+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Spectrum Analyzer no Mikrotik 4.3

    Pessoal, no segundo dia do MUM 2009 que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, nós participantes tivemos a grata surpresa, nos foi demonstrado o novo recurso disponível no Mikrotik 4.3, trata-se nada menos do que um analizador de espectro que trabalha sobre cartões R52N e possui alguns recursos interessantes.

    Estarei fazendo os testes com o danado e logo posto aqui um relato incluindo algumas funções e configurações.

    Nota: Esta função é experimental, e muitas atualizações são esperadas para ele, assim como para este documento.

    O analisador de espectro pode digitalizar todas as freqüências suportadas pelo seu cartão wireless, e mostrar diretamente no console. A variação de freqüência a ser analizada depende do cartão. Intervalos permitidos em r52n: [4790, 6085], [2182, 2549].

    O cartão wireless pode gerar amostras de 4us (micro-segundos) de duração espectral para qualquer canal de 20MHZ de largura. Para melhorar a qualidade dos dados do espectro, a digitalização ocorre com 10MHZ de incremento de frequência, significando o dobro de cobertura da amostra em cada freqüência específica (considerando amostras com largura de 20MHZ).

    Tela de exemplo:
    http://wiki.mikrotik.com/images/thum...al-history.png

    Atualmente esse recurso é suportado apenas para chips da Atheros Merlin, modelos AR9220, AR9280, AR9223 > Cartões: RouterBOARD R52N e R2N

    Pra quem estiver muito ansioso pode visitar a fonte abaixo que contém a informação sobre este novo e cada vez mais precioso recurso (nem consigo dizer o quanto).
    Spectrum analyzer - MikroTik Wiki

    Grande abraço a todos os Mikrotik User/Friendly Meeting.
    Última edição por m4d3; 26-11-2009 às 10:46.

  2. #2
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Thumbs up Vlw!

    Mandou bem, parabéns!!!

  3. #3
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Mas ahhhh!!! isso sim é uma coisa que pode me ajudar na sujeira de espectro aqui... hehe

  4. #4

    Padrão

    e la se foi meus dolares gasto com o da ubiquiti. sem falar na praticidade de usar isso nas torres.

  5. #5
    Avatar de Oldayr
    Ingresso
    Mar 2009
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    300

    Wink

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    e la se foi meus dolares gasto com o da ubiquiti. sem falar na praticidade de usar isso nas torres.

    Pensei logo nesse equipamento, eu tbém iria compra, mas resolvir esperar mais um pouco, e esta aí a solução mais barata do mercado...


    Vlw!!!