Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Padrão Re: WBS 2400 Wavion Testado e Aprovado

    Iluminato, só uma dúvido. Neste equipamento consigo adicionar SSIDS virtuais como nos mikrotiks. Pois tenho pop aki com 300 usuários, 100 em cada Setor com SSID diferente. No caso tendo opção de SSID virtual, não teria o trabalho de correr atrás de 200 na clientela para fixar um único SSID.

  2. #42

    Padrão Re: WBS 2400 Wavion Testado e Aprovado

    Eu novamente Iluminato, a respeito dos Wavion 2400, porém setorial. O desempenho seria o mesmo que o modelo com Omni, pois existem cenários que o pessoal possui torres altas em morros.

  3. #43

    Padrão Re: WBS 2400 Wavion Testado e Aprovado

    Citação Postado originalmente por Kandango Ver Post
    Iluminato, só uma dúvido. Neste equipamento consigo adicionar SSIDS virtuais como nos mikrotiks. Pois tenho pop aki com 300 usuários, 100 em cada Setor com SSID diferente. No caso tendo opção de SSID virtual, não teria o trabalho de correr atrás de 200 na clientela para fixar um único SSID.
    Voce Pode Criar até 16 SSID

    Eu novamente Iluminato, a respeito dos Wavion 2400, porém setorial. O desempenho seria o mesmo que o modelo com Omni, pois existem cenários que o pessoal possui torres altas em morros.
    Sim o Desempenho e o mesmo que a Omni porém somente para 120 ° e com tudo isso você aumenta ainda mais a capacidade de atendimento aos seus clientes.

  4. #44

    Padrão Em testes.....

    Amigos, vou ter que botar agua fria no topico, recentemente adquiri uma unidade Wavion wbs-2400 na Americam Explorer, negociação tranquila, produto entregue conforme combinado tudo certinho, liguei pra lá e me passaram o telefone de um tecnico da Wavion no Brasil, para me ajudar nas configuraçãoes, até ai tudo tranquilo, mas em campo os resultados nao se mostram conforme a propaganda do produto, a tal reflexao ( beamforming) que disseram até agora não vi, obstaculos como arvores degradao e muuuito o sinal, pra ter ideia 3 arvores são o suficiente para nao navegar mais,so obtive resultados satisfatorios apenas a1000 m com visada total isso que estou usando uma antena externa de 19 db e radio krazer, sem visada nem pensar, nem mesmo com radio e antena externa, o equipamento esta em um predio a 15 m de altura o que limita muito, pois geralmente os predios são bem mais altos, pings ficam variando na faixa de 6, 8 a 20 ms e o equipamento esta fixo na banda G, recomendções do técnico, outra coisa que ele me falou e que tenho um ambiente poluido, mas umas das vantagens oferecidas por este equipamento é justamente ambientes poluidos, fiquei sem entender. O equipamento esta colocado em uma area relativamente plana da cidade, outro detalhe meus paines hyperlink 17 sempre dão maiores sinais e cobertura e o wavion.

    Outro detalhe que é de se pensar é que se estragar o equipamento, como é que fica???? vou ter que ter um equipamento que custa R$ 8.000 de reserva???? complicado....

    Gostaria que os amigos que tiverão cases de sucesso que postassem as configurações aqui, para podermos trocas ideias.

    Vou continuar testando e dando o retorno aqui.....

    Quanto as notas:
    10 - para Americam Explorer
    5 - para o WBS-2400
    Última edição por jodrix; 10-06-2010 às 22:19.

  5. #45

    Padrão Re: Em testes.....

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Amigos, vou ter que botar agua fria no topico, recentemente adquiri uma unidade Wavion wbs-2400 na Americam Explorer, negociação tranquila, produto entregue conforme combinado tudo certinho, liguei pra lá e me passaram o telefone de um tecnico da Wavion no Brasil, para me ajudar nas configuraçãoes, até ai tudo tranquilo, mas em campo os resultados nao se mostram conforme a propaganda do produto, a tal reflexao ( beamforming) que disseram até agora não vi, obstaculos como arvores degradao e muuuito o sinal, pra ter ideia 3 arvores são o suficiente para nao navegar mais,so obtive resultados satisfatorios apenas a1000 m com visada total isso que estou usando uma antena externa de 19 db e radio krazer, sem visada nem pensar, nem mesmo com radio e antena externa, o equipamento esta em um predio a 15 m de altura o que limita muito, pois geralmente os predios são bem mais altos, pings ficam variando na faixa de 6, 8 a 20 ms e o equipamento esta fixo na banda G, recomendções do técnico, outra coisa que ele me falou e que tenho um ambiente poluido, mas umas das vantagens oferecidas por este equipamento é justamente ambientes poluidos, fiquei sem entender. O equipamento esta colocado em uma area relativamente plana da cidade, outro detalhe meus paines hyperlink 17 sempre dão maiores sinais e cobertura e o wavion.

    Outro detalhe que é de se pensar é que se estragar o equipamento, como é que fica???? vou ter que ter um equipamento que custa R$ 8.000 de reserva???? complicado....

    Gostaria que os amigos que tiverão cases de sucesso que postassem as configurações aqui, para podermos trocas ideias.

    Vou continuar testando e dando o retorno aqui.....

    Quanto as notas:
    10 - para Americam Explorer
    5 - para o WBS-2400
    Você tem algum painel proximo ao Wavion ? Qual teu vendedor, me mande o teu cadastro por MP que eu vou te ajudar nesse caso e não descanço até funcionar.
    Última edição por Jluminato; 11-06-2010 às 08:23.

  6. #46

    Padrão Re: Em testes.....

    Bom dia amigo.

    Com certeza precisamos verificar um pouco mais de informações sobre a sua cidade como a disposição das casas ou prédios que possuem e com relação às árvores que relatou também. Uma coisa que indicaria de inicio é baixar mais o equipamento da Wavion, pois a base omni não é ideal para trabalhar em ambientes altos. O indicado é coloca-la cerca de 02mts acima do telhado das residencias ou na altura dos postes de rua ou chegando até uns 08 ou 10mts para poder trabalhar a questão do beamforming com qualidade.
    Numa altura acima de 10mts é mais indicado o uso da base setorial de 120º que foca um ângulo menor tendo menor indice de interferencias de outros equipamentos.
    Precisava de informações também do local onde está instalando o rádio, pois realmente trabalha muito bem em ambientes de alta interferencia, mas não junto dos equipamentos que estão causando interferencia, teria que ser outro local.
    Também fico à disposição sobre o que precisar para colocarmos sua estação para funcionar o quanto antes.
    Saudações.

  7. #47

    Padrão Re: Em testes.....

    Bom dia jodrix/
    Precisamos de algum contato seu para podermos dar andamento no seu caso. Sem isso não temos como fazer nada.
    Continuo à disposição.

  8. #48

    Padrão Re: Em testes.....

    Obrigado pela atenção amigo, vou te mandar uma MP e em breve entro em contato, estamos terminando outro projeto, por isto ando sem tempo, mas em breve faremos novos testes e vou dando o feedback por aqui.

    Abraços
    Jodrix

  9. #49

    Padrão Re: Em testes.....

    Obrigado por se manifestar jodrix.
    Já vi sua MP e estou no aguardo do contato para podermos ajudar na implantação da sua base Wavion e uzufruir do máximo da sua qualidade.

    Saudações.

  10. #50

    Padrão Re: WBS 2400 Wavion Testado e Aprovado

    Novidades

    Qualquer Equipamento Inclusive o Wavion Pode Ser Financiado via Banco Aimoré em até 24x com Juros muito baixo, confiram e não perca a oportunidade.

  11. #51

    Padrão Re: WBS 2400 Wavion Testado e Aprovado

    bom o fato colegas e que . o wavion e uma das melhores soluçoes. em qualidade e estetica mesmo . facil alugar um predio hehehehe. con certeza ainda compro pelo menos 3

  12. #52

    Padrão Re: WBS 2400 Wavion Testado e Aprovado

    mt bom mesmo
    estou em carmo do rio claro MG, compramos um wavion hoje depois vo posta como ele vai operar
    att

  13. #53

    Padrão Re: WBS 2400 Wavion Testado e Aprovado

    Instalei uma por aqui e naveguei a 1281 mts de distância com o notebook na mão !

  14. #54

    Padrão Re: WBS 2400 Wavion Testado e Aprovado

    TENHO UMA SETORIAL WAVION ONDE TENHO 200 CLIENTES LIBERADO, BATENDO COM 130 ASSOCIACOES SIMULTANEAS CHEGANDO A 8 MB DE TRAFEGO NORMAL E QUANDO LIBERADO A BANDA CHEGA A BATER 12 MB. EXCELENTE RADIO O UNICO PROBLEMA E QUE POR TER UMA ABERTURA DE 120 GRAUS ACABA SE PREJUDICANDO COM INTERFERENCIAS DE CANAIS. MAS NADA QUE POSSA SER MONITORADO ( O PROPRIO RADIO TEM UM SCAN PARA DISPONIBILIZAR O MELHOR CANAL.

  15. #55

    Padrão Re: WBS 2400 Wavion Testado e Aprovado

    Boa noite amigo, pode me dizer que equipamento você usa nos clientes, se você usa b, g ou mixto. Tô com duas setoriais aqui e não tô achando lá éssas coisas não, uso bullet com antena grade 20 e 25dbi, o sinal oscila muito no cliente perde pacote na ordem de 10% e o nível de sinal do cliente no wavion não baixa de -60 nem se estiver com a antena do cliente pregada na cara dele, sem visada nem pensar.

    Citação Postado originalmente por brunomaciel Ver Post
    TENHO UMA SETORIAL WAVION ONDE TENHO 200 CLIENTES LIBERADO, BATENDO COM 130 ASSOCIACOES SIMULTANEAS CHEGANDO A 8 MB DE TRAFEGO NORMAL E QUANDO LIBERADO A BANDA CHEGA A BATER 12 MB. EXCELENTE RADIO O UNICO PROBLEMA E QUE POR TER UMA ABERTURA DE 120 GRAUS ACABA SE PREJUDICANDO COM INTERFERENCIAS DE CANAIS. MAS NADA QUE POSSA SER MONITORADO ( O PROPRIO RADIO TEM UM SCAN PARA DISPONIBILIZAR O MELHOR CANAL.

  16. #56

    Padrão Re: WBS 2400 Wavion Testado e Aprovado

    ELE TEM QUE SER CONFIGURADO EM MODO G PARA MELHOR PERFORMANCE. PROCURAR O MELHOR CANAL ISTO E O PRINCIPAL, NAS CONFIGURACOES DOS RADIOS CLIENTE. SEMPRE EM MODO G TAMBEM, TX HATE SEMPRE AUTO PARA O MESMO SE CONECTAR EM 54 MBPS , SETAR O RTS EM 256. ESTE CONJUNTO DE CONFIGURACOES LHE DARA UMA ALTA PERFORMANCE NO RADIO. SEMPRE OLHAR NA PARTE DE ASSOCIACAO E VER SE OS CLIENTE NAO ESTAO CONECTANDO COM BANDA BAIXA, 12/6 MBPS NO RADIO. PROVAVELMENTE ESTARAO COM SINAL BAIXO OU O EQUIPAMENTO NAO ESTA SENDO COMPATIVEL PREJUDICANDO TODA CELULA.

  17. #57

    Padrão Re: WBS 2400 Wavion Testado e Aprovado

    Citação Postado originalmente por brunomaciel Ver Post
    ELE TEM QUE SER CONFIGURADO EM MODO G PARA MELHOR PERFORMANCE. PROCURAR O MELHOR CANAL ISTO E O PRINCIPAL, NAS CONFIGURACOES DOS RADIOS CLIENTE. SEMPRE EM MODO G TAMBEM, TX HATE SEMPRE AUTO PARA O MESMO SE CONECTAR EM 54 MBPS , SETAR O RTS EM 256. ESTE CONJUNTO DE CONFIGURACOES LHE DARA UMA ALTA PERFORMANCE NO RADIO. SEMPRE OLHAR NA PARTE DE ASSOCIACAO E VER SE OS CLIENTE NAO ESTAO CONECTANDO COM BANDA BAIXA, 12/6 MBPS NO RADIO. PROVAVELMENTE ESTARAO COM SINAL BAIXO OU O EQUIPAMENTO NAO ESTA SENDO COMPATIVEL PREJUDICANDO TODA CELULA.
    Entre todas estas config, a que me chamou a atenção foi o RTS.
    O RTS funciona como um pedido de autorização no cliente para começar a transmitir frames.
    O padrão no protocolo 802.11 é 2346 o valor máximo para um frame.
    Acontece que quando aumenta o tráfego na rede, o que acontece é que um cliente começa a transmitir sem que o rádio AP esteja pronto para tratar esta transmissão. Os pacotes de um cliente se chocam com pacotes de outros clientes e alguém vai perder pacotes. Existem outros motivos também para a perda de pacotes.
    E daí o cliente precisa reiniciar a transmissão dos pacotes e isso gera laatencia na rede.
    Então o que o RTS faz? Se estiver com um valor menor do que está configurado em fragment threshold, todos os frames que tiverem um valor acima, terão que receber autorização do AP. É como se o AP dissesse: estou livre, pode mandar que estou segurando os outros clientes.
    E como voce falou que mantém uma média de 130 pendurados online no rádio, isso com certeza gera um tráfego altíssimo. Se usasse um valor de 512 talvêz sua rede já naõ rendesse tanto.
    Mas este é um valor que precisa ser analisado pelo monitoramento constante da rede.
    Acredito que numa rede de menor número de usuários no AP este valor mais baixo poderia até ter um custo x beneficio prejudicial, pois a cada frame enviado vai ser acrescentado um cabeçalho do RTS/CTS, aumentando o número de frames para a mesma informação ser completada. Já o custo x beneficio numa rede de muito tráfego será muito bom. O que vai beneficiar numa rede carregada poderá não ajudar numa rede sem muito tráfego.
    Eu estou fazendo uma comparação em um Ap onde baixei o RTS dos rádios clientes para observar o que acontece numa rede de pouco tráfego como a minha.
    Estou considerando rádios mais comuns, como os Nano por exemplo. Talvêz no Wavion, por ter outros algorritmos que melhoram a performance, como o beanforming , o valor baixo do RTS possa ajudar sempre, seja com muitos ou poucos usuários.
    Última edição por 1929; 14-11-2010 às 09:09.

  18. #58

    Padrão Re: WBS 2400 Wavion Testado e Aprovado

    Ele tá em g, os clientes também setados em g, o tx rate dos clientes eu sempre deixo fixo em 36, já fiz a auto-seleção de canal dele algumas vezes, o rts sempre setado em 256.Uma coisa que notei no wavion é que ele fala muito alto e escuta muito pouco, no datasheet diz que ele consegue conexão com menos -105 eu acho que eles de alguma forma manipulam os valores porque os clientes mesmo estando próximos não dá sinal melhor que -60. No cliente o sinal oscila um absurdo (acho que é pelo fato de ele usar 3 antenas em intervalos de tempo diferente) não dá por exemplo para usar a ferramenta do air-os da ubiquiti pra alinhar a antena, o sinal varia de -30 a -60 em fração de segundos. Tenho um ponto com nano2 a uns 2km de distancia da torre onde estão os wavion se aponto o cliente com bullet e grade para os nanos o sinal é uma maravilha, estavel, não perde pacotes transmit ccq em 100% agora se aponto para o wavion fica instavel o ping variando de 4 a 7ms más perdendo pacote as vezes é dificil conectar o cliente as vezes tá com tx e rx 36 x36 as vezes dá 6 x 36 oscilando uma bagunça rs. Não sei se eu estou errado o se ta faltando alguma coisa más acho que ele é muito sensivel a interferência. O que eu estava tentando fazer éra fixar o valor de tx e rx no wavion e no cliente pra ver se estabilizava más atualizei a ultima versão do firmware dele e não aparece mais a opção, o firmware dele não oferece quase nada de ferramenta para se tentar fazer alguma coisa. Tudo que estou fazendo e que me dá algum retorno é no air-os da ubiquiti nos equipamentos cliente o wavion é colocar lá em cima comfigurar ip, potência, b g ou mixto,mandar ele selecionar canal e rezar. rs. O unico teste que eu ainda não fiz com ele foi em modo b porque você pagar uma fortuna em um equipamento destes pra trafegar 11mb dividido em tx rx e perda aí em comprava outra coisa. Se ele não trafegar uns 7 - 10 mb eu não estou vendo vantagem nenhuma.
    Citação Postado originalmente por brunomaciel Ver Post
    ELE TEM QUE SER CONFIGURADO EM MODO G PARA MELHOR PERFORMANCE. PROCURAR O MELHOR CANAL ISTO E O PRINCIPAL, NAS CONFIGURACOES DOS RADIOS CLIENTE. SEMPRE EM MODO G TAMBEM, TX HATE SEMPRE AUTO PARA O MESMO SE CONECTAR EM 54 MBPS , SETAR O RTS EM 256. ESTE CONJUNTO DE CONFIGURACOES LHE DARA UMA ALTA PERFORMANCE NO RADIO. SEMPRE OLHAR NA PARTE DE ASSOCIACAO E VER SE OS CLIENTE NAO ESTAO CONECTANDO COM BANDA BAIXA, 12/6 MBPS NO RADIO. PROVAVELMENTE ESTARAO COM SINAL BAIXO OU O EQUIPAMENTO NAO ESTA SENDO COMPATIVEL PREJUDICANDO TODA CELULA.

  19. #59

    Padrão Re: WBS 2400 Wavion Testado e Aprovado

    ESSAS ESPECIFICACOES SAO PARA A SETORIAL. NO SEU CASO VOCE DEVE ESTAR USANDO UMA OMNI., TALVEZ O DESEMPENHO SEJA MELHOR.

  20. #60

    Padrão Re: WBS 2400 Wavion Testado e Aprovado

    SO NAO ALTERAR O FRAGMANTATION PARA VALOR MENOR, DESTA FORMA EM RADOIS COMO NANO E BULLET 2 OS RADIOS TRAVAM E SO VOLTAM REINICIANDO.