+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor pppoe? Tenho duvidas

    Estou pensando em implantar na minha rede o servidor pppoe do mikrotik só que estou com duvidas sobre a configuração já que os tutoriais que pesquisei sempre encontro só o servidor, gostaria de saber?

    E necessário ter o servidor dhcp ativo ou não?
    Tenho que colocar regra de nat?
    Tenho que ter ip configurado nas duas interfaces?

    Gostaria que alguem me tirasse estas dúvidas

    Obs: Uso apenas ip mac na minha rede

    Obrigado

  2. #2

    Padrão Fácil

    E necessário ter o servidor dhcp ativo ou não?
    Sim e Não, alguns aqui no forum utilizam dhcp para facilitar. Facilitar ? é não é necessário definir manualmnete e nem fazer Queue para cada cliente, basta ter um profile para cada banda e com o pool configurado, e quando cadastrar o cliente definir qual o profile dele, e o ip será altomático,

    Tenho que colocar regra de nat?
    Sim!

    Tenho que ter ip configurado nas duas interfaces?
    Boom no PPPoE a conexão acontece no enlace então o cliente antes de discar a conexão ele não vai pegar ip, isto é a conexão da placa de rede dele vai dar nulo ou limitado! Se vc usa radinhos vc pode ativar o dhcp, se não vc pode desativar o protocolo tcp/ip.

    Abraços

    Bruno Queiroz

  3. #3

    Padrão

    Muito obrigado pela resposta deu certo blz, quanto a questão do controle banda continua no queues, no caso se eu não quiser usar servidor dhcp, posso só colocar o ip no secrets remote adress que vai blz ou tem algum problema futuro?

    Só pra você ter uma nocão como ta minha rede hoje

    ether1: ip da operadora
    ether2: 192.168.20.1/24

    clientes com ips setados dentro desta faixa 192.168.20.0

    controle arp/list dos clientes

    controlde banda: queues simple

    como ta muito facil clonar meus macs

    to querendo implantar pppoe pra da mais segurança sem nenhuma interrupcão no serviços aos clientes, gostaria de saber como proceder (ou seja implantar paralelamente)

    agradeço a quem puder ajudar

    Obrigado

  4. #4

    Padrão Depende

    Opa Brother que bom q vocÊ conseguiu!

    Bom o problema em colocar o ip manualmente é justamente esse, o colocar manual. Rss

    Não sei o tamanho da sua rede, mas imagine uma rede com 400 clientes e fazer tudo manualmente e ainda configurar o simple queue, então vai ficando trabalhoso.

    minha rede é mediana então utilizo DHCP e em breve com ips válidos , e o controle de banda é feito nos profiles. Breve breve coloco um gerenciador.
    Vou testar o mk-auth!

    A sim vc pode implantar paralelamente, basta tirar do ip x mac e passar para o PPPoE e configurar no cliente o discador., simples

    Abraços

    Bruno Queiroz
    Última edição por caicarabruno; 30-11-2009 às 18:16.

  5. #5

    Padrão

    Amigo, não necessita de DHCP ativo não e nem precisa atribuir IP a interface wireless (o que é bastante seguro).

    A melhor forma de usá-lo, é autenticar em um Radius externo, onde vc define todos os parametros (ip, banda e etc) para cada cliente.

  6. #6

    Padrão

    Como disse o kandango, uma das formas mais práticas seria vc utilizar um Radius ou um sistema de gerenciamento que trabalhe com o FreeRadius, onde vc cadastra seus clientes, planos, login/senha e etc..

    Toda a autenticação é feita pelo FreeRadius e vc ainda pode fazer a contabilização do uso de seus clientes (extrato de conexão com data/hora, download/upload consumido e etc).
    Vc pode montar vc mesmo ou usar um software q gerencie tudo, se quiser conhecer o da empresa que trabalho entra no site: AltaRede Sistemas - Sistemas para Provedores de Internet - Administração completa para seu Provedor

    QQ duvida posta ai.