+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Modo de Operação/ Faixas de IPs

    Boa tarde,
    peço ajuda a todos e a agradeço desde já.,

    Tenho a seguinte os seguintes equipamentos:
    2 Radios RTL 8186 ( ap central / ap multiponto )
    2 Radio EDIMAX 7209 (conexao c/ ap central )

    2 antenas Omni 21dbi
    2 direcinal grade 24dbi

    1 Balanceado de rede
    1 switch 16p gerenciavel
    2 switch 8p

    --------------
    segue a imagem com esquema....
    nao estou conseguindo colocar para que todos os clientes sejam repassados ao AP CENTRAL,
    pois quero uma gerencia centralizada (controle ip+mac). estou com problemas no modo de operacao a ser utilizado em cada radio (wds, ap, wds-ap, cliente isp, bridge .... ) e a faixa ip a ser usada (nos radio e clientes )...

    quero fazer algo que quando instalar o MkOS nao tenha muitos problemas na implantação....


    ( p.s / desprezar erros ortográficos, fiz meio que apressado e não dei uma revisada,
    espero ter colocado todas as informações para que seja possível me ajudarem.... )



    https://under-linux.org/fotos/urielg...-topologia.jpg

  2. #2

    Padrão

    Bom dia!

    Cara, deixa eu ver se entendi bem sua estrutura. Em casa ponto de acesso você distribui sinal wireless, e também distribui conexão via cabo UTP, é isso?

    Se estou certo, o seu problema é que os endereços MAC dos clientes não estão chegando no servidor, e isso impossibilita um controle por cliente, certo?

    Caso realmente seja esse o seu problema, você precisa configurar os rádios de modo que passem o endereço MAC do cliente para frente, e não do próprio do rádio. A maioria dos rádios, quando trabalhando em modo Bridge vai passar estes endereços para você.

    Por outro lado, a partir do momento que você trabalhar com Bridge, você poderá usa classe de ip centralizada no servidor para todos os clientes.

    Se ainda restar dúvidas, poste as configurações dos seus rádios aqui.

  3. #3
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Sobre o modo bridge tudo ok, é isso mesmo, só é bom lembrar que alguns rádios (os que eu uso por exemplo) não passam MAC em modo Bridge Client, dai vais ter de usar todos os rádios em WDS, aliás na minha opinião é melhor solução por questões de segurança inclusive... é só colocar os rádios no mesmo canal, cadastrar os MACs de quem vai conectar em quem e partir pro abraço... heh
    Em WDS a infra-estrutura (os rádios de interligação, switch e etc) da sua rede vai ficar totalmente transparente... Aqui uso meus ponto-a-pontos assim e não tenho do que reclamar...

  4. #4

    Padrão

    ja trabalher com projeto semelhante,melhor sim wds os receptore e primeiro em bridge,,,tive tambem resultados muinto bom com bridge com ap+ wds setedos 150mwts,,outra grande ajuda que tive quando tarbalhava com radios são as video aulas da www.aprouter.com.br no entanto com o tempo grande numero de usuarios na red foi melhor passar a trabalhar com pcapmk e rb nas torre

  5. #5

    Padrão

    seria entao:

    AP CENTRAL
    ----------
    REALTEK (ap central)
    OP. : AP

    PRÉDIO 1 (com repetidora )
    --------------
    EDIMAX (radio direcional 1, ligado com o ap central)
    OP : WDS

    REALTEK (radio multi-ponto )
    OP : WDS + AP


    PRÉDIO 2 (sem repetidora)
    --------------
    EDIMAX (radio direcional 2, ligado com o ap central)
    OP : WDS


    **todos com canal e ssid iguais **
    estou utilizando em todos o firmware APROUTER v6.1 ...

    seria este o modo de operação dos radios???

  6. #6
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por urielgovinda Ver Post
    seria entao:

    AP CENTRAL
    ----------
    REALTEK (ap central)
    OP. : AP

    PRÉDIO 1 (com repetidora )
    --------------
    EDIMAX (radio direcional 1, ligado com o ap central)
    OP : WDS

    REALTEK (radio multi-ponto )
    OP : WDS + AP


    PRÉDIO 2 (sem repetidora)
    --------------
    EDIMAX (radio direcional 2, ligado com o ap central)
    OP : WDS


    **todos com canal e ssid iguais **
    estou utilizando em todos o firmware APROUTER v6.1 ...

    seria este o modo de operação dos radios???
    Podes atualizar os firmwares da APRouter... eu nunca usei, mas o pessoal tem falado muito bem mesmo dos 7.3...

    Sobre o Prédio 1, vc vai atender a muita gente com esse ponto? acho que podes dispensar um dos rádios... usa apenas um rádio em AP+WDS... claro que isso depende do teu uso, mas se não for para muita coisa pode ser um rádio só... Ou então dois rádios um em WDS e outro em AP(Bridge), o segundo não precisa ser WDS+AP...

  7. #7

    Padrão

    irei atualizar todos para o firmeware 7.3...

    em relacao ao predio 1:
    terei que usar 2 aps pois com apenas 1 a conexao nao ficaria muito boa entre ap central, devido a localizacao das antenas...
    ... devo usar o 2o radio apenas como ap, seria isso??? mas deste modo a "administração"
    (controle MAC, banda, e tudo mais) continuaria no ap central???

    grato.

  8. #8

    Padrão

    "no edimax 7209apg não suporta a v7.3, nele ficara a v6.1 !!!"

  9. #9
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por urielgovinda Ver Post
    irei atualizar todos para o firmeware 7.3...

    em relacao ao predio 1:
    terei que usar 2 aps pois com apenas 1 a conexao nao ficaria muito boa entre ap central, devido a localizacao das antenas...
    ... devo usar o 2o radio apenas como ap, seria isso??? mas deste modo a "administração"
    (controle MAC, banda, e tudo mais) continuaria no ap central???

    grato.
    Certo! O segundo fica em modo Bridge AP, dai os MAC passam direitinho... não passaria no caso de Bridge Client...
    Acho q é isso ai amigo, qualquer coisa manda ai!