+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Adaotador USB de 1Watt

    Olá pessoal gostaria de saber a opnião do pessoal sobre utilizar o adptador ALFA AWUS036H com 1000mW em 802.11b em vez de rádios (rtl8186)? Acho que esse equipamento deve ser show para redes wi-fi em modo Mesh.

    O que vcs acham ?

    Para maiores detalhes vejam o site do fabricante:

    ALFA Network – WLAN, WiFi phone, ADSL, KVM, Bluetooth, PoE Products -- AWUS036H (Upgrade to 1Watt)

  2. #2

    Padrão

    Amigo sinceramente um radio vai ser muito melhor na sua rede pelo simples fato que não será o windows que irá gerenciar a conexão sem fio, sinceramente adaptador usb é dor de cabeça certa, se vc tem poucos clientes nem se extressa com assistencia, mas se pretende ter uma rede grande não sobra tempo pra ficar dando assistencias...

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    Amigo sinceramente um radio vai ser muito melhor na sua rede pelo simples fato que não será o windows que irá gerenciar a conexão sem fio, sinceramente adaptador usb é dor de cabeça certa, se vc tem poucos clientes nem se extressa com assistencia, mas se pretende ter uma rede grande não sobra tempo pra ficar dando assistencias...
    Obrigado por responder. Mas eu tenho aqui alguns clientes com Adaptador USB de 400mW da Kaiomy e edimax de 63 mW. O que eu percebi é que sempre os da Edimax dão problemas, os da Kaiomy nunca tive sequer um chamado de suporte. Rádios baseados em RTL8186 dão bastante suporte em ambiente poluído. A minha rede ainda é pequena, mas eu vou tentar esse adaptador ai, porque o meu projeto principal é rede mesh. Vou tentar usá-los com "antenonas" e posto os resultados pro pessoal aqui, mas o propósito mesmo é usá-los pra rede mesh. E temos que concordar que um rádio não dá mobilidade, queiramos ou não esse será o futuro e se não abraçarmos a idéia do mesh, com certeza muito deixarão de existir. Só pra relatar um caso interessante tem uma cidade vizinha aqui que é extremamente poluída em 2.4Ghz, um amigo meu tem um provedor nessa cidade com 250 clientes, eu fiquei surpreso quando ele me disse que utiliza essas plaquinhas PCI, perguntei sobre o suporte ele me disse que tinha muito pouco. Mas cada caso é um caso.

    Abraços

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    quanto custa isso?

    Esses rádios USB são chineses. Estou tentando importá-los mas a compra mínima para importação é 50 peças. Pelos os cálculos eles chegarão aqui na minha mão por 80 reais cada. Acho que vale o investimento.

  6. #6

    Padrão

    Eu tambem só uso placa PCI, apenas 3 clientes com rádio, esse papo de que vive dando problema é paranóia, não tenho problema algum, mais facil ter problema com USB pq nego esbarra, quebra a porta ou o sma...

  7. #7

    Padrão

    bom não sei se acontece com todos os colegas, mas tem certos virus que bloqueiam a conexão do cliente, não deixa o cliente navega, nem pinga as repetidora, se conectam na rede errda, outros casos os cara desinstalam os drive das placa, outros querem tira os cabo das plaquinha pci e arrancam fora o sma pq acham que é de encaixa como os outros cabos dos computadores, tive caso até que arancaram o conector da placa kkkkk.... eu tenho 120 clientes usando placas e adaptadores usb e sempre ocorre algo como sitado acima, adotei os radio porque tem a instalação mais facil, não precisa fazer solda, vc pode até setar o ip do cara no radio para ser atribuido por dhcp, caso o cliente formate o computador só pluga o gabo e ta funcionando.

    Claro que radio é mais caro que placas e adaptadores, mas valem a pena, hj noprovedor adotamos 3 modelos para instalação de clientes, kozumi 2, nano2 para clientes proximos das repetidoras, para os clientes mais distantes usamos antena de grade aquario + bullet2...

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    bom não sei se acontece com todos os colegas, mas tem certos virus que bloqueiam a conexão do cliente, não deixa o cliente navega, nem pinga as repetidora, se conectam na rede errda, outros casos os cara desinstalam os drive das placa, outros querem tira os cabo das plaquinha pci e arrancam fora o sma pq acham que é de encaixa como os outros cabos dos computadores, tive caso até que arancaram o conector da placa kkkkk.... eu tenho 120 clientes usando placas e adaptadores usb e sempre ocorre algo como sitado acima, adotei os radio porque tem a instalação mais facil, não precisa fazer solda, vc pode até setar o ip do cara no radio para ser atribuido por dhcp, caso o cliente formate o computador só pluga o gabo e ta funcionando.

    Claro que radio é mais caro que placas e adaptadores, mas valem a pena, hj noprovedor adotamos 3 modelos para instalação de clientes, kozumi 2, nano2 para clientes proximos das repetidoras, para os clientes mais distantes usamos antena de grade aquario + bullet2...
    Max concordo com vc em partes. O segredo de adaptadores USB é vc usar o extensor USB e plugá-los na parte de traz do micro. Eu tenho caso aqui que o USB fica em cima ao lado da antena, isso mesmo em cima. Cubro ele com fita de auto fusão e desço um cabo extensor de 5 metros até o cumputador do cliente. Nunca tive problemas com isso. Agora não recomendo uso de Placas PCI, não por problemas, mas em certas condições o cliente possui um computador com garantia, dai nós não podemos abrir o computador. Mas é só isso. De resto nunca tive problemas, apenas com Edimax que só possui 63 Mw, até o Engenius de 200mW nunca me deu dor de cabeça. Mas como sempre digo cada caso é um caso.

  9. #9
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão

    Aqui uso, pci, usb e radio, nenhum deles me dão dor de cabeça, um probleminha aqui ou ali mais nada de grave.
    O maior problema que enconteri aqui na rede com usb é que se você usar ip fixo e o cliente trocar de porta usb o que a maioria faz ja era, tem que se configurar de novo, e se o cliente for mal acostumado ou leigo (a maioria) tem que ir o tecnico la pra setar o ip novamente tirando isso sem problemas.
    Usb so uso mesmo para quando o pc do cliente esta na garantia ainda, pci somente ralink e os radios quando o cliente tem mais de 1 pc na casa dele ou se for mais de 1 cliente na rua, entao ai eu instalo numa casa ligo diretamente na energia pra ninguem ficar desligando e ja era.
    Dificilmente tenho problemas aqui na minha rede so coisa simples mesmo

    Abraços a todos

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MaxAdriano Ver Post
    Amigo sinceramente um radio vai ser muito melhor na sua rede pelo simples fato que não será o windows que irá gerenciar a conexão sem fio, sinceramente adaptador usb é dor de cabeça certa, se vc tem poucos clientes nem se extressa com assistencia, mas se pretende ter uma rede grande não sobra tempo pra ficar dando assistencias...
    concordo, rádio é hardware dedicado para fazer conexão e não o windows como mencionado, agora como 1w é potencia alta quando nós utilizamos em média 100mw. prefiro os rádios. , mas se fizer os testes post aqui se der. abraço.

  11. #11

    Padrão

    Eu acho que a opinião do masx ta no caminho certo......hoje tenho 70 clientes, comecei com placas pci e usb.....Até hoje elas rodam na minha rede , mas com o aumento do numero de clientes o numero de manutenção tinha subido muito......pois era cliente formatando pc, problemas com placa que "saltavam" do pci (teve placa que tive que colar com cola quente que não paravam de saltar). A minha solução foi de identificar os casos mais criticos.....Primeiro os pcs com hardware ruim , com pouca memoria que eram problema pra gerencias redes......em segundo os mexelões e os que formatavam o pc toda semana. Nesses que ja tinham a estrutura formada pra não ter que passar o cabo de rede tudo de novo que me geraria tempo e custo de cabo eu comprei os aps 1221 da engenius a um custo bom coloquei em baixo mesmo , só desencaixando o cabo da placa pci e colocando no radio que fica ali proximo ao pc......e to tendo sucesso nisso.

    Agora nos USBs eu usava o edimax , e passei a colocar os engenius , o sinal dos mesmos são muito melhores por serem de 200 Mw comtra os 63 Mw dos edimax.