Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Idéias para montar empreendimento na area de tecnologia

    Ola colegas do forum, estou aqui para ver se vcs poderiam me dar algumas dicas, luz, etc.

    Eu faço faculdade de engenharia de telecomunicações, e estou querendo montar um empreendimento na area de tecnologia na região do norte de Minas (Montes Claros, Francisco Sá, São João da Ponte, Varzelandia, Coração de Jesus, Brasilia de Minas, São Francisco, Janauba, etc...).

    O empreendimento poderia abranger varias cidades, ou apenas 1 especificamente, lembrando que de todas as cidades a maior é Montes Claros, com 400 mil habitantes total, depois janauba e januaria com 60 a 70 mil habitantes total, depois são francisco e brasilia de minas, em torno de 40 a 50 mil, e as outras cidades com menos de 30 mil habitantes total, cada.

    O empreedimento poderia ser desde provedor de internet, desde algo relacionado a cloud computing, porém nao quero nada relacionado a lan house, loja de informatica, cyber cafe, etc...

    Gostaria que vcs me desse uma ideia, do que eu poderia montar, quanto ficaria o custo mais ou menos, como montar, o que iria precisar, etc...

    O mais importante: O custo máximo do empreendimento não pode ultrapassar mais que 100 mil reais iniciais, e não quero montar coisa porquera... quero montar algo que de lucro, porem oferencendo qualidade aos clientes.

    Espero a ajuda dos colegas.

  2. #2

    Lightbulb

    Já parou pra pensar em fazer um servidor com pré-wimax ou ate wimax ? com a antena em omidirecional, voce atendera a cidade traquilamente, dependendo ate cidades vizinhas dependendo do tamanho.
    Um servidor de hospedagem e serviços web tambem é uma boa

  3. #3

    Padrão

    Como funciona o pre-wimax? Não é aquela wi-fi a 5.8 igual alguns provedores vem fazendo não ne? wi-fi so que com nome comercial de pre-wimax? Como funciona esse pre-wimax? E os equipamentos? Onde encontra? Quais os valores? E as licenças?

    A idéia do wimax eu achei legal. Ainda mais atender a cidade principal e vizinhas com apenas uma omini, mas onde eu compro os equipamentos com a tecnologia? E o loteamento das frequencias? Valores dos equipamentos, licença para mídia usando wimax? Valor da licença? Não se esqueça que o valor inicial nao poderia ultrapassar 100 mil.

    O servidor de hospedagem e serviços web eu tbm gostei. Como iria funcionar exatamente? Do que eu iria precisar? Precisa de alguma licença especifica?

    Gostei bastante das ideias.
    Aguardo respostas dessas perguntas.
    Grato

  4. #4

    Arrow

    Pois então meu caro, sei que o pré-wimax engloba toda parte do estudo antes da hologação do protocolo 802.16, assim criaram um nome comercial para vender: INFO Online - Neovia vende pré-WiMAX sem velocidade nominal - (08/03/2007)

    Já o wimax agora hologado é uma exelente tecnologia, porém não sei lhe informar ao certo o preço do equipamento, mais com o protocolo em mãos acho que fica mais facil Isso tb pode te ajudar: Alvarion WiMAX equipamentos PUC teste Brasil » VIVASEMFIO.com
    Aqui uma empresa de equipamentos: http://www.greenpacket.com/gpsolutio...yfeatures.html

    E quanto as frequencias e etc, creio que são pré estabelecidas e livres, só teras que registrar um provedor de acesso.

    Quanto ao servidor web, voce poderá cobrar para hospedagem de sites + adicional por conta de e-mail, criar e hospedar e-shops, fazer a interligação de filiais de empresas entre outros, para isso você precisa de um server, um link dedicado com IP real e um bom linux.
    Última edição por bokaoxD; 21-11-2009 às 09:14.

  5. #5

    Padrão

    Eu apostaria em SMP Serviço movel pessoal....assim como as operadoras de celular....mas não sei se a grana da.....

  6. #6

    Padrão

    Eu também apostaria em um provedor ou em sistema de webhost.

    O provedor sairia muito mais caro, pela questão de licença, torres, etc.

    O serviço de hospedagem sai mais barato, só comprar servidores, contratar um link (que como vimos em outro tópico sai muito mais barato para empresas não scm...), registrar a empresa (só não sei qual o tipo de registro nesse caso), o problema aqui é a concorrência mais apertada do setor (lembrei, você pode contratar serviço de datacenter no exterior como a maioria faz, assim, nem estrutura física você precisa montar), acho que o mercado de banda larga apesar da concorrência consegue ser mais rentável tendo em vista a qualidade da concorrência, se é que me entendem.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Eu apostaria em SMP Serviço movel pessoal....assim como as operadoras de celular....mas não sei se a grana da.....
    heheh, acho que a grana não dá, aqui a claro montou uma estação apenas, com um custo de quase R$:500.000 em rádios e antenas, sem contar as minitorres em cima de um prédio. .

    smp dá uma grana muito boa.

  8. #8
    Avatar de renatocostas
    Ingresso
    Dec 2007
    Localização
    Av. Santos Dumont 119, centro -Montes Claros MG
    Posts
    288

    Padrão

    Se estiver em Montes Claros me procuro que posso ajudá-lo. 99097267

    Att,

    Renato Costa.

  9. #9

    Padrão

    Quanto sai aproximadamente o custo para montar um provedor com wimax, levando-se em conta um crescimento progressivo?

    Preço da torre, antena com tecnologia wimax para tramissão, antena parece recepção no cliente caso necessario. Eu andei dando uma pesquisada, a tecnologia wimax chega a alcançar 50km, porem li algumas reportagens onde algumas operadoras estavam usando para transmitir entre 250m a 1km...!!! Também vi que estavam usando uma media de 250 clientes por antena... Se o custo com antena de tranmissão e antena cliente com wimax for muito alto, e cada antena de transmissão comportar apenas 250 clientes em media, não compensa... Também li uma reportagem onde falava que a embratel iria investir 35 milhões, para implantar wimax em no estado de Minas Gerais, em algumas cidades, e ter aproximadamente 15 mil clientes. Se for assim, o custo vai sair em media 2334 reais por cliente (35 milhões de reais dividido por 15 mil clientes). Desse modo, com um investimento de 100 mil reais, nao daria pra ter nem 50 clientes... Eu gostaria de mais informações sobre o custo dos equipamentos, antenas, etc, pra ver se compensa...

    Agradeço a Atenção de todos.

  10. #10

    Padrão

    aqui na minha cidade tem uma empresa que investiu em wimax, 2 antenas imensas de painel, com dois rádios e estrutura de torre em cima de prédio, resultado = 500.000 reais. fora os kits clientes que estão em média 500 reais.

  11. #11

    Padrão

    Em qual cidade vc mora? qual o nome do provedor? vc sabe se a qualidade do serviço é boa? quanto tempo mais ou menos que eles estão com essa tecnologia? O sinal deles vai a que distância? Qual frequencia eles usam? vc poderia me dar essas informações?

    No meu caso, eu estava pensando em colocar apenas uma torre em cima de um morro na região urbana da cidade (na minha cidade tem alguns, a unica questão é onde conseguir lotes vagos no morro para colocar a torre) e usar apenas uma omini pra distribuir o sinal. Aí eu nao teria custo com aluguel da estrutura do predio.

    Será que iria funcionar? Alguém tem mais informação?

    Desde já agradeço a atenção de todos.

  12. #12
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Não existe essa de colocar uma OMNI no meio de varias cidades e pegar tudo via ela,
    esquece isso..

    se vocÊ quer montar um provedor não tem atalho, (salvo se você tivesse licença 3G)
    você vai ter que montar uma torre em local previlegiado, colocar paineis , usar mikrotik, fazer enlaces de qualidade, gastar tempo com clientes, estar sempre atento ao mercado, buscar link barato de alguma operadora, contratar técnicos, comprar um carro e uma moto pra serviço, contratar uma empresa de cobrança ou boleto bancario, registrar sua empresa, tirar scm, contratar engenheiro ou tecnico, registrar-se no crea, levantar N torres pois querendo ou não os paineis da torre A não tem banda infinita e nem processamento.

    100.000,00 na minha mão eu faria uma estrutura BOA e já teria uns 150 clientes de inicio, porém o dinheiro iria secar pois só com burocracia vai-se 15 mil, depois vem as torres e a mão de obra de colocar cimento lá, levantar a torre, fixar os paineis, configurar o MK.
    agora é um mercado de ALTO-RISCO, o lucro é bom porém tem que ter cuidado onde você vai investir.
    ESQUEÇA WIMAX PRE-WIMAX ou qualquer coisa pois isso é ilusão!
    ponha a cabeça no lugar e comece a estudar as tecnologias , frequencias e etc..
    a o mais importante estude as LIMITAÇÕES de cada uma.
    No mais é muita sorte ter 100 K em caixa , espero que tenha alguma ideia e ganhe dinheiro
    Até.

  13. #13

    Post

    Citação Postado originalmente por liecht Ver Post
    Quanto sai aproximadamente o custo para montar um provedor com wimax, levando-se em conta um crescimento progressivo?

    Preço da torre, antena com tecnologia wimax para tramissão, antena parece recepção no cliente caso necessario. Eu andei dando uma pesquisada, a tecnologia wimax chega a alcançar 50km, porem li algumas reportagens onde algumas operadoras estavam usando para transmitir entre 250m a 1km...!!! Também vi que estavam usando uma media de 250 clientes por antena... Se o custo com antena de tranmissão e antena cliente com wimax for muito alto, e cada antena de transmissão comportar apenas 250 clientes em media, não compensa... Também li uma reportagem onde falava que a embratel iria investir 35 milhões, para implantar wimax em no estado de Minas Gerais, em algumas cidades, e ter aproximadamente 15 mil clientes. Se for assim, o custo vai sair em media 2334 reais por cliente (35 milhões de reais dividido por 15 mil clientes). Desse modo, com um investimento de 100 mil reais, nao daria pra ter nem 50 clientes... Eu gostaria de mais informações sobre o custo dos equipamentos, antenas, etc, pra ver se compensa...

    Agradeço a Atenção de todos.
    Não liga para esse valor da Embratel não. Lembre-se que ela tem custos que desconhecemos por ser um gigante nesse ramo, apesar dos equipamentos serem bem mais em conta do que pra nós mortais.

    Agora investir em Wimax tem que ter um excelente planejamento financeiro pra nao cair em desgraça. Ainda é uma tecnologia cara apesar de muitos fabricantes estarem apontando seus canhoes nessa direção.

    Se precisar de ajuda pra criar um planejamento é só gritar.

    Abraços,

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    agora é um mercado de ALTO-RISCO, o lucro é bom porém tem que ter cuidado onde você vai investir.
    ESQUEÇA WIMAX PRE-WIMAX ou qualquer coisa pois isso é ilusão!
    ponha a cabeça no lugar e comece a estudar as tecnologias , frequencias e etc..
    a o mais importante estude as LIMITAÇÕES de cada uma.
    Foram poucas, mas sábias palavras.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por liecht Ver Post
    Ola colegas do forum, estou aqui para ver se vcs poderiam me dar algumas dicas, luz, etc.
    Também sou provedor e vou colocar meu ponto de vista:
    Como todos preveem, prestação de serviços de acesso a internet como é feito hoje em dia está com dias contados.
    Internet muito em breve vai ser de graça pra TODO lado como hoje é televisão.
    Melhor planejar bem, porque 100 mil é muito dinheiro.
    Se eu tivesse isso, compraria 250 bezerras brancas e colocaria no pasto.
    Ficaria só cuidando pra vê-las multiplicarem e crescerem a cada dia.
    E com um risco MUITO menor que provedor de internet.

    Fica ai minha opnião.

  16. #16

    Padrão

    Alguns pontos que são importantes esclarecer:
    1- não se pode usar Wi-MAX(de verdade) comercialmente no Brasil. Bem dizer, pode sim, se você uma das 5 empresas que compraram licença a alguns anos atrás.
    2- não existe previsão de novo leilão de licenças Wi-MAX
    3- tem um monte de gente (fabricantes multinacionacionais inclusive) vendendo gato por lebre. Não existe Wi-MAX em 5,8Ghz, não importa o que te digam
    4- inventaram uma história de pré-Wi-MAX para tentar dar um tom de seriedade a quem vende gato por lebre. Não existe pré-Wi-MAX. São todos protocolos proprietários
    5- as redes Wi-MAX que vemos por ai são licenças temporárias de 2 ou 3 meses sem fins comerciais. Depois a rede tem que ser desmontada.
    6- não existe mágica nem atalho. Você tem que comparar as soluções e ver exemplos já instalados para ter uma noção real do que dá para fazer de verdade.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Não existe essa de colocar uma OMNI no meio de varias cidades e pegar tudo via ela,
    esquece isso..
    se vocÊ quer montar um provedor não tem atalho, (salvo se você tivesse licença 3G)
    você vai ter que montar uma torre em local previlegiado, colocar paineis , usar mikrotik, fazer enlaces de qualidade, gastar tempo com clientes, estar sempre atento ao mercado, buscar link barato de alguma operadora, contratar técnicos, comprar um carro e uma moto pra serviço, contratar uma empresa de cobrança ou boleto bancario, registrar sua empresa, tirar scm, contratar engenheiro ou tecnico, registrar-se no crea, levantar N torres pois querendo ou não os paineis da torre A não tem banda infinita e nem processamento.

    100.000,00 na minha mão eu faria uma estrutura BOA e já teria uns 150 clientes de inicio, porém o dinheiro iria secar pois só com burocracia vai-se 15 mil, depois vem as torres e a mão de obra de colocar cimento lá, levantar a torre, fixar os paineis, configurar o MK.
    agora é um mercado de ALTO-RISCO, o lucro é bom porém tem que ter cuidado onde você vai investir.
    ESQUEÇA WIMAX PRE-WIMAX ou qualquer coisa pois isso é ilusão!
    ponha a cabeça no lugar e comece a estudar as tecnologias , frequencias e etc..
    a o mais importante estude as LIMITAÇÕES de cada uma.
    No mais é muita sorte ter 100 K em caixa , espero que tenha alguma ideia e ganhe dinheiro
    Até.
    "100.000,00 na minha mão eu faria uma estrutura BOA e já teria uns 150 clientes de inicio" ou mais, e enquanto a omni é ilusão pegar tudo com ela,concordo, melhor usar paineis setoriais, ou então ring de nanostation além de ter outros pop.

  18. #18

    Padrão

    Lascou então... hehehe então quer dizer que nada de wimax? (pra comercializar...) então não da pra ganhar dinheiro com wimax, devido a falta de licesas e falta de leilão das frequencias, certo?

    Então o que mais que sobra na area de tecnologia que daria pra montar com ate 100 mil resais? Nao da pra usar "algum recurso" pra usar wimax comercialmente nao?

    To querendo montar algum empreendimento na area de tecnologia, mas que nao ultrapasse o custo de 100 mil reais... Não precisa ser necessariamente um empreedimento "comum" como um provedor, ou webhost... pode ser algo mais diferente tbm... que seria interessante montar, que não é tão comum, mas não exista no mercado... algo que seria util e necessario, mas que ainda não pensaram nisso... ou que não seja tão comum no mercado, mas que seria interessante criar, com ate 100 mil reais... Claro que também pode ser um provedor de internet, webhost, etc, como pode ser tbm algo mais "incomum": "ah, se montasse tal coisa talvez poderia dar certo, pq é uma coisa que eu gostaria de ter, mais ainda nao existe no mercado". Pode ser tanto para uso comercial, quanto residencial.

    Mais alguma ideia pra provedor de internet? Wimax? PLC? cable modem, adsl? E pra montar o servidor de webhost? Alguma na area de cloud computing? Segurança da Informação? Pen Test? Segurança de patrimonios publicos e privados com segunraça ip? TV de canal fechado usando MMDS? IPTV?

    Desde já agradeço a atenção e empenho de todos nas respostas do topico
    Obrigado!

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por liecht Ver Post
    Lascou então... hehehe então quer dizer que nada de wimax? (pra comercializar...) então não da pra ganhar dinheiro com wimax, devido a falta de licesas e falta de leilão das frequencias, certo?

    Então o que mais que sobra na area de tecnologia que daria pra montar com ate 100 mil resais? Nao da pra usar "algum recurso" pra usar wimax comercialmente nao?

    To querendo montar algum empreendimento na area de tecnologia, mas que nao ultrapasse o custo de 100 mil reais... Não precisa ser necessariamente um empreedimento "comum" como um provedor, ou webhost... pode ser algo mais diferente tbm... que seria interessante montar, que não é tão comum, mas não exista no mercado... algo que seria util e necessario, mas que ainda não pensaram nisso... ou que não seja tão comum no mercado, mas que seria interessante criar, com ate 100 mil reais... Claro que também pode ser um provedor de internet, webhost, etc, como pode ser tbm algo mais "incomum": "ah, se montasse tal coisa talvez poderia dar certo, pq é uma coisa que eu gostaria de ter, mais ainda nao existe no mercado". Pode ser tanto para uso comercial, quanto residencial.

    Mais alguma ideia pra provedor de internet? Wimax? PLC? cable modem, adsl? E pra montar o servidor de webhost? Alguma na area de cloud computing? Segurança da Informação? Pen Test? Segurança de patrimonios publicos e privados com segunraça ip? TV de canal fechado usando MMDS? IPTV?

    Desde já agradeço a atenção e empenho de todos nas respostas do topico
    Obrigado!
    Você me parece estar totalmente perdido.
    Não é assim que geralmente se inicia um negócio. Ter o dinheiro na mão não é nem de perto a coisa mais importante para começar.

    Você primeiro precisa identificar um nicho de mercado, planejar como irá atender, estimar a demanda, calcular seus custos fixos e variáveis, sua margem de contribuição, a margem de lucro que você pretende receber e dai analisar se o negócio é viável.

    Se você conseguir ter todas estas respostar e provar que o negócio é viável, recurso você consegue de várias formas.

    Não me leve a mal, mas não coloque a caroça na frente dos bois. Foi só um toque mesmo.

    Valeu !

  20. #20

    Padrão

    Mas é exatamente isso que eu quero que os caros colegas me ajudem: identificar um nicho de mercado na area de tecnologia. Que tipo de tecnologia seria viavel pra implantar com custo maximo de 100 mil, nos dias de hoje? Seria bom implantar tal tecnologia? Qual seria o custo? Qual seria o retorno? Com quanto tempo seria o retorno? Hoje é viavel, e no futuro, tera procura? Do que iria precisar? Onde eu poderia encontrar gente especializada? Onde eu poderia encontrar fornecedores?

    Eu nao estou perdido, apenas quero ajuda a identificar um nicho... Depois de identificado dos os criterios e parametros citados acima, aí sim eu vejo se é uma tecnologia que eu poderia estudar e implantar... Agora do que adianta eu estudar e ir profundamente em um tecnologia especifica, se é uma tecnologia cara, com equipamentos caros e dificeis de encontrar, que ainda nao é licenciada, etc, etc, etc....

    Então é exatamente isso que quero que vcs me ajudem: identificar um nicho na area de tecnologia viavel para implatação de empreedimento com custo ate 100 mil, levando em consideração todos os parametros e criterios que eu citei acima.

    Obrigado