Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico



  1. #41

    Cool G ou não G...

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Sobre usar Outdoor o G, eu já vi pessoal falando que usa e q é uma maravilha, mas já vi o contrario tmb... por isso queria saber se alguém está usando e como é o rendimento, se realmente vale... porque uma coisa é certa, B alcança maiores distâncias que G...

    Outra pergunta pertinente e interessante, seria: O 5.8GHz sabidamente precisa de visada privilegiada... Mas isso se deve exatamente à que? Modulação?(se for modução, o G vai ter o mesmo problema) Frequência em si? Mas pq?

    PS.: "Pq sim zequinha!" heh
    Bom,

    Quanto maior a frequencia melhor tem que ser a visada do enlace. A potencia do sinal nesse caso não influenciaria muito em pequenas distancias, mas a elipse de fresnell tem que estar com uns 90% desobstruida para taxas altas de transmissão.

    Agora tem algum texto ou tópico falando do 802.11g por ai dando noticias que a distancia é menor ou etc.?

    Abraços,

  2. #42

    Padrão

    Cada caso é um caso.

    No momento aqui, tenho 10 usuários utilizando, 1 fazendo download.

    Uma coisa é fato, nesses mais de 10 anos de trabalho.

    802.11b, é 4 ou no máximo 6 mb.

    Isso dependendo da sua região.

    Se estiver sozinho no planeta, com um bom kit cliente, ... hummmm deixa eu pensar.... no máximo 7 mesmo.

    não espere demais. Talvez ofdm ? mas e o cliente ? melhor operar logo em 5.8.

    Abraços

  3. #43

    Thumbs up Enlace...

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Cada caso é um caso.

    No momento aqui, tenho 10 usuários utilizando, 1 fazendo download. Uma coisa é fato, nesses mais de 10 anos de trabalho. 802.11b, é 4 ou no máximo 6 mb.
    Isso dependendo da sua região.

    Abraços
    Alamdias,

    Ok, mas qual a velocidade de enlace dos seus clientes? Voce consegue ver isso remotamente?

    Não digo a velocidade da banda contratada não, mas a velocidade do enlace na camada física do 802.11b.

    Tenho por mim que essa velocidade do enlace na camada física é muito mais importante que os demais, não que o resto seja menos importante.

    Se voce tiver muitos clientes com baixa velocidade do enlace voce estará deteriorando a capacidade do rádio para os demais.

    Sei também que deve ser muito difícil de se atingir algo como 8 ou 10 Mbps no enlace, mas isso fica pra outro tópico.

    A outra questão é se é muito improvavel de se conseguir enlaces em 802.11g, por acaso você já testou isso por ai?

    Abraços,

  4. #44

    Wink 5.8GHz

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Cada caso é um caso.

    Se estiver sozinho no planeta, com um bom kit cliente, ... hummmm deixa eu pensar.... no máximo 7 mesmo.
    não espere demais. Talvez ofdm ? mas e o cliente ? melhor operar logo em 5.8.

    Abraços
    Bom,

    Se 7 clientes por rádio x 4 rádios no pop entao poderemos ter 28 clientes simultaneos. Se esses 28 clientes representarem algo como 20% do total de clientes então poderemos pendurar nesse mesmo pop algo como 140 clientes pendurados.

    Em um pior caso teriamos uma relação de 1:3, ou seja, 33% o que daria algo como 84 clientes no pop.

    Muito difícil de se ganhar dinheiro com essa estrutura. Dá pra pensar em uma viabilidade em 5.8GHz mesmo sendo mais caro acredito que no tempo se pague.

    Abraços,

  5. #45
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    Bom,

    Quanto maior a frequencia melhor tem que ser a visada do enlace. A potencia do sinal nesse caso não influenciaria muito em pequenas distancias, mas a elipse de fresnell tem que estar com uns 90% desobstruida para taxas altas de transmissão.

    Agora tem algum texto ou tópico falando do 802.11g por ai dando noticias que a distancia é menor ou etc.?

    Abraços,
    Sim, mas pq frequências maiores precisam de visadas melhores? Queria saber a explicação técnica disso...

    Sobre tópico sobre G dar distâncias menores, não sei, mas deve ter. Falo isso pela prática mesmo... Que aliás é muito curta, por isso queria mais opiniões sobre o uso do "Outdoor" G...

  6. #46

    Post Frequencias e visadas

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Sim, mas pq frequências maiores precisam de visadas melhores? Queria saber a explicação técnica disso...

    Sobre tópico sobre G dar distâncias menores, não sei, mas deve ter. Falo isso pela prática mesmo... Que aliás é muito curta, por isso queria mais opiniões sobre o uso do "Outdoor" G...
    Bem Pedemesa,

    O principal fator que influencia em visadas melhores para frequencias maiores é o comprimento de onde que é inversamente proporcional a frequencia em si.

    A atenuação no ar é também inversamente proporcional ao comprimento de onda e a atenuação é maior para frequencias maiores.

    A zona de fresnell também depende do comprimento da onda e quanto menor esse comprimento de onda melhor tem que ser a visada.

    Não é uma explicação técnica apenas uma explanação sobre o fato de que em frequencias menores, tanto a atenuação no ar quanto a zona de fresnell, permitem uma visada pior ou mesmo a falta dela desde que o campo elétrico se encontre dentro da zona de fresnell.

    Agora inversamente ocorre quando se aumenta a frequencia de transmissão.

    Anexei um link da TSM (sem merchandising ok) sobre radios enlace que você pode consultar e se quiser explorar mais esse assunto fique a vontade pra gritar.

    Abraços,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos TutorialRadioEnlace.pdf  
    Última edição por wagnerb; 15-12-2009 às 13:39. Razão: ops2

  7. #47
    Sempre Mikrotikianizando! Avatar de pedemesa
    Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Lajeado/RS
    Posts
    454

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    Bem Pedemesa,

    O principal fator que influencia em visadas melhores para frequencias maiores é o comprimento de onde que é inversamente proporcional a frequencia em si.

    A atenuação no ar é também inversamente proporcional ao comprimento de onde a atenuação é maior para frequencias maiores.

    A zona de fresnell também depende do comprimento da onda e quanto menor esse comprimento de onda melhor tem que ser a visada.

    Não é uma explicação técnica apenas uma explanação sobre o fato de que em frequencias menores, tanto a atenuação no ar quanto a zona de fresnell, permitem uma visada pior ou mesmo a falta dela desde que o campo elétrico se encontre dentro da zona de fresnell.

    Agora inversamente ocorre quando se aumenta a frequencia de transmissão.

    Anexei um link da TSM (sem merchandising ok) sobre radios enlace que você pode consultar e se quiser explorar mais esse assunto fique a vontade pra gritar.

    Abraços,

    Mas ahhh! O cara faz a pergunta(post) e eu que ganho a resposta! eheh

    Valeu cara, vou ler o anexo sim! Conhecimento nunca é demais!

  8. #48

    Talking Vamu nessa...

    Citação Postado originalmente por pedemesa Ver Post
    Mas ahhh! O cara faz a pergunta(post) e eu que ganho a resposta! eheh

    Valeu cara, vou ler o anexo sim! Conhecimento nunca é demais!
    Fica a vontade (hehe) é que esse assunto de visada é uma coisa que depende de diversos fatores e é muito interessante de se explorar.

    Posso não ter toda a prática que o pessoal daqui do Under tem, mas quando se fala de teoria eu gosto muito, até porque é dessa forma que vamos aprender mais e mais.

    E ademais estamos aqui pra isso, compartilhar, conhecer, aprender e descobrir, rs.

    Abraços,