+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Duvida MRTG link 12Mb

    Galera, estou com uma dúvida besta aqui, configurei o MRTG pra monitorar meu link de 12Mb da Oi, o router está configurado correto e o MRTG gerando os gráficos. Como faz tempo que eu parei de escovar bits, estou meio enferrujado. Vejam o que eu fiz e será que em enganei nos bits e bytes da vida?

    No arquivo de configuração do MRTG eu coloquei a seguinte tag:
    Código :
    # Link de 12Mb Oi-BrTeledom
    MaxBytes[wan]: 1572864
    Se eu estou certo, seria: 12 megabits = 1572864 bytes
    Não viajei não né?

    No arquivo em anexo ele começou gerar o gráfico e a escala está em k bytes por segundo.
    Apesar que depois das 18 horas não é um bom horário para testar o pico de uso, mas a configuração para 12 Mb é isso mesmo não é?

    Até o momento na escala de Kbytes ele chegou até 292 k, se eu tiver o link cheio esse valor terá que chegar aos 15000 k.

    Desculpem aí a questão, mas deu um tilt aqui na cabeça.

    Grande abraço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         graf1..jpg
Visualizações:	341
Tamanho: 	34,7 KB
ID:      	9559  

  2. #2

    Padrão

    a medida do gráfico é de acordo com o uso, se ele chegar a 300KB/s então a escala máxima será isso, se chegar a 500KB/s então será isso, no caso do seu link de 12mbps a escala máxima será em torno de 1320 k.

  3. #3

    Padrão Opção Gráfico

    Coloca essa linha, altera o valor para bits dos dados. Deve ser isso.

    Options[_]: bits

  4. #4

    Padrão

    Galera, estou acompanhando o gráfico aqui e estou com o cabelo de pé!
    Vejam o andamento, como será que estão conseguindo fazer isso com um link de 12Mb?

    Temos na rede mais ou menos 300 usuários, é feito filtro de conteúdo, bloqueio de P2P, etc! Esse link é usado para os usuários navegarem na internet (proxy) e temos serviço de www, email e dns rodando junto... Em dezembro foi feito um up de 6 para 12 Mb, será que estou com algum furo na rede? P2P?

    Vejam o gráfico do MRTG: Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         uso_link_03032010&#45.jpg
Visualizações:	317
Tamanho: 	54,2 KB
ID:      	9597

    O que seria mais indicado para eu ver o fluxo de dados na rede? Configurar o ntop para acompanhar ou existe um outro aplicativo mais eficiente para eu monitorar isso?

    Abraço pessoal.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    a medida do gráfico é de acordo com o uso, se ele chegar a 300KB/s então a escala máxima será isso, se chegar a 500KB/s então será isso, no caso do seu link de 12mbps a escala máxima será em torno de 1320 k.
    Luciano, então acho que é isso mesmo, no gráfico ele chegou a escala de 1600k, deve ter atingido o máximo, vou ver se coloco a escala em bits como o Israel citou abaixo. Estou encucado com esse link.

    Citação Postado originalmente por israelneto Ver Post
    Coloca essa linha, altera o valor para bits dos dados. Deve ser isso.

    Options[_]: bits
    Legal Israel, eu já pensei nisso, mas agora vou esperar até segunda, a Oi vai me fornecer um gráfico gerado por eles pra eu comparar, vou deixar rodando com essa escala, mas depois vou mudar sim.

    Obrigado pela atenção galera.

  6. #6

    Padrão

    Você pode alterar e grafico já acerta na hora. Se você não gostar, pode voltar que ele voltará... sem maiores problemas.

    Só precisa derrubar e subir o processo que em 5 minutos atualiza.