Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question como MUdar o MTU ?? (mikrotik)

    é o seguinte galera ... meus clienets nao consseguem acessar o yahoo mail , ...

    descobri um programa chamado TCP OPTIMIZE ,instalei no pc dos clients e funfou legal... tava deixando o MTU: 1492(o programa)

    mais no caso se eu uzar ese programa no meu PC nao irei ter acesso ao winbox ( por que eu ñ sei...)

    gostaria de saber como mudar o MTU do winbox p/ que eu e meus clienetes n precise usar o TCPOptimize ,

    ou seja quero q o MK faça o papel do TCPoptimize... sendo que dê p/entrar no winbox

    no caso como eu faria isso , e em qual interfaçe( clienets ou link?)??

    DADOS: uso servidor MK, modem em bridge,uso AP's ( ti-link) para jogar o sinal wireless ...

    agradeço desde já...

  2. #2

    Padrão

    Qual é a autenticação que você utiliza? PPPOE?

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lessa Ver Post
    Qual é a autenticação que você utiliza? PPPOE?
    Hotspot =D

  4. #4

    Padrão

    É que eu utilizo PPPOE.
    Configurei o MTU em 1500 e o MRU em 1452.
    Nunca tive problemas desse tipo.

  5. #5

  6. #6

    Padrão

    É só clicar na interface, aba General e alterar o MTU.

    Mas qual a utilidade disso??

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    É só clicar na interface, aba General e alterar o MTU.

    Mas qual a utilidade disso??
    ABUSAR - Associação Brasileira dos Usuários de Acesso Rápido


  8. #8

    Padrão

    Em vez de vc fazer isso nos clientes vc poderia ter feito isso no ser server, alterando a mtu do seu link. vc utiliza adsl?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Em vez de vc fazer isso nos clientes vc poderia ter feito isso no ser server, alterando a mtu do seu link. vc utiliza adsl?
    SIm..

    como faço p/ alterar... ?

  10. #10

    Padrão

    Va em ppp e clique na interface da discagem do link la vai te mtu e mru .....aqui to tendo umas quedas rapidas e a minha estava em 1480 abaixei pra 1470 e caiu mais uma vez .....vou baixar pra 1460 agora pra ver

  11. #11

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedrokampos Ver Post
    o valor do MTu e MRU tem q fik igual???
    depende de tetes.

    Aqui to tendo o seguinte problema:

    Tenho meu mk fazendo a discagem do modem que esta em bridge. De uns dias pra ca percebi que estava tedo umas pequenas quedas meu link, troquei o modem pois estava suspeitando dele pois estava ha 1 ano up. Coloquei um speed Stream 4100 que o pessoal elogia muito aqui . Mas a pequena queda ainda permanece e incomoda quem esta no msn e fazendo um download o que percebi que acontece é que quando da a pequena queda a luz do DSL do modem apaga e depois de alguns segundos volta novamente. Se alguem passou por algo semelhante da uma luz ai...

  13. #13
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Bom se for o mk que disca a conexao vai em interfaces>>pppoe-out1 (discador que vc criou no mk) na aba general dele tem o lugar de vc mudar o mtu e o mru, o meu aqui ta em 1300 os 2, nunca mais tive problemas de conectar no msn nem hotmail nem yahoo mail


    Abraços

  14. #14

    Padrão

    Eu nunca tive que mexer nesses valores, nunca deu problema pra abrir qualquer site...

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Eu nunca tive que mexer nesses valores, nunca deu problema pra abrir qualquer site...

    e quanto que ta o seu?

  16. #16

    Padrão

    1500 nas ethers e 1480 no pppoe

  17. #17

    Padrão

    Dessisto...

    Vo mandar os clientes instalar a poha do TCp Opmizer memo...

    aff'

  18. #18

    Padrão

    vc tentou alterar a mtu no mk, isso é trabalho de paciencia.....num tem teste especifico.....to desde ontem mudando de 5 em 5 e parece que agora deu certo , coloquei 1488 e parece que parou de cair.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    vc tentou alterar a mtu no mk, isso é trabalho de paciencia.....num tem teste especifico.....to desde ontem mudando de 5 em 5 e parece que agora deu certo , coloquei 1488 e parece que parou de cair.
    do jeito q eu to fazendo ta otimo

    e so os clieentes instalarem o programa e pronto!

  20. #20

    Padrão

    Amigos,

    MTU depende muito de como a rede é estruturada...

    Se o seu Mikrotik funciona apenas como roteador (ou seja, os clientes atras dele recebem IP valido) basta fazer um acerto de MSS no FORWARD dele... Ja se ele funciona fazendo NAT, quem faz a conexao pra fora é ele proprio, portanto a MTU tem que ser ajustada na interface de saida dele para Internet.


    O mais comum é o seguinte, Mikrotik com interfaces em 1500, clientes com 1480... Isto funciona bem se o PPPOE estiver direto na maquina do cliente... Mas se o cliente possuir um roteador, isto provavelmente vai dar problema ja que a maquina do cliente (atras do roteador) nao sabe a MTU do "meio do caminho" e vai mandar 1500, de acordo com a sua placa de rede...

    A forma mais simples de resolver isto é com a seguinte regra:
    /ip firewall mangle add chain=postrouting action=change-mss new-mss=1440 tcp-flags=syn protocol=tcp tcp-mss=1441-1500

    O que esta regra faz é simples... Todos os pacotes que passarem por este Mikrotik e possuirem MSS entre 1441-1500 terao seu MSS alterado para 1440... (MSS é sempre 40 bytes menos que a MTU que normalmente eh 1480 no Mikrotik). Os pacotes que tiverem MSS menor que 1440 nao sao alterados ja que, se estao menores, vao funcionar de qualquer forma...

    Esta regra funciona apenas se o Mikrotik funciona como roteador... Se funcionar como NAT, basta mudar a MTU da interface dele para internet para 1480 que deve resolver...

    A proposito, nao baixem muito a MTU... 1300 ou menos por exemplo... Quanto menor a MTU, maior sera a fragmentacao de pacotes e isto, no final das contas, diminui a banda total do cliente ja que se aumenta a quantidade de pacotes que tem que ser enviados e se perde muita banda apenas com cabecalhos.
    Última edição por mtrojahn; 18-11-2009 às 12:13.