+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão desassociacao/desconexao wireless com mikrotik

    pessoal a 2 meses +- estamos tendo problema com links de longa distancia (de 30km para cima)

    o cenário eh o seguinte:

    PontoA <<------------->> PontoB <<-------------->> PontoC

    PontoD <<------------->> PontoB

    - cada ponto existe 1-rb600
    - Entre A e B, e B e C, tinhamos R5H e trocamos por XR5 (o que nao resolveu o problema)
    entre B e D = Cartoes R5H
    - pontos A,B e D, sao alimentados a 48V
    - ponto B = bateria de 12 volts + carregador de 3 amperes
    - Cabos Cellflex
    - sinal entre os pontos esta todos entre -50 até -60
    - Antenas OIW 33 DBI dupla polaridade
    - Usando Turbo

    o problema eh o seguinte!
    temos um trafego bom entre os pontos de ate 63 mb, mas o link nao fica estavel, fica dando quedas a cada umas 3-4 horas, ou seja ele desconeta e alguns segundinhos após retorna!

    jah fizemos um pouco de tudo
    trocamos os cabos, pig, cartoes, revisamos tudo!

    mas o sinal fica caindo em todos esse pontos!

    nao sabemos mais o que fazer!

    mensagem dos logs:
    1 - no network that satisfies connect-list , by default choose with strongest signal
    2 - SSID caps 0x411 rates 0x8000 basic 0x8000 MT: yes
    3 - lost connection, extensive data loss

    essas sao as mais frequentes

    peco a ideia do pessoal aqui do forum para tentar resolver! pois estamos loucos jah
    Última edição por gzanatta00; 01-12-2009 às 00:04.

  2. #2

    Padrão

    ninguem passou por isso ai pessoal?

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    mensagem dos logs:
    1 - no network that satisfies connect-list , by default choose with strongest signal
    2 - SSID caps 0x411 rates 0x8000 basic 0x8000 MT: yes
    3 - lost connection, extensive data loss

    essas sao as mais frequentes

    peco a ideia do pessoal aqui do forum para tentar resolver! pois estamos loucos jah
    Nunca vi essas mensagens, mas não uso o Access List aqui. Pelo que deu pra entender, ele vc usa os access list para controlar a conexão da ponta remota. Experimente desabilitar isto, temporariamente, pra ver se o enlace fica de pé.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Nunca vi essas mensagens, mas não uso o Access List aqui. Pelo que deu pra entender, ele vc usa os access list para controlar a conexão da ponta remota. Experimente desabilitar isto, temporariamente, pra ver se o enlace fica de pé.
    na verdade esse access-list foi feio essa semana! para tentar resolver!
    e tbem nao adiantou!

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    na verdade esse access-list foi feio essa semana! para tentar resolver!
    e tbem nao adiantou!
    Tá, então vou te falar como eu uso aqui, pra vc copiar (se quiser) as configurações, pois aqui tenho enlaces de até 52 kms e não tenho desconexões...

    Canal de 20 Mhz (não uso turbo)
    ACK dynamic
    Preamble Mode Both
    Nstreme com Best Fit 3200
    Data Rates Fixo, conforme a necessidade do enlace e qualidade do sinal
    TX Power em default

    Só isto, nesse enlace de 52 kms q é o maior q tenho, estou com sinal de -60 e o ptroughput está em 28672 kbps. Tenho link Unotel de 10 mb passando tranquilo por ele. Só usarei turbo, quando necessitar de mais banda, pois costuma "piorar" o sinal quando se adota turbo.

    Se algum colega que tem os parâmetros diferentes do meu, e tenha maior desempenho quiser opinar sobre modificações, ficarei grato...

  6. #6

    Padrão Nstreme dual.....

    Aqui temos um enlace de mais ou menos uns 80km com 6 pontos há uns 8 meses todo em Nstreme Dual slave com rb 600 e xr5, antenas de 32dbi hyperlink , um troughput de 36Megas.....ainda naum tivemos problemas....
    "dica: de uma monitorada no processamento de suas rb´s" System>resources>cpu load

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Tá, então vou te falar como eu uso aqui, pra vc copiar (se quiser) as configurações, pois aqui tenho enlaces de até 52 kms e não tenho desconexões...

    Canal de 20 Mhz (não uso turbo)
    ACK dynamic
    Preamble Mode Both
    Nstreme com Best Fit 3200
    Data Rates Fixo, conforme a necessidade do enlace e qualidade do sinal
    TX Power em default

    Só isto, nesse enlace de 52 kms q é o maior q tenho, estou com sinal de -60 e o ptroughput está em 28672 kbps. Tenho link Unotel de 10 mb passando tranquilo por ele. Só usarei turbo, quando necessitar de mais banda, pois costuma "piorar" o sinal quando se adota turbo.

    Se algum colega que tem os parâmetros diferentes do meu, e tenha maior desempenho quiser opinar sobre modificações, ficarei grato...
    estamos usando turbo de diferente! ta critico para min testar em 20 mhz pois estamos passando 25 mb por ele jah, dando picos de ate 30mb, nos proximos meses queriamos passas uns 40 de dow e uns 15 de up, mas nao vai ter como! eu acho!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Aqui temos um enlace de mais ou menos uns 80km com 6 pontos há uns 8 meses todo em Nstreme Dual slave com rb 600 e xr5, antenas de 32dbi hyperlink , um troughput de 36Megas.....ainda naum tivemos problemas....
    "dica: de uma monitorada no processamento de suas rb´s" System>resources>cpu load
    nos horarios de pico a rb fica em torno de 77 ate 90 % no ponto B, aonde recebe e jah envia para os outros 2 pontos, sao 3 cartoes na rb (2 xr5 e 1 R5H)

  9. #9

    Padrão Processamento

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    nos horarios de pico a rb fica em torno de 77 ate 90 % no ponto B, aonde recebe e jah envia para os outros 2 pontos, sao 3 cartoes na rb (2 xr5 e 1 R5H)
    Amigo num sei naum, acho q essa RB está com processamento estourado......aqui na minha rb600 trafegando em torno de 20megas fica na casa de 44% 48% num passa de 50 % no horario de pico......tente trocar ela pro outra.....só pra desencargo....Falo isso pq tive problemas em uma rb433 q recebe um link pequeno e de uma hora pra outra começou a dar umas quedas repentinas....qdo observei o processamento tava dando 100% quase constante sem muito trafego daí troquei ela e tudo voltou ao normal.......ahh depois atualizei software dela e já rodando dinovo em outro lugar blzinha....

  10. #10

    Padrão 2 dias de servicos

    bom pessoal, nesses ultimos 2 dias tiramos para fazer esse trem funcionar!
    refizemos absolutamente Tudo, Antena, alimentacao, rb, cartoes, cabos, etc, etc

    ate um link em paralelo com mimo foi tentado! que nao funcionou! rsrsrs

    o que percebemos foi que a oiw mesmo tudo bem isolado, autofusao, isolante, e silicone, pega uma certa umidade em seus conectores! nao descobrimos por onde entrou a umidade! (nas 2 antenas)

    Final das contas! vimos tudo o que tinha, nao resolveu nada! e ficamos mais putos da kra ainda!

    hj pela manha colocamos a versao 3.30 em todas rbs e desabilitamos o management protection do security profile e a principio o link nao esta mais caindo!

    vamos espera mais um tempo para termos certeza! ai postarei os resultados

  11. #11

    Padrão

    4 dias sem cair o link!
    todas rbs com versao 3.30

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    4 dias sem cair o link!
    todas rbs com versao 3.30
    Opa blz amigo, fico feliz..... é como tirar um caminhão de areia das costas...rsrsrsrsrs como ja comentei antes, tbm fiquei desorientado com esse tipo de problema......abrasss e boa sorte !!!

  13. #13

    Padrão

    relatei o problema ao pessoal da mikrotik

    me pediram para aumentar o hw-retries, mas eu nao to afim de atualizar para a 4.3 denovo soh para testar! se alguem tiver a 4.3 testa ai para nos

    obrigado

  14. #14

    Padrão Re: desassociacao/desconexao wireless com mikrotik

    Amigo, estou passando pelo mesmo problema que você passou, só que no meu caso já estou com a versão 3.3, essa opção Hw-retries eu não consegui achar aqui...

  15. #15

    Padrão Re: desassociacao/desconexao wireless com mikrotik

    Então amigo, acho que essa opção só encontrada nas versões 4.xx

  16. #16

    Padrão Re: desassociacao/desconexao wireless com mikrotik

    Citação Postado originalmente por gzanatta00 Ver Post
    relatei o problema ao pessoal da mikrotik

    me pediram para aumentar o hw-retries, mas eu nao to afim de atualizar para a 4.3 denovo soh para testar! se alguem tiver a 4.3 testa ai para nos

    obrigado
    Gzanatta00 você poderia explicar melhor o pq de aumentar o "hw-retries" aqui o meu está em "4" e desabilitar o "manegement protection" o meu está "allowed"....assim talvez possamos ajudar mais alguem.....desde já obrigado.