+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Rádios para Mesh

    Quais as melhores opção de baixo custo para montar uma rede mesh? Andei olhando o Dlink DIR 300, mas ele só possui 38 mW, mesmo tendo chip atheros!!!! Dizem que os rádios baseados em rtl8186 também dão conta do recado? Seria verdade?. O que o pessoal indica?

  2. #2

    Padrão

    Tambem estou nesta peregrinação, devo comprar essa semana 10 aps da gi-link wl-2450 para teste, pelo que pesquisei é o melhor custo beneficio.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por calangonet Ver Post
    Tambem estou nesta peregrinação, devo comprar essa semana 10 aps da gi-link wl-2450 para teste, pelo que pesquisei é o melhor custo beneficio.
    Gi-link onde vc encontrou e qual o valor do mesmo?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Quais as melhores opção de baixo custo para montar uma rede mesh? Andei olhando o Dlink DIR 300, mas ele só possui 38 mW, mesmo tendo chip atheros!!!! Dizem que os rádios baseados em rtl8186 também dão conta do recado? Seria verdade?. O que o pessoal indica?
    Amigo, não te impressione com a baixa potencia do dir-300.
    Se tu colocar o firmware dd-wrt nele, fica um balaço.
    Eu coloquei dois aqui para testes e me surpreenderam. Onde o rtl8186 não conseguia conexão, o dir-300 passou valente. Ele tem muita sensibilidade de recepção e isso faz a diferença.

    Só que o dd-wrt é um firmware muito sofisticado. Tem recursos que eu ainda preciso conhecer melhor e estou sem tempo para isso. Não me lembro agora se tem suporte para mesh.
    Quanto ao aprouter tem um tópico explicando como fazer isso. Não é só marcar a caixa não. Tem que levantar um arquivo a mais.

    Mas a melhor opção para mesh a baixo custo ainda está sendo o Gi-link. Tudo é administrado num servidor remoto. Tu vai no dashbord, cadastra tua rede e vai acrescentando os gi-link. E integra tudo com o google earth.
    Tem mais detalhes no site da gi-link e neste link também:

    http://mesh.gi-link.com/

    Só está faltando a maldita homologação.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Amigo, não te impressione com a baixa potencia do dir-300.
    Se tu colocar o firmware dd-wrt nele, fica um balaço.
    Eu coloquei dois aqui para testes e me surpreenderam. Onde o rtl8186 não conseguia conexão, o dir-300 passou valente. Ele tem muita sensibilidade de recepção e isso faz a diferença.

    Só que o dd-wrt é um firmware muito sofisticado. Tem recursos que eu ainda preciso conhecer melhor e estou sem tempo para isso. Não me lembro agora se tem suporte para mesh.
    Quanto ao aprouter tem um tópico explicando como fazer isso. Não é só marcar a caixa não. Tem que levantar um arquivo a mais.

    Mas a melhor opção para mesh a baixo custo ainda está sendo o Gi-link. Tudo é administrado num servidor remoto. Tu vai no dashbord, cadastra tua rede e vai acrescentando os gi-link. E integra tudo com o google earth.
    Tem mais detalhes no site da gi-link e neste link também:

    http://mesh.gi-link.com/

    Só está faltando a maldita homologação.
    Obrigado por responder mais uma vez, agora tava dando uma olhada no DD-WRT e ele tem sim suporte a MESH. Existe até um how to. Acho que para aquela rede da vila que te falei vou usar ele para fazer uns testes. Os rádios da Gi-link ainda estou na espera da cotação e segundo eles o rádio tem 500mW. Mas como potencia sem sensibilidade não é nada (RTL8186). Vamos ver como vai ser.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DSSS Ver Post
    Obrigado por responder mais uma vez, agora tava dando uma olhada no DD-WRT e ele tem sim suporte a MESH. Existe até um how to. Acho que para aquela rede da vila que te falei vou usar ele para fazer uns testes. Os rádios da Gi-link ainda estou na espera da cotação e segundo eles o rádio tem 500mW. Mas como potencia sem sensibilidade não é nada (RTL8186). Vamos ver como vai ser.
    A dinamic wireless tem os gi-link por pouco mais de 200,00. E eles são também atheros, como o dir-300.
    Se der certo com o dir-300 com dd-wrt vai ser uma boa, pois ele é homologado. Quero acompanhar o teu progresso nisso.

  7. #7

    Padrão Radio para Mesh

    Depois de tentar varias marcas de radio achei que o melhor radio para rede mesh e mesmo o GI-link WL2450.
    Para fazer mesh o radio tem que fazer ad-hoc e multi-vap (poder subir varios SSID no mesmo RF) e por enquanto somente os Atheros fazem isso.

    Alem de ser atheros os radios da Gi-link que eu testei tem 500mW (contra 400mW dos Nano) possui watchdog de hardware (se travar reseta sozinho) e sao POE.

    Na ultima consulta que fiz, a homologacao estava em andamento e deve sair Janeiro 2010 (eu vi o teste de laboratorio do radio)

    Minha rede mesh esta no ar mais de uma ano com hotspot ativo, e em 2010 eu vou expandir ela pois ja deu para pegar confianca nesta nova tecnologia e o firmware ja atingiu uma estabilidade que da para trabalhar.

  8. #8

    Padrão

    alguem ja testou a tecnologia da seguinte forma : colocar 2 radios um em cada ponta de uma rua , a 6 m de altura e 2m pra dentro , na altura do poste de iluminação ?

    pois eu queria substituir o cabeamento convencional por mesh , ao inves de cabear a rua inteira , colocaria 2 mesh , um em cada ponta e os clientes da rua com adaptador usb com dock , no py esse adaptador ta saindo a 13 dolar cada ...

    mas pra isso , tenho que saber a sensibilidade do equipamento , nao adianta ter 500mw e nao conseguir buscar o sinal dentro da casa do cliente

    concordam ?

    imagina , nao ter mais que cabear , e saber exatamente aonde esta o problema ? sem stress ...

    um sonho ...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rjwifi Ver Post
    alguem ja testou a tecnologia da seguinte forma : colocar 2 radios um em cada ponta de uma rua , a 6 m de altura e 2m pra dentro , na altura do poste de iluminação ?

    pois eu queria substituir o cabeamento convencional por mesh , ao inves de cabear a rua inteira , colocaria 2 mesh , um em cada ponta e os clientes da rua com adaptador usb com dock , no py esse adaptador ta saindo a 13 dolar cada ...

    mas pra isso , tenho que saber a sensibilidade do equipamento , nao adianta ter 500mw e nao conseguir buscar o sinal dentro da casa do cliente

    concordam ?

    imagina , nao ter mais que cabear , e saber exatamente aonde esta o problema ? sem stress ...

    um sonho ...
    Amigo, não usa adaptador não. Como o próprio nome diz, é adaptação. Eu já tentei e logo desisti.

    Se voce colocar um Gi-link destes por quadra, deverá ficar muito bom. Mas lembre-se que não dá para dar muitos saltos.
    Na apresentação que foi feita destes rádios eles disseram que foram até 16 saltos, mas eu já acho muito.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Luizvanio Ver Post
    Depois de tentar varias marcas de radio achei que o melhor radio para rede mesh e mesmo o GI-link WL2450.
    Para fazer mesh o radio tem que fazer ad-hoc e multi-vap (poder subir varios SSID no mesmo RF) e por enquanto somente os Atheros fazem isso.

    Alem de ser atheros os radios da Gi-link que eu testei tem 500mW (contra 400mW dos Nano) possui watchdog de hardware (se travar reseta sozinho) e sao POE.

    Na ultima consulta que fiz, a homologacao estava em andamento e deve sair Janeiro 2010 (eu vi o teste de laboratorio do radio)

    Minha rede mesh esta no ar mais de uma ano com hotspot ativo, e em 2010 eu vou expandir ela pois ja deu para pegar confianca nesta nova tecnologia e o firmware ja atingiu uma estabilidade que da para trabalhar.
    Luiz, você está usando eles com o dashboard do site da Gi-link?

    A quantos saltos de um rádio a outro voce já chegou?

  11. #11

    Padrão

    De uma olhada nos produtos da Meraki.

    Saudações,

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    De uma olhada nos produtos da Meraki.

    Saudações,
    Algum tempo atrás eu quiz fazer uma cotação com o distribuidor deles em Curitiba.
    A primeira coisa que eles queriam saber era a quantidade de peças.
    Eles não tem interesse em vender por ex. 6 peças para testar.
    Pela conversa deles para começo de negociação seria algo em torno de 50 peças.

    Mas no site da Meraki, pelos preços em dolar, são bem atraentes.

  13. #13
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão rede mesh

    sim... já tem mais de um ano que uso open-mesh.com tem me supreendido com essa tecnologia. a gi-link tem trabalhando durro numa estabilidade de firmware.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Não Registrado Ver Post
    sim... já tem mais de um ano que uso open-mesh.com tem me supreendido com essa tecnologia. a gi-link tem trabalhando durro numa estabilidade de firmware.
    E neste dá para cadastrar qualquer MAC? Eu tentei algum tempo atrás no www.mesh.gi-link.com
    mas aí só reconheceu MAC de equipamento gi-link que não era o meu caso.

  15. #15
    Não Registrado
    Visitante

    Thumbs up firmware

    os radios só fonciona com a firmware compativel com o repectivo dashboard...
    [email protected]

  16. #16

    Padrão

    semana passada eu estava em cidade leste e nos lugares aonde fui "Flytec" "icompy" "Casa wireless" eles nao tinham nem conheciam esses radios aonde posso achar esses radios?, jah que moro na fronteira de ponta pora - ms eh so por pedido no exterior msm??..

  17. #17

    Padrão

    opa amigo realmente nao tem este tipo de radio para vender no py... me add q posso te ajuda com isso e mais informações sobre rede mesh [email protected].

  18. #18

    Padrão Re: Rádios para Mesh

    Produtos homologados pela Anatel.
    A Proxim tem uma linha completa de produtos no Brasil que va desde solucoes de enlaces de backhaul (linhas QB-5054 e QB-8100), completa com sistemas de redes Ponto a Multiponto (linha MP-8100) e redes Mesh (AP4000 para interior de predios e AP4000MR para redes de cidades digitais completas).
    A grande vantagem e que todo o equipamento pode ser configurado e monitorado em modo remoto e a frequencia de uso tambem pode ser configurada, entao se voce acha interferencia de outros usuarios na sua cidade pode em segundos mudar a frecuencia de operacao da sua rede completa. Isso pode ser feito na comodidade do seu escritorio com o sistema de gerenciamento ProximVision.
    Bem mais em conta que outras marcas no mercado, pronta entrega em Sao Paulo, suporte de pre e post venda local e garantia de fabrica.
    Se compara preco por cliente atendido sem duvidas achei neles o menor do mercado hoje.
    A Proxim tem distribuidores autorizados no Brazil. Proxim tem instalacoes funcionando no Brasil ja faz mais de 10 anos.