Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Talking

    Citação Postado originalmente por mtrojahn Ver Post
    Amigos,

    MTU depende muito de como a rede é estruturada...

    Se o seu Mikrotik funciona apenas como roteador (ou seja, os clientes atras dele recebem IP valido) basta fazer um acerto de MSS no FORWARD dele... Ja se ele funciona fazendo NAT, quem faz a conexao pra fora é ele proprio, portanto a MTU tem que ser ajustada na interface de saida dele para Internet.


    O mais comum é o seguinte, Mikrotik com interfaces em 1500, clientes com 1480... Isto funciona bem se o PPPOE estiver direto na maquina do cliente... Mas se o cliente possuir um roteador, isto provavelmente vai dar problema ja que a maquina do cliente (atras do roteador) nao sabe a MTU do "meio do caminho" e vai mandar 1500, de acordo com a sua placa de rede...

    A forma mais simples de resolver isto é com a seguinte regra:
    /ip firewall mangle add chain=postrouting action=change-mss new-mss=1440 tcp-flags=syn protocol=tcp tcp-mss=1441-1500

    O que esta regra faz é simples... Todos os pacotes que passarem por este Mikrotik e possuirem MSS entre 1441-1500 terao seu MSS alterado para 1440... (MSS é sempre 40 bytes menos que a MTU que normalmente eh 1480 no Mikrotik). Os pacotes que tiverem MSS menor que 1440 nao sao alterados ja que, se estao menores, vao funcionar de qualquer forma...

    Esta regra funciona apenas se o Mikrotik funciona como roteador... Se funcionar como NAT, basta mudar a MTU da interface dele para internet para 1480 que deve resolver...

    A proposito, nao baixem muito a MTU... 1300 ou menos por exemplo... Quanto menor a MTU, maior sera a fragmentacao de pacotes e isto, no final das contas, diminui a banda total do cliente ja que se aumenta a quantidade de pacotes que tem que ser enviados e se perde muita banda apenas com cabecalhos.
    PUTA QUE PARIU !!!!!!!!

    ESSE CARA É FODA!!!!!! são pessoas assim que fazem o brasil crescer!!!!!

    Obrigado... Pegou mesmo! Tá uma beleza...

    kkkkkkkkkkkkk'

    sahuhsauhs

    vlw
    Última edição por pedrokampos; 18-11-2009 às 22:56.

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedrokampos Ver Post
    PUTA QUE PARIU !!!!!!!!

    ESSE CARA É FODA!!!!!! são pessoas assim que fazem o brasil crescer!!!!!

    Obrigado... Pegou mesmo! Tá uma beleza...

    kkkkkkkkkkkkk'

    sahuhsauhs

    vlw
    Hehehe... Que bom que funcionou... MTU normalmente eh o que faz as pessoas desistirem de PPPoE quando o implementam ja que alguns clientes funcionam e outros nao... Normalmente acaba-se culpando o computador do cliente

  3. #23

    Padrão

    Meu problema começou hoje amigos , primeiramente o msn deu uns msg de erro dai sai do mesmo e reiniciei o pc , quando fui entrar novamente e demorou pakas ate dar esse erro ( sua lista de contatos não está disponível no momento. tente novamente mais tarde ) e tentei soluçoes ate que perguntei para 1 cliente se ele tava tendo algum problema e ele disse nao conseguir conectar o msn . :S intao , aqui eu usso a seguinte forma , 2 adsl autenticadas pelo MK , autenticação dos clientes PPPoE , e queria uma dica eu to usando 1480 qual sera que ira funcionar para min :S

    Urgente! Desde ja agradeço.

  4. #24

    Padrão

    Utiliza o MAX MTU em 1500 e MAX MRU em 1452.

    Possuo diversos clientes com SO Win XP, Vista, 7 e Macintosh sem problemas.

  5. #25

    Padrão

    Olha eu mudei , mas pelo que to descobrindo o erro esta na operadora . . . nao é apenas na minha rede que esta contecendo isso e sim em simples clientes da OI , vo tentar descobrir o que esta acontecendo e se ver que for intereçante eu posto aqui muito obrigado as pessoas que postaram seu problemas e soluções.

  6. #26

    Padrão

    Quanto as configurações de MTU não são, pois utilizo em vários servidores mkt nessas configurações e nunca deram problema.

  7. #27

    Padrão

    O problema é na OI mesmo ou nos servidores do msn , pois se fosse problema de MTU nao seria só em minha rede , voltei a 1480 que sempre funcionou muito bem, mas mesmo assim muito obrigado pela ajuda.

  8. #28

    Padrão

    Amigo, eu já sofri muito com este negócio de mtu. Não sei se é nos servidores da microsoft, ou da operadora.
    Tudo funciona muito bem, mas em alguns clientes não vai nem a pau. Inclusive numa máquina minha.
    Daí descobri o TCPOptimizer.
    Ele tem como alterar o mtu da máquina do cliente. E já notei que quando dá este problema, tem que ir testando, baixando até estabilizar. Para voces terem uma idéia tenho 3 clientes em que o mtu teve que ficar em 1380. E para testar elevei ele novamente e não conectou mais. Baixei para 1380 e ele conecta. Não conecta tão rápido como eu gostaria.
    Até vou fazer outra experiencia qualquer hora e baixar mais um pouco para ver se ele conecta mais rápido. Mas depois de conectado estabiliza e não desconecta mais.
    No servidor MK e no balanceador de link deixei o padrão que é 1500 .NO modem não sei, pois como ele é da operadora eu nem tenho acesso a ele.

  9. #29

    Padrão Re: como MUdar o MTU ?? (mikrotik)

    Marcelus Trojahn, estou com problema com uma RB750g no qual quando ativo o hotspost ela não carega direiro as paginas yahoo,mercadolivre,hotmail e orkut, as imagens não abrem fica tudo desconfigurado creio que vc estaje certo quanto ao MTU, vc postou a seguinte regra: /ip firewall mangle add chain=postrouting action=change-mss new-mss=1440 tcp-flags=syn protocol=tcp tcp-mss=1441-1500
    mais não estou conseguindo colocar ela telo new terminal, sou leigo em MK a veresão que eu estou usado é 5.12, me ajude a colocar essa regra o meu Mk pois to para ficar doido.

  10. #30

    Padrão Re: como MUdar o MTU ?? (mikrotik)

    Citação Postado originalmente por agnaldos Ver Post
    Marcelus Trojahn, estou com problema com uma RB750g no qual quando ativo o hotspost ela não carega direiro as paginas yahoo,mercadolivre,hotmail e orkut, as imagens não abrem fica tudo desconfigurado creio que vc estaje certo quanto ao MTU, vc postou a seguinte regra: /ip firewall mangle add chain=postrouting action=change-mss new-mss=1440 tcp-flags=syn protocol=tcp tcp-mss=1441-1500
    mais não estou conseguindo colocar ela telo new terminal, sou leigo em MK a veresão que eu estou usado é 5.12, me ajude a colocar essa regra o meu Mk pois to para ficar doido.
    Amigo no New Terminal, digite:
    ip firewall mangle [enter]
    depois cole a regra a partir do ADD.

    ---

    Essa regra geralmente é criada automaticamente pelo pppoe ao discar o link adsl, porem ele não reduz o suficiente, fiz um teste em um link dsl e tive que remover a regra padrao e adicionar a do Marcelo, melhorou 95%.

  11. #31

    Padrão Re: como MUdar o MTU ?? (mikrotik)

    Citação Postado originalmente por mtrojahn Ver Post
    Amigos,

    MTU depende muito de como a rede é estruturada...

    Se o seu Mikrotik funciona apenas como roteador (ou seja, os clientes atras dele recebem IP valido) basta fazer um acerto de MSS no FORWARD dele... Ja se ele funciona fazendo NAT, quem faz a conexao pra fora é ele proprio, portanto a MTU tem que ser ajustada na interface de saida dele para Internet.


    O mais comum é o seguinte, Mikrotik com interfaces em 1500, clientes com 1480... Isto funciona bem se o PPPOE estiver direto na maquina do cliente... Mas se o cliente possuir um roteador, isto provavelmente vai dar problema ja que a maquina do cliente (atras do roteador) nao sabe a MTU do "meio do caminho" e vai mandar 1500, de acordo com a sua placa de rede...

    A forma mais simples de resolver isto é com a seguinte regra:
    /ip firewall mangle add chain=postrouting action=change-mss new-mss=1440 tcp-flags=syn protocol=tcp tcp-mss=1441-1500

    O que esta regra faz é simples... Todos os pacotes que passarem por este Mikrotik e possuirem MSS entre 1441-1500 terao seu MSS alterado para 1440... (MSS é sempre 40 bytes menos que a MTU que normalmente eh 1480 no Mikrotik). Os pacotes que tiverem MSS menor que 1440 nao sao alterados ja que, se estao menores, vao funcionar de qualquer forma...

    Esta regra funciona apenas se o Mikrotik funciona como roteador... Se funcionar como NAT, basta mudar a MTU da interface dele para internet para 1480 que deve resolver...

    A proposito, nao baixem muito a MTU... 1300 ou menos por exemplo... Quanto menor a MTU, maior sera a fragmentacao de pacotes e isto, no final das contas, diminui a banda total do cliente ja que se aumenta a quantidade de pacotes que tem que ser enviados e se perde muita banda apenas com cabecalhos.
    Amigos,

    Eu segui a regra do companheiro e deu certo!

    Mas tmbm gerou um problema...

    Nao estou conseguindo acessar o MK pelo Winbox.

    O que posso fazer para resolver isso?

    Vlws pela dica!

  12. #32

    Padrão Re: como MUdar o MTU ?? (mikrotik)

    Pessoal estou com o mesmo problema, meu mtu estava em 1500 rodava certinho, mas 1 site nao entrava, o site da jequiti, eu nao fiz nada pois achei que fosse problema no site, ai quando descobri que nao era fui mecher nos mtu's coloquei todas as placas em 1492, quando fiz isso funcionou a rede ateh ficou mais rapida, mas o facebook, hotmail, msn, gazin e varios outros pararam de funcionar, entao deixei como estava novamente e coloquei esse mtu apena na ether do ppp e ficou funcionando, mas o pessoal do hotspot continuou reclamando que o msn facebook e outros sites nao entravam, entao voltei o mtu que estava e ficou funcionando o site da jequiti por um dia no mtu 1500 mas no outro dia jah parou, e agora o xvideos nao esta carregando videos tambem, nao sei mais o que fazer eu tenho um link da copel de 10mb e tenho um proxy da speedr, e jah desabilitei o proxy achando que era problema nele e nada voltou ao normal alguem me de uma luz

  13. #33

    Padrão Re: como MUdar o MTU ?? (mikrotik)

    Primeiro abre o CMD como Admin depois executa esse comando
    e vai diminuindo de 10 em 10 até achar o melhor resultado (ex: 1490..1480)

    ping www.google.com -f -l 1500

    Após achar o resultado adicione mais 28 (ex: 1450+28= 1478)
    Abra o Winbox e clique no Menu Interface
    Agora é só abrir cada Ethernet e editar o MTU

    Obs: Após mudar alguns sites podem não abrir

  14. #34

    Padrão Re: como MUdar o MTU ?? (mikrotik)

    Citação Postado originalmente por JeffCherri Ver Post
    Obs: Após mudar alguns sites podem não abrir
    Cara voce tocou num ponto importantíssimo... Eu já andei mexendo com o MTU por indicações mas aconteceu exatamente isso.. era só reclamação que vários sites não abriam.

    Dai a minha dúvida: será que alterar o MTU é realmente necessário? até que ponto é tolerável?

  15. #35

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Cara voce tocou num ponto importantíssimo... Eu já andei mexendo com o MTU por indicações mas aconteceu exatamente isso.. era só reclamação que vários sites não abriam.Dai a minha dúvida: será que alterar o MTU é realmente necessário? até que ponto é tolerável?
    Olha no meu caso, utilizo internet via Radio. Ping em média 116~127ms quando troco o MTU de 1500 para 1478 que é no meu caso, o ping cai para 60~72ms. Só que como bloqueia os sites eu somente troco quando fico só no Youtube ou Google, a velocidade ao carregar os vídeos do youtube aumentam e muito rsrs.