+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sinal bom no cliente e ruim Registration do Mk

    Ola pessoal,
    minha primeira vez aqui no forum, espero que me ajudem.
    Eo seguinte, em minha torre uso um Mikrotik, uma Rb 433 com 3 cartoes xr2, um dos cartoes em uma antena omni e outros 2 com setorias horizontais, funcionava blz por mais de 1 ano, so que derepente meus clientes da omini baixaram muito o sinal, comprei uma omni nova, coloquei, e ficou igual, ai troquei o pigtail do cartão, e pronto, o sinal voltou para os clientes, so que o estranho, é que no Registration do Mikrotik, todos que estão na omni aparecem com sinal de - 80,- 85, e verificando nos radios dos clientes, estao com o sinal bom, -46, - 52 e assim por diante,
    se alguem ai puder me dar alguma sugestao
    Agradeço.

  2. #2

    Padrão

    boa noite,
    acontece algo parecido comigo ...
    esse é o sinal de retorno , ou seja , o sinal que a antena do cliente "devolve" para o seu ponto de acesso.

    mais ou menos assim: sua antena manda um sinal que é recebido pela antena do cliente , nesse momento a antena do cliente se comunica com a sua, ai a comunicaçao nao é bem recebida pela sua antena . foi isso que li em algumas pesquisas e parace que é causado por um defeito na comunicaçao do provedor: pigtail , antena com defeito ou uma interferencia muito grande ,etc.

    no meu caso uma das paineis nao recebe bem o sinal do cliente e fica na rb -70~74
    mesmo o ap no cliente mostrando - 63~65.

    no meu caso para um sinal ficar -60~65 , no cliente tem que ficar -52~55

    obs.: postei mais pra tentar encontrar uma soluçao , nao tenho muita experiencia , isso foi o que achei mais satisfatorio e vamos esperar uma opniao mais abalizada

    abraço

  3. #3

    Padrão

    Olha amigo esse problema pode ser causado por interferencia, dê uma scaneada pra verificar se os canais estão distantes, de repente algum concorrente seu fez alterações que prejudicaram a sua rede. Notei tbm que vc trocou a antena o ping tail, mas e o cartão ? Tente estas sugestões e poste pra nós os resultados......abrass
    Última edição por Luspmais; 26-11-2009 às 17:57.

  4. #4

    Padrão

    Esses dias aki estávamos com msm problema .trocamos cartão, cabo e pig e nada tudo do msmo geito ............so resolveu quando trocamos o bendita da omni ..................

  5. #5
    Não Registrado
    Visitante

    Padrão

    Também tenho o mesmo problema em um AP de 5,8

    Meu ap é RB433 + 1 cartão engenius 8602 @18dBm + Painel Set 17dBi Hyp com

    Tenho apenas 2 clientes: 1° com NS5 antena interna @7km e o 2º com NS5 + zirok 27 @8km, todos a 21 dBm de TX

    Notem que os clientes ficam com a recepção 10 dbm a mais que o AP (Ap recebe -80dBm e o cliente -70dBm) sendo que o AP trabalha com menor potência. Estou trabalhando com 5660 Mhz, sendo que com 5800 o sinal ficava com -87dBm no AP.

    Fiz varios testes: cabos, antenas, NS5, Possivéis interferências, troca de frequências...

    So me restando a alternativa de deduzir que o cartão da engenius é (dizeres populares) meio surdo.

    O que me dizem? troco por um XR5? Alguém já teve a mesma experiência com cartões da engenius?

    Marco Aurélio
    Comunicativa Telecomunicações

  6. #6
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Pois é... já notei isso aqui tmb... mas não sei o que fazer para resolver... aqui mesmo assim funciona muito bem, mas sempre achei isso muito estranho, té perguntei sobre isso em um tópico de alguns dias atrás...

  7. #7

    Padrão

    boa tarde amigos
    pois e pessoal, ate pensei em trocar o cartao, mas o negocio e que o clientes que estao conectados nessa omni estao com uma conexao muito boa ate meu servidor, nao estao reclamando de lentidao, nem nada, o ping deles esta em torno de 3, 4,5 ms, muito esquisito isso.
    mas to pensando em nem mexer por enquanto, este cartao (da omni) ta com no maximo 20 clientes conectado, alias tbm estou conectado nela na minha casa.
    acho que vou manter ela assim por enquanto e nao largar mais ninguem em cima dela.
    os 3 cartoes que uso deixei em tx power em 17 dbm, a omni comecou com esse problema de 2 semanas atras.
    se alguem que passou por isso achou a solucao, agradeco

  8. #8

    Padrão

    opa aki soh uma pergunta aconteceu isso com vcs depois de uma chuva forte, se foi isso mesmo vc vai ter que trocar este cartão e substituir a omin por setorial,ou então faz assim troca o cartão coloca um r52h e um sentelhador, vai funcionar aconteceu comigo e resolve desta forma.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por andreborges Ver Post
    Ola pessoal,
    minha primeira vez aqui no forum, espero que me ajudem.
    Eo seguinte, em minha torre uso um Mikrotik, uma Rb 433 com 3 cartoes xr2, um dos cartoes em uma antena omni e outros 2 com setorias horizontais, funcionava blz por mais de 1 ano, so que derepente meus clientes da omini baixaram muito o sinal, comprei uma omni nova, coloquei, e ficou igual, ai troquei o pigtail do cartão, e pronto, o sinal voltou para os clientes, so que o estranho, é que no Registration do Mikrotik, todos que estão na omni aparecem com sinal de - 80,- 85, e verificando nos radios dos clientes, estao com o sinal bom, -46, - 52 e assim por diante,
    se alguem ai puder me dar alguma sugestao
    Agradeço.
    Amigo, vc já tentou colocar uma setorial pra testar?? qual equipamento vc usa nos clientes?? se td estiver ok, com omni, cabos e conectores, da um olhada no espectro da sua região, experimenta trocar uns canais.. eu particularmente sofri muito com omni, dou sempre preferencia p/ setoriais.. porem trabalho com um omni da pluton com cartão atheros em uma rb 433AH em suas devidas confs e o sinal é excelente tanto no mk, qto no cliente. Pingo clientes á 1, 2 km da torre com 1ms, <1ms, (claro que não estabiliza assim), mais a média é sempre de 5, 10ms. Mas ve certinho, qqr coisa posta aí

  10. #10

    Padrão

    Cara, isso e que e estranho, meus clientes conseguem um boa conexao, os pings deles é baixissimo, eu tbm estou conectado nela e ping bem o meu servidor, vo esperimentar trocar o cartao pra ver o que acontece, sobre antena setorial, ja pensei em trocar, mas o problema e que alguns clientes vao acabar perdendo a conexao. ai o telefone pega e ja viu né. a omni troquei por outra nova da OIW. Um amigo aqui do forum comentou acima se aconteceu por causa de chuva. e pior que aconteceu depois disso mesmo, so que os clientes perderam completamente a conexao, ai troquei antena e pigtal. o sinal voltou blz, mas com esse detalhe no registration do mikrotik.
    vo experimentar o cartao e posto os resultados.
    uso a omni na frequencia 2427, fiz um scan e vi que um concorrente usa a 2412, que e a mais proxima da minha.
    abrços

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por andreborges Ver Post
    Cara, isso e que e estranho, meus clientes conseguem um boa conexao, os pings deles é baixissimo, eu tbm estou conectado nela e ping bem o meu servidor, vo esperimentar trocar o cartao pra ver o que acontece, sobre antena setorial, ja pensei em trocar, mas o problema e que alguns clientes vao acabar perdendo a conexao. ai o telefone pega e ja viu né. a omni troquei por outra nova da OIW. Um amigo aqui do forum comentou acima se aconteceu por causa de chuva. e pior que aconteceu depois disso mesmo, so que os clientes perderam completamente a conexao, ai troquei antena e pigtal. o sinal voltou blz, mas com esse detalhe no registration do mikrotik.
    vo experimentar o cartao e posto os resultados.
    uso a omni na frequencia 2427, fiz um scan e vi que um concorrente usa a 2412, que e a mais proxima da minha.
    abrços
    Aqui aconteceu comigo hoje depois da chuva (26/11) acabei de trocar o cartão e pronto todas abaixo do -60 dbm.....troque o cartão amigo !!!!!!!

  12. #12

    Padrão

    E sempre melhor alinhar a antena pelo sinal do mk pois e mais preciso do que a dos ap.
    E isso do sinal creio eu ser taxa de recepção e de envio enquanto vc pega o radio e regula o sinal nele vc esta recebendo a 24 dbi ne uma antena de grade certo, so que quando vc ve o sinal dele pelo mk a antena e geralmente de menor ganho como uma omni de 15dbi ou setorial a taxa de recepção vai ser menor so seria iqual se fosse 2 de ganho igauais como 2 de 24dbi em ambos os lados e bem alinhadas.
    Última edição por wala; 26-11-2009 às 19:53.

  13. #13
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wala Ver Post
    E sempre melhor alinhar a antena pelo sinal do mk pois e mais preciso do que a dos ap.
    E isso do sinal creio eu ser taxa de recepção e de envio enquanto vc pega o radio e regula o sinal nele vc esta recebendo a 24 dbi ne uma antena de grade certo, so que quando vc ve o sinal dele pelo mk a antena e geralmente de menor ganho como uma omni de 15dbi ou setorial a taxa de recepção vai ser menor so seria iqual se fosse 2 de ganho igauais como 2 de 24dbi em ambos os lados e bem alinhadas.
    Aqui sempre pensei que fosse isso mesmo que vc falou... exatamente isso... Mas não pude ter certeza... será que tem alguém ai que saiba com certeza mesmo e possa confirmar?