+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Enlace distaaaaaaaaaante

    Olá.
    Estou com a singela intenção de fazer um Baita de um enlace...
    Tipo vou pegar um link da Unotel aqui na minha cidade e levar ele até outra cidade que atendo, se fosse uma cidade vizinha tudo bem.
    O meu grande problema é que pretendo levar este enlace a uns 220kms daki.
    Minha grande dúvida é a qualidade dos dados que chegarão lá


    Será que usando vários repetidores pelo caminho (todos eles com ótimos enlaces) eu conseguiria chegar até o meu destino! Lógicamente usando RBs433ah e XR5, CM10H e afins....
    Segue a explicação mais detalhada:

    Ponto saida Link 20MB, -----> Torre no alto da cidade (Ponto1) -----> (ponto2)- 50kms fora da cidade----> (Ponto3) No km95 -----> (Ponto4) no km 120, dpois a torre do km120 repete para o (Ponto5) e por fim chegamos ao (ponto6).

    O que me dizem?
    será que consigo? e com resultado satisfatório?

    Alguém tem porai um caso semelhante e de sucesso!?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         temp.png
Visualizações:	240
Tamanho: 	316,8 KB
ID:      	6181  
    Última edição por jamerfay; 28-11-2009 às 18:58.

  2. #2
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    se você tiver autorização e condições de montar as torres nos pontos selecionados,
    VÁ ENFRENTE..

    pode compras as Oiw Dupla polorização
    os cabos cellflex , as RB411 + os cartões XR5
    faça duas redes, uma na pol Vertical e outra na pol Horizontal.
    no fim da rede, faz um bonding
    agora você vai ter que ser perfeccionista nos detalhes.. sinal, suporte na torre.. energia, fonte c/ ah alto.. baterias..


    já vi redes com antenas zirok com 160kms e cartão cm9 com 5 saltos..
    chegou os 10mb no fim da rede.. MAS CHEGOU :}
    isso com CM9 e Zirok de 140 reais..
    Imagina então com a oiw(hyperlink) dupla polorização.



    não tenha medo de ser feliz, ative a unotel!
    e converse tambem com o xandemartine.. ele ativou e tem alguns detalhes importantes sobre a unotel..

  3. #3

    Padrão

    Ola, colega eu anda não testei, mas vc pode tentar usar Nstreme dual para fazer um enlace full duplex, funciona com 1 cartão e 1 antena para tx e 1 cartão e 1 antena para rx em cada ponta, no caso cada ponto a ponto seria usado 2 cartões e 2 antenas como a imagem abaixo, acredito que com este tipo de enlace consiga mais que 10mb no final.

    http://www.mikrotik.com/img/examples/nstreme2.jpg

  4. #4

    Padrão

    Olá pessoal,

    220km não é qualquer enlace...

    Não sou expert no assunto, mas tenho parte da minha rede com MK com enlaces de no maximo 10Km e trafegam uma media de 48Mb full e 7ms passando por 3 torres com MK.

    Recomendaria radios Airaya ou outros que tenham delay (ping) mais baixos sendo que no seu caso será o link principal para outra cidade ou tentar diminuir os pontos de repetição.

    Aqui estamos negociando com uma operadora para trazer link da capital direto em uma das nossas torres, a distancia é de 50Km com delay de 10ms e podendo trafegar até 30Mb full com SLA de 99,5%, em outra opção temos radios digitais que trafegam até 600Mb full duplex com SLA de 99,9%. Pela pouca experiencia sou curioso e me informo, entro em contato com os mais diversos fabricantes e foco em detalhes tecnicos principais que melhoram minha rede tal como delay e largura de banda.

    Cara, tem um provedor aqui na região que esta vindo de outra cidade cerca de 20Km que passa pela minha cidade e atendendo outra cidade cerca de 12Km daqui, todo este trajeto de 32Km eles trazem com repetidoras das mais variadas como omni, grade... tudo em 2.4Ghz... bem... onde eles atuam os clientes reclamam... o delay é alto... creio que em alguns pontos eles devem ter algumas 5.8Ghz, se não esta fazendo milagres assim.


    Obs: não consigo encontrar mais onde comprar os Radios Airaya, mas quem souber informe.

    PS: lembre que em dias de chuva, umidade as conexões ficam oscilantes.. caso esta sua estensa rede não trabalhar com folga poderá ter problemas na conexão.


    Anderson

  5. #5

    Padrão

    o cara ideal para lhe ajudar neste seu enlace é o xandemartine como já mensionado pelo nosso colega luizbe, o xande tem mais de 180km e expandindo a rede dele....

  6. #6

    Padrão 300KM de rede

    Jamerfay, temos hoje mais de 300KM de rede (se fosse contar em linha reta) duma ponta a outra dá menos de 4ms e passa 200Mbps, pelomenos. Como o enlace passa por várias cidades, criamos anel com os rádios para alta disponibilidade e maior capacidade. Usamos rádios da Ceragon.
    Com MK não temos experiencia.
    Espero ter ajudado...
    Boa sorte com teu projeto.

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Obs: não consigo encontrar mais onde comprar os Radios Airaya, mas quem souber informe.

    PS: lembre que em dias de chuva, umidade as conexões ficam oscilantes.. caso esta sua estensa rede não trabalhar com folga poderá ter problemas na conexão.


    Anderson
    Eu tenho 4 usados a venda, originais (metálicos), se tiver interesse entre em contato!

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    não tenha medo de ser feliz, ative a unotel!
    e converse tambem com o xandemartine.. ele ativou e tem alguns detalhes importantes sobre a unotel..
    Exatamente, vá em frente! Se a rede ficar redondinha, nos teus 220 kms, energia, sinal perfeito, essa repetições não atrapalham muito não. Ative nstreme, procure deixar o SNR sempre acima de 40, data-rates modulando sempre em 54 ou no mínimo 48, que vc conseguirá os 20 mbps (Caso não tenha interferência, é obvio)

    Eu estou como citado com 180 kms de enlaces, tudo com Mikrotik, XR5, OIW 33. Estou partindo pra 260 kms de rede, ja no próximo mês.

    Acho q vc é gaucho né? Eu trago Unotel de Passo Fundo a Espumoso. Daqui levo a Soledade, Mormaço, Victor Graeff, Tapera, Lagoa dos 3 Cantos, Tio Hugo, Campos Borges e Salto do Jacuí. Agora a partir de Passo Fundo, levarei a Carazinho, e de lá a Sarandi e de Sarandi a Rondinha. Acho que vai dar até mais de 260 kms...

    O importante nesses locais remotos é vc ter muita energia de sobra, pois a qualidade da energia elétrica nem sempre é muito boa, então seu sistema de backup tem q funcionar.

    Como nem tudo são flores, prepare-se com equipamentos para substituir em caso de queimas, etc.. e para nunca mais dormir tranquilo em noites de temporal!!!! Pois por mais preparada q esteja sua rede, com aterramento, pára-raios, etc, vc não fica tranquilo não, ainda mais se sua rede for backbone!

    Qual dúvida posta aí!

  8. #8

    Padrão

    claro...
    manda seu msn ai que vamos negociar.

  9. #9
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jamerfay Ver Post
    claro...
    manda seu msn ai que vamos negociar.
    Opa, é pra mim essa mensagem? Se for, queria esclarecer que, na realidade, eu não faço serviços pra fora, não tenho estrutura pra isso... Somente tava te dando dicas do que eu já passei.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Opa, é pra mim essa mensagem? Se for, queria esclarecer que, na realidade, eu não faço serviços pra fora, não tenho estrutura pra isso... Somente tava te dando dicas do que eu já passei.
    xande acredito que ele falo so seu radio Airaya que vc disse quetem usado.

  11. #11
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    xande acredito que ele falo so seu radio Airaya que vc disse quetem usado.
    Acho que não... quem queria Airaya era o UsadosMAC.

  12. #12

    Padrão

    Negociar o equipamento em questão que vc diz ter pra vender...
    afff....

  13. #13
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jamerfay Ver Post
    Negociar o equipamento em questão que vc diz ter pra vender...
    afff....
    Hehehe, agora entendi. Mas eu ofereci ele ao UsadosMAC, não recomendaria a vc o uso deles, pois é mais caro e menos eficiente do que um par de Routerboards e XR5.

    O máximo que consegui com Airaya, em enlace de 1 km, foi de 14 mbps full, coisa q pra qqer rb433 dá de lenha nisso...

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Hehehe, agora entendi. Mas eu ofereci ele ao UsadosMAC, não recomendaria a vc o uso deles, pois é mais caro e menos eficiente do que um par de Routerboards e XR5.

    O máximo que consegui com Airaya, em enlace de 1 km, foi de 14 mbps full, coisa q pra qqer rb433 dá de lenha nisso...
    Olá Xandermartini,

    Para compra dos radios Airaya preciso de nota fiscal, caso possa emitila podemos conversar.

    A respeito do enlace com Airaya e Routerboard... a vantagem do Airaya é que é homologada e possui um ping mais baixo que os MK, é proprio para enlaces.


    Anderson

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por UsadosMAC Ver Post
    Olá Xandermartini,

    Para compra dos radios Airaya preciso de nota fiscal, caso possa emitila podemos conversar.

    A respeito do enlace com Airaya e Routerboard... a vantagem do Airaya é que é homologada e possui um ping mais baixo que os MK, é proprio para enlaces.


    Anderson
    Consigo NFs sim, sem problemas, me manda uma MP pra gente negociar.