+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão VNC reverso

    Ola,

    Como nao existe uma area de discussao de VNC, achei que seria mais prudente
    perguntar aqui no SSH/Telnet.

    Gostaria de saber se alguem conhece um cliente VNC para Linux que faca igual
    o VNC do Windows, que permite executar um "ouvidor", e quando o usuario remoto
    que requer suporte faz a chamada no IP/porta deste "ouvidor", é aberta uma sessao
    de VNC na maquina do usuario.

  2. #2

    Lightbulb

    Amigo,

    Existem varios, exemplos como o tradicional que seria o vnc server, porém lhe indico o TightVNC que pode ser encontrado no propio site http://www.tightvnc.com/download.html

  3. #3

    Padrão

    Eu tenho o TightVNC instalado e tambem o vncserver/vncviewer.
    Contudo, estes clientes de VNC servem para o comum, ou seja,
    conectar-se remotamente na maquina do cliente, partindo a
    requisicao da minha maquina, e o cliente deve estar com o VNC
    servidor ativado na maquina dele, e ainda tem o problema do
    firewall da rede dele redirecionar a porta 5900 para a maquina
    em questao.

    Mas o que eu quero é um recurso do cliente de VNC do Windows
    que permite que eu ative um modo de "ouvinte" na minha
    maquina e a maquina do cliente faz uma requisicao de acesso
    ao meu ouvinte e eu conecto la. Ou seja, desta forma o cliente
    nao precisa ser um VNC server rodando nem regra de firewall
    na rede dele. É muito mais simples para ele.

    Eu nao achei entre os clientes de VNC do Linux a opcao de rodar
    como ouvinte...

  4. #4

    Lightbulb

    Desculpe, lhe entendi mal...

    então ai o, apt-get install xtightvncviewer
    --
    Opções do cliente
    • -listen: Funciona com aquela opção do TightVNC p/ Windows: ADD NEW CLIENT. Ou -connect em servidores linux. Ela vai ouvir a porta 5500+display.
    • -via gateway: Cria um túnel TCP até gateway. Nunca experimentei, mas parece ser muito útil.
    • -viewonly: O cliente não pode mover o mouse ou o teclado. Muito útil para apresentações.
    • -fullscreen: Tela cheia.
    • -noraiseonbeep:Por default, em cada nova conexão, ocorre um beep no servidor, ou uma piscada na tela. Com essa opção, a conexão é 'silenciosa'.
    • -bgr233: Esta opção reduz o tráfego na rede, mas as cores ficam horríveis. Ela funciona com formato 8-Bit "True Color": 2 Bits azuis, 3 verdes e 3 bits vermelhos.
    • -compresslevel N: Nível de compressão para ser usados com os Algoritmos Zlib e Tight. N pode ir de 1 a 9. O nível 0 equivale ao modo RAW, mas não recomenda-se que o use. Nível 1 - Pouca compressão.... 9


    Isso te ajuda amigo?

  5. #5

    Padrão

    Apesar do topico ja ser antigo, eu nao consegui fazer funcionar com o tigervnc do Linux.
    Tive que instalar o UltraVNC via Wine no meu Fedora 12 e ativar o modo listen dele.
    Quando executo pelo tigervnc a tela fica assim:
    Código :
    [root@edilmar]# vncviewer -listen
     
    TigerVNC Viewer for X version 1.0.0 - built Aug 28 2009 07:36:22
    Copyright (C) 2002-2005 RealVNC Ltd.
    Copyright (C) 2000-2006 TightVNC Group
    Copyright (C) 2004-2009 Peter Astrand for Cendio AB
    See http://www.tigervnc.org for information on TigerVNC.
     
    Thu Jan 28 15:54:36 2010
     main:        Listening on port 5500
    Entao, de outro PC eu tento fazer o VNC reverso, para poder acessa-lo da minha maquina.
    Neste momento, o vncviewer ecoa as linhas abaixo, como se tivesse recebido a conexao.
    Código :
    Thu Jan 28 15:54:44 2010
     CConn:       Accepted connection from 201.10.153.253::64359
     CConnection: Server supports RFB protocol version 3.16
     CConnection: Using RFB protocol version 3.8
    Contudo, nao abre nenhuma tela grafica para eu poder acessar a maquina remota.

    Pode ser que o VNC tenha algum bug nesta versao, pois pesquisando na internet
    outras pessoas tambem estao usando o "PLANO B", ou seja, WINE+ULTRAVNC.

  6. #6

    Padrão

    Estou acompanhando, tenho interesse ... Utilizo Ultra VNC no Rwindows, inclusive tenho uma VM só pra isto ...

    Não sabia que rodava no Wine ... vou fazer testes ...

    Obrigado Senhores ;

  7. #7

    Padrão Re: VNC reverso

    Suporte remoto com VNC reverso



    Essa implementação foi feita para evitar as idas e vindas que fazíamos para na maioria das vezes não fazer absolutamente NADA ao prestar suporte técnico em outros departamentos, as configurações foram feitas por mim e por Tiago Campos, um amigo na empresa que trabalho.

    Importante lembrar que a máquina que receberá o acesso remoto tem como IP 192.168.0.9 e um redirecionamento da porta 5571 para o IP 192.168.0.9 no roteador, servidor etc, tudo vai depender de sua rede.

    No artigo segui com essas configurações.

    Máquina com Ubuntu GNU/Linux 9.04 e IP 192.168.0.9.

    Redirecionamento da porta 5571 para o IP 192.168.0.9 configurado no servidor.

    Obtendo os pacotes

    Não instale outro pacote do xvnc, instale a versão 3.3.7-14.

    $ sudo wget http://www.joserodriguesfilho.com/li....7-14_i386.deb
    $ sudo dpkg -i vnc-common_3.3.7-14_i386.deb
    $ sudo dpkg -i xvncviewer_3.3.7-14_i386.deb

    Obtendo o software de criação do aplicativo executável para máquinas Windows pedirem o acesso.

    $ sudo wget http://www.joserodriguesfilho.com/li..._Generator.rar

    Ativando VNC para a máquina Linux aceitar as conexões:

    $ sudo wget http://www.joserodriguesfilho.com/li...vnc_Suporte.sh
    $ sudo chmod 777 vnc_Suporte.sh
    $ sudo chmod +x vnc_Suporte.sh

    Deixe o arquivo vnc_Suporte.sh na área de trabalho e clique no executável, na janela que abrirá clique em executar.

    Pronto, seu VNC já está aceitando as conexões, agora vamos descompactar o arquivo UltraVNC_Generator.rar em uma máquina "WINDOWS".

    Criando o executável

    Infelizmente não é possível criar o executável pelo wine, por isso utilizaremos uma máquina com Windows.

    Abra o executável sc_generator.exe e edite como desejar, configure como figura abaixo a porta e o IP da máquina que foi instalado o VNC, se você deixou a porta 71 no arquivo vnc_Suporte.sh como segue o tutorial no arquivo de configuração do software você tem que deixar 5571.

    No término da configuração clique em Create EXE, será criado um arquivo sc.exe, renomeie como desejar. Agora abra o arquivo e dê dois cliques no técnico desejado caso exista + que 1.

    Pronto, já pode ser feito o acesso remoto.

    Este tutorial de autoria do José Rodrigues Filho, foi testado e aprovado, conforme está no site: Linux: Suporte remoto com VNC reverso [Dica].

    Abraços a todos...