+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Redes paralelas

    olá, acompanho o forum a um tempo mas só agora cadastrei........

    gostaria de dividir uma duvida com vcs e ser possivel debater sobre um assunto

    acabei de fechar um contrato com a embratel mas o link não chega no pop, então terei que montar uma paralela para levar ele até o pop. alguem tem alguma outra sugestão ou ja fez algo parecido?
    tenho receio de que polua muito o spectro e prejudique as 2 redes distribuição e a do link

    fiz a rede toda com ns5 e algumas antenas de disco da zirok

    alguem pode por favor me ajudar?

  2. #2

    Padrão

    Redes paralelas???

    Bem, pelo que entendi não terá problema se fizer os enlaces em 5.8GHz e distribuir em 2.4GHz. Mas, antenas Zirok podem não ser boa escolha, exceto para distâncias bem curtas.

  3. #3
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Redes paralelas???

    Bem, pelo que entendi não terá problema se fizer os enlaces em 5.8GHz e distribuir em 2.4GHz. Mas, antenas Zirok podem não ser boa escolha, exceto para distâncias bem curtas.
    É... o negócio é cuidar das frequências em uso... Pelo que sei os NS5 funcionam em 5.8GHz... dai vai ter de cuidar as frequencias mesmo! Não sei qual a sua situação, mas eu teria feito os ponto-a-ponto em 5.8 e a distribuição em 2.4 como o Marcelo disse... Mas se agora tá pronto... e 5.8 normalmente é bem menos poluido que o 2.4... como eu disse, cada caso é um caso...

  4. #4

    Padrão

    acho q não me expressei direito .....heheheh

    a rede ta pronta .....tenho os 2 tipos de distribuição ........2.4 e 5.8 (2.4 é para migração) mas o principal é 5.8 ..................

    acontece que preciso levar o link que comprei do escritorio para o pop pois a embratel não tem cobertura onde fica o pop, e queria saber se existe um jeito de usar a mesma rede de distribuição que eu uso para levar o link de volta, nunca ouvi falar em algo do tipo mas não acho que montar mais uma rede só para transmissão link seja a melhor ideia, alguem ja fez algo parecido???????


    eu uso as zirok num enlaçe de 5,5km .....o resto são enlaçes de no máximo 2Km feitos com NS5 mesmo ...........funciona bem ......................

  5. #5

    Padrão

    Amigo... entendi o seu caso, vc quer aproveitar a estrutura existente em 5.8 ou 2.4 que está funcionando como distribuição, para passar o link que a operadora vai te fornecer? Se sim, vou te dar uma dica... Tem como sim, vc posso fazer Tunnels VPN ou eoIP para consigar... Teoricamente não é aconselhavél, pois vc vai precisar de bastante troughtput para passar esse link com qualidade... Neste caso melhor montar uma estrutura em 5.8 separada com antenas de boa qualidade (Hyperlink ou Pluton) e cartões XR5 ou R5H.

  6. #6

    Padrão

    Essa é minha duvida tbem Tenho link no ponto B e server no ponto A. Precisaria fazer com que o link viesse do B para o A e voltasse ja com os clientes autenticados para o ponto B. Visto que seriam no maximo 12 MB de troughpout. Será que dá? via tunelamento VPN ou EOIP?