+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MANGLE, DUMPS AND ROCK´N ROLL!

    Amigos,

    Estava eu, em casa, quieto, usando um pouco de Chuck Berry na veia e me apareceu um cara precisando de meus serviços... Um LoadBalance... Marcação de Rotas... 02 links ADSL... enfim, aquilo que todo mundo já sabe fazer, graças a post´s como do Correa, Sergio, Maximelo tantos outros...

    Pra melhorar a situação, usei um pouco do melhor Polifenol do mundo, o Resveratrol, misturado com Bioflavonóides, para poder ficar ainda mais ligado na parada. Foi direto pra cabeça.

    Então o cenário do cara é bem diferente do que aprendemos aki e ali...

    Antes que eu explique tudo e vcs percam tempo lendo, respondam por favor: É possível uma marcação de rota, passar por 3 Rb´s, e chegando na última, a rota ainda está com a marca que fiz na primeira rb?

    Se sim, leiam por favor o cenário a seguir:

    RB1 [HotSpot]
    Essa manda range 10.10.1.1 para os clientes.. entao fiz a marcao de rotas apenas para separar metade dos clientes.. colocar a Rota1 para o modem ADSL1 e Rota2 para o modem ADSL2.

    ateh aih tudo bem. normal

    essa rb está ligada via cabo à outra que vou chamar aki RB2, da eth1 de uma a eth1 da outra.. num range especifico 192.168.2.0/24.

    RB2 [PTP]

    essa rb tem um ponto a ponto em 5.8 para outra que vou chamar de RB3, é esse ptp que prover internet para o hotspot. pq? pq na rb3...

    RB3 [PTP - ADSL]
    eh nessa rb final, que tem dois ADSL ligados a eth1 e eth2.

    no momento nao podemos mexer na estrutura pq o cliente nao quer... e do jeito que está, tah funcionando ok. Só que, ele possuia apenas um ADSL, e agora tem dois.

    Como fazer o load balance nesse caso?


    CLIENTE 1 ----........ 2.4.......... CABO........... 5.8........... CABO...... ADSL1 (QUERO CLIENTE 1 AKI)
    ....................[RB1 - HOTSPOT] <---> [RB2] <---> [RB3]<-----<
    CLIENTE 2 --- ..........2.4...........CABO............5.8............CABO......ADSL2 (E CLIENTE 2 AKI)


    Serah que fui claro?

    grato por uma luz.. enquanto isso estou lendo sobre Tuneis EoIP.... um abraço

    e sobre dumps... alguem sabe uma ferramenta que eu possa ver os pacotes com que marca ele tá chegando.. TTL e etc..? existe isso?


    Eugenio
    Última edição por eugeniomarques; 13-11-2009 às 15:25.

  2. #2

    Padrão Adequações no NAT e Roteamento

    Boa tarde amigo... ja implantei soluçao parecida... nao foi dificil, o segredo ta no NAT, que deve ser feito somente na RB que ta os ADSL, e um roteamento estatico ou dinamico entre a RB que esta os adsl e a RB que ta o hotspot.
    Dificil te dar muitos detalhes sem conhecer detalhadamente a estrutura (ips, se ta em bridge ou nao, etc). Se possivel post pra gente as confs atuais dos equipamentos.
    Pesquise ai sobre RIP, OSPF ... Caso nao seja possivel estou a disposiçao pra te ajudar via acesso remoto.

    Att.
    Gabriel Siena
    Última edição por gsiena; 13-11-2009 às 17:17.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gsiena Ver Post
    Boa tarde amigo... ja implantei soluçao parecida... nao foi dificil, o segredo ta no NAT, que deve ser feito somente na RB que ta os ADSL, e um roteamento estatico ou dinamico entre a RB que esta os adsl e a RB que ta o hotspot.
    Dificil te dar muitos detalhes sem conhecer detalhadamente a estrutura (ips, se ta em bridge ou nao, etc). Se possivel post pra gente as confs atuais dos equipamentos.
    Pesquise ai sobre RIP, OSPF ... Caso nao seja possivel estou a disposiçao pra te ajudar via acesso remoto.

    Att.
    Gabriel Siena
    Opa... Grande Fiat... obrigado pela resposta...

    vamos lah... eu nao uso bridge... uso rotas estaticas...

    basicamente estou assim:

    RB3 (HOTSPOT)
    wlan1 - HOTSPOT em 2.4gHz liberando range 10.10.1.1 para os clientes
    eth1 - 192.168.20.2
    Route: 0.0.0.0/0 gateway eth1
    NAT: masquerade - src-add: 10.10.1.0/24 out-interface: eth1

    ou seja, todo mundo sai pela eth1 que está ligada via cabo utp na:

    RB2 [PTP]
    Wlan1 - 192.168.10.2 [ptp em 5.8 para a RB1]
    eth1 - 192.168.20.1 [ligada via cabo na RB3]
    Route: a default 0.0.0.0/0 para wlan1 e outra com dst-address 192.168.20.2/32 gateway eth1
    NAT: masquerade - src-add: 192.168.20.0/24 out-interface: wlan1

    entao finalmente chegamos na RB que possui a net... via WDS em 5.8 atraves das wlans da RB2 e RB1

    RB1 [INTERNET]
    Wlan1 - 192.168.10.1 [ptp em 5.8 para a RB2]
    Nat: Masquerade para src-add 192.168.10.0/24
    Route: tem duas, uma para cada adsl.. mas nao funciona.. entao fiz uma default para um dos modens..

    e eh esse meu problema...

    se o amigo puder dar uma luz.. se nao.. caso nao tenha entendi.. posso marcar segunda para falarmos... meu msn: [email protected]


    fazendo Wds 5.8gHz com:



    Agora vamos ver as rotas e os NAT´s...

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Não é possível marcar uma rota e ela passar de um router para outro. O Mangle só vale para aquele roteador que o utiliza. O único parâmetro que "atravessa" de um roteador para outro é o TOS/DSCP. Dá uma olhada na wiki da Mikrotikls para ver o Packet Flow. Para sua situação poderia estabelecer túnel EOIP ou MPLS e fazer a política de rotas apenas no último roteador que possui conectividade com a rede pública.

    PS. Não li seu post todo, pois de acordo com a primeira questão não precisaria...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Não é possível marcar uma rota e ela passar de um router para outro. O Mangle só vale para aquele roteador que o utiliza. O único parâmetro que "atravessa" de um roteador para outro é o TOS/DSCP. Dá uma olhada na wiki da Mikrotikls para ver o Packet Flow. Para sua situação poderia estabelecer túnel EOIP ou MPLS e fazer a política de rotas apenas no último roteador que possui conectividade com a rede pública.

    PS. Não li seu post todo, pois de acordo com a primeira questão não precisaria...

    Ou seja, minha solução, eh estudar um pouco de Eoip.. e fazer um tunel entre a rb do hotspot e a rb q possui os adsl. ok.

    Vc possui algum material aih para estudo? algo mais abrangente? pq no wiki do mikrotik vi algo tao simples q me assustei.

    Enquanto isso vou ver no material que tenho da Md.

    um abraço,

    Detalhe.. nao sou uso bridge.. apenas rotas.. e os clientes de hotspot (range 10.10.1.0/24) pingam a rb que possui conectividade (ip 192.168.10.1), mas o contrario nao acontece. E acredito que para funcionar o Eoip, ambos tem q se enxergarem ?? O q deve tah faltando? rota inversa?

    hmmm.. pode ser o firewall...tem firewall na rb do hotspot... vou dah uma olhada entao.. valeu..

  6. #6

    Padrão Roteamento

    Caro Eugenio, te adicionei no MSN.. me aceita ai . O seu problema nao ta dificil resolver...pode ser com EoIP, MPLS ou Roteamento dinamico (pro seu caso a terceira opçao é a mais facil de implantar e ja resolverá o problema). Solucionando o problema a gente posta aki pra caso algum amigo do forum precise implantar soluçao semelhante. Sao basicamente esses passos abaixo, segue um arquivo anexo:


    Att.
    Gabriel Siena
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos
    Última edição por gsiena; 18-11-2009 às 10:15. Razão: Anexado arquivo

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gsiena Ver Post
    Caro Eugenio, te adicionei no MSN.. me aceita ai
    Ja aceitei...

    Citação Postado originalmente por gsiena Ver Post
    O seu problema nao ta dificil resolver...pode ser com EoIP, MPLS ou Roteamento dinamico (pro seu caso a terceira opçao é a mais facil de implantar e ja resolverá o problema).
    Isso me soa de muito bom tom...

    Citação Postado originalmente por gsiena Ver Post
    Solucionando o problema a gente posta aki pra caso algum amigo do forum precise implantar soluçao semelhante. Sao basicamente esses passos abaixo, segue um arquivo anexo:

    Att.
    Gabriel Siena
    Amigo... nao se preocupe.. que terminando de fazer isso q me passou, irei postar o resultado que com certeza será POSITIVO.

    muito grato pela atenção..

    El Barba..

    Fumar eh prejudicial.. não fumem...
    vc começa assim.. e termina assim:

    aliás.. de muito mau gosto do underlinux incentivar o uso do fumo... nao gostei desse emoticon..

    será que poderíamos solicitar a retirada dele?

  8. #8

    Padrão RESOLVIDO - MARCAR PACOTES - VÁRIAS RB - OSPF

    Citação Postado originalmente por gsiena Ver Post
    Caro Eugenio, te adicionei no MSN.. me aceita ai . O seu problema nao ta dificil resolver...pode ser com EoIP, MPLS ou Roteamento dinamico (pro seu caso a terceira opçao é a mais facil de implantar e ja resolverá o problema). Solucionando o problema a gente posta aki pra caso algum amigo do forum precise implantar soluçao semelhante. Sao basicamente esses passos abaixo, segue um arquivo anexo:


    Att.
    Gabriel Siena
    Grande Gabriel,

    Finalmente achei tempo para postar...

    E o resultado foi...... POSITIVO....

    bastou fazer como vc informou no post anterior.. e tudo de resolveu. o OSPF é muito bom mesmo... a última RB que tem a conectividade com a internet passou a enxergar os ips dos clientes q estão na outra ponta na RB3.

    valeu,

    muito obrigado, só falta agora, a gente postar mais informações sobre OSPF, para que tudo fique bem explicadinho..

    afinal, o q é OSPF?

    um protocolo. isso eu aprendi.

    Mas porque ele faz com que isso aconteça, tal como uma bridge? OSPF então seria uma bridge melhor e mais organizada? já que usa rotas...

    enfim..
    let´s go!
    go go go!!
    sniper at 1000m, soldier!

    sniper is down.

    um abraço.