Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile WBS 2400 Wavion Testado e Aprovado

    Gostaria de compartilhar com os amigos a experiência que tive com o WBS 2400 Wavion.
    Bom, o que me levou a comprar o WBS Wavion é que tenho uma rede muito grande em 2.4 Ghz e mesmo com várias repetidoras, todas com RB e XR2, não estava dando conta. Estou em uma região onde tem oferta de 3G, que tem DSL 2 de 8 Mb, que também funciona bem. Então nós temos que oferecer não só um bom serviço, temos que ofertar velocidades altas, coisa que todos nós sabemos que fica difícil com 2.4 comum, ainda mais cheio de interferência, na maioria de mim mesmo, sem falar de ping alto quando o tráfego aperta. Estamos com uma rede muito boa em 5.8 Ghz funcionando 100%, mas tinha que resolver o problema dos clientes em 2.4. Pensei em trocar tudo para 5.8, mas fazendo os cálculos vi que saía mais em conta a solução Wavion. Outro problema que tive foi comprar o produto, pois no Brasil o valor era muito alto. No Paraguay tinha que depositar metade do valor e esperar 30 dias para chegar. Bom, como já havia trabalhado no ramo de importação resolvi comprar de um distribuidor nos USA. Consegui comprar blz, saiu cerca de U$ 4.900,00 com frete e impostos. Chegando aqui atualizei o firmware e pendurei em cima do prédio de minha empresa, cerca de 10m de altura. Abri meu note e sai pela cidade. Como minha cidade tem uma geografia muito boa, é bem plana, tinha visada parcial do Wavion, andei por quase toda a cidade e sempre ping baixo, no máximo 20ms, throughput na faixa de 2.5 Mb, o sinal sempre alto, só caiu cerca de 1.5 km, sem nenhuma visada, e detalhe, testei de dentro de um carro rodando com um notebook Asus eepc sem antena auxiliar. Achei o máximo, fiquei realizado. Configurei ele com a mesma configuração de um AP que tenho em cima de meu prédio e desliguei o velho AP. 50 clientes navegando 100% e não fez nem cócegas. Deixei por uns dois dias para ver se ninguém ía reclamar e tudo 100%. A única coisa que aconteceu foi o meu tráfego que aumentou, muito pois o throughput efetivo do Wavion é na faixa de 20 MB contra no máximo 3 Mb por cartão XR2. Até ai show de bola. Desmontei ele lá de cima de minha empresa e levei para onde eu tinha o grande problema, uma torre sobre um Shopping. Como eu já tinha ouvido falar que ele não funciona bem em lugar alto, pendurei ele em cima do prédio, cerca de 25m, não botei na torre. Para meu espanto funcionou pior que RB com XR2, nem aparecia sinal quando escaneava a cerca de 100 m. Fiquei louco, botei ele em cima da torre e ficou pior ainda, nem em baixo da torre funcionava. É sério não funcionou, tive que tirar, horrível mesmo. Bom aí pesquisei sobre o Wavion e vi que ele tem 100% de aproveitamento quando as suas antenas ficam na altura do telhado das casas e melhor ainda se a área que vc quer atender for plana. Com isso escolhi um outro pop de nossa empresa que mais se adaptava as exigências técnicas do Wavion e ficou show de bola, sem comparações com RB e qualquer cartão do mercado. Por isso digo aos amigos que tiveram experiências não muito boas com o Wavion, que procurem deixar ele o mais perto do chão possível e tomara que a cidade seja plana pois senão não funciona mesmo, pelo menos o Wavion com Omini. Como eu atendo cidades com terreno totalmente irregular, comprei essa semana o Wavion Setorial, que pode sim ser usado em torre alta e focar a região que você pretende atender, como uma setorial comum, só que não tem o efeito móbile que o Wavion Omine oferece, mas resolve o meu problema, por ter um throughput maior que os APs do mercado. Quando estiver usando e tiver certeza do equipamento posto aqui para todos.

  2. #2

    Padrão

    Excelente post. Obrigado!

  3. #3

    Padrão

    Muito bom. experiencia compartilhada!

    abs

  4. #4

    Padrão

    foi no preço, 4900 dolares com impostos , tah começando ficar interessante, contra os 20.000 reais iniciais. aqui na minha cidade tem 2 empresas que usam waveon, fisicamente são bem discretos.

  5. #5
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Posts assim me deixam feliz..
    eu ainda não tenho a grana pra jogar fora e por um rádio desse encostado..
    mas assim que o pessoal da wavion fizer as devidas atualizações eu espero poder colocar alguns desses wavion por aqui =]

  6. #6

    Padrão

    Um relato bem consistente. É isso que estava faltando sobre o Wavion.

    Pena que os 4.900 dolares ainda não resolve o problema da homologação, mas já é um bom começo.

    O que mais impressionou no teu relato é sobre o througput.

    E quanto a altura, me lembrei agora de algumas fotos do site da wavion, onde mostra os rádios fixados em postes comuns.

  7. #7

    Padrão Muito bom...

    Tenho um amigo que testou o wavion e naum foi feliz, justamente pelo motivo citado, altura da aplicação do equipamento......se ele ver esse post vai pirar, pq acho que ele devolveu o produto........

  8. #8
    cytron
    Visitante

    Padrão

    Legal heim, é importante os depoimentos, pois não é um valor qualquer, não é como um nano que você compra pra fazer testes... esse tem que comprar na certeza.

    Ano que vem vou começar a usar esse super rádio, mas vou ler bastante sobre ele antes

  9. #9

    Padrão Qtos usuarios simuntaneos suporta....

    Alguem saberia me dizer qtos usuarios simuntaneos esse equipamento suporta....? Ouvi dizer em 230 usuarios com media de 200k por cliente simuntaneo......será ?

  10. #10

    Padrão

    Obrigado pela informação importante, parabéns pelo sucesso.

  11. #11

    Padrão

    acabei de comprar um wbs-2400 e ainda nao coloquei pra rodar, o Edvaldo tecnico da Wavion ta me auxiliando na configuracao dele e assim que deixarmos redondo, eu posto aki o resultado.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Luspmais Ver Post
    Alguem saberia me dizer qtos usuarios simuntaneos esse equipamento suporta....? Ouvi dizer em 230 usuarios com media de 200k por cliente simuntaneo......será ?
    Segundo este último relato o througput chegou a 20mb. Pode ser por isso que ele aguenta um número elevado de usuários.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tecweb Ver Post
    Abri meu note e sai pela cidade. Como minha cidade tem uma geografia muito boa, é bem plana, tinha visada parcial do Wavion, andei por quase toda a cidade e sempre ping baixo, no máximo 20ms, throughput na faixa de 2.5 Mb, o sinal sempre alto, só caiu cerca de 1.5 km, sem nenhuma visada, e detalhe, testei de dentro de um carro rodando com um notebook Asus eepc sem antena auxiliar. Achei o máximo, fiquei realizado.
    boa noite....primeira experiencia! em fase de teste de alcance com notebook Asus wireless proprio. so consegui navegar a uns 150 metros de raio do wbs-2400. Qual a configuracao necessaria para que eu possa ter um alcance maior? Ja que a wbs está a 10 metros de altura e a cidade tem topografia plana.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por neuri Ver Post
    boa noite....primeira experiencia! em fase de teste de alcance com notebook Asus wireless proprio. so consegui navegar a uns 150 metros de raio do wbs-2400. Qual a configuracao necessaria para que eu possa ter um alcance maior? Ja que a wbs está a 10 metros de altura e a cidade tem topografia plana.
    Amigo realmente não sei pq não esta funcionando nessa distancia. Eu não fiz nem uma configuração ele já vem todo pré configurado somente atualizei o firmiware setei os ips de minha rede, SSID e senha fiz um scam para definir o melhor canal. Detalhe estou usando a ultima versão de Hardware (Wavion slim) a principio é a mesma coisa, mas paguei R$600,00 a mais por ele ok

  15. #15

    Padrão

    Eu sempre desconfio de relatos desses.
    Um vendedor me prometeu que esse equipamento aguenta 750 clientes simultãneos!!!!
    Nem equipamento de operadora aguenta isso. É só o povão começar a pensar... isso não existe. AINDA

  16. #16

    Padrão

    750 ao mesmo tempo?? KKKKK sem chance!! 750 cadastrados talvez. Tendo velocidades de apenas 200k, e no maximo 200 clientes simultaneos ai da sim. Mais que isso acho meio dificil, vi um post aqui onde o kra comentou que chegou a ter 180 online e nao teve nenhum tipo de problema. Se agente pensar em um Pop com 6 antenas de 60º seria a mesma coisa de ter 30 em cada antena, obvio que wavion trabalha com um software 1000vezes melhor que o nosso pobre mikrotik ou qlq outro.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Eu sempre desconfio de relatos desses.
    Um vendedor me prometeu que esse equipamento aguenta 750 clientes simultãneos!!!!
    Nem equipamento de operadora aguenta isso. É só o povão começar a pensar... isso não existe. AINDA
    Amigo a questão não é quantos clientes um AP suporta e sim qual capacidade de throughput do AP. Na pratica o que faz o wavion ter um throughput maior não é o seu software e sim o seu hardware ele usa 3 cpus e 6 cartões uma placa mãe da Ericsom e detalhe os seis cartões funcionam juntos no mesmo canal por isso o throughput maior na faixa de 20Mb

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por chadii Ver Post
    Se agente pensar em um Pop com 6 antenas de 60º seria a mesma coisa de ter 30 em cada antena, obvio que wavion trabalha com um software 1000vezes melhor que o nosso pobre mikrotik ou qlq outro.
    2 pontos a serem analisados:
    1 - Realmente a sua análise é verdadeira. Eu já testei 7 antenas no mesmo POP e 250 cliente conectados.
    2 - Quanto ao software, vou ter que discordar de vc. Não acho que o problema seja no Mikrotik.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tecweb Ver Post
    Amigo a questão não é quantos clientes um AP suporta e sim qual capacidade de throughput do AP. Na pratica o que faz o wavion ter um throughput maior não é o seu software e sim o seu hardware ele usa 3 cpus e 6 cartões uma placa mãe da Ericsom e detalhe os seis cartões funcionam juntos no mesmo canal por isso o throughput maior na faixa de 20Mb
    Meu amigo, nem vou discutir muito a respeito disso. A propaganda em cima desse waveon é muito grande, mas pra gastar uma dinheirama assim eu prefiro coisa muito melhor: CANOPY e ponto final.

    Agora, quer fazer em 2,4 GHz, pra que torrar dinheiro? Usa Mikrotik com configuração adequada a aplicação que é bem mais eficiente. Basta saber o que tá fazendo.

    DETALHE: Dá uma olhada no uso de CPU das routerboard ou aplinux. Quase sempre está com baixo uso.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Meu amigo, nem vou discutir muito a respeito disso. A propaganda em cima desse waveon é muito grande, mas pra gastar uma dinheirama assim eu prefiro coisa muito melhor: CANOPY e ponto final.

    Agora, quer fazer em 2,4 GHz, pra que torrar dinheiro? Usa Mikrotik com configuração adequada a aplicação que é bem mais eficiente. Basta saber o que tá fazendo.

    DETALHE: Dá uma olhada no uso de CPU das routerboard ou aplinux. Quase sempre está com baixo uso.
    Amigo escrevi esse tópico no intuito de ajudar a quem já tem uma rede grande em 2.4 no nosso caso acima de mil clientes imagine ter que trocar todos os kits clientes o custo seria enorme certo. concordo que canopy seja bom. mas no meu caso seria inviável. Nunca falei aqui nesse fórum que Mikrotik é ruim ou mesmo hardware (Routerbords ou Cartões) eu acho muito bom tanto que toda aminha rede é gerenciada por MK e tenho vários enlaces e pops funcionando 100% com MK o detalhe é que quando sua rede fica muito grande vc tem que colocar vários aps p/ poder atender e isso causa interferência latência baixo throughput muita estrutura mobilizada e com wavion consegui diminuir esses problemas imagine vc poder usar um cluster com 6 cartões usando um único canal e somando throughput vai me dizer que isso é ruim. Não estou aqui p/ discutir mérito mas vc só vai achar bom se ver funcionando ok