Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21
    Eng. Telecomunicações Avatar de pkmc
    Ingresso
    May 2007
    Localização
    Foz do Iguaçu - PR
    Posts
    987
    Posts de Blog
    1

    Padrão Resposta inicial

    Citação Postado originalmente por FoxScreen Ver Post
    Pessoas sou iniciante aki.....tenho um poko de conhecimento na area de informatica, porem estou perdido, surgiu uma grande oportunidade na minha via e quero abraçar.

    Pela primeira vez posso abrir um empreendimento corretamente, sempre tive visão de mercado e quis abrir algo q me desse dinheiro, porem nunca tive o dinheiro para abrir.

    Hj possuo em caixa mais ou menos 200kk para abrir um empreendimento e descidi pela rasão de mesmo estar morando em são paulo proximo ao centro naum tenho um serviço de internet banda larga q forneça aki na minha região.

    Depois de uma pesquisa de mercado descidi abrir um provedor de internet banda larga na minha região mesmo por que ja estava com o projeto de abrir uma lan e quando ja estava tudo pronto computadores encomendados, moveis terminando e eu terminando de abrir a firma. descobri q na região naum tinha banda larga.

    Logo tenho algum conhecimento porem pesso ajuda para v6, pois quanto mais conhecimento melhor.

    AI VAI ALGUMAS DUVIDAS MINHAS.

    1º SEI QUE PRECISO DE UM LINK DE INTERNET, POREM ONDE CONSIGO, APENAS A EMBRATEL PODE ME FORNECER OU QUAL OUTRA EMPRESA?

    2º OUVI FALAR MUITO EM SCM, POREM QUAIS LICENCAS, E HOMOLOGAÇÕES TENHO QUE TER?

    3º INFRA, QUE TIPO DE MATERIAL É BOM, ALCANÇE, RESITENCIA CLIMA/TEMPO, FREQUENCIA?

    4º PROGRAMAS Q NECESSITO, LICENCAS PARA ELE(S)?

    5º APENAS EU TRABALHANDO CONSIGO TOCAR A EMPRESA, SE NAUM, QUE TIPO DE PESSOAS PRECISO PARA TRABALHAR COMIGO.

    6ºFORMAS DE INSTALAÇÃO.

    7º ATÉ QUANTOS CLIENTES EU POSSO TER, EM RELAÇÃO A INFRE.

    8º ATÉ QUANTOS CLIENTES EU TENHO Q TER PARA GANHA R DINHEIRO?

    9º É UM RAMO LUCRATIVO, OU EXISTE ALGO MELHOR PARA SE MONTAR?

    10ºESPAÇO PARA CRESCIMENTO, TENDENCIAS, O QUE MAIS PRECISO SABER?


    Sou Engenheiro em Telecomunicações, ja montei provedores do zero, solucionei problemas de provedores mal orientados etc..., Administro remotamente 2 provedores de Internet. Sou suporte técnico para duas grandes indústrias no Brasil. Terminando minhas qualificações, vamos pelo menos parte da sua resposta.

    Para não se encomodar tudo começa com a escolha de um bom servidor de Autenticação, controle, Cadastro e Cobrança. Neste segmento indico com 100% de Segurança o MyAuth versão 3. É claro instalado em uma máquina de boa qualidade com componentes escolhidos a dedo.


    Nas suas torres de Acesso para clientes recomendo uma solução escalonável, é o mais novo sistema da UBIQUITI na versão MIMO. Seriam as antenas painél setorial associadoas as Rocket M5. As quais garantem uma conexão de longo alcance e extremamente robusta.

    Para que seus clientes se Interliguem às suas torres de AccessPoint vc pode usar Nano5, Nano Loco 5, ou ainda uma opção de menor custo mas nem por isso menos eficiente, aliás muito pelo contrário as KOZUMI AFO5, tal escolha depende tb da distância dos seus clientes estão das Torres.

    Espero poder ter esclarecido muitas das suas dúvidas e quem sabe de outros usuários.
    Todos os sistemas que indiquei ja foram usados e testados por mim em diversas condições.
    Em fim posso garantir que se começar bem terá excelente resultado!

    Grande Abraço, e a sua disposição por aqui ou pelos meus MSN ou SKYPE !

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Sou Engenheiro em Telecomunicações, ja montei provedores do zero, solucionei problemas de provedores mal orientados etc..., Administro remotamente 2 provedores de Internet. Sou suporte técnico para duas grandes indústrias no Brasil. Terminando minhas qualificações, vamos pelo menos parte da sua resposta.

    Para não se encomodar tudo começa com a escolha de um bom servidor de Autenticação, controle, Cadastro e Cobrança. Neste segmento indico com 100% de Segurança o MyAuth versão 3. É claro instalado em uma máquina de boa qualidade com componentes escolhidos a dedo.


    Nas suas torres de Acesso para clientes recomendo uma solução escalonável, é o mais novo sistema da UBIQUITI na versão MIMO. Seriam as antenas painél setorial associadoas as Rocket M5. As quais garantem uma conexão de longo alcance e extremamente robusta.

    Para que seus clientes se Interliguem às suas torres de AccessPoint vc pode usar Nano5, Nano Loco 5, ou ainda uma opção de menor custo mas nem por isso menos eficiente, aliás muito pelo contrário as KOZUMI AFO5, tal escolha depende tb da distância dos seus clientes estão das Torres.

    Espero poder ter esclarecido muitas das suas dúvidas e quem sabe de outros usuários.
    Todos os sistemas que indiquei ja foram usados e testados por mim em diversas condições.
    Em fim posso garantir que se começar bem terá excelente resultado!

    Grande Abraço, e a sua disposição por aqui ou pelos meus MSN ou SKYPE !

    Puts já recomendaram um monte de radio "equipamento" sem homologação !!!
    Não tem nada contra isso mais... poxa ainda to querendo achar um forum de como montar minha empresa de coca cola!!!

  3. #23
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: Resposta inicial

    Citação Postado originalmente por pkmc Ver Post
    Sou Engenheiro em Telecomunicações, ja montei provedores do zero, solucionei problemas de provedores mal orientados etc..., Administro remotamente 2 provedores de Internet. Sou suporte técnico para duas grandes indústrias no Brasil. Terminando minhas qualificações, vamos pelo menos parte da sua resposta.

    Para não se encomodar tudo começa com a escolha de um bom servidor de Autenticação, controle, Cadastro e Cobrança. Neste segmento indico com 100% de Segurança o MyAuth versão 3. É claro instalado em uma máquina de boa qualidade com componentes escolhidos a dedo.


    Nas suas torres de Acesso para clientes recomendo uma solução escalonável, é o mais novo sistema da UBIQUITI na versão MIMO. Seriam as antenas painél setorial associadoas as Rocket M5. As quais garantem uma conexão de longo alcance e extremamente robusta.

    Para que seus clientes se Interliguem às suas torres de AccessPoint vc pode usar Nano5, Nano Loco 5, ou ainda uma opção de menor custo mas nem por isso menos eficiente, aliás muito pelo contrário as KOZUMI AFO5, tal escolha depende tb da distância dos seus clientes estão das Torres.

    Espero poder ter esclarecido muitas das suas dúvidas e quem sabe de outros usuários.
    Todos os sistemas que indiquei ja foram usados e testados por mim em diversas condições.
    Em fim posso garantir que se começar bem terá excelente resultado!

    Grande Abraço, e a sua disposição por aqui ou pelos meus MSN ou SKYPE !
    Mas voce náo teria que indicar equipamentos homologados pro nosso amigo, visto que ele quer ter um provedor legal.

    Primeiro passo ele precisa abrir uma empresa SCM. Depois montar um proijeto ou pedir pra um engenheiro que tenha conhecimento montar esse projeto e dar entrada na papelada na anatel, vai levar uns seis meses se tudo tiver certinho,, nesse tempo ele estuda muito sobre internet wirelles..

    Boa sorte amigo,,, seja bem vindo... e já vai praticando subir em telhados,, torres, se tiver medo de altura dano-se... heheh brincadeira,, voce acostuma..

  4. #24
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Re: O que preiso para montar um provedor via radio

    Citação Postado originalmente por FoxScreen Ver Post
    Pessoas sou iniciante aki.....tenho um poko de conhecimento na area de informatica, porem estou perdido, surgiu uma grande oportunidade na minha via e quero abraçar.

    Pela primeira vez posso abrir um empreendimento corretamente, sempre tive visão de mercado e quis abrir algo q me desse dinheiro, porem nunca tive o dinheiro para abrir.

    Hj possuo em caixa mais ou menos 200kk para abrir um empreendimento e descidi pela rasão de mesmo estar morando em são paulo proximo ao centro naum tenho um serviço de internet banda larga q forneça aki na minha região.

    Depois de uma pesquisa de mercado descidi abrir um provedor de internet banda larga na minha região mesmo por que ja estava com o projeto de abrir uma lan e quando ja estava tudo pronto computadores encomendados, moveis terminando e eu terminando de abrir a firma. descobri q na região naum tinha banda larga.

    Logo tenho algum conhecimento porem pesso ajuda para v6, pois quanto mais conhecimento melhor.

    AI VAI ALGUMAS DUVIDAS MINHAS.

    1º SEI QUE PRECISO DE UM LINK DE INTERNET, POREM ONDE CONSIGO, APENAS A EMBRATEL PODE ME FORNECER OU QUAL OUTRA EMPRESA?
    R: Não é apenas a EMBRATEL, tem muita empresa fornecendo link, precisa fazer uma pesquisa, aqui mesmo no fórum o pessoal vive oferecendo link dedicado.

    2º OUVI FALAR MUITO EM SCM, POREM QUAIS LICENCAS, E HOMOLOGAÇÕES TENHO QUE TER?
    R: Da parte da ANATEL voce vai precisar apenas do SCM e da Licença da tua (s) estação (s) - geralmente uma.
    SCM - R$9.000,00 em tres parcelas depois que sai a licença, em média 6 meses. Estação mais 1300,00, Crea da Estação mais 500,00 +-

    3º INFRA, QUE TIPO DE MATERIAL É BOM, ALCANÇE, RESITENCIA CLIMA/TEMPO, FREQUENCIA?
    Essa pergunta só estando no local pra saber, mas a principio um ponto de distribuição, Prédio ou uma torre com visada para teus futuros clientes. Router Board ou PCAP para distribuir o sinal. Antenas, omini ou Setorial, Setorial é melhor

    4º PROGRAMAS Q NECESSITO, LICENCAS PARA ELE(S)?
    R: Voce vai precisar um servidor, tem gente que usa RB com Microtik, tem gente que usa linux ou outro SO pra gerenciar clientes, velocidade etc... uma licença microtik tá em torno de 100,00

    5º APENAS EU TRABALHANDO CONSIGO TOCAR A EMPRESA, SE NAUM, QUE TIPO DE PESSOAS PRECISO PARA TRABALHAR COMIGO.
    R: Dificilmente, pois vai ter que sair fazer instalação, vai precisar de um funcionário, tem gente que usa estagiário
    Vai precisar de um carro, de preferencia uma camionete pequenta, tipo pikup, pois vai precisar carregar escada, antenas, caixa de ferramentas, etc...
    6ºFORMAS DE INSTALAÇÃO.
    R: Voce vai ver o que fica melhor pra voce, hoje existe nano que não precisa de antena, bullet que precisa de antena (muito Bom), ap que precisa de antena e uma caixa hermética de plástico, tem gente que ainda usa pci wirelles, dai tem que usar cabo rgc 213, tem que saber fazer as solda dos conectores, pois usa antena, cabo rgc213, pigtail e placa pci no micro, se puder evite usar isso.

    7º ATÉ QUANTOS CLIENTES EU POSSO TER, EM RELAÇÃO A INFRE.
    Ai depende de muitos fatores, que tipo de servidor vc tem, quanto de link voce tem, que tipo de equipamento usa nas torres para distribuir o sinal, etc..

    8º ATÉ QUANTOS CLIENTES EU TENHO Q TER PARA GANHA R DINHEIRO?
    R: voce vai receber em média 50,00 por cliente, ai vc pode fazer tuas contas, mas alguem já respondeu acima de 100, 150 clientes vc já consegue pagar tuas contas. rs.rs.

    9º É UM RAMO LUCRATIVO, OU EXISTE ALGO MELHOR PARA SE MONTAR?
    R: Ai você já respondeu por si mesmo, voce disse que poderia montar varias coisas, mas gosta disso, se gosta então voce se diverte trabalhando, é o meu caso.

    10ºESPAÇO PARA CRESCIMENTO, TENDENCIAS, O QUE MAIS PRECISO SABER?
    R: Depende muito de onde voce mora, se tem muitos concorrentes, eu moro em uma cidade de +-120.000 habitantes, aki tem em torno de 6 provedores entre grandes e médios, mais uns 4 gatonetes,, e todos sobrevivem. Aqui ou voce tem ADSL da oi ou tem via rádio.

    Pesquise bem, quando for comprar equipamentos sempre de uma perguntada aqui no fórum, pois tá cheio de gente boa que nos ajudam.

    Mas não esqueça de pegar uma boa empresa de consultoria pra fazer teu projeto, é coisa simples, mas pra quem entende. Eu peguei uma empresa de Brasilia pra me dar consultoria e tirar meu SCM. Não é qualquer pessoa que sabe os passos que a ANATEL pede.

    Boa Sorte amigo,, se precisar de mais algo que o povo daqui possa te ajudar não se acanhe em perguntar.

  5. #25

    Padrão Re: O que preciso para montar um provedor via rádio

    Amigo se você quer começar com qualidade e legalizado, abre a firma e corre atras do pessoal da localnet. Sobre o link dedicado ve se a unotel passa perto, e se tem condições de ir buscar, ou com a operadora local, mais o valor sempre é um absurdo.

    Torre usa estaiada, pois é mais barata e funcional, e bem montada fica muito segura.

    A equipamento compre uma rb433ah, e 3 painel hyperlink de 120, com cartões R52H, com cabos lmr400.

    No começo você pode começar com dedicado de 1 mega, eu não sei qual a velocidade minima que a unotel vende. Com o tempo você vai aumentando com a sua necessidade.

  6. #26

    Padrão Re: O que preciso para montar um provedor via rádio

    Para os cliente vc pode usar antenas de 25dbi de grade!!!!

  7. #27

    Padrão Re: O que preciso para montar um provedor via rádio

    Interessante, este provedor seria pago? Bom, a primeira sugestão para o que você precisa seria escrever um pouco melhor. Quem escreve melhor, também lê melhor. E se você se complica com o que escreve, ao ler também vai entender errado. É importante entender para que tudo corra bem. Um abraço.

  8. #28

    Padrão Re: O que preciso para montar um provedor via rádio

    Estou iniciando meu provedor e com pacotes de 2 Mega e 5 Mega, vou utilizar 3 rocket M5 junto com BaseStation de dupla polaridade em 5.8GHz, todos sendo do fabricante ubiquite.

    Pretendo iniciar com 25 clientes até 4.200 Km, essa configuração na torre me atenderia? Obrigado a todos.

  9. #29

    Padrão Re: O que preciso para montar um provedor via rádio

    Parabéns pela explicação e o passo a passo.

    Você saberia informar qual seria um investimento médio para isso iniciar?

    Obrigado.