servem, vc tem q verificar apenas se eles fornecem o ac senoidal, puro ou onda quadrada, pois muitos no-breaks de baixo custo não funcionam se não for senoidal.
    Outro detalhe, cuidado para não confundir W ( watts) com VA ( volt / ampere), para seu caso, some a potencia total dos seus servidores, mais acessorios ( monitor, swithes, etc) que serão ligados ao gerador, a potencia do gerador, para se ter tranquilidade, deverá ser pelo menos 1,5 vezes maior que o total consumido.